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Navegando por Autor "Nascimento, Ana Karina de Lima"

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    Dissertação
    Atividade antioxidante e antiproliferativa de extratos de folhas de Plukenetia volubilis L. (EUPHORBIACEAE)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-18) Nascimento, Ana Karina de Lima; Scortecci, Kátia Castanho; ; http://lattes.cnpq.br/4808910380593455; ; http://lattes.cnpq.br/6810898162557545; Santos, Deborah Yara Alves Cursino dos; ; http://lattes.cnpq.br/3084343775765440; Rocha, Hugo Alexandre de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799567J8&dataRevisao=null; Andrade Neto, Valter Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/4863082845974813
    Plukenetia volubilis conhecida popularmente como sacha incha ou amendoa lopo, é uma planta oleaginosa e trepadeira, pertecente a família Euphorbiaceae. Suas sementes apresentam alto valor nutritivo e suas folhas são utilizadas pela população amazônica para tratar doenças de pele, contudo essa ação não é comprovada cientificamente. Dentro deste contexto, o presente trabalho prevê uma prospecção química e biológica de diferentes extratos obtidos das folhas de P. volubilis. : extrato aquoso (EA), metanólito (EM), etanólico (EE), clorofórmico (EC) e hexânico (EH). A triagem fitoquímica foi realizada por meio de reações químicas de identificação e análise por cromatografia em camada delgada (CCD), utilizando diferentes eluentes e reveladores. Como parte das análises de constituição química dos extratos, foram realizadas dosagens de compostos fenólicos, açúcares totais e proteínas. Em relação às atividades biológicas, foi avaliada a capacidade antioxidante dos extratos e seus efeitos sob células tumorais e normais. Com os resultados obtidos foi possível detectar por meio das reacoes a presença de compostos fenólicos, flavonoides, saponinas e alcaloides. Por meio da análise por CCD foi possível verificar a presença de compostos com estruturas de terpenos, polifenóis e flavonóides. O extrato metanólico (EM) apresentou uma banda de coloração verde e Rf 0,65 similar ao padrão de flavonóide canferol. Com as metodologias de dosagem química foi observado uma elevada quantidade de açúcares totais nos extratos de P. volubilis. Os testes para avaliação da atividade antioxidante revelaram que todos os extratos apresentam capacidade antioxidante. No teste de capacidade antioxidante total (expresso como equivalente em ácido ascórbico, EEA/g), os extratos apresentaram valores que variaram entre 59,31 a 97,76 EAA/g. Para o teste de DPPH os valores de sequestro variaram de 88,3% a 62,8%. O teste de viabilidade celular, verificado por meio da redução do composto MTT possibilitou observar que os extratos foram capazes de diminuir a viabilidade das células cancerígenas HeLa e A549, sendo mais eficazes para linhagem HeLa. Os extratos EM e EH (250 µg/mL) apresentaram redução da proliferação de HeLa para 54,3 e 48,5%, respectivamente. Enquanto que os extratos EH e EA induziram de forma significativa a proliferação de fibroblastos normais 3T3, cerca de 70% a mais que o controle. Resultado semelhante foi observado em macrófagos Raw, onde foi verificado que a proliferação dessas células tratadas com os extratos EM, EC e EA foi a duas vezes mais que o controle. Nenhum efeito foi observado nas células CHO quando tratadas com os extratos. Outra abordagem utilizada foi a de citometria de fluxo de modo a avaliar marcadores de morte celular em células HeLa quando expostas aos extratos de P. volubilis. Os resultados destes ensaio mostraram que os extratos induziram a morte celular via apoptose. Portanto, esses resultados sugerem que os extratos das folhas de P. volubilis são potenciais alvos para serem utilizados futuramente no desenvolvimento de fármacos com ação antioxidante, proliferativa e antitumoral
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    Tese
    Atividade imunomoduladora de diferentes extratos obtidos da espécie Plukenetia volubilis Linneo (Euphorbiaceae stricto sensu)
    (2017-12-21) Nascimento, Ana Karina de Lima; Scortecci, Katia Castanho; Rocha, Hugo Alexandre de Oliveira; ; ; ; Golbert, Daiane Cristina Ferreira; ; Lima, Jailma Almeida de; ; Silveira, Raniere Fagundes de Melo; ; Giordani, Raquel Brandt;
    A inflamação é um mecanismo de resposta do hospedeiro contra agressões e injúrias e que deve ser finamente regulada para evitar o desequilíbrio homeostático do organismo, prevenindo também o surgimento de doenças. Em virtude da ocorrência de efeitos adversos associados aos imunomoduladores sintéticos, tais como problemas cardiovasculares e gastrointestinais, a busca por imunomoduladores de fontes naturais, especificamente de origem vegetal, tem se tornado uma boa alternativa no desenvolvimento de novos agentes terapêuticos. Dentro desse contexto, a espécie Plukenetia volubilis L., pertencente à família Euphorbiaceae stricto sensu (ss), se enquadra como uma representante do reino vegetal de alto valor biológico. Há ocorrência de relatos etnobotânicos de sua utilização no tratamento de lesões de pele, sendo necessária uma comprovação científica destes dados. Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a atividade imunomoduladora in vitro e in vivo de extratos de folhas da espécie Plukenetia volubilis Linneo. Para isto, foram realizados testes in vitro utilizando macrófagos da linhagem RAW 264.7 e in vivo utilizando camundongos BALB/C. Os resultados do presente trabalho mostram que os extratos de P. volubilis estimularam a atividade de redução do composto MTT pelas desidrogenases mitocondriais dos macrófagos com ausência de citotoxicidade nas concentrações utilizadas (100, 250 e 500 μg/mL). Macrófagos estimulados com LPS e tratados com os diferentes extratos apresentaram redução significativa na produção de óxido nítrico (NO), em comparação com o controle. As porcentagens de produção de NO para os extratos metanólico (EM), aquoso (EA), hexânico (EH), etanólico (EE) e clorofórmico (EC) foram de 56%, 64%, 64,1%, 65% e 72%, respectivamente. Com relação à dosagem de citocinas e à quantificação da expressão relativa de seus genes, verificou-se que para a maioria houve uma redução da expressão, com exceção de TNF-α que apresentou expressão relativa acima do controle após tratamento com os extratos EH, EC e EA. Os extratos EH, EC e EA, provavelmente, agem inibindo COX-2 e iNOS via inibição do fator de transcrição NfΚB, enquanto que para TNF-α seu mecanismo de ação supostamente ocorre por outra via independente. No ensaio in vivo os extratos EA e EE inibiram a migração de leucócitos para cavidade peritoneal de camundongos induzidos a peritonite. Desta forma, conclui-se que os compostos presentes nos extratos de folhas de P. volubilis são agentes promissores no desenvolvimento de novas formas alternativas para o tratamento de doenças inflamatórias, uma vez que agem modulando a resposta inflamatória por meio da modulação na síntese das citocinas.
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    Dissertação
    O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-27) Costa, Daniel Silva da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Germano, Auta Stella de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-9092-2997; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Ferreira, Flávia Polati; Nascimento, Ana Karina de Lima
    Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas.
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    Dissertação
    O tema ciclo sono-vigília para aprendizagem do sistema nervoso no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-27) Fernandes, Carmem Maria da Rocha; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/4853832066824144; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Nascimento, Ana Karina de Lima
    Os ritmos biológicos são manifestações rítmicas que os seres vivos apresentam, classificados a partir de parâmetros temporais em ritmos circadianos, infradianos e ultradianos. Os ritmos que desempenham ciclos temporais com uma duração de cerca de 24 horas são chamados circadianos, um exemplo de ritmo circadiano é o Ciclo Sono-Vigília. Este ritmo é um dos objetos de estudo da cronobiologia e compreende um comportamento gerado pelo sistema nervoso central, conteúdo considerado de difícil aprendizagem pelos estudantes do ensino médio. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições da aplicação de uma sequência didática sobre o tema ciclo sono-vigília e suas relações com os conteúdos do sistema nervoso, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino médio. As atividades da pesquisa foram aplicadas à 25 estudantes da 3ª série do ensino médio durante 8 aulas de biologia. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com procedimentos à luz da observação participante e utilizou a análise de conteúdo e o teste T como instrumentos de análise de dados obtidos por questionários. Os resultados obtidos evidenciaram que a sequência didática desenvolvida se mostrou como um recurso didático eficaz na aprendizagem dos alunos sobre a integração dos conteúdos ciclo sonovigília e sistema nervoso. Todos os alunos consideraram que as atividades desenvolvidas na sequência didática atenderam às suas expectativas sobre a temática do sistema nervoso relacionado ao ciclo sono-vigília. A atividade com o encéfalo bovino no laboratório de biologia e a atividade para produzir cards explicativos foram as práticas que os alunos mais gostaram de realizar. Entre os instrumentos, destaca-se o preenchimento e discussão sobre o diário de sono. Por outro lado, os alunos também evidenciaram em suas respostas os instrumentos, os quais consideraram menos contribuintes às suas aprendizagens: Mentimeter, Canva, Whatsapp e Google Meet. Assim, a sequência didática apresentada nesta pesquisa pode ser considerada como um produto educacional viável para as aulas do sistema nervoso, não somente pela análise realizada do processo de ensino e de aprendizagem verificada nos instrumentos aqui aplicados, mas pela própria aceitação e motivação dos estudantes diante dos objetos de conhecimento sobre o sistema nervoso. O desenvolvimento e aplicação das atividades constituintes da sequência didática possibilitaram a elaboração do produto educacional - Ensinando o sistema nervoso no ensino médio, por meio do ciclo sono-vigília.
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