Navegando por Autor "Nascimento, Jamylle Maklen Pereira do"
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TCC Danças populares: conhecimento e valorização das regionalidade em ambiente universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Nascimento, Jamylle Maklen Pereira do; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; MAZIERO, ROBERTA MARIA ZAMBON; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166; VIECILI, RAQUELI BISCAYNO; https://orcid.org/0009-0005-0174-7610 Endereço; http://lattes.cnpq.br/2972854017493162O estudo tem como objetivo identificar e verificar quais são os conhecimentos, percepções e nível de valorização de licenciados e estudantes dos cursos de Dança, Teatro e de Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas da UFRN, acerca das danças populares do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, de natureza exploratória-descritiva e abordagem quantiqualitativa, por meio de questionário aplicado através do Google Forms, de março a junho de 2024, com participação de 50 licenciados e estudantes da UFRN,. Os resultados evidenciaram como principais danças populares no RN, o pastoril, boi de reis, espontão, bandeirinhas, coco de roda, coco de zambê, bambelô, maneira-pau, Araruna, lapinha, boi calemba, congos de calçolas e congos de saiote. Essas danças típicas de Natal, Tibau do sul, Touros, São Gonçalo do Amarante, Monte Alegre e regiões do Seridó e de interiores do alto oeste. Os participantes (78% e 80%) demostraram ter conhecimento de alguma dessas danças, de origem e como tradicionais do RN, através de vivências familiares, experiências nas escolas e comunidades, curso de graduação e participação em eventos e grupos folclóricos da UFRN. 98% dos participantes da pesquisa consideraram importante a valorização e preservação das danças populares, com necessidade de maior divulgação, pela riqueza histórico-cultural ancestral de um povo, devendo ser fortalecidas. Na valorização das danças pela UFRN, 75,5% dos participantes entenderam existir, mas, 24,5% relataram que a valorização não é suficiente, pela abordagem somente em disciplinas, não inclusão no currículo, sem oferta em cursos específicos e tida como uma dança secundária quando comparada com a dança contemporânea. Como mudanças, foram sugeridas criação de disciplinas aprofundadas sobre a temática, cursos e grupos de estudos específicos com integração curricular, além do projetos e ações proativas promovidas pela UFRN, como forma de preservar as danças populares, que são parte da história cultural de diferentes populações, uma memória viva que precisa ser ressignificada no presente. Dito isso, é necessário investimentos permanentes, para que cada vez mais as danças populares sejam visibilizadas e reconhecidas como patrimônio cultural popular das comunidades.