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Navegando por Autor "Nunes Júnior, José Edson Ferreira"

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    Dissertação
    Perfil da qualidade docente e desempenho discente na educação básica brasileira
    (2017-05-26) Nunes Júnior, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0050166194305163; http://lattes.cnpq.br/4203850326402506; Ramos, Paulo César Formiga; http://lattes.cnpq.br/0650141288927562; Cerqueira, Cezar Augusto; http://lattes.cnpq.br/2477295938118466; Oliveira, Narla Sathler Musse de
    Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 1992 a 2009, a taxa de escolarização de jovens de 15 a 17 anos elevou-se de 59,7% para 85,2%. Ou seja, o período de crescimento populacional brasileiro, juntamente com seu desenvolvimento social, acarretou no crescimento da população escolar. Estes valores crescentes só identificam a necessidade e a importância de um olhar mais acentuado para os professores. Com a crescente demanda por ensino básico, o papel dos professores passa a se tornar cada vez mais complexos, com mais cabeças para gerir e repassar seus ensinamentos. Tornou-se necessário a ampliação do quadro docente para ser possível o atendimento a toda a população escolar. Ainda mais importante que a ampliação do quadro docente, sua capacitação e qualificação também devem ser ampliadas, visto que, em um futuro não tão distante, a queda nas taxas de natalidade diminuirá a população de jovens em idade escolar no Brasil. Assim, a alta quantidade de professores não será mais relevante, e sim as suas qualidades e habilidades profissionais. Dito isto, o presente trabalho está voltado especificamente para os professores atuantes na rede básica de ensino no Brasil e suas características pessoais, profissionais e acadêmicas, e como essas características afetam o desempenho de seus alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é determinar o perfil de qualidade dos professores do 3º ano do ensino médio, que lecionam na rede pública estadual do Brasil, e qual a relação destes perfis com o desempenho escolar dos alunos. Os dados utilizados provem dos microdados da Prova Brasil 2013 (SAEB), realizada pelo INEP, que consiste de um questionário individual, que engloba informações pessoais e acadêmicas, aplicado a cada docente e aluno entrevistado. O método Grade of Membership (GoM) foi utilizado para a construção dos perfis de pertinência dos professores segundo suas características. De posse desses perfis verificou-se quais características docentes resultam de forma efetiva em bom desempenho de seus alunos no componente curricular avaliado. Os resultados indicam três grupos de professores com características distintas: um grupo considerado de maior qualidade, outro grupo considerado de qualidade intermediária, e o terceiro grupo classificado como de qualidade deficitária ou baixa qualidade. Para cada grupo delineado, o desempenho de seus alunos foi distinto, apresentando maior desempenho aqueles alunos associados a professores de alta qualidade, e menor desempenho os alunos com professores de baixa qualidade.
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    TCC
    Perfil sócio demográfico e profissional dos graduados em Estatística no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-23) Nunes Júnior, José Edson Ferreira; Pereira, Marcelo Bourguignon; Medeiros, Pledson Guedes de; Moreira, Jeanete Alves
    O presente trabalho tem como objetivo definir o perfil sócio demográfico e profissional daquelas pessoas cuja formação superior se deu no curso de Estatística em qualquer estado brasileiro. Trata-se de um levantamento quantitativo em que foram utilizados os microdados amostrais do censo demográfico do ano de 2010 para uma análise descritiva e também a aplicação do método grade of membership para a determinação dos perfis de classificação para os estatísticos. O método grade of membership consiste na estimação da probabilidade de resposta l a uma variável j no perfil k, gerando um grau de pertinência de cada individuo a um determinado perfil extremo. O estudo em questão permitiu uma visão geral sobre as características dos estatísticos brasileiros e revelou a existência de três perfis extremos dentre os estatísticos avaliados: i) um perfil com maior rendimento, englobado por pessoas de idade mais avançada e centrado nas regiões Sudeste e Centro-Oeste; ii) um perfil de rendimento intermediário, composto por jovens e também centrado no Sudeste; iii) um perfil de rendimento inferior, consistindo de pessoas de idade intermediária que residem e trabalham nas demais regiões. Através dessa classificação foi possível observar as diferenças pessoais, profissionais e demográficas dos estatísticos nas regiões geográficas brasileiras.
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