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Navegando por Autor "Oliveira, Carlos Moisés de"

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    Tese
    Análise do conceito de natureza em Kant
    (2017-12-01) Oliveira, Carlos Moisés de; Nahra, Cinara Maria Leite; ; ; Klein, Joel Thiago; ; Guedes, Jozivan; ; Madrid, Nuria Sánchez; ; Alcoforado, Rogério Emiliano Guedes;
    O presente trabalho busca analisar o conceito de natureza na obra de Immanuel Kant, para tanto iniciaremos com o conceito mecânico-causal, estabelecido na crítica da razão pura, como pressuposição fundamental para lidar com questões como a da possibilidade do conhecimento e da ciência, posteriormente abordamos o conceito de natureza suprassensível expresso na crítica da razão prática, com o qual Kant demonstra que determinadas formas naturais de comportamentos não podem ser circunscritas ou reduzidas a um esquema mecânico-causal, conclusão que se não compreendida adequadamente pode levar à separação entre os mundos sensível e suprassensível. Na segunda crítica é-nos apresentado apenas que esses mundos não são contraditórios, mas a resolução a essa aparente ambiguidade será desenvolvida por intermédio do conceito de natureza como totalidade orgânica presente na crítica da faculdade do juízo que se apresenta como um princípio regulativo do entendimento capaz de unificar os anteriores sentidos de natureza ou os mundos sensível e inteligível. Com esses conceitos estabelecidos indagamos sobre a possibilidade de um quarto conceito presente na complexidade da relação todo organizante entre homem e natureza, decorrente dessa análise compreendemos que um quarto conceito não poderia se sustentar a partir da ideia de complexidade, mas que por intermédio dessa ideia somos orientados a defender um conceito de natureza que construímos moldando o caráter da espécie para agir em conformidade com os ideias da razão pura prática, isto é, o ser humano (espécie) apresenta um caráter que ele mesmo forma e se ele mesmo forma, então pode ser modificado, pode melhorar em vista ao aprimoramento moral. Uma natureza que se articula com o homem para produzir nele uma natureza moral digna de felicidade.
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    Tese
    As dimensões formativas da educação em direitos humanos segundo Hannah Arendt: uma travessia de combate à educação totalitária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-22) Farias, Ana Santana Batista; Menezes, Antônio Basílio Novaes Thomaz de; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; http://lattes.cnpq.br/7241238853897537; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Paiva, Marlucia Menezes de; Casado, Marcos Saiande; Vidal, Maria José da Conceição Souza; Freire, Antonio Júlio Garcia; Oliveira, Carlos Moisés de
    O presente trabalho pretende analisar as reflexões político-filosóficas de Hannah Arendt, objetivando compreender a gênese da educação em direitos humanos, numa tentativa de identificar as suas dimensões formativas. O percurso da pesquisa traçado, primeiramente, averigua os seus contributos, partindo metodologicamente do estudo bibliográfico das obras principais de Arendt, que trazem à tona as repercussões para a educação e para os direitos humanos, a partir das pedras angulares da educação e da validade fundacional dos direitos humanos. Em um segundo momento, se propõe a analisar a natureza da educação totalitária, a partir dos elementos totalitários, alertados pela autora, advindos da crise do mundo moderno, representada em grande medida pelo infortúnio legado pelos regimes totalitários ocorridos no século XX. Posteriormente, intenta-se emergir, segundo a perspectiva arendtiana, uma outra fundamentação da educação em direitos humanos anticolonial, para além do arcabouço normativo, com a tarefa de compreendê-la como uma nova perspectiva, assecuratória de que a promessa vinculante da proteção da dignidade humana reside na responsabilidade de todos pelo mundo comum, alicerçado na pluralidade humana e, portanto, oposto a qualquer desdobramento totalitário.
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    TCC
    Inclusão sob uma perspectiva escolar e social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Nascimento, Aline Cristina Andrade do; Costa, Alan Ricardo; http://lattes.cnpq.br/6630818177789263; Souza, Adriana Aparecida; Oliveira, Carlos Moisés de
    “Inclusão sob uma perspectiva escolar e social” é o título deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de artigo, que busca analisar a posição de alguns profissionais da educação frente à inclusão escolar e social, indagando se as atuais práticas realizadas nas escolas são suficientes para incluir crianças surdas e/ou autistas. Assim, considerando uma possível alteração na estrutura curricular das escolas regulares, proponho a introdução de uma disciplina de inclusão com foco na linguagem, para o estudo da LIBRAS (língua brasileira de sinais) e para variadas formas de comunicação e interação com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Parto do seguinte pressuposto: a inclusão não deve ser efetivada apenas pelo docente, e ensinar as crianças a serem inclusivas, já no início do Ensino Fundamental, é uma maneira de tornar mais significativa a inclusão, mitigando a exclusão e a discriminação no ambiente escolar e, consequentemente, no âmbito social. Como metodologia, foi adotada, no viés da pesquisa qualitativa em educação, dois procedimentos: o estudo bibliográfico e a realização de entrevistas a profissionais da educação com questionamentos desafiadores sobre a inclusão escolar e repercussão na sociedade, ou seja, se essa inclusão escolar promove também a social. São sujeitos de pesquisa 7 profissionais da educação do município de Natal, Rio Grande do Norte. O referencial teórico da pesquisa abrange artigos científicos, teses, dissertações de alguns autores da área de inclusão, surdez, LIBRAS e TEA (e.g. AINSCOW, 1999; SASSAKI, 1977; MORAIS, 2012; GOMÈZ e TERÁN, 2014; LACERDA, 2006; GLAT e NOGUEIRA, 2003; COSTA, 2019; RAMOS, 2004; e outros). Os resultados das entrevistas foram satisfatórios e demonstram o quanto a inclusão nas escolas ainda carece de efetividade. Portanto, é necessário proporcionar que a inclusão não seja apenas por parte do professor, de um intérprete de LIBRAS, ou de algumas atividades diferenciadas, mas sim de um todo maior, que abarque os colegas da sala, e toda a equipe e comunidade escolar, para que possam interagir, acolher, entender as especificidades e incluírem de fato esses alunos com necessidades específicas.
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    TCC
    Lacunas teóricas no texto da BNCC sobre práticas de letramento na educação infantil: uma reflexão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Vieira, Luciene de Fátima Dantas; Costa, Alan Ricardo; 0000-0001-8132-6202; http://lattes.cnpq.br/6630818177789263; http://lattes.cnpq.br/6259235083350896; Souza, Adriana Aparecida de; 0000-0001-6933-1121; http://lattes.cnpq.br/4374508981403235; Oliveira, Carlos Moisés de; 0000-0003-2653-9197; http://lattes.cnpq.br/3229878557565754
    Este texto está embasado em uma pesquisa bibliográfica, de cunho teórico-argumentativo, acerca das lacunas e de aprofundamento teórico no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionado aos processos de letramento que envolvem a aquisição da leitura e da escrita na Educação Infantil. No documento, enxergamos que as competências e habilidades propostas no Campo de Experiência “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”, destinado aos quesitos de linguagem e comunicação, não aprofundam (nem mencionam no corpo do texto) o termo “letramento(s)” e seu(s) conceito(s) subjacente(s). De acordo com o constatado, objetivamos discutir sobre esses vazios deixados por seus organizadores, uma vez que falar sobre competências e habilidades a serem desenvolvidas na leitura e na escrita implica (1) falar de projetos de letramentos e (2) preencher espaços a partir da perspectiva de docentes, aqueles profissionais que de fato podem desenvolver na prática um trabalho pedagógico no viés dos letramentos. Para desenvolver este estudo, bem como nossos argumentos, guiamo-nos pela pesquisa qualitativa e nos fundamentamos, principalmente, pelos trabalhos de Kleiman (1995) e Soares (2001) tomando como objeto de estudo a própria BNCC. Ao final desse estudo, levantamos reflexão acerca da problemática exposta a fim de que o tema possa ser considerado relevante, passivo de discussões e de contribuições ao texto inicial.
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    Dissertação
    A moral kantiana entre deontologia e teleologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-29) Oliveira, Carlos Moisés de; Nahra, Cínara Maria Leite; ; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; ; http://lattes.cnpq.br/3229878557565754; Dela-sávia, Sérgio Luís Rizzo; ; http://lattes.cnpq.br/3569074915058707; Pequeno, Marconi José Pimentel; ; http://lattes.cnpq.br/5979819304409879
    A presente dissertação analisa a moral kantiana em uma perspectiva teleológica. Trata-se de uma reconstrução da filosofia prática que parte da investigação do imperativo categórico, dos conceitos de dever, vontade, boa vontade, bem como uma abordagem sobre as formas de investigação da natureza, o que possibilitará o fundamento para enveredarmos no argumento teleológico, investigando os seres organizados, o sistema harmônico, a relação deste com o fim último e o mais relevante, sempre flexionando a analise desses conceitos a ideia de finalidade. Posteriormente estabeleceremos uma argumentação sobre o fim terminal e a implicação deste conceito para pensar a própria ideia de sistema em Kant e sua relação ou suporte para a teoria moral. Em essência este trabalho aborda a moral do ponto de vista deontológico, delineando a insuficiência deste campo para a fundação da arquitetônica moral, o que possibilitará o arremete ou indispensabilidade do argumento teleológico como fundamental para teoria moral Kantiana
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    Tese
    A vontade diabólica como um mal psíquico frente ao problema do mal no indivíduo segundo Kant
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-03) Santos, Cláudio Ananias Alves dos; Nahra, Cinara Maria Leite; Oliveira, Carlos Moisés de; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; Borges, Maria de Lourdes Alves; Vidal, Maria José da Conceição Souza; Silva, Raquel Patriota da; Silva, Sérgio Eduardo Lima da
    A discussão do mal na filosofia kantiana pode ser vista no tocante às ações humanas, em como o bem e o mal são colocados como esquemas derivados da lei moral, ou seja, quando as ações se estabelecem como boas ou más; e concernente ao indivíduo que age, isto é, na análise da natureza do indivíduo, em seu caráter. As principais obras de Kant que discutem o tema na primeira forma são Fundamentação da metafísica dos costumes e Crítica da razão prática. E a obra que discute o tema na segunda forma é A religião nos limites da mera razão. Quanto ao mal a partir do indivíduo, ou o que seria o mal na natureza do indivíduo, ao se deparar com a lei moral em sua razão pura, o ser humano tem uma disposição para o bem e uma propensão para o mal. Kant sustenta que essa propensão se distingue em fragilidade, impureza e malignidade, mas não em uma vontade diabólica que coloca a razão livre do comando da lei moral. O presente trabalho busca verificar se haveria um caso em que tal vontade diabólica poderia ser estabelecida, não obstante o descarte do filósofo quanto a tal condição no ser humano. A partir das obras de Kant sobre filosofia moral, bem como de sua Antropologia de um ponto de vista pragmático e seu escrito pré-crítico Ensaio sobre as doenças da cabeça, bem como de comentadores kantianos nesse mesmo âmbito, busca-se ir além da proposição kantiana para o mal, e sustentar a tese de que um caso para a vontade diabólica pode ser configurado na afetação patológica (doentia) da psique acomodada na condição da psicopatia. A saber: mesmo possuindo a razão prática que tem como objeto o bem e o mal, a afetação doentia da mente exclui a razão pura prática que coloca a lei moral como incentivo. Essa configuração acarretaria a condição de um ser diabólico.
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