Navegando por Autor "Nobre, Anna Cláudia dos Santos"
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Dissertação A adoção da governança da inteligência artificial generativa em universidades públicas brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Gomes, Maria Gabrielle Soares; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/5999425847740528; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Souza Neto, Rômulo Andrade deA Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem sido cada vez mais reconhecida como uma força transformadora no ensino superior, oferecendo benefícios como o aprimoramento das experiências de aprendizado e o aumento da eficiência na pesquisa acadêmica. No entanto, uma revisão de escopo revelou que desafios significativos persistem, incluindo preocupações com a privacidade dos dados dos estudantes, a disseminação de desinformação e vieses nos processos avaliativos. Além disso, identificou-se a escassez de estruturas de governança capazes de gerenciar eficazmente os impactos éticos, regulatórios e operacionais da IAG em instituições de ensino superior. Diante dessa lacuna, este estudo teve como objetivo geral compreender o nível da adoção da governança do uso da IAG nas 24 universidades públicas brasileiras mais bem classificadas em pelo menos um dos rankings de excelência acadêmica (Ranking Universitário Folha 2024, QS World University Ranking 2025 e Times Higher Education World University Rankings 2025). A tipologia da pesquisa classifica-se como qualitativa, com abordagem exploratória e foi operacionalizada por meio de um estudo documental. A coleta de dados envolveu a busca nos sítios eletrônicos das instituições e no envio de formulários com o pedido de informações adicionais às instituições selecionadas. Para o tratamento e análise de dados, utilizou-se a análise temática. Com base na análise dos temas Mecanismos estruturais, Mecanismos procedimentais, Mecanismos comunicacionais e Mecanismos para treinamento, foi possível constatar que nenhuma das 24 instituições analisadas se enquadrariam em um nível avançado de adoção da governança da IAG. Contudo, observa-se um cenário promissor, uma vez que 11 universidades apresentam iniciativas em estágio intermediário, demonstrando progresso em direção ao amadurecimento dessa governança. Os achados deste estudo podem servir como subsídios para a formulação de ações práticas e políticas institucionais que visem fortalecer a governança da IAG no ensino superior.Artigo Aprendizagem baseada em projetos: revisão descritiva da literatura na perspectiva da gestão de projetos(Contribuciones A Las Ciencias Sociales, 2023-08-29) Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Dantas, Aline Soares; Silva, Gilson Gomes da; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; https://orcid.org/0000-0002-7879-7828; https://orcid.org/0000-0001-8219-7350Este estudo tem o objetivo de explorar o tema Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) por meio de uma revisão descritiva da literatura, na qual são analisadas pesquisas, na perspectiva da Gestão de Projetos. Ele foi realizado no primeiro semestre de 2018 em pesquisas a bancos de dados computadorizados (Web of Science™ e Scopus). De acordo com critérios de busca relatados no texto e com a aplicação do protocolo PRISMA, obteve-se um resultado de 12 artigos científicos, para os quais se realizou análise bibliométrica e qualitativa de conteúdo. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se os efeitos positivos na adoção de ABPj, incluindo ampliação de motivação, ambiente favorável aos trabalhos em equipe e desenvolvimento de competências organizacionais. O trabalho finaliza propondo um framework para pesquisas que objetivem estudar as contribuições recíprocas entre as áreas de Gestão de Projetos e ABPjTese Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-25) Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Silva, Gilson Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Costa, Lucia de Fátima Lúcio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/0935180181453271; Silva, Rafael Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636O interesse de teóricos e praticantes pelas Lições aprendidas em Projetos tem crescido nos últimos anos, uma vez que elas são uma forma de potencializar os acertos e evitar a repetição de erros no mesmo projeto ou em projetos futuros. Diante dessa importância crescente, tornase relevante entender as possíveis barreiras ao seu uso. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo “Compreender como os Gerentes de Projetos Públicos percebem as barreiras comportamentais ao uso das Lições aprendidas”. Este estudo adota uma abordagem predominantemente qualitativa, embora tenham sido incorporadas algumas análises quantitativas como forma de melhor compreender o fenômeno. Para composição do referencial teórico foram realizadas Revisões Sistemáticas da Literatura, que comprovaram a lacuna e relevância do estudo; oportunizaram conhecer avanços no tema; e, aprofundar na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), que foi a lente teórica identificada como adequada para investigar esse fenômeno e elaborar o modelo de pesquisa com 04 hipóteses. Para testar as hipóteses foram realizadas 02 pesquisas de campo com 15 Gerentes de Projetos Públicos, escolhidos por amostragem de especialistas. A primeira pesquisa de campo foi realizada, de 09/12/2020 a 29/01/2021, por meio de entrevistas. Com o corpus textual obtido a partir das transcrições das entrevistas foi possível realizar análise lexical no software IRAMUTEQ. A segunda coleta ocorreu por meio de preenchimento de questionário online, de 28/04 a 03/05/2021, e os seus resultados ajudaram a compreender o fenômeno. Dentre os resultados mais relevantes se destaca a comprovação da importância das barreiras comportamentais ao uso de Lições aprendidas, confirmando as hipóteses. Este estudo disponibiliza contribuições teóricas e gerenciais, o que o torna um insumo importante para pesquisas futuras no tema e como forma de auxiliar no planejamento de capacitações e políticas de gestão de pessoas para o serviço público.TCC Barreiras enfrentadas por mulheres nas profissões de Tecnologia da Informação e Comunicação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Santos, Renata Karla Araújo dos; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; https://lattes.cnpq.br/1752233164536501; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; https://orcid.org/0000-0002-7879-7828; http://lattes.cnpq.br/0247114604113222; Vale, Karliane Medeiros Ovidio; https://orcid.org/0000-0001-9845-8156; http://lattes.cnpq.br/7907570677010860O estudo analisa as barreiras enfrentadas pelas mulheres no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), destacando desafios históricos e contemporâneos. Inicialmente, apresenta contribuições femininas marcantes no desenvolvimento tecnológico, como Ada Lovelace e Grace Hopper, contrastando com a subsequente diminuição da representatividade feminina na área. O documento categoriza as barreiras em três grupos principais: estruturantes, que envolvem estereótipos de gênero e ausência de exposição precoce das mulheres à tecnologia, perpetuando a ideia de que elas têm menos habilidades ou interesse no setor; motivacionais, relacionadas à desigualdade salarial, limitações nas oportunidades de carreira e ausência de modelos femininos em posições de liderança; e culturais, que incluem dificuldades de conciliar vida profissional e pessoal, preconceitos institucionais e culturas organizacionais masculinas que desencorajam a permanência das mulheres no setor. A pesquisa ainda destaca a necessidade de políticas públicas e mudanças institucionais para promover a equidade de gênero na TIC. Além disso, sugere investigações futuras para aprofundar a compreensão dessas barreiras, contribuindo para estratégias de inclusão e valorização das mulheres na área. O estudo conclui que aumentar a representatividade feminina na TIC é crucial para a inovação e a sustentabilidade do setor, reforçando a relevância do combate às desigualdades de gênero.TCC Competências essenciais dos gerentes de projeto de software: percepção de profissionais brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Silva, Israel Costa; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608Este trabalho tem como objetivo identificar as competências necessárias para o gerenciamento de projetos de software, analisando como os profissionais desenvolvem tais habilidades em contextos práticos e teóricos. A pesquisa é classificada como exploratória, com abordagem qualitativa, e utilizou questionários estruturados para coleta de dados. Contou com a participação de 12 respondentes, atuantes na área de gestão de projetos de software. O questionário foi dividido em três seções, sendo a primeira para traçar o perfil dos respondentes; a segunda para avaliar a percepção acerca das competências essenciais identificadas na literatura, a saber: estratégicas, técnicas e de liderança; e, a terceira, para coletar experiências dos respondentes, por meio de perguntas abertas. A análise foi conduzida por meio de estatística descritiva e com apoio de softwares para visualização de dados, como nuvens de palavras, para identificar os principais temas e padrões emergentes das respostas. Os principais resultados indicam que o desenvolvimento de competências em gerenciamento de projetos é uma combinação de prática e capacitação teórica. Respostas dos participantes destacaram a relevância de metodologias ágeis, frameworks consolidados como o PMBOK, e o aprendizado contínuo em cenários práticos, como o gerenciamento de equipes e mudanças no escopo. Também foi apontada a importância de habilidades interpessoais, como comunicação e liderança, para o sucesso na execução dos projetos. O trabalho contribui ao evidenciar o papel da prática e da teoria no desenvolvimento das competências, trazendo insights para programas de capacitação e formação em gestão de projetos. Como sugestão para estudos futuros, recomenda-se a ampliação da pesquisa para incluir diferentes setores além do software, bem como a análise do impacto de certificações específicas no desempenho dos profissionaisTCC Estruturando a gestão de processos no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Santos, Maria Eloisa da Silva; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; https://lattes.cnpq.br/2093570982570135; Nobre, Anna Cláudia dos Santos.; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Dantas, Aline Soares.; Oliveira, Idelmárcia Dantas de.O objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processos realizado no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN). A justificativa para essa pesquisa é a necessidade de otimizar e esclarecer os fluxos processuais, eliminando etapas redundantes e modernizando os sistemas existentes. Com isso, busca-se reduzir prazos, aumentar a eficiência e tornar a experiência dos servidores mais ágil e eficaz. Além disso, ressalta-se a importância de manter a transparência e promover a atuação do órgão como uma instituição de controle e fiscalização confiável. Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica, com análise documental e realização de entrevistas. Para tanto, foi elaborada a cadeia de valor do TCE-RN, o mapeamento de um processo piloto relacionado à progressão funcional por merecimento e o respectivo Procedimento Operacional Padrão (POP) a ser seguido, contando com o suporte do software Bizagi Modeler e da notação Business Process Model Notation (BPMN). Pretende-se, a partir desse mapeamento, disseminar o conhecimento e possibilitar a oportunidade de melhoria nos fluxos dos processos.Dissertação Fatores que influenciam a aceitação de práticas avançadas de gestão de segurança da informação: um estudo com gestores públicos estaduais no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-04) Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da; ; http://lattes.cnpq.br/0920913029247873Este estudo analisa os fatores que influenciam os gestores públicos na adoção de práticas vançadas de Gestão de Segurança da Informação. A pesquisa utilizou como base assertivas a Norma de Segurança ISO 27001:2005 e modelo teórico baseado no TAM (Technology Acceptance Model) descrito em Venkatesh e Davis (2000). O método adotado foi a esquisa de campo de alcance nacional que contou com a participação de oitenta gestores públicos dos Estados do Brasil, sendo todos coordenadores na área de gestão e planejamento dos governos estaduais. A abordagem da pesquisa foi quantitativa e foram utilizados métodos de estatística descritiva, análise fatorial e regressão linear múltipla para análise dos dados. Os resultados da pesquisa apresentaram correlação entre os construtos do modelo TAM (facilidade na utilização, percepção sobre a utilidade, atitude e intenção de utilização) e a concordância com as assertivas elaboradas de acordo com a norma ISO 27001, demonstrando que estes fatores influenciam os gestores na adoção de tais práticas. Já as outras variáveis independentes do modelo (perfil organizacional, perfil demográfico e comportamental dos gestores) não tiveram correlação significante com as assertivas da referida norma, demonstrando necessidade de ampliação de pesquisas com utilização de tais construtos. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma positiva ao avanço nas discussões sobre o tema Gestão de Segurança da Informação e Adoção de Normas de Segurança, bem como, Modelos de Aceitação de TecnologiaTCC Fluxo fácil: otimizando o empreendedorismo regional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-09) Victor, Manuelly Rodrigues.; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Rabelo, Humberto; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Rabelo, Humberto; Oliveira, Idelmárcia Dantas deO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processo realizado no SEBRAE, focando na inclusão de microempreendedores individuais (MEIs) como fornecedores. A pesquisa justifica-se pela necessidade de simplificar e padronizar esses processos, considerando a diversidade de perfis de escolaridade e habilidade digital, além da rotatividade de atendentes temporários. A questão central é: "Como os processos do 'Fluxo Fácil', criado por um estagiário para representar as operações de formalização do MEI como fornecedor, são visualmente modelados?". Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevistas com usuários-chave. Foram utilizados o Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN) para modelar os processos. Como resultados, foram elaborados dez Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), estruturando atividades essenciais ao fluxo. A padronização melhorou a clareza das orientações aos MEIs, reduziu erros e aumentou a eficiência operacional. Além disso, a análise indicou que o processo está no nível 2 do CMMI, evidenciando avanços na organização e controle das atividades.TCC Gestão da informação e os processos decisórios em saúde: relato de experiência durante a pandemia da Covid-19 em um município do Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-11) Joventino, Willamy Domingos de Oliveira; 0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; 0009-0004-7993-5147; http://lattes.cnpq.br/2502810479627380; Silva, Gilson Gomes da; 0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; 0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Amorim, Matheus Gomes; 0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159A pandemia da COVID-19 trouxe consigo diversas particularidades e ajustes necessários para o seu enfrentamento, principalmente no que se refere aos instrumentos de registro das informações dos pacientes. Por sua vez, os Sistemas de Informação em Saúde não estavam implementados para o registro e análise dos dados, a fim de garantir um retorno automatizado para a gestão, auxiliando nos processos de tomada de decisão. Sendo assim, com base em análise da crescente demanda de gerenciamento das informações realizados no município de Jucurutu/RN, ainda no início da pandemia em 2020, e em parceria com a equipe de Vigilância Epidemiológica do município, resultou-se na estratégia de adoção de um método de registro próprio, utilizando as tecnologias do Google Workspaces e inserindo os dados provenientes das fichas de notificação dos pacientes encaminhados das diversas unidades notificadoras do município. Além disso, por meio da utilização da lógica de programação na linguagem JavaScript e de fórmulas nativas da ferramenta, foi possível obter resultados automatizados em valores e gráficos de diversos tipos, facilitando a transparência do cenário epidemiológico do município e garantindo maior agilidade à gestão no processo de tomada de decisão.TCC Governança corporativa em terras potiguares: levantamento de práticas adotadas por Empresas Juniores no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Silva, Leonardo Dantas da; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de governança das empresas juniores no RN. Para tanto, foi enviado questionário online para 63 Empresas Juniores (EJ) do Rio Grande do Norte, tendo obtido resposta de 19 EJs. As perguntas abertas e fechadas foram categorizadas conforme os Princípios da Governança Corporativa, definidos conforme referencial teórico. Os principais resultados apontam que o Princípio da Equidade é o que possui maior adoção pela EJs respondentes, enquanto os Princípios Integridade e Sustentabilidade possuem menor adoção. A principal limitação da pesquisa foi conseguir contato com as EJs, uma vez que muitas não constam de canais oficiais amplamente divulgados ou os contatos publicizados estão desatualizados. Este estudo contribui para fomentar a discussão de Governança Corporativa no contexto de EJs e, como estudos futuros, pode-se utilizar os dados coletados para compreender fatores de caracterização das EJs em relação às práticas adotadas em cada princípio, além de replicar essa pesquisa com outras EJs.TCC Inteligência Artificial: avanços no combate ao câncer de pulmão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Santos, Gabriel Azevedo dos; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; http://lattes.cnpq.br/5965088699466867; Timóteo, Ana Flavia de Souza; Vale, Karliane Medeiros Ovidio; https://orcid.org/0000-0001-9845-8156; http://lattes.cnpq.br/7907570677010860Este trabalho teve como objetivo identificar os avanços da inteligência artificial (IA) no combate ao câncer de pulmão, por meio de uma revisão terciária da literatura. A metodologia adotada neste trabalho segue a proposta de Felizardo, Nakagawa, Fabbri e Ferrari (2017), que diz que uma revisão sistemática é conduzida por meio de um processo que envolve três fases: Planejamento, condução e publicação dos resultados. Na fase de planejamento é definido o objetivo, e em seguida o protocolo, onde serão definidas as questões de pesquisa, a estratégia, string e fontes de busca, os critérios de seleção e critérios de qualidade. A segunda fase é a condução, onde serão identificados os estudos por meio da estratégia de busca, onde os dados serão selecionados seguindo os critérios de seleção e qualidade para extração e sintetização. A terceira e última fase se dá por meio da avaliação e publicação dos resultados. Seguindo essa metodologia durante os meses de setembro a novembro de 2024, foram selecionados 22 estudos das bases de dados PubMed e Web of Science. Esses estudos afirmam que a IA possui grande potencial para avançar ainda mais no combate ao câncer, especialmente no câncer de pulmão, trazendo benefícios como maior precisão no diagnóstico, otimização de recursos e agilidade no início dos tratamentos. No entanto, enfrenta desafios como a limitada diversidade e qualidade dos dados para treinamento, o que pode afetar sua eficácia em populações sub-representadas, além de questões éticas relacionadas à privacidade e transparência. Estudos futuros como revisões terciárias da literatura que analisam o uso de IA em outros tipos de câncer, são sugeridos para aprimorar o conhecimento a respeito desta temáticaTCC Introdução à gestão de processos no Setor de Endemias de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Melo, Giovanna Kailany de; Melo, Gustavo Félix de; Timoteo, Ana Flávia de Souza; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; https://orcid.org/0000-0002-4483-5857; http://lattes.cnpq.br/7267033230072723; Timoteo, Ana Flávia de Souza; Oliveira, Idelmárcia Dantas deO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados de um mapeamento de processos realizado no Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Currais Novos/RN. O que justifica essa pesquisa é a necessidade de disseminar o conhecimento produzido dentro da instituição, facilitando a capacitação de novos funcionários. Assim, a questão central que movimenta esta pesquisa é: como é representado visualmente o macroprocesso Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCH) e seus subprocessos no Setor de Endemias? Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica, com análise documental e entrevistas com usuários-chave nos processos mapeados. Para tanto, utilizou-se o software Bizagi Modeler, a notação Business Process Model Notation (BPMN), bem como o software Canva e o Google Documentos. Pretende-se, a partir desse mapeamento, disseminar o conhecimento produzido e fortalecer a importância da gestão de processos para a melhoria da gestão organizacional.TCC Mapeamento de Cadeia de Valor e processo da empresa ContabRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-25) Araújo, Cláudio Pereira Teixeira de; Silva, Lucemir Mariz da; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6531148761963459; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; Oliveira, Idelmárcia Dantas deO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processo realizado na ContabRN. O que justifica essa pesquisa é a necessidade de disseminar o conhecimento da instituição, facilitando a comunicação entre os setores e a possibilidade de identificação de possíveis gargalos que, ao serem resolvidos, podem promover melhorias na tramitação de processos e, consequentemente, diminuir prejuízos na organização. Assim, a questão central que movimenta esta pesquisa é: como é representado visualmente o processo de abertura de empresa na instituição ContabRN? Trata-se de uma pesquisa qualitativa simples, com entrevistas com o usuário-chave no processo mapeado. Para tanto, utilizou-se o software Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN). Além disso, foi criada uma cadeia de valor no software Canva, complementando a representação visual do processo, de modo a proporcionar uma visão mais clara e detalhada das interações e das atividades envolvidas. Pretende-se, a partir desse mapeamento, disseminar o conhecimento e sinalizar pontos de melhoria nos fluxos.TCC Mapeamento de processos da Byte Seridó Júnior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-09) Araújo, Isa Laura Dantas; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Silva, Taciano de Morais; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Rabelo, HumbertoO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processo realizado na Byte Seridó Júnior. O que justifica essa pesquisa é a necessidade de revisar e aprimorar os processos seletivos para assegurar que os candidatos mais aptos sejam identificados e contratados, documentando o fluxo de operações para facilitação da visualização e implementação de métodos mais eficazes e consistentes que possam contribuir para a formação de equipes mais competentes, alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa, e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Assim, a questão central que movimenta esta pesquisa é: como são representados visualmente o processo de seleção e recrutação na instituição Byte Seridó? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevistas com usuários-chave nos processos mapeados. Para tanto, utilizou-se o software Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN). O mapeamento do processo de seleção de novos membros, proporcionou ao corpo diretório e à equipe de Recursos Humanos uma ferramenta que explica de forma clara e coesa as funções de cada ator envolvido assim como o desenvolvimento de cada fase, tendo potencial de impactar positivamente na organização e reestruturação dos processos seletivos. Além disso, pretende-se que ao ter melhor entendimento sobre os atores poderão executar seus papéis de maneira mais eficaz e eficiente, preenchendo as vagas com os candidatos mais qualificados para tais.TCC Mapeamento de processos de viagens corporativas: o caso do centro de Ensino Superior do Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-11) Cortez, Sheydson Carlos Santos; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; https://orcid.org/0009-0008-8553-8702; https://lattes.cnpq.br/4305823649489469; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Gorgônio, Flavius da Luz e; https://orcid.org/0000-0002-4926-3990; http://lattes.cnpq.br/7375286161719016; Vale, Karliane Medeiros Ovidio; https://orcid.org/0000-0001-9845-8156; http://lattes.cnpq.br/7907570677010860Este artigo apresenta um estudo de caso que explora a aplicação da Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN) como uma ferramenta para mapear processos operacionais. O estudo concentra-se nos processos de Viagens do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) e descreve como a BPMN foi usada para modelar e analisar esses processos, proporcionando transparência e estabelecendo padrões. Isso não apenas simplifica o fluxo de trabalho, mas também melhora a eficiência e a compreensão do processo para todos os envolvidos.TCC Mapeamento do processo de submissão de projetos ao Comitê de Ética em Pesquisas da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-02) Medeiros, Guilherme Costa de; Gorgônio, Flavius da Luz e; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Gorgônio, Flavius da Luz e; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Vale, Karliane Medeiros OvidioO objetivo deste capítulo é descrever o processo de submissão de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), abordando cada etapa e os requisitos necessários para sua tramitação. Para a análise, utilizou-se o software Bizagi Modeler para mapear os fluxos de trabalho e criar representações visuais do processo, e para a base da pesquisa foram utilizadas as informações oficiais disponibilizadas de forma online pelo próprio CEP em seu site e em documentos normativos. O que justifica essa pesquisa reside na importância de disseminar esse conhecimento de forma acessível, auxiliando pesquisadores e demais interessados a compreenderem melhor os procedimentos exigidos. Além disso, busca-se identificar possíveis gargalos que possam dificultar ou retardar o andamento das submissões, permitindo a proposição de melhorias que tornem o processo mais ágil e eficiente.TCC Mapeamento dos fluxos de análise inicial no juizado especial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-11) Dantas, Marlon da Silva; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Dantas, Aline Soares; Oliveira, Idelmárcia Dantas deO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar o mapeamento de processos em uma unidade judiciária, com foco na análise inicial das demandas do juizado especial. A realização do estudo se justifica pela necessidade de aprimorar a gestão de processos, promovendo maior eficiência e transparência nas atividades. Além de formalizar e documentar os processos, busca-se facilitar o aprendizado de novos servidores e estagiários, especialmente no momento de ingresso na instituição, dado que o mapeamento aborda processos de trabalho fundamentais para o desempenho das atividades iniciais na secretaria da unidade. A pesquisa busca compreender e documentar a representação visual do processo de análise inicial das demandas dos juizados especiais na referida unidade judiciária. Trata-se de uma investigação qualitativa, baseada na análise documental e em entrevistas com usuários-chave diretamente envolvidos nos processos. Para a modelagem dos fluxos, foram utilizados o software Bizagi Modeler e a notação Business Process Model and Notation (BPMN), em conformidade com o referencial metodológico de gerenciamento de processos da instituição. O estudo revelou que, embora a unidade possua um nível de maturidade em processos já consolidado, com boas práticas reconhecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há oportunidades para revisão e atualização contínua dos procedimentos, visando assegurar a celeridade processual. Espera-se que o mapeamento realizado, além de consolidar a gestão de processos na unidade, sirva como subsídio para futuras iniciativas e inspire outras instituições, sejam do setor judiciário ou não, a adotar práticas semelhantes, contribuindo para o aprimoramento da gestão de processos.TCC Mapeamento dos fluxos relacionados à perícia no juizado especial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-11) Silva, Anderson Azevedo da; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Dantas, Aline Soares; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Dias, Kátia Simonne OliveiraO objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processo realizado em uma unidade judiciária, especificamente das atividades relacionadas às designações das perícias médicas no âmbito do juizado especial. A condução deste estudo fundamenta-se na necessidade de aperfeiçoar a gestão de processos, visando à otimização da eficiência operacional e ao incremento da transparência na execução das atividades institucionais. Ademais, almeja-se a formalização e a documentação dos fluxos de trabalho que envolvem as designações das perícias na unidade, facilitando a capacitação e a integração de novos servidores e colaboradores. A pesquisa busca compreender e documentar a representação visual do processo de marcação de perícias nas demandas de benefícios previdenciários em tramitação no juizado especial na referida unidade judiciária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa simples, baseada na análise documental e em entrevistas com usuários-chave diretamente envolvidos nos processos. Para a modelagem dos fluxos foram utilizados o software Bizagi Modeler e a notação Business Process Model and Notation (BPMN), em conformidade com o referencial metodológico de gerenciamento de processos da instituição. A pesquisa evidenciou que, embora a unidade detenha um nível de maturidade processual já consolidado, foram identificadas oportunidades para a revisão e a atualização dos procedimentos, com o propósito de garantir maior celeridade na tramitação processual. Almeja-se que o mapeamento realizado, além de fortalecer a gestão de processos na unidade, constitua um referencial para o desenvolvimento de futuras iniciativas e incentive outras instituições a promoverem o aprimoramento de sua governança por meio da gestão de processos.TCC Mapeamento e análise de processos na Biblioteca Setorial Professora Maria Lúcia da Costa Bezerra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Costa, Beatriz Vitória da; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; https://lattes.cnpq.br/4817939147685965; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Dantas, Aline Soares; http://lattes.cnpq.br/7101470867966592; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; http://lattes.cnpq.br/0247114604113222O objetivo deste trabalho técnico-tecnológico é apresentar os resultados do mapeamento de processos realizados na Biblioteca Setorial Profª Maria Lúcia da Costa Bezerra, pertencente ao CERES/UFRN. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de aprimorar os serviços oferecidos pela biblioteca, promovendo a padronização e identificação de gargalos nos fluxos relacionados à orientação, normalização e depósito de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Assim, a questão central que orienta este estudo é: como os processos de elaboração de fichas catalográficas e depósito de TCCs podem ser representados visualmente para otimizar o atendimento aos usuários? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza análise documental e entrevistas com participantes-chave nos processos mapeados. O software Bizagi Modeler e a Business Process Model Notation (BPMN) foram empregados para modelar os fluxos de trabalho, detalhando subprocessos como a elaboração de fichas catalográficas e o depósito institucional. Com base nos fluxogramas gerados, foi possível identificar gargalos e propor um Procedimento Operacional Padrão (POP), visando a padronização e a eficiência das atividades. Espera-se que os resultados contribuam para a melhoria contínua dos serviços da biblioteca, beneficiando diretamente alunos e funcionários, além de fortalecer a organização administrativa e acadêmica.TCC Modelagem de processos da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-25) Lopes, Flávio Glaydson Guimarães; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Oliveira, Idelmarcia Dantas de; Dantas, Aline SoaresEste trabalho visa apresentar os resultados de um mapeamento de processos realizado na Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ-RN). A justificativa para a realização desta pesquisa está na necessidade de promover a disseminação do conhecimento institucional, possibilitando a melhoria na comunicação entre as diversas áreas da organização, bem como na identificação e solução de gargalos, o que podem contribuir para a otimização da tramitação de processos e a redução do tempo de atendimento ao público-alvo. A questão norteadora desta pesquisa é: como os processos de monitoramento do planejamento estratégico e a cadeia de valor da SEFAZ-RN podem ser representados visualmente? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em análise documental e entrevistas com usuários-chave dos processos mapeados. Para a modelagem dos processos, foram empregados o software Bizagi Modeler e a notação Business Process Model and Notation (BPMN). Adicionalmente, a cadeia de valor foi estruturada com base na metodologia de Porter, identificando as atividades primárias e de apoio que geram valor para a organização. Os resultados obtidos buscam contribuir para a disseminação do conhecimento organizacional, além de identificar pontos de melhoria nos fluxos de trabalho e aprimorar a eficiência das operações internas. Espera-se que as representações visuais dos processos e da cadeia de valor fortaleçam a gestão estratégica da SEFAZ-RN, promovendo maior alinhamento com as demandas sociais e maior transparência na execução de suas atividades.