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Navegando por Autor "Nogueira, Ayres Charles de Oliveira"

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    Tese
    Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-14) Nogueira, Ayres Charles de Oliveira; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/9990295765898888; Bunzen Júnior, Clecio dos Santos; ; BUNZEN, Clecio dos Santos; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Santos, Ivoneide Bezerra de Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Lima, Maria Hozanete Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6169626776821393
    Esta pesquisa de natureza documental e etnográfica se insere no campo da Linguística Aplicada, tendo por objeto de estudo o Manual do Professor, que acompanha o livro didático de Língua Portuguesa, e por objetivo geral (re)conhecer os aspectos sociorretóricos do gênero Manual do Professor. O interesse desta tese está concentrado no uso situado desse gênero, a partir do qual se observam seus aspectos sociorretóricos, a saber: o que está posto no produto, o ambiente de interação onde é encontrado e como é visto por seus usuários em potencial. Em um primeiro momento, produzimos um quadro epistemológico que nos permitiu, dentre outros reparos, (i) compreender gênero textual como ação retórica tipificada baseada numa situação retórica recorrente e (ii) obter um panorama dos programas de governo voltados para a avaliação de coletâneas didáticas, nos quais encontramos aspectos indispensáveis a um Manual do Professor. Os aportes teóricos adotados neste estudo referem-se à concepção sociorretórica dos estudos de gênero textual à luz, sobretudo, de Johns et al. (2006), Bazerman (2011) e Miller (2011). Em um segundo momento, sob o viés da abordagem sociorretórica, procuramos definir o Manual do Professor como gênero textual e apresentamos os aspectos retóricos encontrados nas amostras que analisamos, considerando a organização constitutiva, o contexto de uso desse gênero e as percepções de seus usuários autores e professores. A geração de dados deu-se inicialmente a partir da seleção de três exemplares de Manuais de coletâneas didáticas adotadas no IFRN; em seguida, no sentido de reconhecer as percepções dos usuários desse gênero, realizamos grupo focal com professores e entrevistamos o coautor de uma das coletâneas. Para análise dos dados, elegemos o método etnográfico de análise de gêneros postulado por Reiff (apud JOHNS et al, 2006), que nos permitiu analisar o objeto de estudo em contextos autênticos de uso do gênero. Nossos resultados mostram que o Manual do Professor está inserido num sistema de gêneros e no sistema de atividades profissionais de domínio do professor e não se limita apenas a explicar como está organizado o livro didático do aluno. Outros sete propósitos foram observados, dentre os quais se encontram: possibilitar ao docente uma reflexão sobre a sua prática de ensino e sugerir caminhos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Acreditamos que esta pesquisa poderá estimular professores, em relação à importância (e não obrigatoriedade) de consultas periódicas aos Manuais; autores, no que se refere a estabelecer uma interlocução mais pessoalizada com seus leitores em potencial e no sentido de esclarecer ainda mais as facetas do livro didático; e editoras, sobretudo no que tange a recursos de editoração, para que o Manual do Professor se torne mais atrativo
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    Dissertação
    Traduzindo o economês: metáforas da inflação em textos de jornalismo econômico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-12) Nogueira, Ayres Charles de Oliveira; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2; ; http://lattes.cnpq.br/9990295765898888; Roazzi, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/6108730498633062; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6
    A pesquisa visou a dois objetivos: 1º) identificar e descrever as metáforas da inflação, em um corpus de 18 textos de jornalismo econômico, de autoria de Joelmir Beting, escritos no último trimestre de 2002, no momento da transição do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para o do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. 2º) verificar o reconhecimento das metáforas por parte de alunos do ensino fundamental de uma escola particular de Natal. Foram identificadas 91 metáforas, analisadas na perspectiva da teoria da metáfora conceitual, de Lakoff e Johnson (2002), com base na distinção entre metáfora conceitual / expressões metafóricas, e entre domínio-fonte / domínio-alvo. Foram depreendidas 10 metáforas conceituais subjacentes, sendo que os domínios-fonte mais freqüentemente utilizados para caracterizar a inflação foram aqueles ligados ao ser humano e aos animais e, de forma menos previsível, aos meios de transporte (carro, aeronave). Essas metáforas conceituais gerais, foram desdobradas em outras mais específicas ( animal especificando-se em leão , dragão , cachorro , etc.). Um outro resultado foi a identificação de expressões metafóricas polissêmicas , que remetem a mais de uma metáfora conceitual ou explicitam, na mesma expressão, dois domínios-fonte (por exemplo: dragão blindado ) e contribuem, de forma relevante, para a estruturação semântica do texto. A compreensão das metáforas foi verificada através de uma atividade de identificação de domínios-fonte (10 enunciados metafóricos e preenchimento da lacuna na frase A inflação é um/uma... ) aplicada em uma turma de 8º ano do ensino fundamental (12-13 anos de idade, sendo 14 meninas e 17 meninos) de uma escola de classe média-alta de Natal-RN. Não houve maiores dificuldades por parte dos alunos em reconhecer os domínios-fonte envolvidos: em torno de 80% para a grande maioria dos enunciados
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