Navegando por Autor "Oliveira, Fernando Porfírio Soares de"
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Dissertação Alianças estratégicas enquanto formas microorganizacionais em cooperação competitiva: o caso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - Rede de ITCPs(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Oliveira, Fernando Porfírio Soares de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/5520433082870690; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Oliveira, Maurício Roque Serva de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781520E0Atualmente, as redes re-aparecem como alternativas de encontrar formas em arranjos interorganizacionais que ofereçam aos seus integrantes melhores oportunidades de modernização tecnológica, inserção no mercado, gerencial e ao mesmo tempo permitam a troca de experiências, informações e conhecimentos para fortalecer e competir de igual para igual, permitindo amenizar os efeitos danosos da concorrência selvagem. Uma ameaça que pode ser minimizada pela organização em rede pelo uso de outras formas interorganizacionais e alianças estratégicas. Portanto, o trabalho demonstra o contexto da cooperação competitiva em redes, buscando critérios de análise desse fenômeno organizacional, com base num estudo de caso da rede ITCPs e na literatura pesquisada, apontando com isso critérios e indicadores para a criação de um modelo de avaliação, no futuro (Fator Rede), que seja relevante para o desenho dessas formas organizacionais sustentáveis, solidárias, competitivas e cooperativasTese A estrutura de poder tradicional no stricto sensu: o caso do mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-11) Oliveira, Fernando Porfírio Soares de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/5520433082870690; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; Fernandes, Antonio Sergio Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/6801465547614647; Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; ; http://lattes.cnpq.br/9754410711541612; Klering, Luis Roque; ; http://lattes.cnpq.br/0605107235435269O estudo aborda as estruturas organizacionais burocráticas, a fim de compreender a forma da adesão às tecnologias virtuais no processo administrativo-educacional para o stricto sensu. Para tanto, o autor navega na formação das organizações no Brasil, visando demostrar a cultura organizacional burocrática e a consequente forma de domínio daqueles que detêm o poder. Nessa construção epistemológica, o autor explora o ambiente burocrático da cultura e poder organizacional. Para tal análise, observa-se o fenômeno da tecnologia no ambiente administrativo da EAD, o qual pode explicar a forma da adesão às estruturas e instrumentos tecnológicos para o stricto sensu, que, em tese, dilui o axioma organizacional tradicional herdado. Portanto, foi utilizado, enquanto objeto de estudo, o caso do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional PROFIAP, analisando o conteúdo documental e da legislação relacionada à institucionalização e o posicionamento de professores/coordenadores e diretor da CAPES/MEC. Concluiu-se, sob tais axiomas, que as estruturas burocráticas podem admitir, sim, a EAD no ambiente do stricto sensu. Isso desde que a adesão não conote diluir as formas tradicionais de poder e domínio burocrático institucional herdado, assim como a suposta hegemonia da estrutura de governança da administração na educação adotada presencialmente pelo stricto sensu no Brasil