Navegando por Autor "Nascimento, Rosicleide Freire do"
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TCC Recurso educacional como auxílio à proficiência digital para pessoas idosas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Nascimento, Rosicleide Freire do; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; https://orcid.org/0000-0001-8244-0154.; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; https://orcid.org/0009-0004-2183-0502; https://lattes.cnpq.br/; Nunes, Vilani Medeiros de Araujo; https://orcid.org/0000-0002-9547-0093; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070; Silva, Ísis de Siqueira; https://orcid.org/0000-0002-2403-2504; http://lattes.cnpq.br/7371292202164466Introdução: Diante do crescimento exponencial das Tecnologias de Informação e Comunicação, as competências digitais se tornam cada vez mais requeridas aos indivíduos, incluindo as pessoas idosas. Todavia, os idosos têm maiores desafios à inclusão digital rápida e crescente nos últimos anos em vista de alterações fisiológicas características do envelhecimento e a questão geracional de não nativos digitais. Diante disto, a literacia em saúde configura-se em estratégia para incentivo e discussão sobre a infoinclusão de pessoas idosas. Objetivo: Neste ínterim, objetivou-se planejar, construir e validar uma tecnologia educacional (TE) em formato digital abordando a discussão da proficiência digital de pessoas idosas como importante determinante social em saúde. Método: Para tanto, desenvolveu-se um estudo metodológico com base na técnica ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) para cartilhas cuja validação de conteúdo ocorreu por amostra de especialistas. De forma geral, no planejamento da TE foi definido público-alvo, objetivo, tipo e requisitos do TE, serviço de saúde para potencial uso em atividades de promoção à saúde e referencial teórico básico para subsidiar o conteúdo. Na fase de desenvolvimento houve a estruturação e diagramação da TE com o uso do aplicativo CANVA®. A validação do TE ocorreu por meio da atribuição de notas a critérios específicos de conteúdo, clareza de linguagem, diagramação, acessibilidade, interatividade e relevância por dois especialistas. Esses especialistas realizaram duas avaliações (t1 e t2). Em t1 deveriam justificar os motivos de não atribuição de 100% de nota do critério. Após o envio dessas justificativas, foram feitos ajustes e reenviado para ser avaliado em t2. Após a avaliação em t2 o TE foi considerado validado por ter alcançado pontuação >= 90% do critério total. Resultados: Obteve-se uma cartilha digital abordando conteúdos relacionados à política de saúde da pessoa idosa, determinantes digitais em saúde, destacando a infoinclusão da pessoa idosa como demanda desta política e das atuais políticas e programas voltados à transformação digital no Brasil. A cartilha apresenta conceitos de competência digital, problematiza a importância dessas competências no cotidiano e apresenta formas de iniciar o processo de letramento digital. Considerações finais: Espera-se contribuir para a redução das iniquidades sociais advindas da exclusão digital de pessoas idosas que impactam em sua qualidade de vida a partir de uma TE voltada a práticas de promoção à saúde e fomentar a discussão sobre a presença de conteúdos do Campo da Saúde Digital nos processos formativos de profissionais da saúde tal qual o bacharel sanitarista.