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Navegando por Autor "Nascimento, Milyane Cardoso do"

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    TCC
    Hipossalivação em idosos e sua relação com a saúde bucal, mastigação e deglutição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Nascimento, Milyane Cardoso do; Cavalcanti, Renata Veiga Andersen; Magalhães-Júnior, Hipólito Virgílio; Taveira, Karinna Veríssimo Meira
    OBJETIVO: Verificar os sintomas de hipossalivação em idosos e analisar sua relação com saúde bucal, mastigação e deglutição. METODOLOGIA: Estudo seccional, constituído por 196 idosos (≥60 anos). Para coleta utilizou-se o Questionário sobre xerostomia como instrumento de rastreio de hipossalivação, o Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI), o Rastreamento de alterações mastigatórias em idosos (RAMI) e o Rastreamento de disfagia orofaríngea em idosos (RaDi). Foram realizadas análises descritivas e analíticas através dos testes Tendência Linear e correlação de Spearman. RESULTADOS: A média de idade foi de 68,95 (±5,95), sendo 29 (14,8%) do sexo masculino e 167 (85,2%) feminino. 121(61,7%) sentem a boca seca durante a noite ou assim que acordam, 77(39,3%) acordam frequentemente à noite com sede, 58(29,6%) sentem a boca seca durante o dia e 57(29,1%) durante as refeições, 55(28,1%) sentem pouca quantidade de saliva na boca durante a maior parte do tempo, 33(16,8%) tem dificuldades para engolir os alimentos, 18(9,2%) mascam chicletes ou balas para aliviar a sensação de boca seca e 17(8,7%) tem sensação de queimação em sua língua. Houve associação (≤0,001) entre “sentir a boca seca durante as refeições” e apresentar dificuldade ao triturar o alimento, esforço ao mastigar, e sentir dor/incômodo durante a mastigação, além de correlação moderada entre os quatro questionários (p<0,001). CONCLUSÃO: Identificou-se relação entre os sintomas de hipossalivação, saúde bucal, mastigação e deglutição na população idosa, indicando que quanto menor a produção salivar, maiores serão os comprometimentos funcionais.
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    Artigo
    Student perspective on public health training in speech-language-hearing undergraduate programs at public universities in Northeastern Brazil
    (Revista Cefac, 2021) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Chaves, Letícia Jadsa Lemos; Nascimento, Milyane Cardoso do; Abreu, Maria Helena Dantas; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    Objetivo: analisar a compreensão dos discentes sobre a formação em saúde coletiva dos cursos de fonoaudiologia das universidades públicas do Nordeste brasileiro. Métodos: estudo qualitativo, estudo de caso múltiplo, o qual se utilizou da realização de entrevistas com informantes-chave discentes de sete universidades do Nordeste para a produção dos dados. Para a análise, foi utilizada a técnica da Análise Temática de Conteúdo, tendo como referencial teórico a concepção de atos de currículo. Resultados: três categorias emergiram a partir da análise: experiências formativas na saúde coletiva, influência das vivências no SUS para a formação do fonoaudiólogo e potencialidades e limites na formação em saúde coletiva. Conclusão: identificou-se que os estudantes das universidades públicas do Nordeste brasileiro percebem a saúde coletiva na formação como meio de preparação para a sua futura inserção e prática profissional no âmbito do SUS.
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