Navegando por Autor "Nascimento, Anna Karolina Alves do"
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Dissertação Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas(2017-07-31) Nascimento, Anna Karolina Alves do; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/1856142220726235; Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de; Sales, José Albio Moreira de; https://orcid.org/0000-0002-2521-6364; http://lattes.cnpq.br/5175762444724772; Magalhaes, Rita De Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068O presente trabalho objetiva desenvolver, a partir da audiodescrição (AD), estratégias de mediação teatral para o espetáculo De Janelas e Luas, considerando a fruição, em contexto escolar, de alunos com e sem deficiência visual. A metodologia tem por base os princípios da abordagem qualitativa em educação, tendo como referência a pesquisa intervenção, ancorada, principalmente, nas premissas bakhtinianas de dialogia e alteridade, assumindo dois contextos de investigação. No primeiro contexto, denominado de ensaio exploratório, foi realizado a acessibilidade do espetáculo De Janelas e Luas, que compreende AD e exploração tátil dos elementos de cena, no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). O segundo contexto, consiste em uma sala de aula do segundo ano do Ensino Médio, com educandos com e sem deficiência visual, em uma escola da rede estadual da cidade de Natal/RN. Nesse ambiente, o processo diz respeito à mediação teatral por meio de uma oficina, com encontros antes e depois da apresentação do espetáculo com AD, com exercícios de desmontagem (DESGRANGES, 2011), e exploração tátil. Se o teatro se constitui como a arte do encontro, a AD, como tradução intersemiótica, consiste em uma força mediadora que amplia a comunhão cênica, no aqui e no agora da manifestação teatral. Os resultados da análise apontam que, nesse caso, a expansão do encontro, por meio das oficinas e da exploração tátil, contribui expressivamente, para a leitura do espetáculo De Janelas e Luas por parte de jovens com e sem deficiência visual, em um contexto escolar.