Navegando por Autor "Nogueira, Amanda de Souza"
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Dissertação Mara(catucando) questões raciais: um cortejo em homenagem à cultura negra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Nogueira, Amanda de Souza; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; http://lattes.cnpq.br/7740230378673548; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; Oliveira, Victor Hugo Neves deA dissertação em questão é um cortejo de maracatu no caminhar que enaltece a cultura negra. Propõe oficinas intituladas Maracatucar, em uma perspectiva de “catucar” (chamar a atenção) das bailarinas da turma de dança contemporânea da Escola de Balé Sonhos e você, caro leitor e cara leitora, sobre as questões raciais, além de provocar o fortalecimento das culturas negras, gerando, portanto, uma discussão em torno do maracatu enquanto movimento de luta negra, enquanto uma dança popular afro-brasileira, bastante presente, aliás, na nossa cultura nordestina. O estudo visa ressaltar as possibilidades (no que diz respeito aos processos de criação), existentes nos estudos do campo da dança, na procura de um reconhecimento sobre ser um corpo negro na sociedade e como isso reflete no contexto social. Ademais, está presente o intuito de estudar e mostrar, nesse cortejo, os elementos do maracatu para compreender e valorizar sua religiosidade, sua estética da dança e a identidade de uma comunidade negra - que sofre diariamente discriminação. Há, portanto, o propósito de iniciar uma reflexão acerca da identidade cultural afro-brasileira. No que tange à metodologia, o trabalho é de natureza narrativa-descritiva, de abordagem qualitativa. Pretende-se, pois, problematizar questões raciais, por meio da experimentação e da criação, levando à reflexão sobre o maracatu, expressão cultural pernambucana, esta que ecoa em si a luta do povo negro.TCC O ser brincante: a abordagem Triangular para o ensino do Coco de Zambê na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Nogueira, Amanda de Souza; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Porpino, Karenine de Oliveira; Silva, Sebastião de SalesO trabalho discutiu sobre o ser brincante em uma experiência com alunos da educação básica, desenvolvida no subprojeto PIBID/Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no contexto da Escola Municipal Ivanira Vasconcelos Paisinho, situada em Parnamirim/RN, sob a supervisão da professora de Artes Rosane Dantas. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa, de natureza descritiva sob o viés do relato de experiência em que discute o ser brincante no ensino básico. Na escola, o trabalho deu-se por meio do ensino da dança coco de zambê, com base nos recursos metodológicos da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2012) e a dança no contexto, preconizado por Marques (2010), que traz o referencial da abordagem triangular para o contexto do ensino da dança. Como avaliação do trabalho realizado, observa-se uma significativa aproximação dos alunos com o contexto cultural norte-rio-grandense, no qual estão situados, mas cujas manifestações populares nem sempre são conhecidas, em virtude da precariedade das políticas públicas para manutenção e circulação dessas manifestações. Conclui-se que esse tipo de proposta amplia o acesso à produção artística no contexto da escola e contribui para a formação de público para a dança, uma vez que o alunado e a comunidade em geral ainda usufruem muito pouco das produções artísticas locais. Reconhecemos que o estudo e a vivência do coco permitiram aos educandos a percepção do brincante como figura que expressa a brincadeira, que traz para ela emoções, sensações e criações, que transmite para o externo, com a celebração da sua corporeidade, a essência da cultura, da sua religiosidade, estética, energia, paixão.