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Navegando por Autor "Nascimento, Jarley Fagner Silva do"

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    Dissertação
    Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-03) Nascimento, Jarley Fagner Silva do; Malcher, Grazielle Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; ; http://lattes.cnpq.br/4584816963337269; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Dantas, Josivânia Marisa; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; Moreira, Keila Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/6386073172746976
    Na sociedade atual, o uso das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs) está promovendo uma revolução nas formas de ensinar e aprender através das modalidades de cursos à distância, especialmente no ensino superior. Estudos mostram que alunos nesta modalidade apresentam grandes dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente quando tratamos de disciplinas experimentais e com alto poder de abstração como a Química. O objetivo do presente trabalho é promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem na disciplina Química da vida ofertada para o curso de licenciatura em Química na modalidade à distância da UFRN. Para isto foram analisadas provas do semestre 2011.2, com o intuito de identificar quais são as principais dificuldades dos alunos nos aspectos conceituais abordados na disciplina. A partir dessas dificuldades foram desenvolvidas vídeo-aulas, referentes aos assuntos que geram maiores dificuldades aos alunos as quais foram o produto final deste trabalho. Sendo as melhorias promovidas pelos vídeos no processo de aprendizagem dos alunos, obtidas a partir de um questionário respondido pelos mesmos no ambiente virtual de aprendizagem, e a partir da sua taxa de sucesso ao final da disciplina
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    Dissertação
    Estudo das propriedades da perovskita mista de ferro e manganês
    (2018-01-12) Lima, Irielson Carneiro de; Silva, Ademir Oliveira da; Oliveira, João Bosco Lucena de; ; ; ; Nascimento, Jarley Fagner Silva do; ; Moura, Maria de Fátima Vitória de;
    A contínua e crescente demanda por dispositivos eletroeletrônicos, com alto desempenho, maior versatilidade e miniaturizados tem acentuado o interesse no estudo e no desenvolvimento de novos materiais. Nesse cenário, cerâmicas com propriedades magnéticas têm despontado como campo de grande interesse e novos estudos estão sendo desenvolvidos com o intuito de melhorar e conhecer as propriedades desses materiais. Neste trabalho o óxido misto de ferro e manganês (MnFeO3) foi sintetizado pelo método de combustão, tratada em diferentes temperaturas (500°C, 750°C e 900°C) e caracterizado por Difração de raios-X associada ao método Rietveld (DRX-Rietveld) e Fluorescência de Raios-X (FRX), Microscopia Eletrônica de varredura (MEV) enquanto que as propriedades magnéticas foram estudadas através de Magnometria de Amostra Vibrante (MAV) e Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE). A análise dos difratogramas de DRX-Rietveld mostrou que na amostra tratada a 500°C ocorreu formação de misturas de óxidos, obtendo o FeMnO3 como 64% do material resultante com estrutura cúbica. Já nas amostras tratadas termicamente a 750 e 900°C foi observado a formação de FeMnO3 com impurezas de óxido de ferro III. A análise da microscopia eletrônica de varredura (MEV) exibiu a cristalinidade da forma cúbica para o material e a estequiometria da reação foi investigada através de Fluorescência de raios-X. O paramagnetismo foi investigado por análise de EPR e mostrou um sinal largo na região de 0,3 teslas. O cálculo do fator g para as três amostras apresentou valores próximo a dois, que é próximo ao valor teórico para um elétron livre, confirmando assim, o paramagnetismo. A curva de magnetização em função do campo aplicado (M x H) obtida pela técnica do MAV exibe valores de magnetização de um material considerado mole.
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    Dissertação
    Recuperação de metais em placas de circuito impresso
    (2018-08-10) Silva, Emerson Carneiro da; ; ; Pergher, Sibele Berenice Castella; ; Nascimento, Jarley Fagner Silva do;
    O crescimento e atualizações tecnológicas, que ocorrem desenfreadamente a cada dia, levam ao aumento na produção e consumo de novos aparelhos eletro/eletrônicos, como consequência, o crescimento do lixo produzido pelo descarte desses equipamentos (e-lixo). O descarte não adequado desse lixo pode causar grandes riscos ao meio ambiente por possuir elementos químicos tóxicos. O desenvolvimento de técnicas com o objetivo de recuperar os metais presentes nos resíduos eletrônicos é de extrema importância, visando o poder econômico gerado e também a diminuição nos impactos ambientais. A maior concentração dos metais presentes nos equipamentos eletrônicos se encontram nas placas de circuito impresso, com isso, a realização desse trabalho tem como objetivo a separação, identificação e recuperação dos metais presentes em placas de circuito impressos de computadores obsoletos, onde a partir de lixiviações alcalina (NaOH 2 mol/L) e ácidas (HCl 12 mol/L e HNO3 14 mol/L) os metais foram oxidados, separados em três soluções diferentes (hidróxidos, cloretos e nitratos metálicos) e caracterizados pela espectrometria de emissão acoplada por plasma indutivo (ICP-AES). A partir das três soluções, foram aplicados diferentes métodos para recuperar os metais: desidratação da solução de hidróxidos metálicos (óxido de alumínio); eletro-obtenção da solução de cloretos metálicos (cobre, estanho e chumbo); e reação da solução de nitratos metálicos com NH4OH (nitrato de tetramincobre (II)). Os materiais sólidos obtidos foram analisados pela florescência de raios-X, sendo observado rendimentos de até 94,74% de cobre, 70,21% de estanho e 37,55% de chumbo recuperados.
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    Dissertação
    Sequência didática de ligações iônicas baseada em contextos problemáticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-10) Pereira, Hugo Leonardo Dantas; Oliveira, João Bosco Lucena de; Matias, Jefferson Andrey Lopes; https://orcid.org/0000-0002-8946-2521; http://lattes.cnpq.br/1360004695124740; http://lattes.cnpq.br/6612260874043652; Malcher, Grazielle Tavares; Nascimento, Jarley Fagner Silva do
    São variados os obstáculos encontrados no aprendizado de ligações químicas, principalmente pelo nível de abstração necessário para compreender tais teorias. Assim, o uso de metodologias que garantam o protagonismo do aluno no ensino-aprendizagem vem ganhando destaque, dentre elas pode-se citar metodologias baseadas em contextos problemáticos e a contribuição didático-pedagógica da Sequência Didática como colaboradores desse processo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas utilizando contextos problemáticos para estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivos descritivos realizada em uma escola da rede privada do Município de Natal/Rio Grande do Norte. A amostra do estudo foi constituída por 25 alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram elaborados três instrumentos, dos quais dois são questionários individuais antes e depois e um questionário motivacional. Em relação aos resultados, pode-se visualizar uma evolução na compreensão do conteúdo referente a ligações iônicas. Além disso, notou-se que os alunos se engajaram com os experimentos, conseguiram estabelecer conexões entre conceitos químicos e os fenômenos apresentados. Ainda, a maior parte da população alvo considerou a sequência didática como satisfatória, afirmando ter melhorado o desempenho acadêmico. Por fim, como produto final deste estudo, foi desenvolvida uma cartilha de apoio ao professor com descrições objetivas das intervenções utilizadas, facilitando o uso e implementação da proposta em diferentes contextos educacionais.
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    Dissertação
    Síntese e caracterização do zirconato de cálcio (CaZrO3)
    (2018-01-15) Silva, Tales Gomes da; Silva, Ademir Oliveira da; Oliveira, João Bosco Lucena de; ; ; ; Nascimento, Jarley Fagner Silva do; ; Moura, Maria de Fátima Vitória de;
    Compostos perovskitas, como o Zirconato de Cálcio, apresentam fórmula estrutural ABO3 e formam uma classe de materiais com propriedades ópticas, magnéticas e elétricas bem definidas, que tem diversas aplicações científicas e tecnológicas. As perovskitas serão retratadas neste trabalho, por apresentarem estabilidade físicoquímica e propriedades específicas bem definidas. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a síntese da perovskitas pelo método de combustão, realizando as caracterizações das amostras por intermédio de difração de raios X (DRX), refinamento de Rietveld, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDX ou EDS) e Fluorescência de Raios-X. A evolução do processo de cristalização do CaZrO3 e a composição das amostras foram acompanhadas por difração de raios X. Os padrões de raios X obtidos foram refinados com o método Rietveld. Para identificar a presença de defeitos e morfologia das amostras foram utilizadas microscopias eletrônicas de varredura. Os métodos de caracterização mostraram diferenças estruturais nas amostras em função da variação da composição do sistema. Os resultados indicam uma transição de defeitos profundos para defeitos rasos, devido a presença de fases secundárias no sistema.
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    Tese
    Síntese e propriedades fotofísicas de LOFs mistas
    (2017-08-25) Nascimento, Jarley Fagner Silva do; Barros, Braulio Silva; Oliveira, João Bosco Lucena de; ; ; ; Melo, Dulce Maria de Araújo; ; Motta, Fabiana Villela da; ; Weber, Ingrid Távora; ; Kulesza, Joanna Elzbieta; ; Moura Neto, Érico de;
    Neste trabalho, foi sintetizada uma série de redes metalorgânicas mistas a base de íons lantanídeos (MLOFs) pelo método solvotérmico, utilizando como componente orgânico o ácido tereftálico (1,4-H2BDC). Inicialmente foram preparadas três matrizes contendo gadolínio dopadas com 5% molar de íons Eu3+ (Eu/Gd-1,4-BDC). Esta etapa teve como foco o estudo dos efeitos do tempo de síntese (3, 5 e 7 dias) sobre as propriedades morfológicas e luminescentes das MLOFs. Tal estudo se torna essencial, já que com o aumento da cristalinidade da rede, normalmente verifica-se uma diminuição dos canais de relaxação não radioativos. Posteriormente, foram sintetizadas matrizes com diferentes percentuais molares de Eu3+ (1, 3, 5, 7 e 9%) com o intuito de determinar a concentração limite do dopante, assim como investigar o efeito de tal variação percentual, no crescimento das redes e propriedades fotofísicas. Por fim, uma amostra co-dopada com 2,5% molar de Tb3+ e Eu3+ (Gd/Tb/Eu-1,4-BDC) foi preparada e suas propriedades luminescentes sintonizáveis estudadas. Os materiais sintetizados na forma de pó, foram caracterizadas por Difração de raios-X (DRX), Espectroscopia na região do Infravermelho com Transformada de Fourier por Refletância Total Atenuada (FTIR-ATR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Análise termogravimétrica (TGA) e Fotoluminescência (PL). Todas as amostras apresentaram elevada estabilidade térmica, e o aumento do tempo de síntese teve significativa influência sobre a morfologia dos cristais. Com base nas análises de DRX, FTIR e PL, identificou-se que a partir de 7% molar de íons európio uma segunda fase cristalina começa a se formar. Além disso, observou-se a partir dos espectros de excitação e emissão que ocorreu uma efetiva transferência de energia intramolecular entre o ligante e os níveis do Eu3+, gerando luminescência vermelha característica deste íon. Estas amostras apresentaram linhas de emissão características do Eu3+ atribuídas as transições 5D0 → 7F0, 7F1, 7F2, 7F3 e 7F4. A amostra co-dopada apresentou eficiente sintonização de cor oriunda da transferência de energia entre Tb3+ → Eu3+. Nenhum mecanismo de transferência de energia no sentido inverso foi identificado. Portanto, os materiais descritos são promissores para diversas aplicações ópticas.
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