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    TCC
    A importância dos jogos musicais como recurso metodológico na formação dos licenciandos em música da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Miranda, Brenda de Carvalho; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Oliveira, Danilo César Guanais de; Silva, Danúbio Gomes da
    Considerando as diversas maneiras para o desenvolvimento do fazer musical no contexto educacional, variadas também são as possibilidades de recursos didáticos que o professor pode utilizar para trabalhar os conteúdos musicais. Diante disso, este trabalho tem como principal objetivo discutir as perspectivas dos licenciandos em música acerca do uso dos jogos musicais como recurso metodológico no âmbito da educação básica, a partir de suas experiências docentes neste contexto de ensino. A metodologia adotada foi quanti-quali, nesse caso, um método misto. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com os estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, buscando traçar o perfil destes licenciandos e compreender suas perspectivas acerca do uso do jogo musical como recurso didático. Para análise dos dados do questionário, foi utilizado o método de análise de conteúdo defendido por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram que todos os licenciandos participantes já haviam recorrido ao uso dos jogos musicais como uma ferramenta para trabalhar música em sala de aula, isso devido às características que tornam os jogos tão atraentes para os alunos, viabilizando o professor alcançar os objetivos pedagógicos mais facilmente. A partir das falas dos entrevistados, entendemos que o uso dos jogos musicais no contexto regular de ensino possibilita resultados importantes no ensino/aprendizagem dos alunos. Contudo, é necessário que este recurso seja inserido na aula pelo professor de maneira correta, a partir de um planejamento prévio bem definido, caso contrário o jogo musical será caracterizado como um passatempo.
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    TCC
    Desafios e perspectivas no ensino da música na pré-escola: um relato de experiência na Escola Bambini em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pires, Anderson Luis Kroeff; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Abreu, Washington Nogueira de; Moraes, Ana Cláudia Silva
    Este trabalho é o resultado de uma vivência dentro da disciplina de estágio, cujo o objetivo é apresentar um relato de experiência vivida dentro da Educação Infantil, que é uma das etapas da educação básica, para ser mais especifico, o relato apresentado se passa dentro da turma de nível IV, da escola Bambini localizada em Natal Rio Grande do Norte. De caráter descritivo, este estudo apontará de maneira geral alguns pontos da Lei 9394/96, que rege toda a educação básica. Para a construção desse trabalho, foram utilizados dados como plano de aula, e a própria vivência no estágio, que será relatada aqui, trazendo pontos importantes, que foram utilizados para auxiliar no ensino da música, ensino que foi ministrado para crianças dessa faixa etária (4 anos), apresentarei a rotina das aulas de música, observadas e ministradas, refletindo sobre elementos motivadores para o processo de musicalização infantil, trazendo assim uma contribuição para o ensino da musicalização infantil, compartilhando caminhos, métodos e possibilidades.
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    TCC
    Jogos de mãos e copos como ferramenta pedagógica na aula de música da Educação Básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Jucilene Soares da; Medeiros, Maria Helena Guerra Maranhão Barreto de; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Luna, Camila Larissa Firmino de
    O presente trabalho tem como finalidade relatar minha experiência como professora da disciplina de Música na Escola Viva Moderna, na Cidade de Natal RN, na qual desenvolvi atividades utilizando os jogos de mãos e copos com as turmas do Ensino Fundamental I. Para fundamentar esse tema, ainda pouco abordado, me utilizei de pesquisas em artigos acadêmicos, alguns livros e sites que contemplassem o assunto de maneira abrangente, mas principalmente na obra de Beineke e Freitas (2006). Também apresento algumas sugestões de atividades que podem ser adaptadas. Foi constatado um maior envolvimento e interação dos alunos nas aulas depois da introdução dos jogos de mãos e copos como ferramenta pedagógica na aula de música, o que motivou este relato de experiência.
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    TCC
    Materiais didáticos na educação musical: um estudo sobre as contribuições do método de Edgar Willems no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Alves, Cinthya Gabrielle da Silva; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Carvalho, Valéria Lazaro de; Medeiros, Maria Helena Guerra Maranhão Barreto de
    RESUMO Com a procura por um ensino de música mais dinamizado e acolhedor, os materiais didáticos se fazem presentes como potenciadores deste ensino. Nessa perspectiva é objetivo deste trabalho discutir sobre o uso de materiais didáticos do método Willems nas aulas de música do ensino fundamental. Mediante uma pesquisa bibliográfica de abordagem metodológica qualitativa trago uma breve contextualização da história da educação e da educação musical, onde os materiais didáticos foram abordados como auxiliares na construção do conhecimento e como facilitadores na instrução de conteúdos durante a educação musical no ensino fundamental. Este trabalho demonstra ainda a relevância do método ativo em educação musical no qual adoto como apoio para embasamento o método do pedagogo Edgar Willems. Foi selecionado como referencial teórico, alguns autores que pesquisam e desenvolvem trabalhos referentes ao uso de materiais didáticos, Freitas (2009); A educação musical no ensino fundamental, Loureiro (2012); E sobre o método Willems, Rocha (1990) delineando entre eles um paralelo e evidenciando a importância dos materiais didáticos durante ensino de música.
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    TCC
    O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Lima, Genilson da Silva; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Abreu, Washington Nogueira de
    Este trabalho apresenta um panorama sobre o ensino de Arte/Música nas escolas de Ensino Fundamental II na cidade de Pedro Velho/RN, cujo objetivo geral é compreender a realidade sobre o Ensino de Música nas escolas do Ensino Fundamental II na cidade de Pedro Velho/RN. Para isso foi realizado um estudo de caso, na qual a coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário e como instrumento de análise dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A fundamentação teórica está baseada em três vertentes: o ensino de Artes no Brasil, a Legislação Educacional Brasileira e a Educação Musical. Na perspectiva do Ensino de Artes no Brasil e da Educação Musical trazemos trabalhos dos seguintes autores: (BACARIN; NOMA, 2005); (BARBOSA, 2012); (DELFONTE, 2010); (FUSARI; FERRAZ, 1993); (WITTMANN, 2008); (MARCIEL; NETO, 2006); (NASCIMENTO, 2015); (SECO; AMARAL, 20-?); (PENNA, 2008) e (QUEIROZ, 2012); Sobre a Legislação Educacional Brasileira trazemos BRASIL (1996, 2005, 2007, 2013). A partir das respostas obtidas via questionário, alguns apontamentos com base nos contextos histórico, social e legislativo foram expostos durante o corpo deste trabalho. Os dados apontam para perspectivas que a música possui grande importância e tem seus efeitos benéficos no contexto escolar, possuindo, assim, um papel de protagonismo na formação integral e humana dos alunos.
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    TCC
    O ensino-aprendizagem de música na Banda da Escola Agrícola de Jundiaí: o docente em formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-02) Ferreira, Allyson Pablo Melo; Mendes, Jean Joubert Freitas; Mendes, Jean Joubert Freitas; Farias, Ranilson Bezerra de; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
    A prática musical com as bandas tem demonstrado ser um grande agente socializador para seus participantes como aponta Campos (2008, p. 107) ao dizer que “vínculos são formados a partir da relação que os participantes estabelecem uns com os outros e com a música – vínculos baseados na amizade, no reconhecimento, na disciplina e no prazer proporcionado pela prática musical”. O objetivo principal deste trabalho de monografia é apresentar a prática docente de um aluno do Curso de Licenciatura em Música da UFRN que trabalha com a Banda da Escola Agrícola de Jundiaí. Os objetivos específicos são refletir sobre a aprendizagem musical do grupo; conhecer o que leva os integrantes a quererem participar da banda; as motivações da prática; os objetivos que a banda possui dentro da escola e discutir se o espaço e a atividade influenciam na formação profissional e educacional dos alunos, além de revelar o real desejo pelo aprendizado musical. Para isso, evidenciam-se os trabalhos de Rosin (2003), Campos (2008), Cislaghi (2011) e Silva (2012) que expõem e discutem, além da história e função social de bandas e fanfarras, o aprendizado musical dos alunos através de estudos de caso e entrevistas com os participantes dessas atividades, refletindo o que essa prática significa na profissionalização quanto à música e na concepção do conhecimento musical trabalhado pelos grupos. Os resultados alcançados giram em torno do fato de que a prática musical permanece ativa na escola e que tem concedido uma grande interação social além de um aprendizado musical significativo para os participantes.
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    TCC
    O papel do rock na educação musical de adolescentes: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Almeida, Daniel Pereira de; D´Amore, Ticiano Maciel; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Severo, José Simião
    Este trabalho, que possui como tema Rock na Educação Musical no Ensino Médio é um relato de experiência e possui um caráter de pesquisa qualitativa. O objetivo central deste trabalho é motivar os professores, sejam eles iniciantes ou veteranos, a buscarem novas propostas de ensino musical para jovens e adolescentes. Baseado nas atividades musicais de Rubens Guiaquinto, que desenvolve um projeto com o gênero Rock para escolas da periferia de Minas Gerais, pude elaborar um programa de educação musical através da história do Rock na Escola Estadual Santos Dumont em Parnamirim-RN. Nesse cenário, trabalhou-se diversos temas importantes do cotidiano dos alunos como, por exemplo, o racismo e o preconceito. Os participantes aprenderam sobre como o Rock influenciou as gerações passadas de forma a estabelecer uma ligação entre a sociedade e o mencionado gênero musical. O resultado obtido foi à vivência musical dos discentes que executarem o Rock utilizando percussão corporal, canto coral e prática de conjunto. Ao direcionar a educação musical para jovens e adolescentes, pode-se constatar a influência positiva na construção da maturidade dos alunos que aprenderam a observar novas linguagens musicais encontradas dentro do gênero musical mencionado.
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    Dissertação
    PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-25) Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/4645683829180112; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; Bellochio, Cláudia Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/8653053694824805
    A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo deste entendimento, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem prioritamente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. No prisma do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música possa oportunizar a articulação dos saberes docentes no contexto real da sala de aula, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN.
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    TCC
    Política e educação musical: percepções sobre o PIBID-Música/UFRN (2011 – 2013) na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-02) Lisboa, Elindemberg Nascimento; Oliveira, Danilo Cesar Guanais; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Soares, Artemísia dos Santos
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública que visa fomentar a prática docente de alunos das instituições públicas e privadas de ensino superior, bem com de centros universitários comunitários, confessionais e filantrópicos. O PIBID busca valorizar e melhorar o ensino público básico nacional através do estímulo do acadêmico a exercer a profissão docente, aproximando-o do futuro ambiente de trabalho e agregando valor à sua atuação pedagógica ainda na graduação. O programa auxilia no incremento da qualidade do ensino básico, agregando valor à atuação dos bolsistas das licenciaturas. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o PIBID, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), compreendia, em 2011, um conjunto de 13 cursos de licenciatura: Química, Biologia, Física, Matemática, Língua Portuguesa, Música, Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, História e Pedagogia. Este estudo de cunho qualitativo com nível de abordagem descritivo, teve como objetivo geral refletir acerca das ações desenvolvidas pelo PIBID-Música/UFRN na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti no período compreendido entre 2011 e 2013, mais especificamente, a experiência do pibidiano do curso de Licenciatura em Música da EMUFRN: Elindemberg Nascimento Lisboa. Para tanto, através do uso de pesquisa bibliográfica, documental e participação participante se tornou possível contextualizar historicamente o PIBID, caracterizar o PIBID-Música/UFRN e relatar as ações desenvolvidas pelo PIBID-Música no FLOCA entre 2011 – 2013 a partir das vivências e experiências do autor. Os resultados apontam a necessidade de uma maior atuação e envolvimento do bolsista desde a fase do planejamento até a execução das aulas para que os objetivos e resultados apontados nos projetos e diretrizes do programa sejam alcançados mais eficazmente. Apesar da crítica levantada, ficou evidente a partir da experiência que houve enriquecimento dos conteúdos da grade curricular do curso de licenciatura através da participação no PIBID-Música, pois as ações possibilitaram a compreensão da realidade social e cultural do ambiente de trabalho do professor para além dos livros e escrito acadêmicos. Somando-se a isso o fortalecimento dos vínculos afetivos através do trabalho em equipe que, também, nos educou para a tolerância e diálogo sob uma perspectiva interdisciplinar.
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    TCC
    Trilhas sonoras de filmes como ferramentas pedagógico-musicais em em diferentes contextos educacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Barbosa, Pedro Henrique Felix; Melo, Isaac Samir Cortez de; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Marques, Nelson
    A combinação de áudio e visual e a sua utilização como ferramenta pedagógica para o aprendizado musical consciencioso e benéfico em distintos contextos educacionais se mostra pertinente a partir da prévia contribuição teórica e dos posteriores excelentes resultados alcançados. Essas concepções sobre uma abordagem consciente do ensino de música são discorridas em três diferentes situações pedagógico-musicais: aulas regulares em turmas do quinto nível da Educação Infantil1 em uma escola básica; mostragem interpretativa em uma oficina de apreciação de cinema; e aulas particulares de instrumento, sendo piano e violino os casos sui generes. Trata-se de um relato de experiência alicerçado e analisado à luz de publicações relacionadas aos resultados encontrados. No desenvolvimento, a história da música no cinema é utilizada e relatada como a origem que é, até a exposição mais particular, mas sempre vigente, de uma análise de composição própria e de aspectos pertinentes para cada um dos três âmbitos educacionais propostos. Dessa forma, elementos que norteiam a composição musical para cinema são direcionados para o aprendizado musical, ciente da real importância desse direcionamento para os resultados pretendidos. Abrindo possibilidades de raciocínio sonoro à frente de um filme, facilita-se o aprendizado musical, tendo em vista que a música, inicialmente, nasce da paisagem sonora que está sempre presente; e é a partir dessa que os mais intricados elementos da criação musical se expandem.
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