Navegando por Autor "Oliveira, Adriana Catarina de Souza"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aspectos multidimensionais relacionados ao risco de queda em pessoas idosas da comunidade: estudo transversal realizado na atenção primária à saúde brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Almeida, Larissa Amorim; Torres, Gilson de Vasconcelos; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Maia, Eulalia Maria Chaves; Coelho, Kellen RosaAs quedas representam um problema significativo de saúde pública, especialmente entre a população idosa, afetando cerca de 30% deste grupo e resultando em incapacidades físicas, redução da autonomia e impacto na Qualidade de Vida (QV). Este estudo teve como objetivo avaliar a associação entre o risco de quedas e aspectos socioeconômicos e multidimensionais da saúde em idosos atendidos na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Foi realizado um estudo observacional, transversal de abordagem quantitativa, com 257 idosos (≥60 anos) cadastrados na APS do município de Santa Cruz, RN, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais, utilizando instrumentos validados como o Fall Risk Score (FRS) para avaliar o risco de quedas e, para avaliação dos aspectos multidimensionais: o Mini Nutritional Assessment (MNA), o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), a Escala de Fragilidade de Edmonton (EFE), o Índice de Barthel e a Escala de Lawton & Brody. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi utilizada para coleta dos dados sociodemográficos. A análise estatística incluiu o teste qui-quadrado de Pearson, o teste de Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados indicaram que 39,7% dos participantes apresentaram algum nível de risco de quedas, sendo esse risco mais prevalente entre idosos com déficits nutricionais, frágeis e com cognição prejudicada. Fatores como cognição preservada, ausência de fragilidade e independência funcional foram identificados como protetores contra o risco de quedas. Além disso, pessoas idosas com maior risco de queda apresentaram pior QV, especialmente nos domínios físicos e funcionais. Pôde-se concluir que os aspectos multidimensionais, como nutrição, cognição e funcionalidade, desempenharam um papel central no risco de quedas dos indivíduos da amostra. Esses achados reforçam a necessidade de protocolos mais específicos na APS, incluindo intervenções direcionadas à melhora desses aspectos, como suporte nutricional, fortalecimento funcional e estimulação cognitiva. Estudos futuros devem explorar relações causais por meio de abordagens longitudinais para ampliar a aplicabilidade dos resultados.Dissertação Construção e validação de tecnologia educacional para formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Nascimento, Anália Andréia de Araújo; Azevedo, Isabelle Campos de; http://orcid.org/0000-0001-5322-7987; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; http://lattes.cnpq.br/4536310270355280; Santos, Viviane Euzébia Pereira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Ferreira Júnior, Marcos AntônioAs tecnologias educacionais (TE) são instrumentos facilitadores no processo educacional de pacientes crônicos como os transplantados de células-tronco hematopoéticas e seus familiares. Portanto, se faz necessário incorporar novas TE nas estratégias de ensino aos Enfermeiros com vistas a instrumentaliza-lo com conhecimentos e habilidades para o ensino ao paciente quanto ao manejo adequado de sua condição de saúde, para que possam assumir um papel ativo e de liderança mediante a gestão compartilhada e colaborativa com os profissionais relacionados a sua condição de saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou desenvolver uma tecnologia educacional para a formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, realizado no ano de 2022, pautado na psicometria de Pasquali, organizado em três procedimentos: teóricos, para o qual se realizou um grupo focal com sete Enfermeiras que atuam no setor de Transplante de Medula Óssea de um hospital de referência, além de uma revisão de escopo sobre os conteúdos abordados nas orientações para o ensino do autocuidado no contexto do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas; procedimentos empíricos para construção da TE embasado no modelo Instructional System Design (ISD), conhecido pelo acrônimo ADDIE: analysis (análise), design (desenho), development (desenvolvimento), implementation (implementação) e evaluation (avaliação), além do apoio de ferramentas gratuitas e disponíveis na internet; validação do conteúdo e aparência por meio da técnica Delphi e dos critérios do Suitability Assessment of Materials (SAM), em duas rodadas, com a colaboração de 18 juízes na primeira rodada e 11 juízes na segunda, todos com vivência área em questão; e procedimentos analíticos, destinado à análise dos dados com cálculo do Coeficiente de Validação de Conteúdo. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob Certificado de Apreciação Ética nº 55774621.5.0000.5537 e encontra-se alinhado ao projeto intitulado “Enfermagem na atenção à saúde: contribuições da prática avançada e do programa paciente experto para o empoderamento do usuário” aprovado no Edital nº47/2017 CAPES/PRINT. O grupo focal foi realizado em 20 minutos, quando foi alcançada a saturação das respostas, e as enfermeiras abordaram alguns dos conteúdos necessários para as orientações de alta, as principais queixas do paciente no retorno ao ambulatório, os motivos para a procura da atenção básica e urgência e emergência pelo paciente. Com os dados do grupo focal e da revisão de escopo construiu-se a TE, um curso no Google Classroom, o qual foi submetido à apreciação dos juízes para validação. Na rodada Delphi I atingiu-se 0,81 no coeficiente de validade de conteúdo geral, já na validação de aparência, para os critérios do SAM, obteve-se índice de 0,80. Após ajustes propostos pelos juízes, na rodada Delphi II os índices de validação de conteúdo alcançaram um total de 0,87 e de aparência igual a 0,88. Assim, a TE foi considerada válida em seu conteúdo e aparência. Espera-se que a TE “Paciente experto: curso para formação de enfermeiros que atuam em serviços de transplante de células-tronco hematopoéticas”, se torne um instrumento de construção e consolidação do saber e que os enfermeiros possam reconhecer e capacitar futuros Pacientes Expertos. E servi para formação de enfermeiros em outros espaços e contextos.Dissertação Desenvolvimento e análise do conceito paciente experto no cenário brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-26) Soares, Raffaela Patrícia da Silva; Vitor, Allyne Fortes; ; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; ; http://lattes.cnpq.br/4482335536585768; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/3709053632552411; Araújo, Jessica Naiara de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9003522600608399; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Santos, Viviane Euzebia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994Introdução: As equipes da Estratégia Saúde da Família responsabilizam-se em conhecer a realidade da população e a incentivar a autonomia do paciente, a corresponsabilidade e participação social. O presente estudo aborda um novo conceito de educação em saúde como estratégia para alcançar o empoderamento do paciente nas práticas de autocuidado. Tal conceito denomina-se Paciente Experto. Objetivo: Desenvolver e analisar o conceito Paciente Experto no cenário brasileiro. Método: Estudo desenvolvido com base no Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceitos, operacionalizado em duas etapas: 1. Análise de contexto do Paciente Experto; 2. Desenvolvimento do conceito Paciente Experto. Para a primeira etapa, utilizaram-se os quatro níveis interativos do contexto (imediato, específico, geral e metacontexto). Os dados foram coletados por meio de uma scoping review, que resultou em uma amostra final de 14 estudos. A segunda etapa foi realizada de acordo com as três fases preconizadas pelo modelo: 1. Fase de campo, onde os dados foram coletados mediante uma segunda scoping review, com número amostral de 145 estudos; 2. Fase teórica, na qual se aplicou um formulário online a 15 profissionais da saúde integrantes de esquipes da Estratégia Saúde da Família; 3. Fase analítica final, executada por meio de uma análise de conteúdo temática que permitiu comparar, integrar e analisar os dados e chegar a uma definição do conceito. Resultados: Na primeira etapa identificaram-se os níveis do contexto: Particularidades do Paciente experto e o cuidado interprofissional; Implicações e desafios para o Modelo de atenção à saúde; Autogestão do cuidado em saúde e o paciente experto; e Assistência à saúde centrada no paciente. Na segunda etapa, evidenciou-se como principal antecedente do conceito, a presença de doenças crônicas e comorbidades; como atributo primordial, a educação em saúde para o autocuidado; e como consequente, destacou-se a independência na realização de atividades de vida diárias. Conclusão: A abordagem híbrida oportunizou a construção do conceito Paciente Experto e ofereceu esclarecimento, conhecimento e novos insights sobre o empoderamento do paciente para o autocuidado em saúde. Contudo, recomenda-se que outros estudos sejam desenvolvidos como forma de apoiar a análise do conceito sob uma perspectiva ampliada, ao levar em consideração outras realidades.Dissertação Melhoria da qualidade no planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-05) Rocha, Fabrícia Cavalcante; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; ; http://lattes.cnpq.br/4210339574579951; ; http://lattes.cnpq.br/1584766972259306; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/1275857404911338; Aledo, Victoriano Soria; ; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/3709053632552411Introdução: O processo de planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica é iniciado pela indicação do procedimento de acordo com a necessidade do paciente, perpassa pelos cuidados pré-operatórios para a execução da cirurgia no centro cirúrgico e finaliza com cuidados pós-operatórios e orientações para alta hospitalar. A assistência cirúrgica nos três momentos (pré, intra e pós-operatório) é uma dinâmica peculiar porque envolve diversos atores e tecnologias de variadas densidades que devem estar sincronizadas para atingir um objetivo final que é a cirurgia realizada em tempo hábil e sem nenhum tipo de agravo ao paciente em qualquer fase do processo assistencial cirúrgico. Objetivo: Avaliar a melhoria no planejamento da assistência aos pacientes submetidos à cirurgias ortopédicas eletivas em um hospital público referência em trauma. Método: Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois sem grupo controle, e abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade com análise do problema, intervenção e monitoramento. Foram elaborados 20 critérios para avaliação da qualidade do planejamento da assistência cirúrgica, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face como a relevância lógica ou aparente, de conteúdo relacionado à dimensão da qualidade, necessidades e expectativas dos profissionais e ainda, de critério, com utilização das evidências científicas. O estudo foi realizado no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Os dados resultantes da intervenção foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial e apresentados em gráfico de Pareto, a fim de destacar o nível de melhoria e sua significância. O estudo seguiu os procedimentos éticos exigidos pelas Resoluções nº 510/2016 e nº 580/2018 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Resultados: Os resultados deste estudo referem-se ao cumprimento ou nãocumprimento dos critérios de qualidade elencados e analisados após as ações de intervenção dentro do ciclo de melhoria proposto. Observou-se melhoria global dos critérios, em que 70% (14 de 20) dos critérios analisados apresentaram aumento no nível de cumprimento. Os critérios C1, C2, C7, C18,C19,C20 se destacaram por maior nível de cumprimento na 2ª avaliação. Em relação à significação estatística, as melhorias foram significativas em dez dos vinte critérios nos quais houve melhoria do nível de qualidade. Os critérios C1,C2, C3,C6,C7, C11, C15, C19 e C20 tiveram muita significância estatística (<0,001) o que significa que a melhoria foi real e que a probabilidade da análise estatística de melhoria entre as duas avaliações estar errada é <0,001. Os critérios C4 e C5 não tiveram nível de cumprimento constatado na 1ª avaliação por falta de registro nas fontes de dados. O critério C12 houve uma piora na qualidade de acordo a avaliação da melhoria absoluta. Conclusão: Observou-se que as atividades de intervenção resultaram em melhoria na maior parte dos critérios avaliados relacionados ao processo de planejamento assistencial cirúrgicoortopédica. As etapas do ciclo de intervenção proporcionaram o desenvolvimento de atividades pela equipe multiprofisisonal capazes de contribuir para a melhoria assistencial ao paciente ortopédico durante o período perioperatório.Artigo Nontechnical skills training in intensive care units: protocol for a systematic review and meta-analysis(Plos One, 2023) Piuvezam, Grasiela; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Mata, Adala Nayana de Sousa; Bezerra, Isaac Newton Machado; Capucho, Helaine Carneiro; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Perez, Paloma Echevarrıa; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251This study is aimed at describing a protocol for a systematic review and meta-analysis to assess the effect of nontechnical skills training on the acquisition of knowledge, skills or attitudes, and changes in behavior at the workplace, of healthcare professionals working in intensive care units (ICUs), as well as the effect on outcomes at an organizational level. We will search for original studies in the PubMed/Medline, Scopus, Web of Science, Science Direct, EMBASE and PsycINFO databases. Studies with a clinical trial or quasi-experimental design will be included. Two reviewers will independently screen and assess the included studies, with any disagreements being resolved by a third reviewer. We will summarize the findings using a narrative approach and, if possible, conduct a quantitative synthesis (meta-analysis). We will conduct the protocol following the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses Protocols (PRISMA-P) guidelines. The review will summarize the current evidence on nontechnical skills training in ICUs, examining satisfaction with the training program, improvements in knowledge about nontechnical skills and the adoption of safety behaviors, as well as improvement in outcomes for the organization, such as mortality rates, length of stay and cost indicators. We expect that the systematic review could indicate effective strategies for training ICU professionals in nontechnical skills and also determine whether these strategies really improve the safety culture and professional knowledge and behaviors, as well as patient outcomes and safetyTese Serious game como ferramenta educativa para o cuidado à pessoa no pré e pós-operatório de confecção de estomia intestinal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-21) Lucena, Silvia Kalyma Paiva; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-1476-8702; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525; http://lattes.cnpq.br/2095279974807713; Dantas, Rodrigo Assis Neves; https://orcid.org/0000-0002-9309-2092; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; Lima Neto, Alcides Viana de; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Tinôco, Jéssica Dantas de SáIntrodução: O serious game está sendo uma estratégia de ensino amplamente utilizada na educação. Na área da saúde, vem ganhando espaço e proporcionando uma nova forma de ensinar e aprender, e está sendo construído em várias áreas, inclusive, na enfermagem. Nesse âmbito, pode ser uma ferramenta útil para a educação de estudantes e profissionais de enfermagem sobre as orientações no pré e pós-operatório de confecção de estomias Objetivo: Desenvolver e avaliar um serious game como ferramenta educativa para o cuidado à pessoa no pré e pós-operatório de confecção estomia intestinal na atenção hospitalar. Método: Estudo metodológico, com abordagem quantitativa e transversal, realizado em três etapas: revisão de escopo e entrevista com enfermeiros da atenção hospitalar; validação de conteúdo; e avaliação aspectos técnicos e pedagógicos. Na primeira etapa foram realizadas uma revisão de escopo e pesquisa com enfermeiros da atenção hospitalar, colhendo informações que subsidiaram a segunda etapa, de construção do serious game, e a terceira foi de validação de conteúdo (narrativa, aspectos clínicos, contextuais e se o caso é apropriado). Para a validação de conteúdo,o índice de validade de conteúdo (IVC) deveria ter valor maior ou igual a 0,8, para ser considerado válido;10 juízes participaram da primeira rodada e oito na segunda. Para avaliação dos aspectos técnicos e pedagógicos, além dos enfermeiros juízes da área de estomaterapia, participaram nove discentes do curso de enfermagem. Aplicaram-se também os instrumentos para avaliação dos aspectos técnicos e pedagógicos Egameflow adaptado, Learning Object Review Instrument, Escala de satisfação, e, por fim, o instrumento de usabilidade. Os dados primeiro foram passados para o Excel e,em seguida, realizada análise descritiva pelo programa Statistical Package for Social Science for Windows, obtendo-se as frequências relativas e absolutas das variáveis categóricas. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e teve o parecer favorável (Certificado de apresentação de apreciação ética: 61762122.9.0000.5537). Resultados: Diante dos achados da revisão de escopo e da pesquisa com os enfermeiros da atenção hospitalar, foi possível construir o serious game com dois cenários, sendo um para o período pré-operatório de uma cirurgia para confecção de uma estomia intestinal e o segundo para o período pós-operatório. Quanto à validação do conteúdo na primeira rodada, obteve-se um IVC total de 0,85. Na segunda rodada obteve-se IVC total de 0,9. Em relação ao Egameflow, numa escala de zero a 7, foram obtidas: “Tento aplicar meu conhecimento no jogo?” – média de 6,8; “Quero saber mais sobre o conteúdo apresentado” – média de 6,8; “O jogo melhora meu conhecimento?” – média de 6,7. No Learning Object Review Instrument, a maioria das médias foram maiores que 4, considerando, assim, que o serious game é muito bom. O design foi único item que obteve nota máxima de 5 (excelente), seguido de feedback e adaptação – 4,75 (muito bom), motivação – 4,75 (muito bom), usabilidade de apresentação – 4,75 (muito bom). Quanto à satisfação em jogar o estoma game, os discentes conseguiram usar o jogo de forma autônoma (8; 88,9 %). No que concerne à usabilidade do estoma game, os discentes se sentiram bem no jogo, obtendo média de 4,77, e confortáveis enquanto jogavam, obtendo média de 4,77. Conclusão: Frente a esses resultados, observa-se que o estoma game hospitalar foi considerado válido em relação ao seu conteúdo e aspectos técnicos e pedagógicos, e também promoveu satisfação aos discentes de enfermagem.Tese Validação do resultado de enfermagem: gravidade do olho seco em pacientes adultos internados em Unidade de Terapia Intensiva(2020-02-13) Araújo, Mércio Gabriel de; Vitor, Allyne Fortes; ; ; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; Botareli, Fabiane Rocha; ; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; ; Pérez, Maria Paloma Echevarria;Este estudo objetivou validar o Resultado de Enfermagem Gravidade do Olho Seco em pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva. Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: Validação de Conteúdo, Validação Semântica e Validação Clínica. Na primeira etapa, Validação de Conteúdo, participaram 23 especialistas e 10 enfermeiros para a composição do grupo consenso. A segunda etapa, validação semântica, foi composta por 15 enfermeiros da prática clínica de um hospital universitário localizado no nordeste brasileiro. A terceira etapa, validação clínica, foi composta por 72 pacientes internados na unidade de terapia intensiva. Os dados coletados foram organizados e armazenados em um banco de dados construído no Microsoft Office Excel 2016 e analisados por um programa estatístico específico. Este estudo foi aprovado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelo CAAE nº 71452817.5.0000.5537 e parecer nº 2.244.761 e seguiu a Resolução n° 466/12 aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Na primeira etapa, dos 14 indicadores avaliados pelos especialistas sete apresentaram Índice de Validade de Conteúdo inferior a 0,80. Em seguida, na validação por grupo consenso seis indicadores foram reformulados. Na etapa de Validação Semântica os 14 indicadores apresentaram concordância ao obter Kappa ≥ 0,80. Em relação à Validação Clínica foram selecionados 72 pacientes e 144 olhos foram avaliados por duas duplas de enfermeiros: uma com uso dos indicadores do resultado de enfermagem Gravidade do Olho Seco da Nursing Outcomes Classification sem definições e outra com os indicadores validados em etapas anteriores e suas respectivas definições constitutivas, operacionais e magnitudes operacionais. As avalições foram comparadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse e teste de Friedman. Os avaliadores que utilizaram indicadores com as definições apresentaram correlação na avaliação dos resultados. A partir disso, os indicadores com definições constitutivas, operacionais e magnitudes operacionais do resultado de enfermagem Gravidade do Olho Seco apresentam-se válidos para avaliação do estado de saúde de pacientes internados em unidade de terapia intensiva.