Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Alexandre Araújo de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Oliveira, Alexandre Araújo de; Bragato, Marcos
    Sob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Dança e Corpo: aspectos de movimentos do Coco de Zambê no corpo da pessoa idosa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Oliveira, Wannessa do Nascimento; Neto, Leônidas de Oliveira; Vieira, Marcilio de Souza; Oliveira, Alexandre Araújo de
    O presente estudo foi desenvolvido no Projeto Mais Idoso do Centro de Promoção à Saúde da Pessoa Idosa do IFRN - CNAT e investigou dentro das práticas de dança, o coco de zambê permitindo o diálogo entre o cruzamento de percepções e práticas corporais do zambê em corpos na sua maturidade. Esta pesquisa foi desenvolvida com 498 idosos, dentre eles homens e mulheres. Contendo todos os processos da mediação. Desde a contextualização, percepção e ressignificação. No presente trabalho de conclusão de curso, foi realizada uma análise das vivências desenvolvidas no decorrer do projeto sobre o qual observou-se o Coco de Zambê como elemento de auto conhecimento da população desta pesquisa.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Dança e diversidade: relato de experiência na companhia Gira Dança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-01) Vasques, Ana Tereza de Abreu; Porpino, Karenine de Oliveira; Vieira, Marcílio de Souza; Oliveira, Alexandre Araújo de
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre dança e diversidade tendo como foco uma vivência junto a Companhia Gira Dança na cidade de Natal/RN. Trata-se, portanto de um relato de experiência nesta Cia que parte de inquietações da autora acerca da dança em sua relação com os corpos diferenciados. O texto aborda relações entre Dança, diferença e o contexto da Companhia Gira Dança, tendo como principais autores para a discussão Ana Carolina Bezerra Teixeira, Jussara Miller, Karenine de Oliveira Porpino, Lúcia Matos e Marina Mota. Por fim, reflete sobre o dançar com corpos distintos que refletem, interagem e sentem. Dessa forma o texto contribui para se pensar que todos os corpos têm possibilidades de dançar quando um modelo de corpo a ser seguido não é imposto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Mapeamento sentimento-emocional da obra Cinzas ao solo: urdiduras de uma criação em dança
    (2017-02-23) Oliveira, Alexandre Araújo de; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; http://lattes.cnpq.br/2493646028573869; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Guaraldo, Lais; http://lattes.cnpq.br/7170148744222443; Machado, Lara Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8465131534198907
    O texto ora apresentado é resultado de uma pesquisa de cunho teórico-prático A partir da discussão recorrente da atuação das emoções e suas expressões no âmbito da dança cênica ocidental, sobretudo, na contemporaneidade, traz à tona conceitos advindos das ciências cognitivas sobre emoção, sentimento, e sentimentos emocionais, abordados por estudiosos como António Damásio (2011) e Paul Ekman (2011). Tem por objetivo apontar como o entendimento proposto por esses autores pode configurar a construção de obras de dança contemporânea e discutir possìveis ferramentas de recuperação de estados emocionais para a performance da obra investigada por meio de mapeamentos dos sentimentos de emoções. Esta pesquisa tem como metodologia a análise qualitativa e processual da criação do Cinzas ao Solo, obra solìstica apresentada pelo autor. O texto está disposto da seguinte maneira: um primeiro capìtulo introdutório ao tema das emoções e sentimentos tratados nas artes da cena, mais especificamente na dança, com base nos olhares lançados às próprias emoções e sentimentos por pesquisadores das ciências da mente. Em seguida, é apresentado o objeto da pesquisa: A investigação no modo como as emoções e não somente suas expressões operaram em um processo de criação em dança. Logo, é exposto o caminho metodológico que percorremos ao longo do escrito para, só então, serem anunciados os conceitos de emoções e sentimentos de modo mais aprofundados e já operacionalizados no capìtulo II. No último capìtulo é descrito como o jogo das emoções se deu durante a criação da obra Cinzas ao Solo, o que compreende os momentos de Respiro, que são os instantes finais nos quais há as apresentações públicas da obra em estudo. Por fim, trazemos as considerações finais, tecidas junto a reflexão gerada pela totalidade da experiência da pesquisa artìstico-acadêmico. Nosso desejo é que esse trajeto escrito possa contribuir para o laborar e refletir de outros artistas, uma vez que tentamos, durante o percurso investigativo, destramar alguns dos aspectos que consideramos mais importantes na feitura da dança cênica: as emoções e os sentimentos. o percurso analìtico e reflexivo da urdidura da peça nos mostrou que as ferramentas de mapeamento sentimento-emocional se mostraram eficazes ao performar do bailarino. os estados de ânimo conseguiram ser recuperados, atualizados no presente para um viver-dança inteiro e presentificado, que favorece o velejar nas paisagens infindáveis da criação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Processos coreográficos e repertórios corporais: relatos de experiência em dança de um corpo híbrido
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Silva, Rodrigo Carlos da; 2272256149121710; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Oliveira, Alexandre Araújo de; Vieira, Marcilio de Souza; 7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271
    O trabalho ora apresentado versa sobre uma discussão acerca de processos coreográficos vivenciados pelo autor durante o Curso de Licenciatura em Dança e em outros espaços de experimentação artística da dança. O memorial teve como objetivos relatar trajetórias advindas de percursos criativos e discutiu atravessamentos de técnicas diversas de dança em possíveis configurações de um corpo híbrido. Temos como trajeto metodológico relatos de experiências vivenciadas na Gaya Dança Contemporânea, na Cia. Urban Shouts e no Brazil Dance Camp , pondo em diálogo as reflexões dos autores AGUIAR (2007), NUNES (2020), entre outros. O corpo quando passa por múltiplas indicações técnicas e estéticas, amplia seu repertório de movimentos na dança, adquire um nível de maestria em sua performance e expande a consciência corporal, que se aflora fazendo com que a atenção fique bem mais aguçada, assim por dizer, a pele que agora é porosa ganha um mecanismo sensorial muito mais perceptível. Desse modo, o intérprete vive um corpo híbrido, interseccionado por variadas referências.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM