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Navegando por Autor "Nascimento, Hortência Ingreddys Fernandes do"

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    TCC
    Avaliação da distorção idade-série: uma aplicação em uma escola municipal de Ceará-Mirim/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Nascimento, Hortência Ingreddys Fernandes do; Silva Junior, Antônio Hermes Marques da; Salsa, Ivone da Silva; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; https://lattes.cnpq.br/3831327612235259; Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira
    A educação é algo imprescindível na vida de qualquer pessoa, pois, é por meio dela que cada um pode conhecer seus direitos e deveres, – sustentáculos das ações que constróem o caminho do acesso à cidadania. Este trabalho, que foi desenvolvido no cenário da educação básica, teve como objeto de estudo o fenômeno da distorção idade-série de alunos matriculados nos anos finais Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º anos. A população pesquisada foi constituída pelos alunos que, atendendo tais especificidades estavam matriculados na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna, situada no município de Ceará-Mirim/RN, no período de 2017 a 2022. A metodologia empregada teve como base o uso de um indicador, construído exatamente com a finalidade de melhor descrever o objeto de estudo. Além disso, utilizou-se um gráfico estatístico muito apropriado para a natureza dos dados desta pesquisa: a pirâmide etária, que é um histograma que exibe a distribuição de uma população, realçando as diferenças entre os grupos etários por sexo. Outra importante ferramenta usada foi o diagrama de Lexis; por meio dele se realizou o estudo da trajetória escolar da população formada pelos alunos matriculados no 6º ano, em 2017 e no ano de 2019. Durante o acompanhamento dessa trajetória se constatou que apenas 30,7% e 34,5% da população inicial em 2017 e em 2019, respectivamente, conseguiram chegar ao objetivo final. Quanto à distorção idade-série, os resultados evidenciaram a ocorrência de casos em todas as séries analisadas, sendo predominante quando se trata de alunos do sexo masculino. Nos casos de abandono escolar, no período de 2017 a 2020, considerando todos os alunos independentemente do sexo, verificou-se uma redução nos casos. No entanto, percebeu-se que, ao comparar esses resultados conforme o sexo do aluno, o grupo masculino apresentou um aumento ao longo do período de 2017 a 2019, enquanto o grupo feminino teve uma redução nos casos. Entretanto, em 2021 o percentual de abandono teve um aumento, bastante significativo para ambos os sexos. Os resultados obtidos neste trabalho mostram a importância dos métodos estatísticos como possibilidade de melhor se entender problemas na educação, de modo que, a partir desse entendimento, tenha-se maior clareza para a construção de políticas públicas.
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    Artigo
    Food purchase from family farming in public institutions in the Northeast of Brazil: a tool to reach sustainable development goals
    (Sustainability, 2023) Rolim, Priscilla Moura; Souza, Sthephany Rayanne Gomes de; Vale, Diôgo; Nascimento, Hortência Ingreddys Fernandes do; Nagy, Juliano Capelo; Silva Junior, Antônio Hermes Marques da; Seabra, Larissa Mont’Alverne Jucá; https://orcid.org/0000-0002-3847-5744
    The purchase of food from family farming in public institutions in Brazil was boosted by the implementation of the public call modality. The National School Feeding Program—PNAE— and the Food Acquisition Program—PAA— are world references in terms of purchasing food from family farming. However, hindrances are still observed regarding the participation of small farmers in public purchase of food, reducing their participation and scope of the food products available. Using a crosssectional approach, this study analyzed food from family farming purchased by federal institutes of education located at the northeast region of Brazil to characterize the profile of family farmers participating on public calls, identify the food required and verify the processing level of food present into these documents. The data obtained indicate that family farmers supply mainly in natura or minimally processed foods, especially fruits. Meat and meat products were not present and processed foods, such as cheese, were not purchased extensively from family farmers by federal institutes, even when farmers were grouped into cooperatives and associations. Failure to comply with sanitary requirements required in the public call process was the main reason for the non-homologation of some food from family farming. The data found in this study show that despite the advances that allowed the purchase of food from family farming in public educational institutions, it is necessary to find ways to increase the diversity of food. Investing in improving structural conditions would be a way to increase the quality and diversity of food provided by family farming in public institutions, contributing to the environmental, social, and health dimensions of sustainability.
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