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Navegando por Autor "Nuto, Sharmênia de Araújo Soares"

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    Tese
    Atividades educativas aos portadores de periodontite crônica: escuta e troca de saberes no autocuidado em saúde bucal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-05-07) Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; ; http://lattes.cnpq.br/0636763091396917; Pereira, Sérgio Luís da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3751400405175446; Botazzo, Carlos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707544Y1; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Lima, Kenio Costa de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723244A9
    Esta pesquisa objetivou avaliar atividades educativas em saúde bucal aos portadores de periodontite crônica, enfocando a motivação para o autocuidado e compreendendo os aspectos culturais envolvidos. Tratou-se de um estudo qualitativo-quantitativo. A partir do referencial qualitativo, foram realizadas 20 entrevistas, em que foram verificadas diferenças nos modelos explicativos científico e popular do processo saúde-doença, além do elevado conhecimento e motivação em relação à utilização de medidas preventivas, além de falhas na compreensão do caráter crônico das periodontites, gerando sentimentos de culpa e frustração nos pacientes. Dois grupos froma estruturados: intervenção e controle. O grupo de intervenção foi submetido a atendimento clínico e atividades educativas, enquanto o grupo-controle participou somente do atendimento clínico A amostra constituiu-se de 51 participantes do grupo de intervenção e 47 do controle. No início e no final do tratamento foram realizadas entrevistas estruturadas para avaliar o conhecimento e a motivação para o autocuidado nos dois grupos. Para a comparação entre os momentos antes e depois, nos dois grupos, foi realizado o teste McNemar, com uma probabilidade de p < 0,05. No grupo de intervenção houve um incremento do conhecimento em relação ao nome, às causas e aos fatores relacionados à doença (p < 0.05). No grupo controle não houve aumento na compreensão do caráter crônico, ao contrário do grupo de intervenção. Entretanto, no que se refere ao autocuidado, observou-se uma maior freqüência nos escores entre médio e alto, nos dois grupos. Através deste estudo foi concluído que existe um conhecimento senso comum sobre a importância das técnicas preventivas e a má higiene oral como causadora da periodontite; as intervenções clínicas, não acrescentam valores ao paciente em relação ao conhecimento de qual doença possui, suas causas e seu caráter crônico; as compreensões populares permanecem no imaginário popular e os pacientes possuem uma elevada capacidade motivacional para o autocuidado
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    Artigo
    O processo ensino-aprendizagem e suas conseqüências na relação professor-aluno-paciente
    (2006) Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Noro, Luiz Roberto Augusto; Cavalsina, Paola Gondim; Costa, Iris do Ceu Clara; Roncalli, Angelo Giuseppe
    Este estudo versa sobre os aspectos éticos e humanos presentes no processo ensino-aprendizagem da formação de cirurgiões-dentistas. Surge a partir do anseio crescente nos serviços de saúde por profissionais mais envolvidos com a qualidade do atendimento à população. Foi utilizada uma abordagem qualitativa tendo três instrumentos de coleta: a técnica de grupo focal, a entrevista semi-estruturada e a observação participante. A amostra foi constituída de 28 alunos de odontologia e 33 pacientes atendidos nas clínicas de cursos de odontologia. A análise do material textual identificou como principais problemas o excesso de autoridade na relação professor-aluno-paciente e a separação corpo-mente-espírito presente no modelo biomédico de prática. Esses resultados revelam pouca capacitação dos futuros cirurgiões-dentistas para o desenvolvimento de uma relação dialógica com seus pacientes e a necessidade de repensar esses aspectos na sua formação.
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