Navegando por Autor "Oliveira, Carlos Alberto Pereira de"
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Dissertação Análise preditiva baseada em dados para criação de perfil de grupos de risco no SUS: um estudo de caso aplicado a sífilis no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-14) Silva, Rodrigo Dantas da; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Coutinho, Karilany Dantas; ; ; ; Cruz, Agnaldo Souza; ; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; ; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; ; Lima, Leonardo Judson Galvao de; ; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos;Há muitas décadas a sociedade entendeu que se fazia necessário o monitoramento da sua população. Diversas iniciativas surgiram, foram aperfeiçoadas e hoje, na era da sociedade digital, se tornaram ainda mais incisivas. A adoção do monitoramento permitiu que vivêssemos mais, entendêssemos certas doenças e controlássemos pandemias. Com a vida da sociedade permeada com “ser” digital as necessidades se mostraram mais amplas. Quando antes a carência se restringia ao fato de coletar dados, no presente vivenciamos o excesso de dados provenientes de diversas fontes. Este trabalho explora os dados públicos referentes aos registros compulsórios de sífilis no Brasil, como parte dos esforços contidos no projeto “Sífilis Não!” para compreender e identificar como se constitui os diversos grupos sociais dos pacientes com sífilis. É compreendido na literatura grupos específicos de população-chave para as infecções sexualmente transmissíveis, contudo, entende-se igualmente que as características loco-regionais da população podem igualmente apresentar influências. Para tanto, se fez necessário a construção de ferramentas capazes de analisar o grande volume de dados, tais como uma arquitetura de servidores em cluster associado com plataforma de big data bem como estratégias de análise e ciência de dados. Foi aplicado técnicas de agrupamento aos dados, após um processo de curadoria dos dados. Os resultados mostraram que é possível observar que há múltiplos agrupamentos de populações que se unem por características sociais. Talobservação e comprovação permite especializar políticas de saúde pública para além dos grupos macros de população-chave, permite ainda o desenvolvimento de outras soluções tecnológicas para a indução de capacitação dos profissionais de saúde, por exemplo.Durante o desenvolvimento o estudo contou com cooperações internacionais com a Universidade de Athabasca (Canadá) e a Universidade de Lorraine (França) cujo objetivo foi de intercâmbio de experiências e adoção dos resultados como base para outras pesquisasArtigo Analyzing a national health surveillance strategy to reduce mother-to-child transmission of syphilis: the case of brazilian investigation committees(Elsevier, 2023) Silva, José Adailton da; Mareco, Thereza Cristina de Souza; Lima, Thaísa Gois Faria de Moura Santos; Ramos, Maria Natália Pereira; Santos, Marquiony Marques dos; Priamo, Vania; Brito, Cintia Michele Gondim de; Pereira, Esdras Daniel dos Santos; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Cortez, Lyane Ramalho; Andrade, Ion Garcia Mascarenhas de; Almeida, Milena Cristina Duarte de; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosObjectives: This study aimed to analyze the relevance of investigation committees in eliminating mother-to-child transmission of syphilis in Brazil. Methods: Questionnaires and interviews were conducted with health managers of 25 Brazilian Federative Units and Brazil’s Federal District. Data were analyzed using Bardin’s content analysis technique and subsequently compared with the global prescriptions for syphilis response of the Pan American Health Organization, World Health Organization, and recent research publications examining the course of syphilis in Brazil, in Brazilian regions, and globally. Results: While the investigation committees drew on the successful experience of those in reducing maternal mortality, which helped the country achieve the Millennium Development Goals, they are not demonstrated to be sufficient for preventing mother-to-child transmission of syphilis. The committees’ systematic and bureaucratic agenda has not been efficient in managing avoidable factors for syphilis, nor do they operate in the scope of the integration of surveillance and care actions, as recommended by the health policy. Conclusion: The committees’ model needs to be reviewed in the context of Brazil’s National Health System. The research process should be rescaled in order to remain a cornerstone for the induction of health policy that integrates surveillance and healthcare across Brazilian Federative Units. The advancement toward an automated case management model becomes relevant for the country to meet global commitments to eliminate congenital syphilis transmission and achieve the goals outlined in the 2030 AgendaArtigo Capacitação dos profissionais de saúde em ferramentas de telessaúde: uma abordagem do núcleo de telessaúde do Rio Grande do Norte(Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, 2017) Coutinho, Karla Mônica Dantas; Cunha, Josiane Araújo da; Laranjeiras, Lidyane Alves da Cunha; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosO Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, faz uso de modernas tecnologias de informação e comunicação (TIC) como forma de romper as barreiras espaço-temporais com objetivo melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Assim, buscando alcançar uma melhor resolutividade do nível primário de atenção pe la oferta de estratégias de apoio assistencial e/ou de teleconsultoria de caráter educacional, o programa busca fortalecer a integração entre os serviços de saúde. Nesse sentido, um dos aspectos fundamentais para o sucesso da implantação do programa consiste na capacitação eficiente dos profissionais de saúde para o uso das ferramentas ofertadas pelos diversos Núcleos de Telessaúde. Assim, considerando a relevância do Telessaúde para a comunidade, e levando-se em conta um dos grandes desafios encontrado na sua expansão, que é capacitar com qualidade um maior número de trabalhadores da saúde, este artigo apresenta a metodologia utilizada pelo Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Norte no ano de 2016Dissertação Desenvolvimento de um dispositivo biomédico para o diagnóstico da sífilis: uma tecnologia para indução da política nacional de testagem nas redes de atenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-14) Cardoso, Pablo Holanda; Coutinho, Karilany Dantas; ; ; ; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; ; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; ; Cruz, Agnaldo Souza; ; Lima, Leonardo Judson Galvão de; ; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos;Ao longo dos últimos anos, o ressurgimento do quadro epidêmico de sífilis tem exigido o desenvolvimento e adoção de novas estratégias para o diagnóstico e tratamento eficiente dos pacientes infectados. Mesmo diante desse contexto e apesar do crescente número de novos casos de sífilis em todo mundo, da gravidade da doença e sua capacidade de gerar sequelas graves, atualmente, poucas pesquisas visam a criação e o aperfeiçoamento dos métodos de diagnóstico para sífilis. Partindo desta problemática, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um novo dispositivo médico para diagnóstico de sífilis que poderá não permitir resultados falsos negativos ou falsos positivos uma vez que investiga diretamente a presença da bactéria (a partir da identificação da sua sequência de DNA) na amostra sanguínea analisada, sendo assim, um teste treponêmico capaz de ser incorporado a rede de atenção primária em saúde do Brasil e induzir a política nacional de testagem nas redes de atenção.Livro Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS(EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosÉ com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso paísDissertação Ensino de segurança do paciente em ambiente virtual de aprendizagem(2018-09-24) Pessoa, Thiago de Lima; Freitas, Marise Reis de; ; ; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; ; Oliveira, Patrícia Peres de; ; Gama, Zenewton André da Silva;Introdução: Erros de medicação são comuns e causam sofrimento e custos financeiros que podem ser evitados. A mitigação da ocorrência de eventos adversos a medicamentos é tratada como prioridade na agenda política da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda a inclusão do conhecimento de segurança do paciente nos currículos das profissões de saúde e a educação permanente como medidas para reduzir riscos e evitar danos aos pacientes. Nesse contexto, foi desenvolvido um componente curricular sobre segurança no processo de medicação em ambiente virtual de aprendizagem para as profissões de saúde. Objetivo: Avaliar a consistência, qualidade e efeitos de uma intervenção de educação à distância, estruturada por recursos educacionais abertos, para a melhoria do conhecimento sobre medicação segura em profissionais e alunos da área da saúde. Método: Estudo com delineamento quase-experimental não controlado com o desenvolvimento e avaliação de um curso online aberto e massivo (MOOC) em plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas. Dois questionários de avaliação foram aplicados, respectivamente, um de satisfação com seis perguntas e testes de conhecimento (pré e pós) contendo sete questões de múltipla escolha. Resultados: O módulo foi disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), em fevereiro de 2018, sendo ofertado para profissionais e alunos da área de saúde. Dos 2.256 participantes inscritos, 731 (64,7%) foram incluídos para a avaliação da reação e de aprendizagem, respondendo ao questionário de satisfação e aos testes (pré e pós). O questionário utilizado para avaliação de satisfação apresentou alfa de Cronbach de 0,8, o que demonstrou uma boa consistência interna. A avaliação de satisfação apresentou mediana de 1,0, ou seja, 100% do escore, demonstrando que o método e os recursos utilizados no curso foram bem avaliados como como estratégia educacional. Em relação ao nível de aprendizagem, após a aplicação do pré e pós-testes, foi observado o aumento das notas de 8,2 para 8,9 (p < 0,05). A melhoria relativa foi de, aproximadamente, 40%, o que demonstrou aprendizado significativo dos participantes. Farmácia foi a categoria profissional que apresentou melhor desempenho nos testes, com uma melhoria relativa de, aproximadamente, 65%, (p < 0,05). Conclusões: A estratégia utilizada neste MOOC, com o emprego de recursos educacionais abertos, mostrou-se efetiva para o ensino de segurança do paciente no processo de medicação nos níveis de satisfação e aprendizagem.Livro Gestão e Inovação em Saúde: o que estamos fazendo na EBSERH(SEDIS, 2018) Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Hékis, Hélio Roberto; Coutinho, Karilany Dantas; Nagem, Danilo Alves Pinto; Oliveira, Carlos Alberto Pereira deA partir de 2010, um conjunto de medidas passou a ser implementado, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), na perspectiva de superar a precariedade na infraestrutura física e tecnológica dos serviços hospitalares. A despeito desses esforços, situações como a precarização da força de trabalho, vivenciada no âmbito desses serviços ao longo dos últimos 20 anos, e modelos de gestão incipientes impactaram negativamente em sua capacidade de manter padrões de excelência no processo assistencial, de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o governo federal propôs um projeto nacional dirigido aos hospitais universitários federais com o intuito de fortalecer e qualificar seu protagonismo na implementação das políticas de saúde, educação, ciência e tecnologia. Assim, foi criada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 15 de dezembro de 2011, por meio da Lei Federal nº 12.550, com o objetivo de dar prosseguimento ao processo de recuperação dos Hospitais Universitários Federais (HUF). A função da Ebserh junto aos HUF é definir diretrizes, aportar gestão e recursos (financeiros, humanos, infraestruturais e tecnológicos). Junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), é prestar assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, em nível de excelência. Junto à universidade, é fornecer um cenário de prática adequado ao ensino, à pesquisa, à extensão e à formação de pessoas no campo da saúde, para docentes e discentes, o que vem ao encontro da proposta do Mestrado Profissional titulado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS). A proposta desse Mestrado Profissional apresenta identidade profissionalizante, de caráter antidisciplinar e horizontal voltada para o desenvolvimento social e a inovação tecnológica em saúde de forma humanizada. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, na formação profissional, em consonância com as políticas de educação, saúde, ciência, tecnologia e inovação. Considerando as atribuições conferidas à Ebserh, a proposta de um Mestrado Profissional em gestão de tecnologias, pesquisa e inovação consubstancia-se no princípio da efetividade, entendida como desempenho desejado quanto à transformação de uma realidade, que aponta mudanças econômicas e institucionais necessárias e que deverão decorrer de políticas públicas. Nesse cenário, este compêndio representa um convite à reflexão, ao debate e à vigia aos desafios para o futuro da formação permanente nas atividades de gestão técnico--científicas e de inovação tecnológica, bem como um marco referencial no tocante ao reconhecimento e à valorização dos profissionais das áreas multiprofissionais da saúde.Livro O RN à luz da inovação para o mundo(SEDIS, 2018) Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Hekis, Hélio Roberto; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Coutinho, Karilany Dantas; Oliveira, Carlos Alberto Pereira deA inovação é um dos principais fatores de desenvolvimento econômico e social no mundo, é uma estratégia de diferenciação e competitividade. Nesse sentido, pôde-se evidenciar seu potencial, a partir dos capítulos deste livro sobre temas transversais, por meio de aplicações práticas. Assim, a inovação é considerada como algo almejado, tanto nas organizações públicas quanto nas instituições privadas da área da saúde, para a melhoria de seu desempenho e de sua vantagem competitiva. De posse destes conhecimentos, sob o eixo da inovação em saúde, os capítulos do livro “O RN à Luz da Inovação para o Mundo” tornam-se mais oportunas a identificação, a análise e a escolha de alternativas que venham, de fato, a contribuir para o pensamento, a reflexão e a ação. Assim, introduzem desafios e soluções para o desenvolvimento da Inovação em Saúde para o Estado do Rio Grande do Norte, tendo como temas transversais a mediação tecnológica e a inovação. A escolha dos capítulos norteou-se a partir de temas relacionados à inovação tecnológica em saúde por meio de aplicações práticas. No capítulo 1, “OpenBiMed: banco de imagens médicas anonimizadas para a comunidade científica e acadêmica”, os autores enfatizam o OpenBiMed que, ao contrário dos demais bancos de imagens médicas existentes, é a porta de acesso para um acervo grande, abrangente e em expansão. Ele comporta imagens de variadas regiões anatômicas (abdômen, tórax, crânio, entre outros) e modalidades (tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiografia, entre outras). Com isso, a comunidade acadêmico-científica pode desfrutar dessa base de dados para potencializar a formação (presencial e a distância) de profissionais médicos, além de favorecer o treinamento de algoritmos inteligentes, o teste de algoritmos já treinados e demais pesquisas que precisem de uma grande quantidade de dados/ imagens de pacientes.Dissertação Pesquisa-ação aplicada à vigilância em saúde e ambiental em resposta à epidemia de sífilis no brasil: reestruturação das salas de inteligência epidemiológica e hospitalar do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-29) Evangelista, Pedro Henrique Germano; Coutinho, Karilany Dantas; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; https://orcid.org/0000-0002-2051-8611; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; http://lattes.cnpq.br/5232049308788779; Morais, Antonio Higor Freire de; Miranda, Angelica Espinosa Barbosa; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura SantosIntrodução: A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, que, ao longo dos últimos anos, tem tido aumento expressivo na notificação de novos casos, trazendo situação de epidemia, principalmente em países em desenvolvimento. No Brasil, de 2010 a 2017, houve aumento vertiginoso no número de novos casos de sífilis na população em geral. Objetivo: Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa, aplicada à reestruturação das salas de inteligência epidemiológica e hospitalar do país, com o propósito de promover, aperfeiçoar e fortalecer a infraestrutura tecnológica da Vigilância em Saúde e Ambiental no Brasil, com foco no monitoramento para enfrentamento à epidemia de sífilis e outras ISTs. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido em oito fases, aplicadas no mundo real. Na primeira fase foi uma análise aprofundada do TED 111/2017. Posteriormente, foi realizado o levantamento dos endereços no qual deveriam ser entregues os equipamentos destinados às salas de inteligência. A terceira etapa aprofundou-se na parte teórica através da realização de uma revisão de literatura para estabelecimento de objetivos claros e precisos para a execução do trabalho. A quarta parte do estudo foi consequência da análise documental realizada, no qual levantou-se a hipótese de que os espaços disponíveis para instalação dos equipamentos não seriam suficientes. Na quinta etapa foi realizado diagnóstico situacional dos espaços destinados às salas, enquanto na sexta fase foram compiladas todas informações e respostas do questionário aplicado. A sétima fase consta da organização e criação de uma comissão técnica para discutir os cenários encontrados. Por último, foi pensado o redimensionamento dos equipamentos das salas de inteligência epidemiológica. Resultados: Seguindo o passo a passo proposto na metodologia, foi possível expandir a proposta de salas de inteligência epidemiológica para o total de 434 espaços, em uma redução de 43,72% do custo envolvido. Essa redução de custo possibilitou a expansão do escopo do projeto, que trouxe também ações locais no Estado do Rio Grande do Norte, através do fortalecimento da Vigilância Hospitalar do Estado e da implantação e instalação de Salas de Situação SALUS no Estado do RN, como também ações nos demais estados do Brasil, a iniciativa de promover a certificação dos estados e/ou municípios que alcancem as metas de eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou Sífilis.Capítulo de livro Pesquisa-ação, trilha formativa e compartilhamento na rede sociotécnica de formação humana em saúde(Editora da UFPE, 2024) Oliveira, Eloíza da Silva Gomes; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Dias-Trindade, SaraA pandemia nos trouxe muitos desafios e oportunidades principalmente no campo educacional. A disrupção educacional vivida promoveu uma revisita e reflexão sobre estilo de vida, vulnerabilidades populacionais, temáticas muitas vezes negligenciadas no nosso dia a dia. Este capítulo oportuniza o trato e o resultado do trabalho em rede com foco na formação humana. A soma de competências e habilidades favorecem o fortalecimento do sistema educacional e potencializam o compartilhamento de conhecimentos e saberes. Neste contexto este capítulo apresenta conceitos e princípios do trabalho em rede para a construção, monitoramento e aprimoramento de trilha formativa para população privada de liberdade, policiais penais e demais profissionais que atuam no ambiente prisional e o seu compartilhamento no âmbito da Rede Sociotécnica de Formação Humana em Saúde (RSFHS)Dissertação Projeto "Sífilis Não": o apoio a estados na integração das ações de vigilância em saúde e atenção primária à saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-29) Codenotti, Stefano Barbosa; Coutinho, Karilany Dantas; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; https://orcid.org/0000-0002-2051-8611; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; http://lattes.cnpq.br/4886600696345043; Miranda, Angelica Espinosa Barbosa; Morais, Antonio Higor Freire de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura SantosIntrodução: Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), até os dias de hoje, está na integração das ações de Vigilância em Saúde (VS) e Atenção Primária à Saúde (APS) em todas as esferas de gestão. A inserção de pesquisadores institucionais como parte do projeto nacional e interfederativo de resposta rápida e enfrentamento à sífilis, o chamado Projeto "Sífilis Não", durante os anos de 2020 e 2021 nas secretarias estaduais de saúde, levou o tema da integração da APS e VS como estratégia de apoio institucional na implementação do tema nos estados. Os apoiadores desenvolveram atividades nos 26 estados e Distrito Federal a partir da discussão da sífilis, arboviroses urbanas, imunização e covid-19, que foram selecionadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde, juntamente com CONASS e CONASEMS. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do apoio institucional realizado nos 26 estados e Distrito Federal durante o Projeto “Sífilis Não”, descrevendo as atividades realizadas pelos apoiadores, experiências exitosas que ocorreram nos estados e apresentação do painel de monitoramento das atividades realizadas. Metodologia: O presente estudo foi do tipo pesquisaação e parte de ações que se decide tomar para melhorar a prática. O processo de pesquisa-ação aconteceu em etapas: a primeira aconteceu no momento do planejamento das ações quando os apoiadores iniciaram as atividades no território; a segunda aconteceu durante o processo de implementação das ações, após discussão de plano de trabalho com a gestão local, nesse momento iniciou-se o registro das atividades realizadas; a terceira fase, consistiu de uma análise das ações desenvolvidas pelos apoiadores; a última fase foi a construção do painel de monitoramento que objetiva apresentar dados do que foi produzido pelos apoiadores nos estados. Resultados: Foram analisadas 8.648 atividades realizadas pelos apoiadores nos 26 estados e Distrito Federal, sendo 4.500 atividades de pesquisadores da VS e 4.148 da APS. Foi no estado de Tocantins que ocorreu o maior número de atividades realizadas durante o projeto, um total de 833 atividades de apoio ao processo de integração das ações de vigilância e atenção primária ocorreram nesse local. Foram selecionadas 26 experiências exitosas, distribuídas em todos os temas do apoio. As experiências demonstram o trabalho realizados pelos apoiadores nos estados. O painel de monitoramento foi construído e atualizado durante o período das atividades realizadas. Considerações finais e Conclusões: Os apoiadores estiveram presentes em todos os estados e no DF e conseguiram iniciar ações com a finalidade de fortalecer a integração da vigilância em saúde e atenção primária à saúde nesses locais. O processo mostrou a necessidade de se definir claramente uma política de integração com a definição de indicadores padronizados para esse objetivo.Relatório Projeto de pesquisa aplicada para integração inteligente orientada ao fortalecimento das redes de atenção para resposta rápida à Sífilis: relatório final do TED n. 54/2017(SEDIS-UFRN, 2024) Cruz, Agnaldo Souza; Dias, Aline de Pinho; Noronha, André Gustavo Gadelha Mavignier de; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Farias, Fernando Lucas de Oliveira; Andrade, Ion Garcia Mascarenhas de; Paiva, Jailton Carlos de; Paiva, Jordana Crislayne de Lima; Lacerda, Juciano de Sousa; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Lima, Leonardo Judson Galvão de; Romão, Manoel Honorio; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio Freire; Santos, Marquiony Marques dos; Oliveira Júnior, Maurício da Silva; Almeida, Milena Cristina Duarte de; Reis, Mônica Karina Santos; Batista, Natalia Araujo do Nascimento; Morais, Philippi Sedir Grilo de; Melo, Ronaldo Silva; Pinto, Talita Katiane de Brito; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros (coord.); Rego, Maria Carmem Freire Diógenes (coord.)O Projeto de Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de atenção para a Resposta Rápida à Sífilis foi desenvolvido no Brasil, de 2018 a 2023, pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan Americana de Saúde. O Projeto “Sífilis Não”, como ficou mais conhecido, deixou um legado científico e tecnológico no Sistema Único de Saúde, articulou ações em todos os estados brasileiros e ainda rompeu barreiras internacionais, por meio de cooperações técnico-científicas com instituições de ensino e pesquisa de Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Moçambique, Angola, Suécia. As atividades foram desenvolvidas em quatro eixos principais, tendo a Vigilância, a Gestão e a Governança, o Cuidado Integral, a Educação e a Comunicação como foco, tanto de pesquisas – teses de doutorado, dissertações de mestrado e diversos artigos publicados em periódicos de reconhecimento internacional, como a Lancet – quanto de ações práticas derivadas de seus estudos aplicados à resposta à sífilis nos estados, municípios e no Distrito Federal. Tivemos avanços significativos na área tecnológica, como a patente internacional para a produção do Duoteste, equipamento que consegue verificar se o paciente está infectado com HIV e sífilis com a mesma amostra de sangue. Estima-se que a patente possa representar uma economia de mais de R$ 850 milhões aos cofres públicos, em poucos anos, caso seja incorporada pelo SUS. O Salus é outro resultado importante deixado pelo “Sífilis Não” para contribuir com o manejo e gestão dos casos. Essa plataforma de monitoramento inteligente de agravos, que é especializada nos protocolos e diretrizes terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, em especial, a sífilis, encontra-se atualmente em utilização por 16 estados e 1.399 municípios, que aderiram de forma voluntária ao sistema. No Salus, esses municípios contam com uma série de ferramentas, que incluem mapas interativos com georreferenciamento em tempo real dos casos de sífilis adquirida, em gestantes, congênita e de crianças expostas monitorados por território: em nível estadual, regional de saúde, município e bairro (para municípios acima de 100 mil habitantes)