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Navegando por Autor "Oliveira, Airan dos Santos Borges de"

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    Dissertação
    A África na Geografia de Estrabão: a construção de paisagens egípcias, etíopes e líbias no Império Romano - volume I
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-02) Ribeiro, Alaide Matias; Vasques, Marcia Severina; https://orcid.org/0000-0002-3633-143X; http://lattes.cnpq.br/2044586970276129; https://orcid.org/0000-0002-5320-3958; http://lattes.cnpq.br/5472008719409280; Oliveira, Airan dos Santos Borges de; https://orcid.org/0000-0002-5090-9787; http://lattes.cnpq.br/1337420835014603; Clímaco, Joana Campos; Baptista, Lyvia Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-5887-7831; http://lattes.cnpq.br/1774502381871781
    Nesta dissertação investigamos uma descrição produzida no início do Império Romano intitulada Geografia de Estrabão (64 a.C. – 24 d.C.). Analisamos a construção espacial apresentada no décimo sétimo e último livro da obra, recorte em que o Egito, a Etiópia e a Líbia, os quais constituíam a terceira parte do orbe habitado na Antiguidade, isto é, a África, são descritos. Utilizando como fundamentação teórica a ideia de paisagem e mundo-tempo de Timothy Ingold (2000; 2015) e optando por traduzir khora (τῆς χώρας) como território, identificamos expressões discursivas e elementos caracterizadores dos territórios que possibilitaram a identificação de paisagens egípcias, etíopes e líbias no discurso. Destarte, realizamos a crítica histórica da Geografia e submetemos o livro XVII à análise categorial proposta a partir da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011). Portanto, argumentamos que Estrabão apresenta uma determinada África antiga dentre as várias produzidas por autores ao longo do Império Romano.
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    Dissertação
    Baú de memórias: as leituras do "O nordeste brasileiro" em Ibiara, sertão paraibano (1967-1980)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-25) Beserra, Lilian de Lima; Oliveira, Airan dos Santos Borges de; https://orcid.org/0000-0002-5090-9787; http://lattes.cnpq.br/1337420835014603; http://lattes.cnpq.br/8455544732542039; Andrade, Joel Carlos de Souza; https://orcid.org/0000-0003-2141-0212; http://lattes.cnpq.br/6752728114568336; Melo, Rosilene Alves de
    Esta pesquisa teve como finalidade analisar as práticas de leitura relacionadas ao almanaque de feira O Nordeste Brasileiro, na cidade de Ibiara, sertão da Paraíba, no período compreendido entre 1967 e 1980. O Nordeste Brasileiro é um folheto anual montado com previsões para o inverno, indicações para plantações e ervas medicinais, prognósticos envolvendo a Astrologia, horóscopo, propagandas, calendário, circulando entre as décadas de 1940 até início do século XXI pelo Nordeste do Brasil. Ibiara foi palco de vendas deste folheto e dos leitores e das leituras sobre o tempo e o destino no sertão. Compreendendo esse sertão como um espaço de construção de narrativas e com manifestações culturais singulares que caracterizam o viver ibiarense. As leituras feitas no(s) Sertão(ões) representam um modo de vida e definem como os sujeitos compreendem e lidam com o Universo. Através da análise da estrutura e conteúdo deste folheto foi possível identificar as tramas envolvidas no processo de elaboração e como cada detalhe particulariza este almanaque. Tendo como seu autor o pernambucano Manoel Luiz dos Santos, identificou-se também um autorreconhecimento deste personagem como profeta do sertão. Os conceitos teóricos abordados têm como base os escritos de Roger Chartier (1999), compreendendo o livro enquanto uma produção social e cultural, como também entendendo o almanaque de feira enquanto um elemento da Literatura de Cordel, diante do seu formato, as maneiras de produção, edição, divulgação, os espaços de circulação e o seu público leitor (ALMEIDA, 2019).
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    Dissertação
    Do sonho à realidade: a construção do Açude Sabugi (1958-1966)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-30) Mariz, Monielle Medeiros; Oliveira, Airan dos Santos Borges de; Lima, Jailma Maria de; 597.547.884-72; http://lattes.cnpq.br/7070010288416835; http://lattes.cnpq.br/1337420835014603; http://lattes.cnpq.br/4899127330436812; Andrade, Juciene Batista Felix; http://lattes.cnpq.br/9746207094429740; Cândido, Tyrone Apollo Pontes; http://lattes.cnpq.br/1087699078002007
    A nossa pesquisa, intitulada DO SONHO À REALIDADE: O AÇUDE SABUGI (1958 – 1966), tem como problemática compreender como a população sabugiense recebeu a construção do açude Sabugi, como essa obra foi significada pela população local, então para essa análise, trabalhamos com o recorte temporal de 1958 (ano em que foi solicitada a construção do açude) a 1966 (ano que o açude foi inaugurado). Para respondermos a essa questão, utilizaremos um acervo documental bastante heterogêneo, que abarca diferentes tipologias: textuais (cartas, avaliações de terra, jornais, procurações, tabelas de preços para desapropriação); iconográficas (06 fotografias relacionadas à construção do açude) e audiovisuais (vídeo da inauguração do açude Sabugi). Além destas, utilizou-se a técnica da entrevista. Sobre a metodologia e estudo dessas fontes, catalogamos as fontes, classificando-as por temáticas e tipologias; foram cruzados os dados encontrados nas diferentes fontes; produzimos tabelas e ponderações sobre a historicidade e produção dos jornais utilizados na pesquisa.
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    Dissertação
    Entre o poder imperial romano e as elites sociais provinciais: estudo sobre os Iulius, Aemilius e Cornelius em Augusta Emérita (I séc. a.C. ao II séc. d.C.)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-12) Silva, Pedro Gabriel dos Santos; Vasques, Márcia Severina; https://orcid.org/0000-0002-3633-143X; http://lattes.cnpq.br/2044586970276129; http://lattes.cnpq.br/5361335770730974; Baptista, Lyvia Vasconcelos; Oliveira, Airan dos Santos Borges de; Porto, Vagner Carvalheiro
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a prática de produção epigráfica vinculada às elites sociais emeritenses como um hábito introduzido na região provincial a partir do contato com o Império Romano, no estabelecimento de redes de trocas, confrontos culturais e sociais que dão forma e moldam o espaço social e memorial de Augusta Emérita enquanto capital provincial da Lusitânia. Entre o I século a.C. e o II século d.C., observamos o crescimento progressivo da produção epigráfica vinculada a grupos específicos da elite emeritense que, de alguma forma, estão envolvidos na dinâmica provincial, possuem cidadania latina e localizam-se em meio a reprodução e adaptação de práticas culturais que moldam as relações de Emérita com o Império através da adoção do hábito epigráfico. Neste meio, propomos a análise do conjunto epigráfico emeritense vinculado às gens dos Iulius, Cornelius e Aemilius, entre as epígrafes votivas, funerárias e, em menor medida, imperiais, para compreender e problematizar novas formas de entender o Imperium como uma construção histórica, em que os textos/monumentos epigráficos servem de indicadores de como as redes de costumes compartilhados pelas elites do Império preenchem os espaços de memória e constituem uma cultura viva de representação social e preservação da genealogia familiar, frente às negociações com a dominação romana. Para tanto, pretendemos, metodologicamente, analisar à epigrafia emeritense a partir de duas ênfases: (1) como um fator ligado a nova gestão do espaço e a introdução do direito latino como regulador do processo de integração; por conseguinte (2) em um contexto conjuntural de práticas globais – no sentido de ser e existir no Império – no qual, o monumento epigráfico assume-se como um contrapoder, evocando a imagem de uma memória de uma identidade que não se quer perder, que não hesita em se fazer presente, em um meio artificialmente do espaço criado.
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    Dissertação
    Imagens funerárias cristãs: mídias de identidade religiosa e memória cultural na Roma Tardia (séc. III-IV)
    (2019-09-26) Avelino, Francimagda Almeida; Baptista, Lyvia Vasconcelos; ; ; Oliveira, Airan dos Santos Borges de; ; Silva, Gilvan Ventura da; ; Vasques, Márcia Severina;
    O desenvolvimento do cristianismo foi um processo marcado por encontros culturais e assimilações que, gradativamente, promoveram a formação identitária da religião, tendo essas condições manifestado-se através de produções imagéticas articuladas às experiências espaciais. Partindo dos pressupostos da historiografia cultural, bem como das contribuições dos estudos visuais, esta dissertação desenvolve uma análise de um conjunto de imagens cristãs, produzidas entre os séculos III e IV em catacumbas da cidade de Roma, como mídias de identificação religiosa e de memória cultural. Em um primeiro momento, buscamos contextualizar o desenvolvimento do cristianismo e, portanto, discutimos a respeito das origens judaica e gentílica da crença. Em seguida, tratamos sobre as experiências espaciais dos cristãos nos ambientes funerários onde as imagens foram produzidas, dando ênfase aos cruzamentos culturais atuantes nessas relações. E, por fim, analisamos as imagens cristãs focando em seus temas, significados, inserção nos debates bíblico e teológico e articulação espacial. Nesse movimento, apreciamos tais imagens em três tipos de relação: articuladas ao espaço e ao tempo; vinculadas aos princípios cristãos e inseridas em uma contiguidade histórica.
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    Dissertação
    Projeto Baixo-Açu: uma análise sobre o discurso de modernidade no sertão potiguar (1975-1985)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-19) Brito, Maiara Brenda Rodrigues de; Oliveira, Airan dos Santos Borges de; https://orcid.org/0000-0002-5090-9787; http://lattes.cnpq.br/1337420835014603; https://orcid.org/0000-0003-3708-6533; http://lattes.cnpq.br/7133786165805891; Andrade, Juciene Batista Felix; https://orcid.org/0000-0002-4590-2951; http://lattes.cnpq.br/9746207094429740; Santos, Jovelina Silva
    O presente trabalho se debruça sobre o Projeto Baixo-Açu, obra hídrica direcionada para o Vale do Açu (RN) durante a década de 1970. O intuito da intervenção era potencializar a produtividade das terras, inseri-la no mercado industrial, enfrentar os problemas relacionados a enchentes e estiagens que atacavam a região. Para enfrentar as adversidades, o Estado implementou um conjunto de ações consideradas modernas e que tiveram como respaldo o discurso de engenheiros e técnicos, o que pode ser caracterizado como uma modernização autoritária. O trabalho versa sobre as análises dos discursos políticos, técnicos e jornalísticos entre 1975 e 1985, os quais defenderam a modernidade para o Vale por meio do Projeto Baixo Açu. O estudo permitiu entender como os agentes do poder atuavam na defesa do projeto e como a ideia de modernidade era utilizada para fortalecer a concepção de progresso e salvação. O deslocamento da cidade de São Rafael, assim como a sua nova estrutura urbana também foi analisada a partir dos discursos que enalteciam a ideia de modernizar o sertão. A investigação também recuperou as considerações sobre as manifestações sociais durante a implementação da obra, e constatou perseguição política às lideranças sindicais, eclesiásticas e docentes. Este estudo faz uso do periódico Diário de Natal (1975 - 1979); materiais emitidos pelo Departamento da Polícia Federal - Superintendência Regional do Rio Grande do Norte; Ministério da Aeronáutica; Serviço Nacional de Informações; relatório e Panfleto de Propaganda do DNOCS e, também, se baseia em correspondências direcionadas ao Bispo Dom Heitor e discurso do político Moacyr Duarte. A narrativa ampara-se nos conceitos: sertão, modernidade, modernização e discurso.
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    Livro
    Sertões em debate 1: historiografia, literatura e sociedade
    (PPGHC-UFRN, 2022-01-01) Oliveira, Airan dos Santos Borges de; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de
    A Coleção Sertões em Debate abriga produções científicas oriundas da programação sênior da Jornada Nacional de História dos Sertões, evento anual do Programa de Pós-Graduação em História do CERES, com área de concentração em História dos Sertões (PPGHC-UFRN). No volume 1, sob organização dos professores Airan Oliveira e Helder Macedo, os temas orbitam entre os eixos da historiografia, da literatura e da sociedade.
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    Dissertação
    A vida para além da morte: o mundo dos mortos na narrativa do canto VI da Eneida
    (2019-08-28) Câmara, Matheus Breno Pinto da; Vasques, Márcia Severina; ; ; Oliveira, Airan dos Santos Borges de; ; Baptista, Lyvia Vasconcelos; ; Mota, Thiago Eustáquio Araújo;
    A obra de Virgílio tem sido analisada por incontáveis historiadores. Seu livro mais notável, a Eneida, é um marco fundamental na literatura latina na qual é conhecida como Era de Ouro dos poetas. Entretanto, para além da sua função na literatura, a Eneida também nos apresenta importantes concepções quanto à cultura, política e a religião romana do século I a.C. A presente dissertação busca analisar o espaço habitado pelos mortos no Canto VI da Eneida, entendendo a função deste para a narrativa e sua relação com o imaginário romano acerca da morte. Nosso objetivo é analisar como Virgílio constrói esse espaço imaginário a partir de elementos narrativos e alinha a viagem de Eneias pelo Orco com a cultura mortuária romana no século I a.C. As práticas funerárias romanas também são objeto de estudo para consolidação dessa análise. A metodologia utilizada para o presente trabalho se faz tendo como base a análise de discurso, mais especificamente o método de totalidades narrativas, para o qual toda narrativa gira em volta de um tema central e que os versos e parágrafos de um texto alimentam e reforçam essa concepção. A partir disso, cria-se as bases lógicas da narrativa que são construídas para atender ao enredo e desfecho da história. O autor então espelha-se no real e desenha os elementos que seguem uma linha narrativa lógica para criação de sua história.
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