Navegando por Autor "Oliveira, Gilvando Alves de"
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Tese A construção do discurso paródico na pornochanchada: uma cosmovisão carnavalesca(2016-02-26) Oliveira, Gilvando Alves de; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Silva, Josimey Costa da; ; Paula, Luciane de; ; Vidon, Luciano Novaes; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de;Nos anos 1970, no Brasil, houve uma efervescência na produção cinematográfica e, nesse período, realizaram-se comédias eróticas, que foram rotuladas de pornochanchadas. Esses filmes fizeram um grande sucesso frente ao público brasileiro, mas sempre eram ridicularizados pela crítica que os julgava como cinema mal realizado. Nesse contexto, parte dessa produção cinematográfica pode ser classificada como paródia. Considerando isso, este trabalho, cujo tema é linguagem e cinema, tem como objeto de investigação a construção do discurso paródico e a cosmovisão carnavalesca na pornochanchada e se insere na área da Linguística Aplicada de perspectiva sócio-histórica. Para realizamos a análise, detemo-nos na investigação dos elementos verbo-visuais presentes na forma composicional de três comédias eróticas produzidas na década de 70 como também analisamos o projeto de dizer constituidor/constituinte da forma arquitetônica. Como fundamento teórico-metodológico prioritário, baseamo-nos nas formulações sobre linguagem advindas do Círculo de Bakhtin (2006, 2010), tais como a concepção dialógica de linguagem e as reflexões atinentes à analise dialógica do discurso. A principal referência é a obra de Bakhtin (2010b, 2010d) sobre a cosmovisão carnavalesca, a paródia, a estilização e o riso carnavalesco.Dissertação Construção identitária de escolas de sambas-exaltação: uma perspectiva dialógica(2018-07-30) Costa, Flávia Ferreira Lopes da; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; ; Oliveira, Gilvando Alves de; ; Alves, Maria da Penha Casado;Há mais de um século, o desfile das escolas de samba continua surpreendendo o grande público, resistindo às cobranças, à mercantilização da cultura e às infindáveis mudanças em sua estrutura organizacional. Assim como qualquer outra instituição cultural, as escolas de samba passam por constantestransformações para se adequar à nova realidade e às exigências do público, que deseja sempre ser surpreendido por um grande espetáculo. Diante da proporção que a festa carnavalesca tomou e de todas essas mudanças ocorridas, dentro e fora do universo do samba, as escolas de samba são pressionadas a se afirmar e mesmo a redefinir suas identidades culturais. Considerando essa nova reordenação no universo do samba, este estudo objetiva analisar como as escolas de samba do Rio de Janeiro se constroem identitariamente a partir de seus sambasexaltação. Para tanto, assume-se, a princípio, o pressuposto de que essas canções, assim como os hinos nacionais, são propagadoras ideológicas de modos de pensar e constitutivas de identidades da agremiação e da própria comunidade. Os sambas-exaltação, também conhecidos como hinos de exaltação, são fundamentais no processo de construção e de afirmação da identidade dessas instituições culturais. São gêneros discursivos que não só favorecem a elevação da autoestima da comunidade participante mas também contribuem para desperta-lhe o sentimento de pertencimento. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada, um campo teórico que entende a linguagem como prática social e se ancora no modelo sócio-histórico, em que a linguagem é entendida como prática discursiva (Círculo de Bakhtin). Ainda no campo teórico, estabeleceu-se uma interconexão com os estudos culturais (Hall; Canclini; Bauman; Woodward), considerando que a cultura constrói valores, produzindo diferenças em função de suas condições de produção. As escolas de samba analisadas foram as três com o maior número de títulos até 2018: Estação Primeira de Mangueira, Grêmio Recreativo da Portela e Beija-Flor de Nilópolis. No percurso investigativo, constatou-se que o processo de construção identitária das escolas de samba é semelhante ao dos hinos nacionais. Constatou-se também que as escolas de samba afirmam sua identidade por meio de sistemas representacionais, como a valorização de um autêntico passado de glórias, a bandeira, as cores que as singularizam, as suas tradições e os seus valores, o bairro/morro onde estão localizadas, um discurso de amor e devoção à “terra amada” a ser assimilado e reproduzido pela comunidade, a sensação de felicidade, a identidade feminina, a identidade religiosa, e a afirmação de seu status de lugar de samba, pelo qual querem ser reconhecidas.Dissertação Embates dialógicos em um país dividido: a responsividade das charges de Ivan Cabral no processo de impeachment de Dilma Rousseff(2017-09-06) Oliveira Júnior, Mauricio da Silva; Alves, Maria da Penha Casado; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/0762175677588755; Oliveira, Gilvando Alves de; http://lattes.cnpq.br/6994697361234308; Ramos, Paulo Eduardo; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546A charge é um gênero discursivo que circula em variados veículos de notícia e, atualmente, difundido também em inúmeros outros meios de comunicação. Esse gênero discursivo permite uma maior visibilidade da opinião do autor, isto é, o "autor falante" produz o conteúdo temático carregando-o ideológico e axiologicamente. A produção de tais enunciados concretos (charges) é voltada para um ouvinte/leitor que também é histórico e também está situado em um ambiente social, fazendo com que esse direcionamento seja responsivo ao leitor, à situação e aos fatos. Para esta pesquisa, tomamos como referencial teórico as concepções advindas do Círculo de Bakhtin no que concerne às relações dialógicas, à heterodiscursividade, a posicionamento e a embates dialógicos. Para compreender o riso chargístico, apoiamos nossas reflexões em Bergson, Propp e Bakhtin. Dada a especificidade do gênero discursivo charge, buscamos ancorar nossas incursões no trabalho de Ivan Cabral, Ramos, Eisner e McCloud. O corpus desta pesquisa são as charges produzidas pelo chargista potiguar Ivan Cabral durante o período do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que ocorreu entre 02 de dezembro de 2015 e 13 de maio de 2016. A pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada mestiça, fronteiriça e indisciplinar cujo objetivo é construir inteligibilidade sobre as práticas discursivas, considerando, para tanto, os sujeitos, as esferas de atividade e a historicidade das interações humanas. A investigação analisa os dados construídos a partir da vertente qualitativointerpretativista e o método indiciário de Ginzburg, que se volta para os indícios, os sinais que denunciam sentidos e posicionamentos. Os resultados permitem concluir que a charge, enquanto enunciado concreto, suscita responsividade que permite dar visibilidade aos embates dialógicos entre sujeitos situados e posicionados, confirmando que na interação os sujeitos ocupam lugares e posições a partir de sua visão de mundo e de um conjunto de valores.Dissertação Letras e cores de um ser inacabado: um olhar bakhtiniano sobre a escrita diarista de Frida Kahlo(2018-08-06) Mendonça, Diana de Oliveira; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Bezerra, Josenildo Soares; ; Oliveira, Gilvando Alves de;Ícone da pintura e da cultura mexicana, Frida Kahlo teve uma vida marcada pela tragédia e sofrimento. Conhecida artisticamente por seus autorretratos, manteve um diário no qual registrou pensamentos e experiências de seus dez últimos anos de vida. Nele encontram-se relatos pessoais, cartas, poesias, colagens, pinturas e desenhos, atravessados pelas cores vibrantes que caracterizam sua obra. Nesta pesquisa, nos propomos analisar, em uma perspectiva dialógica, a escrita diarista presente em seu diário, pensado como um enunciado concreto atrelado à vida social. Para nossa análise, tomamos por referencial teórico as postulações advindas do Círculo de Bakhtin no que concerne à valoração, relações dialógicas e linguagem. Para compreender sua relação dialógica-valorativa, e considerando a especificidade do gênero, buscamos apoiar-nos nos estudos dos enunciados verbo-visuais de Brait. Para tratar da escrita diarista, nos valemos das reflexões de Leujane e, no que concerne aos estudos culturais, nos trabalhos de Bauman, Canclini e Hall. A pesquisa insere-se dentro da perspectiva da Linguística Aplicada, área indisciplinar e mestiça, como aponta Moita Lopes, por se tratar de um campo teórico que considera a complexidade dos fatos relacionados à linguagem e às práticas discursivas. Metodologicamente, esta investigação desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativo-interpretativista, com enfoque sóciohistórico, e no método indiciário de Ginzburg. As análises apontam uma construção valorativa de si mesmo por meio da relação dialógica entre o verbal e o visual presente nos enunciados.Tese A pequena temporalidade: o cronotopo da cidade em Master of None(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) França, Arthur Barros de; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/3962624952367282; Oliveira, Gilvando Alves de; http://lattes.cnpq.br/6994697361234308; Oliveira, Joaquim Adelino Dantas de; Paula, Luciane de; Neder, Marco Antônio Villarta; Araújo, Wellington Medeiros deO tempo é objeto de análise desde os filósofos da natureza, sendo entendido, de início, como ordem mensurável do movimento. Pela Física, muito depois, passou a ser tratado no período que se confunde com o próprio estabelecimento da área enquanto ciência. O conceito de espaço, por sua vez, apesar de seguir um itinerário semelhante, sempre gozou, ao menos na filosofia, de menor prestígio. Com Einstein, protagonista no abalo à mecânica clássica, os dois conceitos foram entendidos conjuntamente, um constituindo o outro. Bakhtin, valendo-se à época do abalo paradigmático, projeta o que denominou cronotopo para, dentre outras significações, explicar as estabilidades nos gêneros da literatura. Alargando a categoria, esta tese lida com outro material de análise: o seriado. Neste gênero, assim como o é na vida, determinados atos têm tempos e espaços distintos, de forma que a escolha por um ou outro recurso fílmico valora ideologicamente o acontecimento fictício, dando-lhe o acabamento que desejarem os profissionais responsáveis pela produção. Esses recursos constroem, ao retomar índices emotivo-volitivos, cronotopos menores (motivos cronotópicos ou pequenos cronotopos), podendo demonstrar, no conjunto, um tempo-espaço predominante. Nesse sentido, investiga-se, sob ângulo dialógico – isto é, ancorando-se na Análise Dialógica do Discurso (ADD) –, o tempo-espaço na formação da cidade, tendo como corpus cenas das duas (2) temporadas do seriado Master of None, produzido pela Netflix. Objetiva-se, ao identificar, analisar e discutir os cronotopos menores mais regulares – as coordenadas do tempo no espaço –, compreender o cronotopo dominante da cidade no universo da série, de maneira a revelar as relações mobilizadas na cidade fictícia, manifestando, assim, os centros organizacionais basilares dos acontecimentos e, por sua vez, a representação particular de homem e de vida. Para tal, os seguintes objetivos específicos são requeridos: (i) interpretar os cronotopos menores, identificando padrões; (ii) relacionar os cronotopos menores, problematizando a imagem de homem sugerida e a cultura inerente a sua atuação; (iii) discutir as relações dialógicas implícitas. A presente pesquisa insere-se na Linguística Aplicada (LA), com abordagem qualitativa, enfoque sócio-histórico e paradigma indiciário.