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Navegando por Autor "Nascimento Júnior, Reinaldo Tamandaré do"

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    Dissertação
    Avaliação institucional via SINAES: um estudo sobre representações sociais dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Nascimento Júnior, Reinaldo Tamandaré do; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/4826720142184991; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/3426259793325875
    O presente estudo busca analisar a atuação do Técnico em Assuntos Educacionais das Unidades Institucionais e Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à avaliação institucional via Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as suas relações estabelecidas com o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como foco a problemática da avaliação institucional, num prisma de representação social atribuída por parte dos agentes envolvidos, em especial, os Técnicos em Assuntos Educacionais. É um estudo de caráter qualitativo, realizado com base na observância de referenciais bibliográficos e produções da área, com destaque para autores como Moscovici (2002, 2003), Jodelet (1989, 2002) e Arruda (2002, 2005), no que diz respeito à representação social, além do emprego de questionários, aplicação de entrevista e da Técnica de Associação Livre de Palavras para fins de análise descritiva e de conteúdo, conforme aponta Bardin (1977). Como resultado, aponta não haver uma representação social sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior em si, visto que há apenas um mero discurso circulante no trabalho ou, no máximo, uma representação individual e de profissional da área. No processo de avaliação, parece predominar apenas um atendimento ao marco legal; carecendo de ser mais aprimorado. A pesquisa também evidencia que o tema carece de um melhor aporte teórico.
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