Navegando por Autor "Oliveira, Bárbara Sthéphane Caixeta de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Avaliação do sistema de aquaponia como laboratório prático de ciências no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Oliveira, Bárbara Sthéphane Caixeta de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Braz, Regina de Fátima dos Santos; Medeiros, Maria Luisa Quinino deA aquaponia é um sistema que vem ganhando muita credibilidade integrando de forma sinérgica produções aquícolas e hidropônicas e promovendo a reutilização de água e a ciclagem de nutrientes. Objetivando auxiliar a aprendizagem de alunos do ensino fundamental através de uma abordagem prática e multidisciplinar, foram realizadas atividades durante o mês de agosto e setembro de 2019 em uma escola municipal localizada no município de Pureza, RN com a participação de 10 alunos do 4º e 5º ano. Para isso, a metodologia delineada contou com a realização de entrevistas para analisar o conhecimento prévio dos alunos a respeito dos temas a serem abordados, foram ministradas 2 oficinas na escola, onde a primeira teve por tema o funcionamento do sistema e seus principais componentes, os benefícios dos sistema para a saúde e meio ambiente e a importância de se medir parâmetros na aquaponia. Já a segunda teve por tema a importância dos alimentos orgânicos, reuso da água e sustentabilidade na aquaponia. Os resultados confirmam a contribuição do sistema aquapônico para a ampliação do conhecimento dos alunos, a importância e a interdisciplinaridade intrínseca do sistema e a alteração positiva no comportamento dos alunos nos momentos de ensino-aprendizagem. Pode-se concluir também que a diversificação das aulas através do uso do sistema motivou os alunos e fez com que eles interagissem, que os conceitos aplicados referentes a sustentabilidade e meio ambiente foram assimilados de forma positiva a partir da prática realizada.