Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nogueira, Luana Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Logística integrada de transportes para o porto-indústria verde do Rio Grande do Norte: proposta de modelo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Santos, Paulo Henrique Silva dos; González, Mario Orestes Aguirre; http://lattes.cnpq.br/5936291138113637; http://lattes.cnpq.br/5477571805269082; Cabral, Eric Lucas dos Santos; Santiso, Andressa Medeiros; Vasconcelos, Rafael Monteiro de; Nogueira, Luana Pereira
    A globalização e o avanço tecnológico têm impulsionado a necessidade de sistemas logísticos cada vez mais integrados e eficientes, especialmente em setores estratégicos como o portuário. No estado do Rio Grande do Norte (RN), o desenvolvimento do porto-indústria verde, localizado nos municípios de Caiçara do Norte e Galinhos, representa uma oportunidade para a implantação de uma infraestrutura logística sustentável e inovadora, focada em energias renováveis, como a produção de hidrogênio verde, além de agregação de valor em setores como mineração, petróleo, gás, sal, fruticultura e pesca. Diante do impacto socioeconômico e ambiental esperado, a logística assume papel crucial para promover a integração dos modais, a redução de custos e o fortalecimento da competitividade regional. Esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo da logística integrada de transporte que dê suporte ao desenvolvimento desse porto-indústria verde no RN. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica e análise de três estudo de casos, sendo uma transportadora e dois portos. Como resultado, o modelo de malha logística integrada de transporte por meio da sugestão de utilização de quatro modais, sendo: rodoviário, ferroviário, dutoviário e aquaviário (cabotagem). A malha sugerida conecta as cidades com maior volume exportador ao porto-indústria verde, buscando promover eficiência, sustentabilidade e inovação na cadeia logística regional.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Medição de desempenho do desenvolvimento de um porto para suporte a eólica offshore: proposta de framework
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-29) Nogueira, Luana Pereira; Gonzalez, Mário Orestes Aguirre; http://lattes.cnpq.br/5936291138113637; http://lattes.cnpq.br/3480942300307140; Almeida, Mariana Rodrigues de; Vidal, Priscila da Cunha Jácome
    A perspectiva de implementação de Offshore Wind Farms (OWFs) em novos mercados, como o Brasil, tem mostrado a necessidade de adaptação da infraestrutura portuária existente, bem como o desenvolvimento de novos portos nessas localidades. O ciclo de desenvolvimento do porto é composto por fases que envolvem uma série de direcionadores (características locacionais; objetivos e metas estratégicas; demanda) e medidas de desempenho que impulsionam o sucesso do projeto. O objetivo desta pesquisa é estruturar um framework para nortear a avaliação de desempenho nas fases de desenvolvimento de um porto-indústria, alinhado aos princípios de green port e smart port, para atender a eólica offshore. O método de pesquisa contemplou 5 fases: pesquisa teórica sobre os temas medição de desempenho em portos; análise documental de projetos de desenvolvimento de portos e planos mestre de portos; estudo de casos de localidades com planos e estudos elaborados para desenvolvimento da infraestrutura portuária para atender a eólica offshore; modelagem do framework; e análise da aplicabilidade do framework. A aplicabilidade do framework foi analisada por especialistas que desenvolveram os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto do porto-indústria verde do Rio Grande Norte, Brasil, e por um gestor portuário. O framework proposto é composto por 33 direcionadores gerais; 9 direcionadores específicos e por 80 indicadores de desempenho agrupados em 9 dimensões. A pesquisa traz a inovação da avaliação da medição de desempenho e direcionadores do sucesso do desenvolvimento portuário a partir da visão de gestão de projetos. Além disso, o estudo oferece sugestões de indicadores de desempenho para serem medidos e avaliados em cada fase pelos analistas, investidores e desenvolvedores do projeto portuário, bem como apresenta um conjunto de direcionadores do sucesso em cada etapa do desenvolvimento do porto.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM