Navegando por Autor "Nascimento, Hadson José Farias do"
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Dissertação Sismicidade: uma forma alternativa de conhecer conceitos físicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-18) Nascimento, Hadson José Farias do; Barboza, Carlos Antônio; http://lattes.cnpq.br/6129886378495626; http://lattes.cnpq.br/2471109216695418; Sesion Júnior, Paulo Dantas; http://lattes.cnpq.br/4503674965225428; Silva, João Maria daEste estudo tem como objetivo principal proporcionar mais uma abordagem do ensino de ciências no ensino médio e fundamental, visando promover uma visão mais precisa e inclusiva da disciplina. A proposta do trabalho se alicerça na identificação de uma visão distorcida da ciência, dos cientistas e dos professores de ciências por parte dos alunos, o que, em muitos casos desencoraja-os em seguir carreiras científicas e limita sua compreensão do processo científico. Bem como apresenta um papel na estrutura social da comunidade no que se refere ao aumento do número de alunos que ingressam em instituições públicas de ensino superior no Brasil, visando contribuir para o desenvolvimento da sociedade e economia do país. No aspecto tecnológico a proposta desta proposta de trabalho foca na aplicação prática de conceitos de sismologia, culminando na construção de um sismógrafo, instrumento utilizado para medir atividades sísmicas na crosta terrestre. A ferramenta primordial para o melhor aproveitamento desse processo é a utilização da metodologia da aprendizagem significativa de Ausubel, nesse aspecto dessa abordagem, a proposta é adotar uma sequência didática que organiza a apresentação e utilização dos conceitos de sismologia, com foco na construção do sismógrafo e na compreensão dos princípios de mecânica e ondas. Os resultados são representados e analisados por meio da avaliação do impacto das mudanças na percepção dos alunos sobre a ciência e seu interesse em seguir carreiras científicas. As aprendizagens auferidas incluem uma visão mais precisa e inclusiva da ciência, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e a compreensão da importância da colaboração na pesquisa científica, contribuindo assim para a produção de novos conhecimentos no campo da educação científica. Os resultados esperados incluem um aumento no interesse dos alunos por carreiras científicas, uma compreensão mais profunda do processo científico e uma participação mais ativa na aprendizagem, já que os aspectos significativos terão sido assimilados e ancorados. Este trabalho visa não apenas melhorar a forma como a ciência é ensinada, mas também inspirar os alunos a se envolverem ativamente no processo científico, promovendo uma cultura de curiosidade, criatividade e colaboração no ensino de ciências.