Navegando por Autor "Nunes, Benilton Medeiros"
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Artigo Análise do perfil da clientela como orientação a elaboração de um plano de negócio(Faculdades FACET, 2013) Silva, Tábata Regina da; Zimmer, Renata Cavallazzi; Hékis, Hélio Roberto; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Sousa, Kléber Cavalcante; Nunes, Benilton Medeiros; Oliveira, Idelmárcia Dantas deEste trabalho objetiva identificar as orientações de uma análise do perfil da clientela para elaboração de um plano de negócios a uma empresa de pequeno porte, pertencente ao segmento de bares e restaurantes. A metodologia utilizada foi uma “Survey”, com aplicação de questionários a uma amostra aleatória de 400 pessoas que circulavam em locais movimentados do município em que propõe-se instalar o empreendimento. Os resultados obtidos pela Análise do Perfil dos Clientes permitiu apontar orientações a formatação dos projetos de produtos e serviços, mercadológicos, operacionais, estratégicos e financeiros, estes formadores de um Plano de NegóciosArtigo Gestão para qualidade nos serviços públicos: um survey sobre clima organizacional(Faculdades FACET, 2013) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Nunes, Benilton Medeiros; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Agnaldo Francisco da SilvaEm um momento de grande prosperidade para Natal/RN, onde a copa do mundo traduz-se como ícone, vislumbrar máxima eficiência organizacional em todos os campos da administração pública traduz-se numa necessidade premente. Neste contexto, este artigo objetiva identificar o clima organizacional da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura - SEMOPI, permitindo avaliar o grau de motivação dos servidores desta importante secretária. Para tanto, em julho de 2011, realizou-se uma pesquisa tipo Survey, desenvolvida via aplicação de questionários, baseada na escala psicométrica de Likert. Seus resultados indicam que o clima observado apresentou baixo grau de satisfação, permitindo aos seus dirigentes elaborar planos de mudanças objetivando a melhoria da qualidade nos serviçosDissertação A influência do modelo de triplice hélice no grau de maturidade de inovação: um estudo de caso em empresas participantes do projeto PRÓ-INOVA/NAGI no estado do RIO GRANDE DO NORTE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-20) Nunes, Benilton Medeiros; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; ; http://lattes.cnpq.br/5410236511793065; Biz, Alexandre Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/0456362733215959; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694Os investimentos públicos no desenvolvimento da inovação no país, quer por meio do aparelhamento das universidades publicas, quer por meio de editais de fomento, cresceram vertiginosamente nos últimos anos. Analisar a eficiência e eficácia da aplicação dos recursos públicos é, sobretudo em tempos de austeridade, primordial para o desenvolvimento de um país. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a influência dos investimentos públicos de fomento à inovação no grau de maturidade de inovação de empresas instaladas no Estado do RN. Objetiva-se ainda identificar a influência regional, a partir do local de instalação capital ou interior, no desempenho das empresas estudadas no grau de inovação. A fundamentação teórica parte da compreensão da dimensão do conceito sobre a inovação e a sua definição para efeitos deste trabalho. Ainda sobre a temática da inovação são apresentadas conceituações adicionais que auxiliam o leitor a uma maior compreensão, tais como: tipologia, graus de inovação, metodologias de avaliação e mecanismos de apoio à inovação. Na sequência é abordada a conceituação sobre a tríplice hélice, ressaltando os conceitos preconizados por Etzkowitz e Leydesdorff, Salomon e Silva e Ipiranga, Freitas e Paiva, entre outros. No tocante aos aspectos metodológicos, propõe-se uma pesquisa descritiva, exploratória e explicativa de abordagem quanti-qualitativa, tendo como público-alvo o grupo de empresas atendidas pelo projeto PRÓ-INOVA NAGI ação multiinstitucional que a partir de recursos de uma chamada pública da FINEP promove o desenvolvimento da inovação em empresas do Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2013. A pesquisa deverá proporcionar reflexões e compreensão da influência dos investimentos públicos em inovação, que por meio de variáveis qualitativas preditivas, associada ao método quantitativo explicar quais variáveis são significativas na variação do grau de maturidade em inovação das empresas estudadasArtigo Innovation and public incentives: a research about the maturity degree in brazilian companies(Global Research Society, 2015-02) Nunes, Benilton Medeiros; Queiroz, Jamerson Viegas; Marques, Eduardo Lopes; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Silva, Christian Luiz da; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Lima, Nilton César; Strauhs, Faimara do Rocio; Furukava, MarcianoThe present article aims to identify the influence of public incentives in innovation in the maturity degree of Brazilian companies. Thus, the study starts at the understanding of the innovation conceptive dimension over the Brazilian innovation system and interaction between university, company and government. Accordingly, it was performed a multi-method study with 43 companies attended by the project Pró-Inova/Nagi (2013), which promotes the innovation development in companies established in Federative Brazilian States. The obtained results provide reflections about the influence of public investments in innovation, by predictive qualitative variables associated to quantitative empiric test, explains which variables are significant in the maturity variation degree in companies’ innovationArtigo A interação universidade-empresa-governo e o atendimento aos requisitos da Lei Nº 10.861/2004: um estudo de caso em uma IES do Rio Grande do Norte(Universidade de Ribeirão Preto, 2011-07-11) Nunes, Benilton Medeiros; Lisboa, Maria Tereza da C.; Camboim, Vânia Santos da Cunha; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson ViegasO processo de interação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as empresas, consolidada em diversos países, vem se acentuando no Brasil há poucas décadas. O alinhamento desta relação com os objetivos estratégicos governamentais, formam a base da tese da hélice tríplice, que segundo Etzkowitz e Mello, é a chave para melhorar as condições para inovação numa sociedade baseada no conhecimento. A mensuração da efetividade desta ação integrada dar-se, pelo governo, a partir da realização do SINAES, objeto da Lei Nº 10.861/2004.Este artigo, procura analisar esta relação a partir de um estudo de caso de uma IES privada do Estado do RN, tendo como base as ações concretas disponibilizadas para a sociedade e divulgada em seus canais abertos de comunicaçãoArtigo Knowledge management practices for improvement of Brazilian Hospital Websites(David Publishing, 2013-09) Sousa, Kleber Cavalcante de; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Oliveira, Idelmarcia Dantas de; Nunes, Benilton MedeirosThis work aims to verify how the Web portals of Universities Hospital located in the northeast of Brazil are contributing to the expansion of knowledge of its users from the analysis of interactive features associated with the three mechanisms of knowledge management: knowledge access (KA), knowledge creation (KC), and knowledge transfer (KT). The study is exploratory, descriptive, and qualitative type, such as a survey, developed through an adaptation of a relevant research, which involves the standardization of data collection instruments (questionnaires and interviews) applied directly to persons of a specific population, to assess knowledge management tools present in the University Hospital portals in the northeast region of Brazil. The results indicated that the resources from knowledge access were more prevalent than the others, ratifying the results found in research developed in Asian and North American Hospital portalsArtigo The brazilian mobile telephoning market and its indicators of Non-quality(David Publishing, 2013-10) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Sousa, Kleber Cavalcante de; Nunes, Benilton Medeiros; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio RobertoThis article aims to scale the Brazilian mobile phone market as the number of active lines, carriers participation in the market and teledensity, as well as presenting the main non-quality indicators and rankings of carriers in relation to complaints registered by users. The methodology used was “survey” with documentary research, enabled through access to the database of the Brazilian National Telecommunications Agency—ANATEL, and Sindec Report developed by the Brazilian National Secretary of the Consumer—SENACON. The results obtained showed a Brazil of had a teledensity of 132.78 lines every 100 inhabitants, with 261 million mobile lines active, these 19 million enabled in 2012. The leadership of the company “Vivo” with 29.08% of marketshare and shows the lowest rate of complaints among the big four carriers (Vivo, TIM, Claro, and Oi Móvel) according to the data of Anatel. SENACON data already confirm the big four carriers among the 10 conglomerates more defendants in claims in Brazil. As the indicators of non-quality, the Act of Misappropriation was pointed to by users as the biggest problem in contracted services