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Navegando por Autor "Oliveira, Bruna Miyuki Kasuya de"

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    Dissertação
    Aceitação e uso de ambiente virtual de aprendizagem no contexto de um curso de capacitação para servidores públicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-07-21) Oliveira, Bruna Miyuki Kasuya de; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/4359261207699492; Gomes, Apuena Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Martens, Cristina Dai Prá; ; http://lattes.cnpq.br/3471910853542167; Freitas, Henrique Mello Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/6722335489800535
    Este estudo teve como objetivo verificar como os alunos percebem os fatores que podem influenciá-los a cursar uma capacitação a distância oferecida no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Para tanto, foi utilizado como aporte teórico a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), resultado da integração de oito modelos anteriores que visam explicar o mesmo fenômeno, a aceitação/uso da tecnologia da informação. A abordagem da pesquisa foi do tipo quantitativo-qualitativo. Para consecução do objetivo da pesquisa, foram realizadas cinco entrevistas semi estruturadas e a aplicação de um questionário on-line (websurvey) em uma amostra válida de 101 servidores públicos dispersos em todo território nacional. A técnica utilizada para a análise dos dados quantitativos foi a modelagem de equações estruturais (MEE), por meio do método dos mínimos quadrados parciais por modelagem de caminhos (Partial Least Square Path Modeling PLS-PM) e, para os dados qualitativos, a análise de conteúdo temática. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que, a crença que o servidor público possui no uso do AVA como sendo uma forma de melhorar o desempenho de seu trabalho (expectativa de desempenho) foi determinante para sua intenção de uso que, por sua vez, influenciou o seu uso. Foi confirmado que, no âmbito de uso voluntário da tecnologia, a opinião geral do círculo social do aluno (influência social) não possui efeito em sua intenção em usar o AVA. A expectativa de esforço e as condições facilitadoras não tiveram relação direta com a intenção do uso e uso, respectivamente. No entanto, emergiu das falas dos alunos a opinião particular dos colegas de trabalho, a facilidade de manipular o AVA, a flexibilidade de tempo e local do EaD, a presença do tutor, como sendo importantes em sua intenção de fazer uma capacitação a distância. De posse dos resultados, espera-se que os gestores da capacitação a distância da ENAP voltem suas ações para diminuir o impacto das causas do não uso por aqueles indispostos a adotar voluntariamente o e-learning, e intensificar as potencialidades do EaD para os já usuários
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