Navegando por Autor "Nascimento, Rita Gomes do"
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Dissertação Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Almeida, Patricia Fortes de; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; ; http://lattes.cnpq.br/1475004692244374; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Nascimento, Rita Gomes do; ; http://lattes.cnpq.br/1608776186937258Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que são atribuídos pelos professores indígenas pankará ao processo de constituição do saber escolar. Para isso, partimos do pressuposto de que a constituição deste saber escolar se configura dentro de umamultiplicidade de sentidos. Ele se constitui em processos que englobam relações de interdependências, parcerias, conflitos e confrontações, envolvendo diferentes instituições. Neste processo, os professores pankará se encontram implicados, influenciam e são influenciados, estabelecendo circuitos de relações. Dessa maneira, práticas de significação e redes de saberes são instituídaspelos Pankará em aliança com os negros da Tiririca e junto às várias instituições com queminteragem, com o fim de criar e transformar saberes, atribuir sentidos e construir o currículo escolar. Sendo assim, é enquanto prática de significação que concebemos o currículo escolar, pois também é por meio dele que se constitui o saberensinado na escola pankará. A pesquisa foi realizada através da metodologia da Entrevista Compreensiva, numa abordagem multirreferencial, pois recorremos a um arcabouço teórico, diversificado, que nos ajuda a tecer um olhar mais plural no desenvolvimento do objeto de estudo. Para isso, nosso procedimento de coleta de dados foi o grupo focal e entrevistas individuais e nossa principal referência de análise as falas dos professores pankará e tiririqueiros. Na análise e interpretação dos dados, situamos a retomada da educação escolar pankará como ponto de partida mobilizador para compreendermos as configurações e processos desencadeados em torno das discussões e elaboração do currículo escolar, de maneira que, nesta construção curricular, o currículo escolar é concebido de várias formas, aspecto que influencia, significativamente, na multiplicidade de sentidos que são atribuídos à constituição do saber escolar. Por fim, abordamos aspectos que se destacaram no discurso dos professores pankará acerca dos sentidos atribuídos à constituição do saber escolar. O principal deles está relacionado à introdução da cultura do povo dentro da escola. Consideramos este aspecto uma importante chave interpretativa, pois é a partir dele que são desencadeadas mudanças e transformações na escola, o que também altera e influência a própria constituição do saber escolar. Além disso, também abordamos outra dimensão deste processo, que seriam asmudanças e transformações provocadas na própria dinâmica cultural do povo, tendo em vista o papel normatizador que a escola exerce no âmbito comunitário e sobre esta cultura que nela é introduzidaDissertação Educação escolar dos índios : consensos e dissensos no projeto de formação docente Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-02) Nascimento, Rita Gomes do; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; ; http://lattes.cnpq.br/1608776186937258; Barros, Armando Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/4497652129344512; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6Neste trabalho temos como objeto de estudo o espaço político dos debates entre os formadores indígenas (professores e lideranças) acerca do projeto de formação de seus docentes, na proposição e gestão de um ensino escolar diferenciado. Em tais debates encontra-se manifesto o processo de constituição dos índios enquanto sujeitos políticos, reivindicando direitos sócio-culturais e históricos informadores do movimento indígena. Além disso, a ocorrência de alguns dissensos nestes debates nos fizeram pensar na necessidade de, em alguns momentos, transcendermos a literalidade dos discursos, atentando para o não-dito e as subjetividades e intersubjetividades presentes nos processos de interação entre os sujeitos/atores/autores implicados. Neste sentido, encontramos na proposta metodológica da entrevista compreensiva (KAUFMANN, 1996), referenciando uma leitura complementar de diversos conceitos sócio-antropológicos, uma das nossas principais orientações. Dando voz aos sujeitos entrevistados e partindo de suas falas, buscamos investigar os significados das ações destes indivíduos, concebendo-os como sujeitos históricos. O objetivo central da pesquisa é, portanto, a compreensão dos diferentes sentidos atribuídos ao ser professor indígena e à escola diferenciada nas discussões a respeito das experiências de formação docente vivenciadas no Magistério Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé, iniciado em 2001 e concluído em 2005 no estado do CearáDissertação Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Costa, Dioclécio Bezerra da; Vieira, Jose Glebson; https://orcid.org/0000-0002-5546-1846; http://lattes.cnpq.br/0513632032515079; https://orcid.org/0000-0003-1359-9000; http://lattes.cnpq.br/8073453702156452; Lopes, Paulo Victor Leite; https://orcid.org/0000-0001-9589-2248; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283; Neves, Rita de Cassia Maria; https://orcid.org/0000-0003-0507-8336; http://lattes.cnpq.br/9446999089598991; Durazzo, Leandro Marques; https://orcid.org/0000-0001-5160-2835; http://lattes.cnpq.br/9012872558274565; Nascimento, Rita Gomes do; https://orcid.org/0000-0002-1787-1553; http://lattes.cnpq.br/1608776186937258A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma etnografia da educação escolar indígena, a partir das escolas indígenas localizadas na comunidade do Amarelão, a saber: Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento e Escola Municipal Professora Alice Soares, pertencente ao grupo familiar Mendonça, situadas no Município de João Câmara no Estado do Rio Grande do Norte. A etnografia foi realizada com a participação e envolvimento do próprio autor com a comunidade investigada, apresentando diálogos com professores indígenas e demais interlocutores que formam a comunidade educativa. Além disso, avalia-se a documentação a partir da qual estas unidades escolares foram constituídas. Dessa forma, tem como resultados o avanço das políticas públicas direcionadas aos indígenas, como a criação da Comissão de Elaboração da Política Escolar Indígena do Rio Grande do Norte, para orientar as políticas públicas específicas de educação indígena do estado. Portanto, é necessário questionar a relação entre cultura, sociedade e escola. Isso porque a educação escolar indígena difere significativamente da escolarização tradicional, pois o processo de aprendizagem desses povos tem que caminhar juntamente para o fortalecimento da identidade cultural.Dissertação A experiência de construção e organização da educação (escolar) indígena entre os Jenipapo-Kanindé, Aquiraz/Ceará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-11) Santos, Vilyvia Carla Marques dos; Miller, Francisca de Souza; http://lattes.cnpq.br/6834637163914977; https://orcid.org/0000-0002-8342-6722; http://lattes.cnpq.br/9754451982136480; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283; Nascimento, Rita Gomes do; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869As Escolas Indígenas, no Brasil, emergiram a partir da luta do movimento indígena em prol da Terra, Saúde e Educação que atendessem às suas especificidades e respeitassem a sua cultura local. Criou-se assim a modalidade de educação escolar indígena na educação brasileira, assegurada pela Constituição Federal de 1988, já que, por longas décadas, a educação foi utilizada como forma de dominação e integração nacional, negando-lhes até mesmo o direito às suas identidades, crenças, línguas, costumes e culturas. Diante disso, a presente pesquisa busca compreender a experiência de educação escolar indígena entre o povo Jenipapo-Kanindé (JK), que habita a Terra Indígena (TI) Lagoa Encantada, no município de Aquiraz – Ceará. Para isso, buscamos contextualizar de que forma vem ocorrendo o processo de escolarização não indígena e indígena no Ceará e entre os JK. Com isso, esta investigação apresenta a experiência de educação escolar na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé (EIJK) em seus diversos contextos, incluindo a experiência de ensino remoto/híbrido e as fronteiras educacionais existentes no local. O recorte temporal compreende o período que vai de 2018 a 2021 através de visitas de campo esporádicas para as investigações iniciais, levantamento bibliográfico, acompanhamento das redes sociais da EIJK, entrevistas não presenciais (on-line) e presenciais, além de imersão no campo de caráter etnográfico, buscando contribuir com os debates no campo da antropologia e educação.Tese Rituais de resistência: experiências pedagógicas tapeba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-10-19) Nascimento, Rita Gomes do; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; ; http://lattes.cnpq.br/1608776186937258; Oliveira Filho, João Pachedo de; ; http://lattes.cnpq.br/3524115532897588; Silva, Rosa Helena Dias da; ; http://lattes.cnpq.br/5738798217460045; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Rocha, Vera Lourdes Pestana da; ; http://lattes.cnpq.br/9099824354079522O trabalho tem como unidade de investigação algumas das ações educativas desenvolvidas nas escolas diferenciadas Tapeba (CE), observando as manipulações táticas e estratégicas do tema do preconceito em suas práticas pedagógicas. A leitura dessas práticas como rituais de resistência étnico-cultural é realizada por meio de uma aproximação com os estudos da antropologia da experiência e da performance, bem como da perspectiva analítica sugerida pelas idéias de dramaturgia e drama social. Partindo de uma abordagem crítica da escola, que a concebe enquanto tempo-espaço privilegiado de possibilidades de mudança sócio-política, busco observar os modos de realização de uma educação diferenciada. Objetivo, com isso, observar os momentos rituais e performáticos das práticas pedagógicas dos Tapeba enquanto importantes expressões político-simbólicas de suas experiências coletivas, atentando para o processo de construção de legitimidade da escola diferenciada como cenário de criação de rituais pedagógicos de resistência. Assim, a Feira Cultural, os Jogos Indígenas Tapeba, a Caminhada do Dia do Índio Tapeba e a Festa da Carnaúba, por um lado, e as Aulas Culturais, por outro, promovem um repensar das experiências de etnicidade tapeba, destacando-se também, nesse processo de afirmação identitária, o papel pedagógico-político desempenhado pelas retomadas de terra. Por fim, procuro evidenciar que, afirmando-se como sujeitos de direito, ao mesmo tempo em que buscam legitimar as suas práticas escolares diferenciadas, os Tapeba constroem o significado de suas ações sociais tanto no educativo quanto em outros aspectos de suas vivências comunitárias