Navegando por Autor "Oliveira, Ana Catarina Ferreira Cabral"
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Dissertação O adjetivo em gêneros argumentativos no ambiente virtual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-12) Oliveira, Ana Catarina Ferreira Cabral; Silva, José Romerito; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; http://lattes.cnpq.br/2312923434005570; Cunha, Maria Angélica Furtado da; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; Cezario, Maria Maura da Conceição; http://lattes.cnpq.br/7183632335615140; Lucena, Nedja Lima de; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068O adjetivo tem sido tradicionalmente visto como adjunto adnominal, modificando o conteúdo de um substantivo, ou como predicativo, incidindo sobre o sujeito ou sobre o objeto da oração. Embora já existam estudos linguísticos que busquem apresentar outros aspectos dessa classe lexical, entre estes, sua função textual, por exemplo, a maioria limita-se a descrevê-la em seus aspectos morfológicos, sintáticos e/ou semânticos. Diante disso, esta Dissertação tem por objetivo geral analisar o uso do adjetivo como suporte argumentativo em gêneros textuais do ambiente virtual da web, buscando mostrar a influência dessa classe na construção argumentativa do texto. O aporte teórico baseia-se na Linguística Funcional norte-americana (GIVÓN, 1995; BYBEE, 2010, entre outros), adicionando-se a essa estudos sobre argumentação (GRÁCIO, 2010; FIORIN, 2014), face e polidez (GOFFMAN, 1980), o conceito do continuum oralidade e escrituralidade (KOCH; OESTEREICHER, 2013), uma vez que alguns gêneros se apresentam mais próximos da oralidade, embora estejam na forma gráfica, além de estudos específicos sobre o adjetivo (SILVA; PRIA, 2001; SILVA, 2019 e outros). No tocante aos procedimentos metodológicos, este trabalho é de caráter qualitativo-interpretativo com suporte quantitativo, com a finalidade de verificar frequência de uso, regularidades e tendências da realização do adjetivo argumentativo dentro do ambiente analisado. O corpus é formado por textos opinativos, na modalidade escrita, retirados da internet, tendo sido selecionados 6 (seis) gêneros: post, reclamação, comentário do leitor, crítica de filmes, editorial e anúncio. Com este estudo, busca-se abranger certa pluralidade de usos do adjetivo, ainda não analisado nesse contexto, o que pode contribuir também para o ensino dessa categoria linguística.