Navegando por Autor "Nascimento, Gislaine Geise Sousa do"
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TCC O letramento funcional em saúde influencia o conhecimento e as atitudes em saúde auditiva infantil de puérperas?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Nascimento, Gislaine Geise Sousa do; Araújo, Eliene Silva; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651; http://lattes.cnpq.br/5637269791915082; orcid.org/0000-0003-3415-908X; https://lattes.cnpq.br/7457568006294517; Assenço, Ana Manhani Cáceres; https://orcid.org/0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; Silva, Maria Gabriela Paz da; https://orcid.org/0000-0003-4938-3949; http://lattes.cnpq.br/1738023168769094Objetivo: Analisar se existe influência do letramento funcional em saúde no conhecimento e as atitudes em saúde auditiva infantil de puérperas, e verificar o efeito de variáveis sociodemográficas e da função cognitiva. Métodos: Estudo prospectivo transversal com 70 puérperas de uma maternidade pública. Por meio de protocolos estabelecidos, foram avaliados o conhecimento e atitudes em saúde auditiva infantil, o Letramento Funcional em Saúde por meio do Short Assessment of Health Literacy for Portuguese Speaking Adults (SAHLPA-18), e função cognitiva e obtidas informações sociodemográficas. O conhecimento foi classificado como "bom" ou "pobre", as atitudes como positivas ou negativas, e o letramento funcional em saúde como inadequado ou adequado. A análise estatística foi realizada no software JAMOVI, com testes não paramétricos. Resultados: Dentre as 70 participantes, 50% apresentaram letramento funcional em saúde inadequado, 62,9% demonstraram bom conhecimento sobre saúde auditiva e 95,7% mostraram atitudes positivas. Além disso, o letramento funcional em saúde foi associado à idade, escolaridade e função cognitiva, mas não houve correlação com o nível de conhecimento ou atitudes em saúde auditiva. As participantes apresentaram atitudes positivas em relação à saúde auditiva infantil, mesmo com pouco conhecimento ou letramento funcional em saúde inadequado. Conclusão: Não houve influência do letramento funcional em saúde no nível de conhecimento ou atitudes em saúde auditiva infantil de puérperas, no entanto, constatou-se efeito de variáveis sociodemográficas e função cognitiva