Navegando por Autor "Noronha, Helen Lopes"
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Dissertação Caminhos de sobrevivência institucional: a gestão do Núcleo de Oficinas e Artes Profissionalizantes Laís Aderne(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-30) Noronha, Helen Lopes; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/5831296989368218; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5O objeto deste estudo é a gestão organizacional, particularmente o processo relacional organizaçãoambiente focado na sobrevivência do espaço Núcleo de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso vinculado ao arranjo estrutural Liceu do Paracuri. Objetivou compreender os caminhos de sobrevivência organizacional, a partir da percepção dos atores do Núcleo de Oficinas e Artes Profissionalizantes Laís Aderne, com aporte nos pressupostos teóricos que discutem os modelos de gestão, teoria institucional, organização cultural e institucionalização da educação publica municipal face exigência da LDB. (1996) Utilizou a abordagem qualitativa, na perspectiva de RICHARDSON (1985). Os dados produzidos foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo, do tipo temática [categorial], segundo Bardin (1977). Os resultados indicam que a institucionalização do arranjo Liceu do Paracuri, emerge face a exigência legal de autonomia da gestão educacional municipal sob a égide do desenvolvimento sustentável, da qualidade de vida e da educação básica a partir da gestão municipal de Hélio Gueiros (1993-1996). Mais especificamente ao Núcleo de Artes e Ofícios Laís Aderne, unidade de análise, os sujeitos afirmaram que este espaço é projetado como elo entre as demandas da escola e comunidade buscando via atividades interdisciplinares instruir e capacitar mão-de-obra principalmente ceramista. Fizeram menção a existência de fatores institucionais (história, cultura, hábitos, valores) representam um forte elemento sociocultural para os atores pertencentes ao núcleo que balizam o comportamento e as ações destes indivíduos, alimentados pelo sentimento de esperança, de inserção de futuros artesãos na cultura ceramista. É feito uma gestão compartilhada, a existência de um trabalho diferenciado via resgate cultural. Contudo, ao longo da trajetória temporal, o núcleo se defronta com dilemas de gestão principalmente quanto às transições governamentais, além da resistência tecnológica por parte dos artesãos para otimização dos seus trabalhos. Conclui se que os caminhos percorridos para a sobrevivência organizacional do núcleo significam e balizam suas ações na sistematização de comportamentos, representações, memórias e tradições por meio de hábitos e escolhas relativamente consensuais, segundo percepção dos atores