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Navegando por Autor "Oliveira, Alexsandro Lamarck Duarte"

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    Dissertação
    Aprendizado espacial-temporal em um ambiente complexo sem restrição alimentar em ratos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-20) Oliveira, Alexsandro Lamarck Duarte; Araújo, John Fontenele; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792718J4; ; Ribeiro, Alessandra Mussi; ; http://lattes.cnpq.br/7373640456805525; Costa, Miriam Stela Maris de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/8424747565185682
    O aprendizado espacialtemporal é a capacidade dos organismos em associar espaço e tempo com um estímulo biologicamente relevante, tal como a comida. Experimentos geralmente são feitos com animais em restrição alimentar, devido acreditarse que a ativação do sistema alimentar é necessária para a memória espacialtemporal. Outra linha de pensamento sugere que, em conjunto com a ativação do sistema alimentar, o custo de resposta deve ser aumentado para efetivamente permitirse a discriminação espaçotempo. O propósito desta experiência foi testar se um ambiente complexo, presumivelmente implicando num aumento do custo de resposta, poderia facilitar a associação espaçotempo em animais saciados, utilizando um alimento altamente palatável como recompensa. Nove ratos foram treinados em uma tarefa espacialtemporal por 30 dias nãoconsecutivos. Uma caixa experimental grande (1m x 1m x 0,5m) dividida em quatro compartimentos foi utilizada. Para acessar cada compartimento o animal tinha que vencer uma série de obstáculos, tais como rampas, escadas e labirintos. Dois comedouros localizados em compartimentos opostos forneciam sementes de girassol como recompensa em duas sessões diárias. Um comedouro ofereceu recompensa durante as sessões matutinas enquanto o segundo comedouro ofereceu recompensa durante as sessões vespertinas. Depois do 15º dia de treino, os animais começaram a demonstrar uma preferência pelo comedouro correto na hora correta do dia, expressa tanto pelo aumento na freqüência de visitas quanto na diminuição da latência para acessar o comedouro correto. Estes resultados sugerem que animais saciados também são capazes de aprender uma tarefa espacialtemporal, desde que o contexto experimental seja complexo o bastante para resultar num custo de resposta mais alto
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