Navegando por Autor "OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-16) OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de; ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira; ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira; MORAIS, Grinaura Medeiros de; MARIANA, Fernando BomfimO presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários com professoras e análise das produções escritas das crianças a partir do trabalho musical. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método qualitativo, e além do aprofundamento teórico e bibliográfico fez-se necessário realizar coleta de dados em uma escola de ensino regular do munícipio de Caicó – RN, especificamente em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito às contribuições teóricas utilizadas ao longo da pesquisa e escrita deste trabalho, utilizamos as ideias de: Ferreiro (2011), Teberosky (1988), Mortatti (2000, 2004 e 2006), Soares (2006), Freire (1976, 1996 e 1980), Penna (2010), Brésica (2003), Barbosa (2011), PCN’S (2001), Silva e Araújo (2007), entre outros. A partir das informações coletadas e aqui descritas, este trabalho encontrou as respostas necessárias e positivas, porém, não sendo estas exatas e absolutas, para indagação inicial em relação ao uso da música como um suporte metodológico a mais para alfabetizar, tendo alcançado de forma clara e concisa os objetivos delimitados pela pesquisadora. Desta forma, foi possível compreender que as músicas de fato possibilitam a exploração de conceitos e ideias, sugerem também a busca de idealização e fantasias que podem ir ao encontro do mundo da leitura e da escrita, o que favorece maior envolvimento por parte dos alunos.