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Navegando por Autor "Oliveira, Gislana Pereira de"

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    TCC
    Alicerces da educação: a importância da Matemática Básica no Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Medeiros, Maria Eduarda Rodrigues de; Oliveira, Gislana Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8115600633928336; http://lattes.cnpq.br/9606400275487697; Martins, Emanuel Vieira; http://lattes.cnpq.br/2114318927324427; Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento; https://orcid.org/0000-0002-7051-6358; http://lattes.cnpq.br/0780409450328273
    A presença marcante da matemática no currículo escolar destaca sua essencialidade em todos os campos profissionais e em variadas situações cotidianas. No entanto, é frequente observar uma falta de entusiasmo por parte dos alunos em relação a essa disciplina, sendo comum considerá-la a mais desafiadora e até mesmo temida devido à natureza abstrata de seus conceitos. O presente estudo visa analisar o impacto da matemática básica no ensino médio, com foco nas turmas de 1ª e 3ª série. A pesquisa, conduzida através de metodologia qualitativa e estudo de caso, busca avaliar o conhecimento matemático dos alunos ao saírem do ensino fundamental e do ensino médio em relação aos conhecimentos fundamentais. Os resultados revelam um déficit significativo nesses conhecimentos, evidenciando um resultado mais agravante que o esperado. A sondagem indica que os alunos enfrentam dificuldades até mesmo nas operações básicas, mostrando a necessidade urgente de intervenção no ensino. A falta de domínio desses conceitos fundamentais pode comprometer a trajetória profissional dos estudantes. Diante desse cenário, vislumbra-se a necessidade de se promover um nivelamento com estratégia pedagógica diferenciada que possibilite por intermédio de aulas complementares a recuperação/reposição das aprendizagens dos estudantes. Essa abordagem, se implementada, pode ser uma ferramenta crucial para combater o insucesso escolar e promover uma evolução na vida acadêmica e profissional dos indivíduos. Em resumo, o estudo destaca a importância crítica da matemática básica no ensino médio e ressalta a urgência de ações corretivas para preencher as lacunas educacionais identificadas.
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    TCC
    Análise dos dados de violência doméstica e sexual no período da pandemia: Um estudo sobre o impacto social do Lockdown nesse âmbito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Simões, Lourdiélbia Santos; Oliveira, Gislana Pereira de; Medeiros, Tâmara Kadidja Silva de; Paiva, Patrícia dos Santos Cunha
    O isolamento social, decorrente da pandemia do COVID-19, trouxe diversas nuances aos dados de violência doméstica e sexual no país. Esse tema teve seu crescimento junto ao movimento feminista, ou seja, a partir do século XX, porém as políticas públicas punitivas para os agressores só surgiram no século XXI com a Lei Maria da Penha, permitindo assim a coleta e análise desses dados. Os números retirados dos anuários publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentados neste trabalho, nos mostram que os dados de Ameaça, Lesão Corporal Dolosa, Feminicídio e Medidas Protetivas de Urgência Distribuídas e Concedidas (todos no âmbito da Lei Maria da Penha) e os dados de Estupro e Estupro de Vulnerável (vítimas mulheres) tiveram um decrescimento considerável ao longo dos anos de 2019, 2020 e 2021, contudo, pesquisas feitas no ano de 2023 nos proporcionam embasamento para questionar o quão precisos os números obtidos são. Esta análise de dados de cunho descritivo e quantitativo, teve por objetivo, através do estudo de caso, embasar e incentivar as discussões acerca da violência doméstica e sexual no país, permitindo e auxiliando a criação de políticas públicas cada vez mais eficientes. Os resultados obtidos nas análises nos permitem ter um vislumbre do cenário Nacional, não apenas nos anos de pandemia, mas também atualmente, onde estes podem ser uma forma de embasamento e impulsão para maior investimento por parte do Governo na preparação e qualificação dos profissionais devidos, além de melhorar as leis para garantir cada vez mais a proteção das vítimas.
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    TCC
    Educação matemática crítica: uma ferramenta para influenciar debates sobre questões sociais nas aulas de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Dantas, Jacson dos Santos; Oliveira, Gislana Pereira de; http://lattes.cnpq.br/7432994796720614; Azevedo, Claudio Marcio Medeiros de; Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento
    A Educação Matemática Crítica, é uma ferramenta útil para desenvolver o pensamento crítico dos alunos dentro das aulas de matemática. Este trabalho, busca por meio dos Cenários para investigação de Skovsmose (2000), e o Diálogo em Milani (2012), (2017) e (2020), desenvolver tal habilidade nos estudantes, tornando eles seres protagonistas durante as aulas de matemática, almejando a formação de cidadãos críticos e autênticos perante à sociedade. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo central analisar os benefícios da Educação Matemática Crítica, mais especificamente nos conteúdos de matemática financeira, na aprendizagem dos estudantes, considerando o desenvolvimento do pensamento crítico, a sua motivação em estudar e o engajamento durante as aulas. Desenvolvendo uma pesquisa de cunho qualitativa, de início, foi elaborado um teste de sondagem para ser aplicado durante o momento de intervenção, com o fito de instigar o pensamento crítico deles. Em seguida, no decorrer da aula, houve momentos de interação entre alunos e professor, a fim de encontrar uma definição para alguns termos da Educação Financeira. Após a análise dos dados, foi possível perceber que os alunos tinham uma noção crítica sobre os casos apresentados e obteve-se respostas interessantes que foi levada em debate para toda turma. Durante a aula, os alunos interagiram bem, algo que não ocorria com frequência em outros momentos, demonstrando assim, interesse em aprender mais, sempre instigados com perguntas do tipo “o que vocês acham de...? ” Incentivando, assim o pensamento crítico. Analisando os resultados, pode – se concluir que é importante trabalhar o pensamento crítico nas escolas, pois tal prática instiga os (as) alunos (as) a se posicionar, mostrar seus pontos de vistas, não ficando assim, como um ser oculto durante situações adversas.
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    TCC
    Interpretando dados de chuva do município de Caicó através da estatística
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Silva, Flávia Letícia Pereira da; Lima Neto, José Melinho de; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838; http://lattes.cnpq.br/5393787150457305; Oliveira, Gislana Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8115600633928336; Lucena, Rebecca Luna; http://lattes.cnpq.br/7007364724379098
    O objetivo principal deste trabalho foi aplicar análises estatísticas para avaliar a variabilidade da precipitação do município de Caicó – Rio Grande do Norte. Para isso utilizou-se dados anuais de uma série temporal de 1913 a 2022, totalizando 110 anos. De posse dos dados, aplicou-se estatísticas descritivas, com medidas de posição e dispersão, probabilidade e tempo de retorno, sendo possível identificar a variabilidade de chuva dentro da localidade. Entre os principais resultados destacam-se que, em Caicó-RN o valor médio e a mediana foram de aproximadamente 650 milímetros de chuva anual, o que classifica o município como semiárido segundo a SUDENE, que tem como critério, a cota de ≥ 800 milímetros anuais. Os resultados mostraram que a variabilidade de chuva interanual é muito elevada, com o coeficiente de variação superior a 40 %. O valor mínimo de chuva registrado para a série de dados, foi de 102,3 milímetros anuais, mostrando que em Caicó-RN, no ano de 1996 a chuva correspondeu a um valor de clima desértico. O Valor máximo de chuva registrado, foi de 1560, 5 milímetros anuais no ano de 1974, apresentando um desvio médio positivo de 897,5 milímetros. A classe de valor que apresentou a maior probabilidade de ocorrência foi a de 588,3 – 709,8 milímetros, tendo assim, o menor tempo de retorno, de 5 anos. As análises estatísticas dos dados de chuva foram essenciais para o entendimento das condições climáticas do município de Caicó-RN.
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    Tese
    Planetas extrassolares em aglomerados estelares abertos: caracterização de estrelas
    (2016-07-14) Oliveira, Gislana Pereira de; Martins, Bruno Leonardo Canto; ; ; Miranda, Antonio Carlos da Silva; ; Angel, Cristian Andres Cortes; ; Freitas, Daniel Brito de; ; Medeiros, José Renan de;
    Após a descoberta pioneira de um planeta gigante orbitando 51 Peg por Mayor $\& $ Queloz (1995), cerca de duas décadas atrás, já forma descobertos descobertos de mais de 3434 planetas, em cerca de 2568 sistemas planetários. A grande maioria desses exoplanetas orbitam estrelas de campo da sequência principal com massas solares. As observações destas estrelas oferecem várias vantagens, incluindo brilho e uma grande variedade de características estelares, como a massa, idade, composição química e estado evolutivo. No entanto, as características muito diferentes das estrelas de campo também representa uma desvantagem para a nossa capacidade de tirar conclusões precisas a perguntas muito básicas, incluindo o papel do ambiente estelar na formação do planeta. Não há uma resposta clara para o fato de que estrelas da sequência principal, que hospedagem planetas gigantes, são ricas em metal (Gonzalez 1997; Santos et al., 2004), enquanto que as estrelas evoluídas, que hospedagem planetas gigantes, não são (Pasquini et al 2007). De fato, diferentes fenômenos têm sido propostos para explicar esta discrepância em metalicidade, incluindo a poluição estelar em estrelas da sequência principal (Laughlin $ \ & $ Adams 1997), ou um mecanismo de formação de planetas favorecendo o nascimento de planetas em torno de estrelas ricas em metal (Pollack al., 1996), como também o meio ambiente estelar (Haywood 2009). A observação das estrelas em aglomerados abertos oferece a possibilidade de controlar rigorosamente as características estelares, pois cada aglomerado representa um conjunto homogêneo de estrelas. Além disso, estrelas pertencentes a aglomerados abertos foram formadas ao mesmo tempo e nas mesmas condições e, portanto, espera-se que tem a mesma idade, metalicidade, e distância galatocêntrica. A partir do trabalho de Mermilliod $\& $ Mayor 2008, escolhemos aglomerados que abrigam estrelas gigantes para serem incluídos na nossa pesquisa. Utilizamos o banco de dados de aglomerados WEBDA (Mermilliod 1995) para obter informações sobre a nossa amostra. Os principais critérios que foram a idade do aglomerado (entre 0,02 e alguns Ganos, com massas do TO > 1,5 M$_{\ bigodot}$) e a magnitude de suas estrelas gigantes (mais brilhante do que V = 13,5). Em seguida, rejeitamos estrelas com índice de cor (B - V) maiores que 1,4, porque gigantes frias brilhantes são conhecidas por terem VR instável. As observações foram realizadas utilizando HARPS (Mayor et al., 2003), o caçador de planetas no telescópio ESO de 3,6 m. No modo de alta precisão (HAM), temos uma abertura no céu de um segundo de arco e um poder de resolução de 115.000. A faixa espectral coberta é de 380-680 nm. Nossa análise espectral é baseada nos modelos de atmosfera MARCS e na ferramentas espectroscópicas Turbospectrum. Nós determinamos parâmetros estelares e metalicidade de análise LTE de linhas Fe I e Fe II. Uma vez que temos a alta resolução e alta S/R espectral, nós também computamos as abundâncias de Li, usando a linha em 6.707,78 {\ AA}, Si I, Na I, Mg I, Al I, Ca I, Ti I, Co I, Ni I, Zr I, II e La Cr I. Apresentamos uma caracterização espectroscópica de 42 estrelas gigantes, em 12 aglomerados estelares abertos, usando espectroscopia de alta resolução. Todos esses aglomerados são parte de uma busca por planetas gigantes que orbitam estrelas gigantes de massa intermediaria e os nossos resultados mostram que todos os aglomerados estudados tem $[Fe/H]$ com valores próximos ao solar e que concordam com os resultados encontrados na literatura, apenas com uma pequena dispersão. Estas abundâncias nos permitirá realizar uma análise comparativa das abundâncias de estrelas com e sem planetas, a partir do qual será possível detectar diferenças, anomalias e determinar o nível de interações planeta-estrela. O objetivo deste trabalho é estudar a formação de planetas gigantes em aglomerados abertos. Desta forma, poderemos melhor compreender se um ambiente estelar pode afetar o processo de formação, a frequência e a evolução dos sistemas planetários em relação às estrelas de campo.
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    TCC
    A presença da Educação Estatística nos currículos dos cursos de formação inicial do professor que ensina Matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Gois Jr, Wanderley de Souza; Lopes, Maria Maroni; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0443243A6475911C8A05293A62B0FE8D#; Lima Neto, José Melinho de; Cunha, Enai Taveira da; Oliveira, Gislana Pereira de
    A Educação Estatística cada vez mais vem ganhando espaço, seja em aspectos internacionais ou nacionais, independente do âmbito que está inserido ou do país, sendo um tópico em crescente ascensão. Além disso, sua presença no cenário pedagógico da Educação Básica e Superior é de suma relevância. Diante disso, documentos curriculares nacionais que norteiam a Educação Básica começam a refletir os impactos ocasionados pela grande importância da Probabilidade e Estatística no mundo, sendo assim, as primeiras mudanças de inserções nos currículos são iniciadas através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, ainda na década de 90, estando presente no eixo temático Tratamento de Informações. No atual e recente cenário, a Probabilidade e Estatística se fortalece com a Base Nacional Comum Curricular, tornando-a ainda mais significativa, pois há uma separação no eixo temático na qual ela estava inserida e torna-se uma unidade temática obrigatória no currículo, viabilizando ainda mais sua importância. Em contrapartida, surge uma nova inquietação que faz questionar-se como anda a formação inicial do professor que ensina Matemática. Será que estão formando-se professores de Matemática capazes de ministrar conteúdos Probabilísticos e Estatísticos? Como os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática contemplam tais conteúdos? Será que nas avaliações dos cursos de Matemática, Probabilidade e Estatística estão adequadamente abordadas? Sendo assim, neste trabalho será tratado se a unidade temática Probabilidade e Estatística da BNCC está em conformidade com documentos internacionais como as Diretrizes para Instrução e Avaliação em Educação Estatística (GAISE, sigla em inglês) e o EDU-SET. Também será analisado como a Probabilidade e Estatística está inserida nos currículos dos cursos dos professores que ensinam Matemática do Rio Grande do Norte (RN), além de como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes aborda as questões desta área. Assim, temos o intuito de evidenciar como configura o desenvolvimento da formação dos professores que ensinam Probabilidade e Estatística e se eles estão devidamente capacitados. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, concluindo que a Educação Estatística prepara os estudantes para compreender e lidar com dados e informações presentes em diversas áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão. No entanto, foi constatada uma fragilidade na formação inicial dos professores de Matemática em relação aos conteúdos probabilísticos e estatísticos. A análise dos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática do RN revelou que os conteúdos de Probabilidade e Estatística não são aprofundados e possuem uma carga horária limitada. Além disso, houve uma falta de conteúdo pedagógico relacionado à Estatística nos currículos, incluindo conhecimentos sobre práticas docentes e procedimentos metodológicos. Em resumo, é necessário revisar os currículos dos cursos de formação inicial de professores para incluir conteúdos mais aprofundados e pedagogicamente adequados sobre Probabilidade e Estatística. Além disso, é fundamental promover uma maior valorização da Educação Estatística e fornecer oportunidades de formação continuada para os professores em exercício. Somente assim será possível desenvolver uma educação estatística sólida e abrangente, capacitando os professores a promover o letramento estatístico dos estudantes.
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    TCC
    A presença da Educação Financeira nos livros didáticos de matemática do ensino fundamental, anos finais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Silva, Rauani Gomes da.; Lopes, Maria Maroni; https://lattes.cnpq.br/3299458211916406; Oliveira, Gislana Pereira de; Neto, José Melinho de Lima
    No mundo atual, onde o ter em detrimento do ser se tornou lugar comum, falar sobre dinheiro e seu papel na sociedade é cada vez mais essencial. A Educação Financeira (EF) é a chave para uma melhor qualidade de vida pois, aprende-se a ter controle sobre suas finanças e a consumir de forma mais consciente. É cada vez mais necessário levar à população discussões sobre finanças e suas autoridades com base nas escolhas feitas ao longo da vida. Existem diferentes mídias e espaços que fomentam as discussões no campo da Educação Financeira e certamente a educação matemática é um campo frutífero para isso. No cotidiano da escola, um dos principais recursos utilizados por professores e alunos são os livros didáticos, que, a nosso ver, também são promotores de discussões sobre a Educação Financeira Escolar (EFE). Nesse contexto, em nossa pesquisa, procuramos analisar uma coleção de livros didáticos de matemática dos últimos anos da educação básica aprovados no PNLD (2017), na qual é utilizada no ensino fundamental do ensino básico do munícipio de Caicó RN, em busca de atividades que tenham potencial para trabalhar a educação financeira. Analisamos as atividades de EFE presentes nos livros da coleção escolhida, além disso realizamos uma análise do manual do professor, a fim de observar as sugestões previstas, acreditando que constituem um importante elemento de orientação para o professor. Sendo assim, o principal objetivo desse trabalho foi apresentar o conceito de Educação Financeira, particularmente no contexto de crianças e adolescentes, qual a importância da EF na vida de cada cidadão e no âmbito escolar, bem como as vantagens de ter hábitos e consumo consciente, além de mostrar como esse tema foi apresentado em documentos oficiais como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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    Dissertação
    Sobre a composição química em estrelas evoluídas do aglomerado aberto M67
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-29) Oliveira, Gislana Pereira de; Martins, Bruno Leonardo Canto; ; http://lattes.cnpq.br/2673267660389058; ; http://lattes.cnpq.br/8115600633928336; Medeiros, José Renan de; ; http://lattes.cnpq.br/9151590034650501; Miranda, Antônio Carlos da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
    Os aglomerados abertos da galáxia possuem uma grande variedade de propriedades físicas que os tornam valiosos laboratórios para estudos da evolução química estelar e da Galáxia. A fim de melhor compreender essas propriedades nós investigamos a abundância de um grande número de elementos químicos em uma amostra de 27 estrelas evoluídas com diferentes estágios evolutivos (turn-off, subgigantes e gigantes) do aglomerado aberto M67. Para tal estudo foram utilizados espectros de alta resolução (R 47 000) e alto sinal ruído obtidos com UVES+FLAMES em VLT/ UT2, cobrindo um intervalo de comprimento de onda de 4200- 10 600 Å. Nossa análise espectral é baseada nos modelos de atmosfera MARCS e a ferramenta espectroscópica Turbospectrum. O oxigênio [O I] foi determinado a partir da linha 6300 Å. Além disso, também determinamos a abundância de Si I, Na I, Mg I, Al I, Ca I, Ti I, Co I, Ni I, Zr I, La II e Cr I. As abundâncias investigadas neste trabalho, combinadas com seus parâmetros estelares, oferecem a oportunidade de determinar o nível de diluição e mistura convectiva em estrelas evoluídas de M67. Com base nos parâmetros obtidos, as abundâncias referidas parecem seguir uma tendência semelhante à curva de abundâncias solares. Adicionalmente, seguindo estratégias de outros estudos investigamos as abundâncias relativas como função da temperatura efetiva e da metalicidade, onde foi possível observar uma superabundância de Na, Al e Si para as estrelas no ramo das gigantes. Uma grande dispersão, de estrela para estrela, é observada nas razões de [X/Fe] para o Co, Zr e La, além da inexistência do Zr e La, nas estrelas do Turn-off. Comparações feitas entre nossos resultados e com outros estudos encontrados na literatura mostram valores de abundâncias que se encontram em acordo e próximos dos limites das margens de erros
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    TCC
    Teorema de Pitágoras: suas diversas demonstrações geométricas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Santos, Tarcisio Carlos dos; Oliveira, Gislana Pereira de; Barboza, Francisco Márcio; Azevedo, Claúdio Marcio Medeiros de
    Esta monografia é o resultado de uma investigação aprofundada sobre a figura proeminente de Pitágoras, seu Teorema e as múltiplas abordagens geométricas empregadas para demonstrá-lo. O objetivo primordial deste estudo consiste em analisar e apresentar de maneira detalhada a relevância histórica e matemática do Teorema de Pitágoras, assim como suas diversas demonstrações. O percurso desta pesquisa bibliográfica tem início com uma breve contextualização histórica, delimitando a gradual integração da matemática na vida humana e seu desenvolvimento como uma ferramenta indispensável na solução de desafios do quotidiano. Em seguida, mergulharemos na cativante trajetória de Pitágoras, valendo-nos das obras de diversos autores especializados que narram a evolução da matemática ao longo dos tempos. Ademais, esta abordagem compreende a exploração dos elementos essenciais que compõem o triângulo retângulo, abarcando sua definição e a proposição que estabelece as relações entre os seus lados. Neste contexto, serão apresentados os primeiros métodos geométricos utilizados para demonstrar o Teorema de Pitágoras. Por fim, a pesquisa se aprofundará na análise de várias abordagens para a demonstração do referido Teorema. Tais métodos incluirão demonstrações no campo geométrico, que envolvem a comparação de áreas em figuras, baseadas nas relações métricas do triângulo retângulo. O propósito desta exploração minuciosa reside em oferecer uma visão abrangente e enriquecedora da relevância e aplicabilidade deste teorema fundamental na matemática, enfatizando a clareza e o rigor geométrico nas suas demonstrações.
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    TCC
    Uso dos jogos matemáticos no ensino fundamental II e ensino médio - como instrumento impulsionador da aprendizagem matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Trindade, Bismarck Bezerra da; Lima Neto, José Melinho de; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838; 0009-0007-1505-4828; http://lattes.cnpq.br/1742769234373989; Silva, Anderson Nunes; http://lattes.cnpq.br/2186637255021622; Oliveira, Gislana Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8115600633928336
    O Trabalho relata o uso de jogos matemáticos como otimizador para compreender mais facilmente a matemática, visto que o material lúdico tende a tornar o ambiente mais leve e assim o aproveitamento ser melhor quanto aos estudantes
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