Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Tarcyzio José dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Mercado público e sociabilidade: um estudo sobre o Mercado Municipal de Bayeux-PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-18) Nascimento, Tarcyzio José dos Santos; Nascimento, José Clewton do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; http://lattes.cnpq.br/9500084593365539; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Portela, Thais de Bhanthumchinda
    A argumentação principal desta pesquisa se ancora na contribuição dos mercados públicos como potencialidade no desenvolvimento de sociabilidades nas cidades. Os lugares de mercado têm uma natureza peculiar, seja no Nordeste ou em outra região, atribuída por diversos fenômenos. São produzidos nestes lugares de confusão, cores, cheiros e mistura, formas de interação indispensáveis à vida social e à sociabilidade das cidades. E atualmente, eles ainda desempenham este papel? Quais são as relações e dinâmicas encontradas nos mercados? Como podemos caracterizar essas dinâmicas? O objetivo com este trabalho é avaliar as relações do Mercado Municipal de Bayeux como elemento na potencialização da sociabilidade. Para isso, na pesquisa será trabalhado como objetivos específicos: apresentar o conceito e história sobre os mercados públicos, com ênfase no que ocorre em Bayeux-PB; identificar as relações e dinâmicas no Mercado Público de Bayeux e como caracterizam-se na escala municipal; compreender como os usuários do Mercado percebem as relações sociais e significações no espaço; utilizar a fotografia como instrumento metodológico de análise e percepção. Utilizando referências como Lefebvre (2006), Thibaud (2018) e Sato (2012), aplicou-se abordagem fenomenológica e estudo de ambiências a base teórico-conceitual. Para a concretização da pesquisa qualitativa foram realizados os procedimentos metodológicos do embasamento teórico - conceitual, pesquisa documental e cartográfica, pesquisa de campo, observação naturalística, entrevistas semiestruturadas, análise e registros fotográficos, utilização de leitura da paisagem e mapas comportamentais. Resultados da pesquisa revelam, entre outros, a importância deste mercado enquanto espaço social de sociabilidade e articulação em escala municipal.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM