Navegando por Autor "Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso"
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Dissertação Apoio institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde: um percurso de melhoria no acompanhamento da gestão em saúde nos municípios do Rio Grande do Norte(2018-07-20) Costa, Solane Maria; Sampaio, Ana Tania Lopes; ; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; ; Dantas, Rodrigo Assis Neves;Introdução: no âmbito da saúde, a legislação do Sistema Único de Saúde define como condições para os municípios, estados e união viabilizarem suas gestões, a elaboração dos instrumentos de planejamento da saúde: o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão (RAG). No cenário administrativo do planejamento, o RAG destaca-se como pilar para avaliação e monitoramento das ações de saúde. Este documento constitui-se como instrumento de comprovação da aplicação dos recursos, tem a finalidade de orientar a elaboração da programação anual, bem como eventuais redirecionamentos necessários no Plano de Saúde, nas três esferas de direção do SUS. O RAG deve ser alimentado anualmente no Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS) de forma obrigatória. Objetivo: avaliar o cumprimento institucional de alimentação do SARGSUS para efetivação do RAG através da interferência do apoiador institucional do COSEMS-RN, com vistas para a melhoria do acompanhamento da gestão da saúde nos municípios do Rio Grande do Norte. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, do tipo análise documental, com utilização de dados secundários do SARGSUS. Os passos metodológicos utilizados constou da análise do cenário dos Instrumentos de planejamento da saúde dos 167 municípios, através de análise do SARGSUS com dados coletados e acompanhados no decorrer do ano de 2017 e 2018. O COSEMS-RN aderiu ao Projeto da Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para contar com a atuação do apoio institucional em seu quadro. Iniciou o processo de educação permanente realizando oficinas específicas de sensibilização com gestores e equipes gestoras denominadas de - Oficina Aplicativa para Construção dos Instrumentos de Gestão”, aprovado em plenária do Conselho como atividade prioritária. Estes encontros ocorreram de maio a junho de 2017, nas 8 Regiões de Saúde. Nos citados encontros os gestores foram informados e instrumentalizados quanto a sua responsabilidade individual e coletiva, em relação aos instrumentos de gestão para a correta alimentação no SARGSUS. Resultados: inicialmente foi identificado um alto índice de inadimplência de alimentação, onde apenas 27,54% dos municípios alimentaram o SARGSUS, na competência do exercício 2016, que deveria está em 100% até 30 de março do ano subsequente, seja 2017. Após a apropriação das devidas informações quanto a necessidade de alimentação do sistema, observou-se que 98,20% dos municípios cumpriram com suas responsabilidades em elaborar o RAG, dentre outros instrumentos, e inserirem no SARGSUS. Conclusões: acredita-se que, essa visível melhoria ocorreu pela mobilização do COSEMS-RN em proporcionar às gestões municipais o acompanhamento do apoio institucional quanto a necessidade do cumprimento dos atos normativos do sistema SUS, os gestores assumiram suas responsabilidades, elaboraram e alimentaram o SARGSUS, mais especificamente o RAG. Percebeu-se assim, a importância e o papel primordial do apoiador institucional como fundamental para qualificação da gestão municipal.Tese A auto formação maternal: cenários de uma educação vivencial humanescente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-14) Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; ; http://lattes.cnpq.br/4163129273132129; ; http://lattes.cnpq.br/8370816933569932; Pereira, Francisco de Assis; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Aguiar, José Otávio; ; http://lattes.cnpq.br/7106694267459903; Dias, Márcia Adelino da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9674492903954108autoformação maternal: cenários de uma educação vivencial humanescente apresenta a pesquisa realizada com gestantes e seus filhos com idade de até um ano de vida, da comunidade de Barreta, situada no município de Nísia Floresta/RN, acompanhados pela equipe de estratégia saúde da família. A problemática se prende às fragilidades na concepção de uma prática educativa humanescente que vise o cuidado integral do binômio mãe e filho. Constituindo assim a garantia ao direito da mãe ter uma gestação saudável e da criança de viver uma infância feliz. Objetivando descrever e interpretar como o desenvolvimento das vivências integrativas de educação em saúde, contribui para o processo de autoformação maternal. Partindo deste pensamento de uma prática educativa humanescente, optou-se pelos seguintes pressupostos: a pedagogia vivencial humanescente (CAVALCANTI, 2006) e seus princípios. Estes estarão, durante a pesquisa, relacionados à teoria da complexidade (MORIN, 2005), à teoria autopoiética (MATURANA; VARELA, 2001), às abordagens transdisciplinares (MORAES, LA TORRE, 2008), bem como aos princípios do SUS. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adota princípios da pesquisa-ação, utilizando as seguintes ferramentas: a observação participante existencial; a escuta sensível; a fotorreportagem; práticas corporais transdisciplinares e as vivências lúdicas integrativas. O laboratório se deu na Unidade Básica de Saúde de Barreta. Os encontros foram desenvolvidos através de experiências vivenciadas, nas quais foram abordadas a autoimagem e autoestima, a modelagem, a natureza e o corpo, a Shantalla e as práticas integrativas complementares em saúde. As vivências experenciadas permitiram um olhar sensível sobre as emoções e sentimentos, resultando na corporalização da sensibilidade, ludicidade, criatividade e reflexividade, contribuindo no processo de autoformação maternal humanescenteDissertação Avaliação da relação de felicidade dos trabalhadores com o trabalho qualificado em saúde: cenários vividos em uma unidade básica de saúde(2018-11-01) Souza, Greice Kelly Gurgel de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; ; Castro, Janete Lima de; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso;O Sistema Único de Saúde, instituído desde 1988, traz como um dos princípios basilares a atenção integral desenvolvida pela Estratégia Saúde da Família. O processo de trabalho em saúde muda de lógica ao ter como referência a saúde e não mais a doença, o cuidado com foco no individuo, família e na comunidade. Algumas políticas se destacam no fortalecimento deste novo paradigma do cuidado. Uma das políticas estruturante para esta atenção integral é a Política Nacional de Humanização, lançada desde 2003, que incorpora como dispositivo a Clínica Ampliada no âmbito da Atenção Básica. O Município de Rodolfo Fernandes, situado no Oeste Potiguar, aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e qualidade na Atenção Básica (PMAQ), sendo suas equipes avaliadas e monitoradas através de padrões previamente definidos pelo ciclo contínuo de Melhoria implantado pelo Ministério da Saúde. Um dos principais problemas identificados na UBS foi o relacionamento da equipe, o que dificulta a implementação de mudanças no ambiente de trabalho. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação de abordagem sociopoiética que tem como objetivo avaliar a relação de felicidade dos trabalhadores com o trabalho qualificado em saúde no decorrer da realização do Ateliê de Autoformação humanopoiética para a equipe de saúde da Unidade Básica de saúde Antônio Simão no município de Rodolfo Fernandes. A partir da realização do ateliê humanopoiético, pode-se observar a fragilidade de alguns profissionais em relação ao entendimento sobre Trabalho Qualificado em saúde. Foi possível perceber, nas falas e cenários construídos, que a falta de integração na equipe é o principal gatilho para a infelicidade no trabalho. Foi identificado vazio na gestão em relação à avaliação da qualidade no trabalho. Na visão dos trabalhadores, os pontos avaliados pelo PMAQ são muito relacionados à estrutura e totalmente quantitativos. Respeitar as subjetividades dos sujeitos, possibilitar a tripla inclusão e viabilizar processos de formação-intervenção são dispositivos apontados para o processo de humanização no trabalho. Trabalhadores felizes desempenham melhor as suas funções. A experiência levou os profissionais a solicitarem outros Ateliês, a refletirem sobre a influência laboral no estado de felicidade, sobre o conceito de Trabalho Qualificado em Saúde e sobre o relacionamento interpessoal na equipe.Dissertação C&D integrativo: contribuições para o cuidado da criança em uma unidade básica de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Lima, Thallita Monalisa Sizenando Souza; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/9665122510572366; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Bosco Filho, JoãoO desenvolvimento psicomotor infantil pode ser afetado por diversos fatores, sendo observada no cotidiano da Unidade Básica de Saúde do Góes, zona rural do município de Apodi no Rio Grande do Norte, um considerado número de queixas das mães relacionadas ao desenvolvimento infantil. Neste sentido, a Equipe de Saúde da Família adaptou o processo de avaliação do cuidado no Programa de Crescimento e Desenvolvimento do Ministério da Saúde para um Método Integrativo, através de ações lúdicas, ambiente humanescente e produção de dois manuais com orientações para auxiliar e empoderar os pais e/ou cuidadores nas demandas, intitulando-o de “C&D integrativo”. O presente estudo é do tipo PesquisaAção de cunho avaliativo, com abordagem qualitativa de análise antes e depois da implantação do C&D integrativo. Os dois manuais contêm, de forma lúdica interativa, orientações específicas para auxiliar os pais e/ou cuidadores nas atividades de estimulação do desenvolvimento psicomotor e no entretimento das crianças, além de receitas rápidas, fáceis e baratas para auxiliar as mães na utilização de alimentos frescos, produzidos pelos próprios moradores da região. Destaca-se, ainda, a realização de atendimento multiprofissional integrativo durante as consultas. São sujeitos da pesquisa as mães de crianças de 12 a 48 meses que relataram algumas dessas queixas de alterações comportamentais. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. A avaliação dos dados foi pautada nas etapas da análise de conteúdo de Bardin (2011). Este trabalho foi submetido à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL), sendo aprovado sob o protocolo nº 5.078.004, conforme resolução 466/12. Através desse estudo buscou-se inovar e avaliar, de forma integrativa, o processo do cuidado com a criança na Unidade Básica de Saúde, visando o fortalecimento do vínculo da equipe com os familiares e um melhor acompanhamento do desenvolvimento da cognição e psicomotricidade, além de disponibilizar dois manuais produzidos pela equipe para o uso das mães e cuidadores dessas crianças.Dissertação Comissão de Integração Ensino-Serviço Regional de Imperatriz: implantação e contribuições para Política de Educação Permanente em Saúde no Estado do Maranhão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Freitas, Wellington Queiroz de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; https://orcid.org/0009-0000-5305-2531; http://lattes.cnpq.br/4462107011131557; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa RossoA Educação Permanente em Saúde (EPS), como estratégia de formação e desenvolvimento dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), foi instruída como política no ano de 2004, através da portaria de nº 198, e redefinida pela portaria de nº1.996 do ano de 2007. Visa contribuir para a necessária transformação dos processos de trabalho e das práticas de saúde, de acordo com os princípios de descentralização do SUS, que definem diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituindo as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) como instâncias permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da PNEPS. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo contribuir e analisar o processo de implantação da CIES na Região de saúde de Imperatriz, visando o fortalecimento da PNEPS no estado do Maranhão (MA). Trata-se de uma Pesquisa-Ação com estudo avaliativo, cujo referencial teórico tem como base os pressupostos da PNEPS. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os gestores, trabalhadores, representantes de instituições de ensino com cursos na área da saúde e do controle social no SUS, que participam dos processos de integração Ensino-Serviço na Região de Saúde de Imperatriz/MA. Os dados foram coletados durante as intervenções e realização da Oficina com tema central Educação Permanente em Saúde, no período de abril a outubro de 2023, o que possibilitou identificar o perfil desses participantes e suas percepções sobre a PNEPS, além de contribuir na implantação da CIES Regional de Imperatriz/MA. Como produto foi elaborado uma cartilha para os gestores do sistema Único de Saúde (SUS) sobre Educação Permanente em Saúde e orientações sobre como implantar um CIES Regional. Os resultados apresentam um número considerável de cursos da área da saúde na modalidade de Educação a Distância (EAD) ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na região. Também foi observado o desconhecimento da importância da Educação Permanente em Saúde pelos participantes da pesquisa. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar estratégias para o fortalecimento da EPS e para instituição das CIES em todas as Regiões de Saúde do estado do Maranhão.Dissertação Conhecimento e prática dos agentes comunitários de saúde sobre os indicadores de saúde(2019-10-23) Cavalcanti, Lílian Joane; Bosco Filho, João; ; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; ; Rodrigues, Maisa Paulino;O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento e a prática dos agentes comunitários de saúde acerca dos indicadores de saúde do Sispacto. Estudo qualitativo e tem como base metodológica a Pesquisa Convergente Assistencial. Verificaram-se que o conhecimento e a prática dos agentes comunitários de saúde sobre os indicadores do Sispacto indicaram lacunas. Ao final, apontaram a necessidade de repensar o processo de trabalho e a importância dos indicadores de saúde como importante ferramenta de trabalho para avaliação e planejamento desses profissionais.Dissertação Contribuição da auriculoterapia na saúde mental de cuidadores do Programa Melhor em Casa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Pegado, Stephany Araújo Magalhães Coutinho; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; https://orcid.org/0000-0002-8277-7790; http://lattes.cnpq.br/2616940739856884; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Bosco Filho, JoãoO cuidador é uma peça fundamental no processo do cuidado. O Programa Melhor em Casa, como um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), atua em consonância com a tríade famíliacuidador-domicílio permitindo uma clínica ampliada singular e integrada. Considerando a auriculoterapia como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) oficialmente inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), o presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da auriculoterapia na saúde mental de cuidadores familiares de pessoas acamadas cadastradas no SAD do município de Assú-RN. Trata-se de uma Pesquisa-Ação com estudo avaliativo, do tipo antes e depois, realizado no período de novembro de 2021 a janeiro 2022. Foram analisados 12 casos de cuidadores familiares, antes e após sessões de auriculoterapia, seguindo o Protocolo de Acolhimento Integrativo Humanescente (PAIH). Os dados foram coletados antes e após a intervenção terapêutica de aplicação da auriculoterapia, o que possibilitou, inicialmente, um estudo de perfil, seguido da escuta e análise de conteúdo realizada conforme Bardin (2009). A pesquisa foi aprovada no comitê de ética em pesquisa (CAAE: 51956921.7.0000.5292). Os resultados apontaram significativa melhora no bem-estar e no estado emocional e físico dos cuidadores familiares analisados. Concluímos que a auriculoterapia miniminiza os efeitos dos fatores estressores externos à saúde integrativa do Cuidador Familiar. Demonstrou-se bastante eficaz no uso em Atenção Domiciliar e espera-se que este estudo intervencionista incentive novas pesquisas voltados para o uso das PICs, assim como para este público específico, pois a literatura carece de intervenções direcionadas ao Cuidador Familiar.Dissertação A contribuição da auriculoterapia para saúde dos trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial no contexto da pandemia do Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Morais, Ana Karoliny Gomes de; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/9594130907323913; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Bosco Filho, JoãoEste estudo teve como objetivo analisar a contribuição da auriculoterapia para saúde dos trabalhadores da saúde de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do tipo 1, no contexto da pandemia do COVID-19. Diante do cenário de pandemia tem se evidenciado a necessidade primordial do cuidado e proteção dos que estão à frente do cuidado em saúde. A auriculoterapia como um recurso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), oficialmente instituída no Sistema Único de Saúde (SUS), e já evidenciada como eficaz, foi uma aliada para esse processo de cuidar. O trabalho tratou-se de uma pesquisa-ação com estudo de avaliação do tipo antes e depois, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo dez trabalhadores/trabalhadoras do Caps 1 de Apodi/RN. A intervenção ocorreu no período de novembro a dezembro de 2021. Os resultados evidenciaram melhoras significativas no estado geral dos trabalhadores/trabalhadoras, oportunizando expressão de sentimentos no cenário de pandemia covid-19. A maioria dos entrevistados não tinha realizado a auriculoterapia antes da prática. Quando submetidos à Auriculoterapia todos os trabalhadores relataram a melhora da intensidade dos sintomas apresentados. Referiram sentir-se valorizados e acolhidos. Destacaram a prática como espaço para escuta. Foram evidentes as contribuições da auriculoterapia na melhoria da saúde física e mental dos trabalhadores pesquisados.Apresentado em Evento A contribuição das práticas integrativas e complementares no processo de inclusão(2016-11) Sampaio, Ana Tânia Lopes; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Custódio, Débora Karla Sampaio Alves; Brito, Gustavo André Pereira deTrata-se de um relato de experiência, que faz parte de uma pesquisa de campo iniciada em setembro do ano de 2015 realizada em um CEMEI do município de Natal/RN cujo foco principal é o de avaliar a utilização das Práticas Integrativas Complementares em Saúde como ferramentas facilitadoras para uma educação inclusiva, podendo destacar crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos e seus respectivos educadores como protagonistas da pesquisa. Realizou-se uma pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa, apresentando duas categorias de análise: Práticas Corporais Transdisciplinares e as Vivências Lúdicas Integrativas. A educação está vinculada à formação do sujeito para a vida em toda a sua inteireza a educação inclusiva parte da necessidade de um processo de reestruturação nos âmbitos políticos, sociais e educacionais pautada na compreensão e respeito a diversidade, complexidade e singularidade do sujeito. As Práticas Integrativas e Complementares surgem como novas possibilidades para a vivência e consolidação da transdisciplinaridade, e internalização da educação como processo formativo, no qual professores e educandos, são compreendidos em sua especificidade e totalidade. Na educação inclusiva, mais especificamente, essas práticas são utilizadas como forma de aprimorar a percepção da criança sobre si e sobre o outro, respeitando as diferenças e a diversidade. Elas permitem que as mesmas se tornem sujeitos do processo formativo de maneira significativa e criativa, desenvolvendo a interação e integração social e o agir de maneira lúdica e reflexivaArtigo A contribuição do Pronto Socorro Energético Hospitalar para a saúde do trabalhador(Research, Society And Development, 2020) Sampaio, Ana Tânia Lopes; França, Raiane Caroline da Silva; Vieira, Alcivan Nunes; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa RossoEsta pesquisa tem como objetivo avaliar acontribuição do Pronto Socorro Energético Hospitalar para a saúde laboral dos profissionais de um hospital geral em Mossoró-RN, e avaliar a presença de danos físicos, psicológicos e sociais relacionados ao contexto de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, realizou-se um estudo transversal e uma pesquisa-ação. Os dados quantitativos foram coletados por meio da Escala de Avaliação dos Danos relacionados ao Trabalho; os dados qualitativos foram obtidos a partir de grupo focal e questionário estruturado. A pesquisa foi realizada no Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia, no município de Mossoró-RN, cujo público alvo da pesquisa foram os profissionais da referida instituição, totalizando 205 participantes. Os resultados apontaram danos significativos à saúde relacionados ao trabalho, principalmente no domínio físico, com destaque para os danos osteomusculares, seguido de domínio psicológico e social. Os participantes da pesquisa relatam melhorias na vida pessoal e no ambiente de trabalho após a implantação do Pronto Socorro Energético Hospitalar. As práticas integrativas no ambiente de trabalho hospitalar promovem saúde aos profissionais, de maneira integral, bem-estar e equilíbrio entre mente, corpo e espíritoDissertação Desafios e perspectivas das visitas domiciliares na estratégia de saúde da família a partir da compreensão dos profissionais(2019-06-27) Rodrigues, Liégia Karissa Morais; Bosco Filho, João; ; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; ; Silva, José Adailton da;A visita domiciliar é um instrumento de promoção da atenção domiciliar da equipe de Estratégia de saúde da família que facilita o vínculo e atua na promoção do cuidado em saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a compreensão dos profissionais da estratégia de saúde da família sobre visitas domiciliares. A pesquisa é qualitativa, descritiva. Foi realizada no período de abril à maio de 2019 com 17 profissionais das estratégias de saúde da família de duas equipes do município de Apodi, no Estado do Rio Grande do Norte. Além disso, realizamos observação não participante e sistemática. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi estruturadas e após foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Da análise emergiram quatro categorias: Compreendendo as visitas domiciliares; Importância das visitas domiciliares; Dificuldades e desafios encontrados nas visitas e Planejamento das visitas. Percebemos que os profissionais compreendem as visitas como consultas no domicílio que devem ser ofertadas apenas a usuários acamados e/ou com alguma impossibilidade de ir a Unidade básica, reforçando a ótica do modelo médico hegemônico em saúde.Artigo Educação continuada em enfermagem e suas perspectivas científicas: uma breve análise integrativa(Revista Humano Ser, 2016) Sampaio, Ana Tânia Lopes; Costa, Stella Alyny Alyny de Aquino; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Pereira, Fábio Claudiney da Costa; Rocha, Karolina de Moura Manso daObjetivou-se identificar o enfoque das publicações sobre Educação Continuada na área da enfermagem. Trata de uma revisão integrativa da literatura, realizada considerando as seguintes etapas: formulação da pergunta de pesquisa; coleta de dados; avaliação, análise e interpretação dos dados; apresentação de resultados. Na busca obteve-se um total de 51 artigos, sendo selecionados oito. Constatou-se escassez de estudos sobre educação continuada e enfermagem, nos últimos cinco anos, havendo confusões em alguns textos sobre as diferenciações entre educação permanente e continuada. Houve predomínio de publicações no ano de 2010, embasados em uma abordagem quantitativaDissertação Grupos de educação em saúde como ferramenta de cuidado na estratégia saúde da família em um município de médio porte: percepção dos usuários e dos profissionais(2019-10-23) Silva, Adriana Pereira; Bosco Filho, João; ; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; ; Rodrigues, Maisa Paulino;Os grupos de educação em saúde são estratégias que se contrapõem à lógica biomédica tradicional, constituindo-se espaços de escuta, acolhimento e reflexão. Na estratégia Saúde da Família os grupos de educação em saúde se apresentam como estratégias de promoção à saúde e de desenvolvimento das capacidades humanas. Esse trabalho teve como problema de análise o seguinte questionamento: Qual a percepção dos profissionais e dos usuários acerca do grupo enquanto ferramenta de promoção da saúde e do autocuidado na Estratégia saúde da família no Município de Assú/RN? O objetivo geral foi analisar a percepção dos profissionais e dos usuários acerca dos grupos como ferramenta de promoção da saúde e de autocuidado na Estratégia Saúde de Família no Município de Assú/RN. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo de abordagem qualitativa, que, segundo Minayo (2009), trabalha com o universo dos significados dos valores e das atitudes que os fenômenos são interpretados a partir de suas ações dentro da realidade vivida. O projeto de pesquisa foi aprovado através do parecer 3.180.297 em 01 de março de 2019 do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes-CEP/HUOL, ao qual está vinculado o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. A pesquisa foi realizada em 01 Unidade Básica de Saúde da Zona Urbana do Município de Assú/RN, com amostra composta por 10 profissionais da equipe multidisciplinar de saúde da família e oito usuários participantes de grupos de educação em saúde que funcionaram na mesma equipe. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com os profissionais e grupo focal com os usuários. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que os grupos são planejados de forma coletiva pela equipe, com a organização e definição de temas com maior centralidade no enfermeiro. Na percepção de alguns profissionais os grupos são concebidos como espaço de convivência e troca, para outros, como espaço de repasse de informações. Como dificuldades para formação de grupos os profissionais elencaram a falta de tempo decorrente da alta demanda por atendimentos individuais, a desarticulação da equipe e a falta de interesse de alguns de participar dos momentos de reuniões de equipe e falta de apoio da Gestão Municipal. Como potencialidade os profissionais relataram a parceria, humildade, o estabelecimento de diálogo e o amor ao trabalho. Os usuários descreveram os grupos como espaços de transformação que contribui para a autonomia e para o autocuidado.Dissertação Harmonização energética emergencial: plano de intervenção para um serviço de práticas integrativas e complementares em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Silva, Mariane Elivânia; Araújo, Verbena Santos; http://lattes.cnpq.br/8966311862443854; http://lattes.cnpq.br/6351488785564284; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; http://lattes.cnpq.br/8237833219950099; Silva, Fernanda Maria Chianca da; http://lattes.cnpq.br/2055394868497091; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; http://lattes.cnpq.br/8370816933569932As práticas integrativas e complementares em saúde representam um conjunto de recursos capazes de atuar nos diferentes aspectos da saúde, propiciando tanto a recuperação da saúde quanto a prevenção de doenças e agravos, sejam eles físicos ou mentais. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte dispõe de um laboratório especializado em práticas integrativas, onde é realizado o atendimento de Harmonização Energética Emergencial, no qual o Serciente, que apresenta qualquer tipo de desequilíbrio resultante de sobrecargas físicas, emocionais e/ou energéticas, é acolhido de forma imediata, funcionando como uma espécie de “pronto atendimento”. Durante esse atendimento são utilizadas as práticas do Reiki e da Massagem como estratégias de promoção do reequilíbrio energético. A motivação para este estudo foi possibilitar estratégias para qualificar o atendimento de Harmonização a partir do conhecimento dos profissionais que atuam nesse atendimento, identificando as dificuldades, potencialidades e sugestões de melhoria e dessa forma organizar o processo de trabalho, tendo como objetivo construir um plano de intervenção para o atendimento de Harmonização energética EmergenciaI. Tratase de estudo exploratório-descritivo, de abordagem mista, tendo como desenho a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). O percurso metodológico foi composto da observação participante, análise de prontuários, com o intuito de conhecer o perfil dos sercientes atendidos na harmonização; aplicação de questionário visando conhecer o perfil dos terapeutas que atuam no atendimento, além disso, foram realizadas entrevistas com os participantes para conhecer a percepção deles sobre o atendimento; Formou-se um grupo de trabalho com o propósito de elaborar as ações do plano de intervenção e, para guiar esse grupo, foi utilizado o Método de Altadir de Planificação Popular (MAPP). O material empírico foi trabalhado a partir da técnica de discurso do sujeito coletivo e para auxiliar no tratamento dos dados foi utilizado o software DSCsoft20, além disso, os dados numéricos da pesquisa foram avaliados utilizando análise estatística simples através de planilha do Excel. Todas as formas de interação com participantes do estudo utilizaram os meios remotos/virtuais. Os resultados deste trabalho apontaram para a real necessidade da criação de um projeto de intervenção baseado nos conhecimentos prévios dos sujeitos da pesquisa e de suas necessidades relacionadas ao processo de trabalho e estão apresentados na forma de dois artigos, estando um dos artigos publicado em revista de alcance internacional, e do produto técnico intitulado: Plano de Intervenção para o atendimento de Harmonização Energética Emergencial. A criação do plano de intervenção para o atendimento de Harmonização Energética Emergencial pode contribuir para sanar as principais dificuldades do setor, além disso, despertar na equipe um maior engajamento ao serviço, visto que a participação de forma ativa no processo de construção dos instrumentos utilizados no serviço promove uma maior motivação para realização do trabalho de forma organizada e visando sempre à oferta de um serviço de qualidade.Apresentado em Evento A importância das práticas integrativas e complementares em saúde como ferramentas facilitadoras do processo da educação inclusiva(2016) Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Sampaio, Ana Tânia LopesTrata-se de um relato de experiência, que faz parte de uma pesquisa de campo iniciada em setembro do ano de 2015 realizada em um CEMEI do município de Natal/RN cujo foco principal é o de avaliar a utilização das Práticas Integrativas Complementares em Saúde como ferramentas facilitadoras para uma educação inclusiva, podendo destacar crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos e seus respectivos educadores como protagonistas da pesquisa, utilizando os descritores controlados “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, “Educação de Crianças” e “Educação inclusiva”. Realizou-se uma pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa, apresentando duas categorias de análise: Práticas Corporais Transdisciplinares e as Vivências Lúdicas Integrativas. A educação está vinculada à formação do sujeito para a vida em toda a sua inteireza a educação inclusiva parte da necessidade de um processo de reestruturação nos âmbitos políticos, sociais e educacionais pautada na compreensão e respeito a diversidade, complexidade e singularidade do sujeito. As Práticas Integrativas e Complementares surgem como novas possibilidades para a vivência e consolidação da transdisciplinaridade, e internalização da educação como processo formativo, no qual professores e educandos, são compreendidos em sua especificidade e totalidade. Na educação inclusiva, mais especificamente, essas práticas são utilizadas como forma de aprimorar a percepção da criança sobre si e sobre o outro, respeitando as diferenças e a diversidade. Elas permitem que as mesmas se tornem sujeitos do processo formativo de maneira significativa e criativa, desenvolvendo a interação e integração social e o agir de maneira lúdica e reflexivaDissertação Melhoria da qualidade em um serviço de práticas integrativas e complementares em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-16) Souza, Joyce Wadna Rodrigues de; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/4967737996463963; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; http://lattes.cnpq.br/8370816933569932; Fernandes, Marcelo Costa; http://lattes.cnpq.br/7409130137153860Introdução: A atenção integral é uma das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde, nesse aspecto, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foram introduzidas oficialmente no SUS em 2006, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Por outro lado, a experiência do paciente é essencial para o avanço da atenção centrada na pessoa, contemplando aspectos que permeiam as sensações e percepções, podendo assim averiguar até que ponto se o paciente recebe cuidados que sejam respeitosos e condizentes com as suas preferências, necessidades e valores individuais. Faz-se importante agregar essa avaliação da experiência do paciente ao cenário das PICS, atentando para elementos fundamentais da qualidade do cuidado em saúde, como a eficiencia, acessibilida e a segurança da assistência que permitem serem mensurados por indicadores de qualidade. Objetivo: Propor indicadores de qualidade para implementação em Serviços de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem metodológica propositiva, no sentido de orientar a realização de um ciclo de melhoria com enfoque no monitoramento da qualidade institucional, a partir da apresentação de indicadores de qualidade em um serviços de PICS no SUS. Alem disso, a pesquisa foi desenvolvida com base em uma versão adaptada das diretrizes do Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0 (SQUIRE), permitindo fazer uma análise qualitativa dos critérios e indicadores construído. O cenário do estudo foi o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), vínculado ao Departamento de Saúde Coletiva (DSC) do Centro de Ciencias da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com parecer nº 3.744.495 Resultados: O delineamento dessa pesquisa permitiu a realização das seguintes etapas: Diagnóstico situacional/Identificação da oportunidade de melhoria, através da aplicação da técnica de grupo nominal, matriz de priorização e observação não participante, selecionando-se a oportunidade de melhoria a ser trabalhada; em seguida foi feita uma análise do problema de qualidade, através do diagrama de causa e feito de Ishikawa, selecionando as causas modificaveis e não modificaveis; a partir disso foram construidos sete de critérios para avaliar a qualidade, e desses sete critérios surgiram sete indicadores de qualidade relacionados a dimensões e aspectos da qualidade. Foi confeccionado um instrumento de avaliação dos respectivos critérios; para adiante proceder-se a elaboração de um estudo sobre o nível de confiabilidade dos critérios e indicadores de qualidade, permitindo a construção de um indicador composto que agrupasse os sete subindicadores de qualidade construidos anteriormente, e assim pudesse revelar a experiência do paciente no serviço através da agragação e do percentual de cumprimento desses; foram também elencadas as propostas de intervenção oportunas para melhoria contínua; como também o procedimento padrão para coleta e análise dos dados dos indicadores; por fim, o monitoramento dos resultados foi elencado como uma ferramenta ideal para manuntenção da qualidade do serviço. Conclusões: A construção e mensuração de indicadores e critérios de qualidade em serviços de PICS no Brasil é primordial para o aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do processo de trabalho, visto que identificar a percepção e fazer uma correlação com a satisfação das expectativas do usuário do serviço, bem como trazer aos profissionais a oportunidade de projetar suas ações com base na necessidade do serciente, da comunidade e nas competências profissionais, é essencial para a melhoria contínua de qualquer serviço de saúde. No cenário das práticas integrativas, voltado para a implementação das tecnologias do cuidado interacionais, isso é primordial, visto favorecer o fortalecimento das relações sociais, da criação de vínculo, e da possibilidade de identificação dos reais problemas existentes.Dissertação Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem(2019-05-03) Nunes, Sandra Lúcia Dias; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; ; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso;A preceptoria é uma nova modalidade de ensino no cenário de formação em saúde, na qual o profissional do serviço de assistência assume a função de acolher, orientar e mostrar ao aluno a inserção no mundo real do trabalho. Com vistas a compreender e refletir sobre esse assunto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em enfermagem. O estudo foi do tipo descritivo e abordagem quali-quantitativa, realizado nos meses de maio e junho de 2018 em um Hospital Universitário de Referência no Nordeste. A amostra foi composta por 21 enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a pesquisa empírica, foi utilizado um roteiro semiestruturado composto por 13 perguntas abertas, dividido em duas partes: caracterização do profissional e dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria e as suas potencialidades. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL. A análise do conteúdo com referencial teórico de Bardin possibilitou o agrupamento de resultados emquatro categorias temáticas, a posteriori: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências, a partir das quais, pode-se inferir que a concepção de formar o aluno para o mercado de trabalho é desafiadora, contudo, vem se consolidando e se revelando uma perspectiva de mudança no modelo de ensino e formação de profissionais de saúde.Também foi utilizado o software Alceste 4.9 que após uma análise léxica do conteúdo delimitou quatro classes,sendo três agrupadas no eixo dois e uma classe no eixo um. Como produto desse estudo, foi proposto um procedimento operacional padrão de acompanhamento de Estágio Curricular supervisionado para alunos de graduação em Enfermagem.Dissertação A prática do yoga para saúde mental dos profissionais de saúde em meio a pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Cavalcante, Debora Katielly; Bosco Filho, João; https://orcid.org/0000-0001-9041-4685; http://lattes.cnpq.br/8364324954541848; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa RossoO atual cenário da pandemia por Covid-19 impactou intensamente nos modos de andar a vida em sociedade. A crise sanitária exigiu reorganizações dos processos de trabalho em saúde, em especial, daqueles que atuam na chamada linha de frente do combate ao Coronavírus. As exigências impostas no contexto do trabalho, associado aos medos e angústia vivenciados pelos trabalhadores da saúde impactaram diretamente na saúde mental destes, exigindo estratégias de cuidados eficazes. Nesse cenário, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) surgem como importantes ferramentas de cuidado, contribuindo para a efetiva melhoria da saúde mental. Diante dessa realidade, o estudo objetiva analisar uma intervenção com yoga mediante aos impactos a saúde mental dos trabalhadores da saúde da Atenção Básica em Assú/RN que estão na linha de frente de combate a Covid-19. O estudo faz uso de uma abordagem de pesquisa interventiva, cujos dados serão analisados por um viés qualitativo. O estudo foi realizado em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas na zona urbana do município de Assú/RN e tem como investigados trabalhadores da saúde da atenção básica de duas unidades de Assú/RN. Na coleta de coleta de dados foram empregados questionários estruturados com perguntas tanto fechadas quanto abertas relacionadas à saúde mental dos trabalhadores da saúde no período da pandemia do Covid-19. O primeiro questionário foi realizado antes das atividades de intervenção com o uso das práticas integrativas e o segundo após a realização dessas atividades, visando identificar o impacto da intervenção no cuidado em saúde mental desses trabalhadores. Ademais, o estudo foi realizado sob os preceitos éticos, cujo Certificado de Apresentação de Apreciação Ética se encontra inscrita no número: 55529821.0.0000.5292, tendo obtido aprovação para sua realização. A intervenção com o yoga possibilitou uma melhora significativa, de acordo com o relatado pelos participantes, nos níveis de estresse, ansiedade cansaço físico e cansaço emocional. Nesse sentido, a intervenção por meio do yoga com os trabalhadores da saúde de duas UBS de Assu/RN, realizadas nos encontros trouxe algumas modificações para condição física, psíquica e emocional dos participantes, dentre as quais se pode destacar: maior relaxamento, maior qualidade do sono, mais autoconhecimento (mente e corpo), melhoria no humor, melhoria nas atividades laborais, diminuição da ansiedade e do estresse, equilíbrio e sentimentos positivos. Por fim, concluiu-se que o yoga é uma técnica eficaz para cuidado, prevenção e promoção à saúde mental dos trabalhadores que estiveram no enfrentamento da Covid-19 durante a pandemia e, portanto, foi fortemente impactada. É de suma importância que essas atividades possam ser realizadas de forma contínua com a equipe de saúde. Além disso, quando necessário acompanhamento médico, psicológico ou psiquiátrico, as PICs não devem substituir ou eliminar esses tratamentos, mas sim serem empregadas conjuntamente a elas.Artigo Práticas integrativas e complementares na graduação em saúde das universidades públicas do RN(Research, Society And Development, 2022) Sampaio, Ana Tânia Lopes; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Castro, Janete Lima de; França, Raiane Caroline da Silva; https://orcid.org/0000-0003-4851-7511Este estudo objetiva analisar como as Práticas Integrativas e Complementares estão inseridas na graduação em saúde das Universidades públicas do RN. Foi realizada pesquisa com abordagem qualitativa, documental de caráter exploratório, na qual foram analisados 20 projetos pedagógicos de cursos de graduação em saúde e suas respectivas ementas, disponíveis publicamente nas home page dos respectivos cursos no período deagosto a novembro de 2021. Os resultados revelam pouca inserção do tema nas estruturas curriculares e, quando presente, se dão por meio de disciplinas em sua maioria optativas. Mesmo diante da necessidade da pluralidade de saberes, verifica-se pela escassez de componentes obrigatórios que abordem as práticas integrativas, a oferta em massa de componentes optativos e suafragmentação de conteúdos, mesmo no âmbito das práticas integrativas, característico do paradigma biomédico vigente, evidenciando a necessidade de rever o ensino e formação básica desses futuros profissionais, com vistas na integralidade da atenção à saúdeDissertação Procedimento operacional padrão de auriculoterapia para minimizar quadro de ansiedade em grupo de tabagismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-20) Araújo, Karylane Rayssa de Oliveira Pessoa; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; http://lattes.cnpq.br/8237833219950099; http://lattes.cnpq.br/7241177291195297; Aguiar, Andrea Câmara Viana Venâncio; http://lattes.cnpq.br/7087578320694530; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; http://lattes.cnpq.br/8370816933569932O tabagismo é um importante problema de saúde pública e a redução da sua prevalência é desafiadora. O desejo de parar de fumar envolve aspectos multifatoriais e bastante complexos. Pessoas que desejam cessar o uso do tabaco lidam com os sintomas da síndrome de abstinência, onde predominantemente a ansiedade e a irritabilidade estão presentes. Objetivo: Implantar atendimento em auriculoterapia, vislumbrando o controle do quadro de ansiedade em pessoas que participam de grupo de enfrentamento ao tabagismo, em um serviço de saúde de uma Universidade Federal. Método: Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), com caráter descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa. A população dessa pesquisa correspondeu aos servidores da UFRN que participaram do grupo “mais saudável sem cigarro”, mas que ainda estavam em uso do tabaco. Para coleta de dados foram utilizados roteiro de anamnese, entrevista semiestruturada, Teste de Fagerström de Dependência à Nicotina e o Inventário de Ansiedade de Beck. Para realização da análise dos dados, foi feita análise do conteúdo, proposta por Minayo (2013). Resultados e discussão: A síndrome de abstinência à nicotina foi evidenciada pelos participantes como de difícil enfrentamento. A ansiedade, estresse e irritabilidade foram sintomas evidenciados em tentativas anteriores de cessação ao tabaco. Esses sintomas se confirmaram no estudo atual, porém relatados como de menor intensidade, tendo sido atribuído à auriculoterapia essa minimização dos desconfortos sentidos. A auriculoterapia foi vista como promotora de sensação de relaxamento, calma e controle de situações emocionais adversas, além de atuar na minimização de quadro de ansiedade e diminuição da vontade de fumar. Assim, os resultados desse estudo subsidiaram a recomendação da implantação da auriculoterapia em grupos posteriores. Considerações finais: A adoção de estratégias que possam auxiliar no enfrentamento à síndrome de abstinência é imprescindível para o sucesso no tratamento de tabagismo. A implantação da auriculoterapia em grupos posteriores na DAS/UFRN foi vislumbrada como positiva, essencial e viável. O Procedimento Operacional Padrão (POP) construído como produto desse trabalho, visa a continuidade e efetiva implantação dessa terapêutica como ferramenta de cuidado complementar ao grupo de tabagismo pré-existente.