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Dissertação A autodireção como experiência criativa do ator(2019-03-01) Holanda, George Rocha; Lewinsohn, Ana Caldas; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Almeida, Verônica Fabrini Machado de;Esta pesquisa tem como objeto a autodireção num trabalho solo. O estudo parte de processos criativos para investigar modos de se dirigir, o papel do ator e do diretor, bem como a dinâmica de quem cria ocupando ao mesmo tempo a direção e a atuação. O trabalho também analisa a posição do performer quanto à sua autonomia criativa, a relação do teatro de grupo e a criação do palhaço. Foram realizadas entrevistas com quatro atoresdiretores que passaram pela recente experiência da autodireção: Georgette Fadel (SP), Nena Inoue (PR), Matteo Bonfitto (SP) e Michel Melamed (RJ). As entrevistas foram utilizadas para a análise dos modos de autodireção e delas foram extraídos pontos de discussão sobre o tema. Serviram de base teórica para o trabalho as obras de autores como Anne Bogart (2011), Peter Brook (2002), Antônio Araújo (2011) e David Mamet (2014), Matteo Bonfitto (2002, 2013), Cassiano Sidow Quilici (2015), Sophie Proust (2006), Fayga Ostrower (2014), entre outros. Destaque-se ainda a utilização do método cartográfico – em face da intervenção do pesquisador no processo e de aquele investigar a autodireção durante uma experiência de criação –, bem como a escrita por meio de ensaios.TCC Breve relato sobre a formação de uma atriz-professora: cartas para a minha avó, minha flor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Silva, Andreza Paulino da; Oliveira, Adriano Moraes de; Lacerda, Luciana Melo de; Lemos, Surama Sulamita Rodrigues deO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a presença de minha avó, Dona Creuza, uma benzedeira que me inspira, na minha trajetória de formação não apenas como atriz-professora, mas como uma pessoa que tem raízes no interior. O trabalho em si é um memorial e organizado em duas partes. A primeira reúne um conjunto de cartas que são endereçadas à minha avó e a segunda parte é uma breve reflexão sobre a presença dela na minha formação.Dissertação A buchada de dramaturgia e o tutano da escritura cênica: sobre a produção de uma dramaturgia, sua observação e seus distintos engendramentos(2019-12-13) Almeida, Railson Gomes; Carrico, André; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Sanches, João Alberto Lima;A presente pesquisa pretende refletir acerca de elementos da dramaturgia contemporânea, partindo de um estudo teórico e da produção de um experimento dramatúrgico. Essa utilizou diferentes referências de ordem técnica e sensível, principalmente, um levantamento teórico sobre a obra de Jean-Pierre Sarrazac Poética do Drama Moderno (2017), buscando o conceito de drama-da-vida, a perspectiva do autor sobre o drama contemporâneo. Em seguida, um experimento dramatúrgico foi produzido (A natureza da cebola roxa) como exercício de escrita de um drama contemporâneo. Por fim, são apresentadas as reflexões dessa pesquisa: uma análise do processo criação dessa escrita; uma observação da obra em suas convergências e divergências com o estudo sarrazaqueano e outros teóricos; e alguns apontamentos sobre o processo de construção da pesquisa e seus prováveis encaminhamentos. Finalmente, uma formulação de possíveis metáforas sobre a dramaturgia contemporânea em geral, aproximando pratos tradicionais do nordeste, a buchada e o tutano, do texto dramático.Dissertação A Companhia Traquejo e o teatro no sertão do Araripe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-27) Bento, João Lucas Silva; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/3011116842359668; Lopes, Melissa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Dip, Nerina RaquelA presente pesquisa tem como tema principal as atividades da Companhia Traquejo, grupo de teatro com sede na cidade de Exú, PE. Busca-se apresentar o funcionamento da própria companhia e, com isso, evidenciar possibilidades para a profissionalização do teatro. O objetivo da investigação é o de discutir e compartilhar o caminho da Cia Teatro e Dança Traquejo. Importante salientar que o pesquisador é também membro fundador da Traquejo e, por conta disso, a metodologia de pesquisa utilizada faz referência aos estudos autobiográficos e histórias de vida. Espera-se que a pesquisa possa ser útil àqueles que queiram optar pelo gratificante caminho da profissionalização teatral através da gestão, pois uma das principais contribuições da presente pesquisa para o campo teatral é auxiliar a estudantes da área de Artes Cênica a buscarem a possível e árdua construção e manutenção de um grupo de teatro, alinhado à sua realidade de inserção social. Essa expectativa também visa colaborar para a criação, discussão e compartilhamento de estratégias possíveis de sustentabilidade de coletivos artísticos do interior brasileiro.Dissertação Depois do (Abismo) relato autobiográfico de uma artista de teatro da cidade de João Pessoa-PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Oliveira, Ana Paula Valentim de; Oliveira, Adriano Moraes de; https://orcid.org/0000-0002-2191-9353; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/1019205817332749; Lima, Duilio Pereira da Cunha; Lopes, Melissa dos SantosA presente pesquisa tem por objetivo investigar o meu percurso profissional como atriz de teatro na cidade de João Pessoa. Adotando os estudos autobiográficos e histórias de vida como inspiração teórico-metodológicos, busco investigar como as experiências enquanto pessoa nascida e criada na periferia da capital da Paraíba me constituiu até o [ABISMO], processo criativo que considero o mais impactante de minha trajetória. Em termos de pesquisa, apresento o meu trajeto até o processo de montagem do espetáculo [ABISMO]. Essa decisão de pesquisa se deve à problemática que a norteia e tem a ver com a tentativa de compreender quais as inquietações que surgiram a partir da experiência poético-estética que, para mim, se tornou abismal num sentido de que o processo [ABISMO] tem cumprido um papel central no meu modo de ser artista de teatro. Por se tratar de uma pesquisa em que a narrativa pessoal é também o principal objeto de investigação, ela pode servir como contribuição à reflexão de artistas em suas aventuras na cena teatral.Dissertação Um documento em obra: memórias de um afeto(2019-07-30) Sousa, Hyago Pinheiro da Silva; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Luna, Fernando Antônio Abath;O presente trabalho propõe descrever e discutir um processo de criação, que se configura a partir da seleção e investigação de documentos comprobatórios da vida e morte de uma jovem adolescente. Os documentos foram registrados em cartas, diários, fotografias e relatos. As memórias documentadas nesses diversos materiais arquivados e das lembranças atravessadas por afetos são a base dramatúrgica deste compor. O processo criativo hibridiza a linguagem do teatro e da dança entendendo a importância de se pensar a arte na contemporaneidade. A reflexão teórica se dá através do resultado da prática cênica e dialoga com autores que discutem sobre memória e processos criativos nas artes da cena tais como Salles (2006), Izquierdo (2012), Fabrini (2013) dentre outros. Pudemos perceber ao longo dos laboratórios e da escrita textual que trabalhar com a história real não é somente um impulso, se torna uma necessidade, pois encontrar no outro a nossa história nos move enquanto artistas. O processo criativo suscita questões e o lidar com escolhas, com sensações diversas entre frustações e prazeres, somas e perdas, que entrelaçam o nosso mundo individual e o coletivo. A pesquisa se faz importante para a área de conhecimento da arte ao destacar o documentar em cena como propulsor da criação. Espera-se contribuir com um material para a formação de atores, diretores e pesquisadores interessados num fazer e pensar nas artes cênicas que não dissocie a construção artística da vida sócio-afetiva do artistapesquisador.Dissertação Entre camadas: processos de criação em procedimentos de instaurações cênicas(2019-07-30) Medeiros, Ewerton Emanoel Fernandes de; Salles, Nara Graça; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;Esta pesquisa tem o intuito de investigar as dinâmicas provenientes do entrecruzamento das linguagens artísticas imbricadas em processos criativos intertextuais. Trata-se de uma abordagem qualitativa que envolve os paradoxos da criação artística na contemporaneidade com seus acontecimentos simultâneos em um percurso prático e teórico, permeando intensamente as ambiguidades e imbricações arte/vida. As Instaurações Cênicas criadas pelo CRUOR Arte Contemporânea em Residência Artística no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado configuram-se como objetos de estudos e análise da criação no campo das Artes Cênicas. Introduzo a escrita dessa dissertação narrando trechos da minha vida, que me constituem enquanto artista e pesquisador. No qual menciono produções importantes do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares/NACE e da sua coligação de práticas de cena: CRUOR Arte Contemporânea. Explico o conceito de “Instauração Cênica” utilizado como procedimento metodológico criativo para a realização das práticas de cena desta pesquisa, termo este criado pela Profa. Dra. Nara Salles em sua tese de doutoramento intitulada “Sentidos: uma instauração cênica – Processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud” no ano de 2004. No primeiro capítulo abordo temas da arte e da cena contemporânea em um ambiente manicomial. O segundo capítulo relata o processo de criação das Instaurações Cênicas desAMPARO, De Aniversário e ÁGUA. Finalizo o texto propondo nos Aspectos (in)Conclusivos desdobramentos para esta pesquisa ao refletir a ressemantização da escrita corporal pelos processos vestimentares e da pele.TCC Fuligem: performance negra na cena contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-30) Azevedo Neto, João Francisco de; Ciotti, Naira Neide; Ciotti, Naira Neide; Oliveira, Adriano Moraes de; Ferreira, Ayrson Heráclito NovatoEste trabalho propõe abordar a performance preta na cena contemporânea a partir da performance intitulada, com o objetivo de refletir de uma forma crítica sobre a situação do corpo preto na contemporaneidade. O processo artístico partiu de uma pesquisa biográfica realizada no laboratório de Performance e Teatro Performativo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABPerformance-UFRN). Nesse sentido, usei um repertório auto biográfico de composição para escrever esta monografia. Por tanto, esta monografia apresenta uma arte politicamente engajada para denunciar a situação de trabalho dos Bóias-frias que vivem em condições análogas à escravidão. Com isso, ao procurar o material para esta monografia, realizei visitas de campo na Usina São Francisco em Ceará-Mirim, RN, e entrevistas documentais. Em seguida, construí um processo artístico em Arte performance que envolveu várias etapas: criação de fragmentos cênicos, foto performances e vídeo performances.TCC ILHA DO MEDO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO SIMBOLISMO EM SCORSESE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Siqueira, João Gabriel Sotero; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; http://lattes.cnpq.br/2066778024904474; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626O longa-metragem, Ilha do Medo, estreou nos cinemas em 2010, traduzindo o romance escrito por Dennis Lehane em 2003, Shutter Island. Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a história do detetive Teddy Daniels, interpretado por Leonardo DiCaprio, no Hospital de Ashecliffe para Criminalmente Insanos. Após detectar traços potencialmente simbolistas no longa, este estudo realizou um levantamento de material bibliográfico sobre a origem e principais obras do movimento, com o objetivo de identificar e discutir criticamente as características simbolistas no filme de Scorsese. Os estudos de Álvaro Cardoso Gomes (1994), Elisana de Carli (2013) e Maria Thereza Azevedo (2011) foram utilizados como base para a análise, que se debruçou principalmente na peça A Intrusa (1890), do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, para identificar paralelismos com Ilha do Medo.TCC Imaginário e ludicidade na prática pedagógica do teatro: memórias de um processo em construção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Bruna Gabrielly Lira da; Oliveira, Adriano Moraes de; https://lattes.cnpq.br/2973092268493473; Antas, Alexandre Augusto de Jesus; Melo, Eduardo Augusto Martins deEste memorial tem como objetivo relatar o processo de surgimento e construção da oficina de jogos teatrais “Imaginário e Ludicidade: Um Processo em Construção", elaborada por mim, no terreno produtivo da Licenciatura em Teatro, na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Pretendo levantar reflexões acerca das potencialidades existentes na ludicidade presente na linguagem teatral, apresentando algumas reflexões sobre o potencial dos jogos teatrais como metodologia que estimula ludicamente o imaginário. Para tanto, usarei como recorte principal as oficinas realizadas na Escola Estadual em Tempo Integral Francisco de Assis Bittencourt, em João Câmara-RN, que foi onde a pesquisa se desenvolveu em sua forma prática. Em torno da experiência lúdica, pretendo efetuar reflexões investigativas, compreendendo-a como um meio que possibilita a construção de imaginários e significações que emergem de um processo criativo por meio do teatro. Apresento uma prática pedagógica do teatro com ênfase nos jogos que promovem o exercício da imaginação para demonstrar como o jogo teatral é um importante aliado no encontro com o imaginário, por ser um meio lúdico que mobiliza indivíduos de diferentes idades.TCC IMAGINÁRIOS DA PRODUÇÃO TEATRAL: DA IDEIA À ELABORAÇÃO DO PROJETO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Neto, Manoel Lourenço Maia; Oliveira, Adriano Moraes de; https://orcid.org/0000-0002-2191-9353; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/7404018062423959; Lopes, Melissa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Silva, Keila Fonseca e; http://orcid.org/0000-0002-5714-9565; http://lattes.cnpq.br/3556323653105782O trabalho "Imaginários da Produção Teatral: Da ideia à elaboração do projeto" explora a produção teatral como área essencial, mas subestimada, nos cursos acadêmicos, com foco na Licenciatura em Teatro da UFRN. A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, fundamentada em autores como Mario Osorio Marques (2006) e David Roselló Cerezuela (2015), para investigar os imaginários dos discentes sobre a produção teatral. Identificando a falta de debate e formação na área, limitada a uma única disciplina optativa na grade curricular do curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, o autor promoveu uma oficina temática, com três encontros, que abordou desde a concepção de ideias até o planejamento e a viabilização de projetos por meio de leis de incentivo. O estudo propõe maior integração do tema no currículo acadêmico, buscando qualificar os discentes e fomentar o debate sobre a relevância da produção teatral no contexto cultural do Rio Grande do Norte.Dissertação Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador(2019-07-26) Santos, Adriano Marinho dos; Salles, Nara Graça; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;A dissertação versa sobre uma investigação dos processos de criação e execução da iluminação cênica nos grupos Cruor Arte Contemporânea, Arkhétypos Grupo de Teatro e Gaya Cia de Dança. Essa pesquisa pretendeu compreender como ocorre o processo de criação nos grupos e a participação dos discentes que o integram relacionando suas práticas nos grupos às disciplinas de iluminação, as quais cursaram; por entender que esses integrantes são parte fundamental na criação dos espetáculos dos referidos grupos. Escolhemos um trabalho artístico de cada um, a saber: Carmim (Cruor), Santa Cruz do Não Sei (Arkhétypos) e Almar (Gaya) para analisar de forma descritiva o processo de criação da luz e como se deu esse processo do ponto de vista participativo. Para essa discussão, nos fundamentamos principalmente nos textos dos seguintes autores: Fayga Ostrower (2014), Ronaldo Costa (2009), Valmir Perez (2007). Este estudo tem relação direta com a prática de trabalho do autor. Assim, se faz necessária uma explanação sobre minha formação na área para uma melhor compreensão do desejo por este objeto de estudo e o recorte dado. Portanto, introduziremos a pesquisa falando sobre a metodologia utilizada na pesquisa e apresentaremos o Laboratório de Iluminação Cênica do Departamento de Artes, após isso, faremos um relato sobre a prática discente e apresentaremos os grupos investigados e o processo de criação utilizado por cada um no trabalho selecionado, por fim, enfatizamos a importância da formação dos discentes através de sua participação nos grupos. Apesar de a ênfase ser no processo de criação da luz, o mesmo vale para os demais elementos cênicos, pois a carência de formação profissional nessas áreas ainda é acentuada. Destacamos que os grupos de acadêmicos no DEART são importantes espaços de formação complementar dos discentes das graduações.TCC Uma jornada entre o coletivo, o prazer do fazer teatral e o ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12) Rodrigues, Mario Rubens dos Santos; Lewinsohn, Ana Caldas; Oliveira, Adriano Moraes de; Santos, Lenilton Teixeira dosEste memorial relata minha trajetória nas Artes Cênicas entre os anos de 2008 e 2018, contemplando três áreas: a passagem por grupos de teatro de Areia Branca (RN) e Natal (RN), tanto na esfera amadora quanto na profissional; as experiências mais significativas dentro do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN; e por fim, minhas experiências como docente, obtidas durante o período de graduação dentro e fora da universidade. Enquanto artista e docente em formação, narro de forma particular o que contribuiu para o meu trabalho, refletindo sobre cada experiência a partir dos conhecimentos obtidos dentro da Licenciatura em Teatro.Artigo Manifestações do teatro no Rio Grande do Norte: quatro comunidades e suas teatralidades(Universidade Estadual de Campinas, 2021-07-16) Oliveira, Adriano Moraes de; Melo, Eduardo Augusto Martins de; Gomes, Quemuel Costa; Guerra, Pedro Samuel de MedeirosEste artigo apresenta quatro cenários distintos de manifestações teatrais do Rio Grande do Norte (RN). Escrito por pesquisadores que integram uma base de pesquisa sobre teatro de grupo na UFRN, busca-se pensar a relação entre o teatro e a comunidade a partir das seguintes perspectivas: o teatro e a universidade, as teatralidades da cena popular, o teatro de grupo e o teatro em contexto escolar.Dissertação Mara(catucando) questões raciais: um cortejo em homenagem à cultura negra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Nogueira, Amanda de Souza; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; http://lattes.cnpq.br/7740230378673548; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; Oliveira, Victor Hugo Neves deA dissertação em questão é um cortejo de maracatu no caminhar que enaltece a cultura negra. Propõe oficinas intituladas Maracatucar, em uma perspectiva de “catucar” (chamar a atenção) das bailarinas da turma de dança contemporânea da Escola de Balé Sonhos e você, caro leitor e cara leitora, sobre as questões raciais, além de provocar o fortalecimento das culturas negras, gerando, portanto, uma discussão em torno do maracatu enquanto movimento de luta negra, enquanto uma dança popular afro-brasileira, bastante presente, aliás, na nossa cultura nordestina. O estudo visa ressaltar as possibilidades (no que diz respeito aos processos de criação), existentes nos estudos do campo da dança, na procura de um reconhecimento sobre ser um corpo negro na sociedade e como isso reflete no contexto social. Ademais, está presente o intuito de estudar e mostrar, nesse cortejo, os elementos do maracatu para compreender e valorizar sua religiosidade, sua estética da dança e a identidade de uma comunidade negra - que sofre diariamente discriminação. Há, portanto, o propósito de iniciar uma reflexão acerca da identidade cultural afro-brasileira. No que tange à metodologia, o trabalho é de natureza narrativa-descritiva, de abordagem qualitativa. Pretende-se, pois, problematizar questões raciais, por meio da experimentação e da criação, levando à reflexão sobre o maracatu, expressão cultural pernambucana, esta que ecoa em si a luta do povo negro.TCC Memorial de um trajeto formativo em teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Santos, Edna Cristina Pedro dos; Oliveira, Adriano Moraes de; Oliveira, Adriano Moraes de; Lemos, Surama Sulamita Rodrigues de; Melo, Eduardo Augusto Martins deO presente memorial tem por objetivo apresentar o trajeto formativo que desenvolvi no Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Reavivar minhas memórias em relação às aprendizagens que desenvolvi na graduação em teatro e ter consciência de meu percurso discente. O que se buscou com essa pesquisa, foi evidenciar que os trajetos formativos são únicos, e que mesmo estando amparados em uma só organização curricular, os caminhos de aprendizagens são diversos quanto são as pessoas.TCC Memórias de desamparo: relatos de uma instauração cênica no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Santos, Emisandra Helena Ribeiro dos; Oliveira, Adriano Moraes de; Guimarães, Ewerton Emanuel Fernandes; Melo, Eduardo Augusto Martins deO presente TCC é um memorial sobre desAMPARO, um processo de instauração cênica, que a autora desenvolveu junto ao CRUOR Arte Contemporânea, uma coligação propositora de arte e cultura, numa perspectiva pós-dramática, pertencente ao Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares (NACE). A ideia de construção de um memorial sugere a reorganização da experiência de forma a compreender melhor cada um dos passos na construção desse trabalho e suas contribuições na formação da mulher, atriz e professora de teatro.TCC Memórias manifestas de um artista: a gestação, o parto e os primeiros passos do Grupo Asavessa de Teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Dantas, Thalyson Rodrigo de Oliveira; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; Lopes, Melissa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Silva, Sebastião de Sales; https://orcid.org/0000-0002-7070-3364; 7250080468263829Este memorial, por meio de memórias manifestas, tem como objetivo central relatar, contar e recriar as memórias do artista e ator-brincante, Caju Dantas, acerca da história do Grupo Asavessa de Teatro, de Natal – RN, do período de gestação ao parto e os seus primeiros passos. Neste trabalho, serão abordadas as experiências desse grupo de teatro, com o intuito de reforçar e afirmar a importância do teatro de grupo, pois espaços como esses são de tamanha relevância para o crescimento e desenvolvimento de seus integrantes e de disseminação da arte teatral, manifestando também, os prazeres e as crises de um ser artista.Dissertação Navegâncias autoficcionais: rotas para uma abordagem em o real e o ficcional na cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-31) Barbosa Segundo, Miguel Eugênio; Lopes, Melissa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; http://lattes.cnpq.br/0685103400388947; Chiamulera, Márcia; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645Este trabalho é formado por duas camadas, a primeira, referente aos processos discursivos e reflexivos sobre a autoficção. A segunda, uma camada poética que atravessa a primeira, reorganizando e deslocando os olhares para o próprio ato do meu ser/fazer pesquisador/pesquisar. Essa pesquisa tem por objetivo investigar a autoficção no teatro, percebendo sua trajetória desde a literatura, onde o termo foi cunhado por Serge Doubrovysk, em 1977, até chegar ao campo das Artes Cênicas, com a perspectiva de identificar estruturas que facilitem o reconhecimento dessas produções. Para fazer uma análise sobre esse tipo de produção autoficcional, crio duas rotas que formam essa minha experiência em navegância para perceber as relações de referencialidade nominal, a ficcionalização como modelagens de acontecimentos e uma abordagem não narcísica do eu. A primeira rota está associada à origem do termo autoficção na literatura e, posteriormente, à utilização do termo no teatro. A segunda, volta-se ao estudo de caso do espetáculo Deus te faça feliz do Coletivo de Teatro Aruã (PB), no intuito de perceber quais elementos entre dramaturgia, espaço e encenação podem contribuir para perceber a autoficção no campo teatral, como também, quais podem ser os elementos de ficcionalização de uma obra e suas possíveis (re)elaborações da memória nesse processo.TCC Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Gomes, Quemuel Costa; Oliveira, Adriano Moraes de; https://orcid.org/0000-0002-4080-3487; http://lattes.cnpq.br/3754934643841469Este artigo traz as etapas de criação do experimento poético Nenhum poema para amanhã, solo criado a partir dos poemas do poeta pernambucano Miró da Muribeca e da técnica dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau. O experimento poético foi criado de maneira solitária e somente depois de quatro meses recebeu a direção geral de Adriano Moraes. Da estreia em junho até dezembro de 2023, o experimento foi apresentado vinte vezes em diferentes contextos e lugares. O artigo registra a memória desse processo de criação, assim como também a experiências de algumas das apresentações. Como um dos resultados dessa criação se destaca a percepção de sua importância enquanto processo de formação de um artista a partir das repetidas apresentações de uma mesma obra.