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    Dissertação
    Espaço de transição e urbanidade: investigação de estratégias para melhor qualidade na vida urbana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-24) Araújo, Bianca Ferreira Costa de; Dantas, George Alexandre Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; http://lattes.cnpq.br/5169067335656644; Nascimento, Rodrigo Costa do; Lima, Veronica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8960191930753414
    O presente trabalho visa contribuir com as discussões existentes a respeito das interfaces público privado, em especial os espaços de transição e relacioná-los à urbanidade. Considera a importância de se pensar nos espaços de transição como um lugar que faça a conexão do espaço público com o privado, permitindo maior interação, segurança e conforto ao transeunte, locais que deveriam ser pensados com base no direto de ir e vir e/ou permanecer, com total permeabilidade física (sem barreiras), para qualquer pessoa que necessite ou deseje transpassar ou estar. Tem como objetivo investigar os aspectos formais dos espaços de transição e seus elementos que contribuem de forma potencial para a urbanidade e tendo como base esses conceitos, analisar os edifícios localizados no bairro do Tirol, em Natal/RN, a fim de aprofundar a discussão da produção dos espaços livres e edificados. Ao longo do texto articularemos as questões relativas ao edifício e sua relação com a cidade, a interrelação entre os espaços livres e edificados, as gradações entre o público e o privado, o espaço de transição e urbanidade, trazendo à discussão autores como Hertzberger (1999), Gehl (2013), Alex (2008), Alexander (1977), Gomes (2002), Solà Morales (1992), Gausa (2001), e assim apresentando possibilidades de entendimento sobre o tema. Parte do escopo metodológico se dá através da escolha dos segmentos através dos estudos da Sintaxe Espacial, ou Teoria da Lógica Social do Espacial, que consiste nos estudos das relações dos aspectos físicos e a interação social. A escolha dos segmentos se dá a partir dessa observação dos mapas de segmentos normalizados de Integração e Escolha e foram divididos em cinco trechos, sendo eles: trecho 01 (Av. Nevaldo Rocha), trecho 02 (rua Apodi), trecho 03 (Av. Mal. Deodoro da Fonseca), trecho 04 (Av. Prudente de Morais) e trecho 05 (Av. Sen. Salgado Filho). A análise dos trechos foi realizada a partir de leituras de mapas gerados pelo programa Q-GIS e visitas e registros in loco e/ou auxilio do programa Google Street View. Os resultados obtidos nos mostram que os trechos analisados não possuem muitos exemplares edílicos que tenham essa conexão forte com o espaço público, muitas vezes possuindo rompimento de permeabilidade através de muros e gradis ou vagas de estacionamento para veículos. Os poucos exemplares possuem escassos elementos que incentivam a permanência e a co-presença dos transeuntes, influenciando na falta de urbanidade do local. A expectativa deste trabalho repousa no potencial da classificação dos espaços de transição, no diálogo das escolhas e à aplicação de estratégias de projeto, favorecendo um discurso sobre a produção arquitetônica nas cidades contemporâneas.
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    Dissertação
    Natal qual é a sua cara?: análise do perfil edilício da avenida Eng. Roberto Freire (Natal/RN) à luz da acessibilidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-27) Nascimento, Rodrigo Costa do; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; ; http://lattes.cnpq.br/0713750017108974; Moreira, Fernando Diniz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795609Y1; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; Medeiros, Lucas Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/2088204551250521
    Este estudo aborda o perfil edilício da avenida Engenheiro Roberto Freire, como expressão material da confluência de fatores dentre os quais se destacam o alto grau de acessibilidade como conseqüência da reestruturação espacial urbana, e a ampliação do mercado imobiliário em face da presença crescente de consumidores que têm chegado a Natal nas últimas décadas. O intenso processo de remodelação urbana por que vem passando Natal desde, pelo menos, a década de 1980 tem engendrado a formação de longos eixos viários que expressam exemplarmente essa dinâmica e algumas das forças subjacentes a ela. A avenida tem sido um dos exemplos icônicos de eixos viários nos quais a arquitetura torna-se, primordialmente, suporte de comunicação capaz de ser percebida por passantes em rápido movimento, aspecto que a faz aproximar-se do conceito venturiano de strip (Venturi et al, 1972). Os tipos edilícios que ali abrigam usos diversificados não só respondem à dinâmica em curso, mas também contribuem para intensificá-la e realimentá-la, na medida em que atraem pessoas e geram mais movimento. Some-se a isso a atuação do setor imobiliário que se beneficia com a ampliação de localizações dotadas de alta acessibilidade, e com incentivos públicos e privados ao turismo, visando inserir a cidade no mundo globalizado. Embora se tenha tido a intenção de reconstituir parte da história do adensamento da avenida em perspectiva diacrônica, a contribuição central desse estudo é entender relações entre acessibilidade topológica e a natureza tipológica do acervo edilício. Mediante a leitura de um quadro morfológico sincrônico resultante da análise da configuração espacial que contém a avenida (cf. Hillier e Hanson, 1984), e do inventário e classificação do acervo edilício que lá está, este estudo objetiva compreender como a arquitetura responde à acessibilidade vis-à-vis o desenvolvimento do mercado imobiliário, impulsionado por um processo de cosmopolitismo que tem ocorrido pela contínua chegada de visitantes e moradores temporários ou permanentes, nacionais e estrangeiros
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    Tese
    Quanto custa à cidade um megaevento esportivo?: configuração espacial, obras da copa de 2014 e efeitos na precificação imobiliária na região metropolitana de Natal/Brasil
    (2019-05-27) Nascimento, Rodrigo Costa do; Dantas, George Alexandre Ferreira; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; ; ; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; Tavares, Jeferson Cristiano; ; Medeiros, Valério Augusto Soares de;
    Nas cidades as inter-relações entre localizações, setores funcionalmente variados, atratores e satisfações, viabilizados pelo conjunto de barreiras e permeabilidades, se apresentam como fatores de precificação imobiliária, representação e recomposição monetárias do valor e da circulação do capital. Enquanto sistema articulado entre objetos, ações e fluxos o espaço assume propriedades configuracionais ora protagonistas ora coadjuvantes de interesses econômicos que o convertem em mercadoria. Seus potenciais de acessibilidade - propriedade que, independe de atratores, permite superar barreiras ao intercâmbio de bens, serviços e informações - influenciam processos de redimensionamento de preços imobiliários por vezes sujeitos a interferência de grandes infraestruturas de impacto urbano. Nesse contexto se inserem as intervenções de megaeventos - os Grandes Projetos Urbanos (GPUs) - que ao gerar rupturas espaciais são capazes de dar respostas monetárias ao espaço urbano. Na Região Metropolitana de Natal/RN (RMNatal), assim como em outras brasileiras, a pespectiva da ocorrência da Copa de 2014 gerou alterações configuracionais a ponto de redefinir níveis de acessibilidade bem como preços imobiliários em áreas centrais e de expansão. Esta tese busca compreender a influência da configuração e acessibilidade espaciais sobre a os preços imobiliários em áreas atingidas por obras da Copa de 2014 na zona urbana e em parte da zona metropolitana de Natal. Apresenta a premissa de que relações entre acessibilidade espacial e localização interferem mais na precificação imobiliária em áreas de intensa centralidade como Lagoa Nova, onde o capital circula continuamente, do que a presença da Arena das Dunas. Por outro lado, em áreas de expansão, como em São Gonçalo do Amarante/RN onde implantou-se o Aeroporto Aluízio Alves, os preços do solo parecem não responder diretamente à combinação acessibilidade espacial x localização, já que o capital encontra-se ainda em processo inicial de circulação, o que demonstra maior dependência dos impactos espaciais advindos com o aeroporto. Pesquisas em escrituras imobiliárias resultaram no levantamento de valores de avaliação (preços) de apartamentos, casas e terrenos (Lagoa Nova) e lotes (São Gonçalo do Amarante) entre os anos de 2012 e 2016. Considerando o espaço como variável independente (atuante) e dependente (resultante), recorre-se à Lógica Social do Espaço (LSE) - ramo da morfologia dedicado aos estudo das relações entre espaço e sociedade - e a Análise Sintática do Espaço (ASE) - técnicas de leituras gráficas e quantitativas para análise espacial - para compreender relações entre acessibilidade topológica da configuração espacial, obras de grande impacto (atratores) e precificação imobiliária, aplicando medidas de integração e choice em representações lineares axiais e de segmentos. Integração refere-se à centralidade de um conjunto de eixos acessíveis e choice ao quão escolhido é um fragmento de linha, entre uma origem e um destino, mediante potencial de atravessamento. Tais medidas ajudaram a interpretar se preços elevados estão mais relacionados a conjuntos de vias mais acessíveis (integração) em rotas de origem-destino e/ou se atreladas às mais intersticiais com elevados potenciais de atravessamento (choice), porém não muito distantes das obras de impacto. Os resultados confirmam precificação dos apartamentos e casas (ambos entre 01 e 03 dormitórios) bem como de terrenos em Lagoa Nova, relacionada à sobreposição entre rotas origem-destino (“movimento para” ou integração) e de atravessamento (“movimento entre” ou choice) das principais rotas da trama viária, confirmando o protagonismo espacial independente da presença da arena. Em São Gonçalo do Amarante, lotes padrões de 200 m² - de faixas médias de preço - parecem se precificar em loteamentos próximos ao principal eixo de integração e choice – rodovia BR 406 - que confere acesso entre Natal e aeroporto, ao passo que lotes mais caros tendem a se localizar em sistemas de intenso atravessamento, ou em setores muito reservados (de intermediárias e baixas medidas de integrações e choice), apontando para um possível protagonismo compartilhado entre o magnetismo do aeroporto, que estimulou o aparecimento de expansões espaciais, e os potenciais de acessibilidade/atravessamento da rodovia.
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