Navegando por Autor "Nascimento, Ângela Maria Bezerra do"
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TCC A prática do canto lírico na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Simas, Maria Thereza Pinto; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lázaro de; Nascimento, Ângela Maria Bezerra doA monografia em questão, procurou conhecer a prática docente do canto lírico na Escola da Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, considerando que a prática do canto lírico requer anos de treinamento, pois trata-se de um trabalho árduo, onde não é possível desejar resultados imediatos. Cabe ao docente de canto orientar o aluno na busca não apenas das técnicas vocais, mas também do conhecimento do seu próprio corpo. Os métodos utilizados pelas professoras, os projetos existentes na área e as perspectivas no mercado de trabalho, nortearam as entrevistas realizadas. Fezse uso de uma entrevista aberta, estruturada de forma que o entrevistado tivesse liberdade para discorrer acerca do tema proposto. Foi abordado o contexto histórico em que está inserido o canto lírico, sua origem, a aproximação com a ópera e seus compositores. Destacou-se também, a presença do canto lírico no Brasil e a descrição das técnicas utilizadas pelos docentes em suas aulas, como: a importância de uma respiração correta e o uso adequado do diafragma em todo o processo que envolve desde a formação até a emissão da voz cantada. A discussão dos resultados coletados foi feita através de trechos transcritos das professoras entrevistadas, intercalados com a opinião anônima dos alunos que participaram, com sugestões de melhoria e também destacando os aspectos positivos da didática utilizada pelas professoras de canto.TCC Educação musical e o samba-reggae em contextos sociais desamparados: um estudo de caso a partir do Projeto Social de Música Leão de Judá(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Karollen Francyane Gomes de; Santos Junior, Valdier Ribeiro; Nascimento, Ângela Maria Bezerra do; Rocha, João Gomes daA educação musical voltada para aspectos transformadores na sociedade brasileira vem ganhando notoriedade, é por isso que os principais objetivos dos projetos sociais revelam, em sua maioria, uma natureza educativo-política inclusiva e libertadora, alcançando a emancipação social de diversos indivíduos. Essas ações educativas e musicais vêm ofertando novas oportunidades de ascensão social e profissional alcançando e transformando a perspectiva de vida de diversos indivíduos que vivem em contextos sociais desamparados. Sendo assim, este presente trabalho tem por objetivo analisar os fatores – por meio de observações, análises e entrevista semiestruturada com o idealizador do projeto – pelos quais o ensino de música, em especial o samba-reggae, vêm atraindo e motivando esses jovens a entrarem no projeto social de música Leão de Judá, visto que existem outros projetos sociais na região inclusive de educação artísticamusical. O trabalho está alicerçado teoricamente a partir das abordagens reflexivas dos autores aos quais abordam a temática educativa, musical e social, como: Paulo Freire (1967; 1997; 2002), Kater (2004), Jusamara Souza (2014), Samuel Araújo (2006), Pedro Demo (2011), dentre outros. O presente trabalho aponta às conclusões, no sentido de reflexões acerca da motivação dos alunos em buscarem a participação no projeto. Nesse sentido, o envolvimento dos jovens vêm aumentando cada vez mais, fazendo com que o projeto conquiste a admiração da população local e amplie-se para outras zonas socialmente vulneráveis da capital potiguar.TCC Mente, corpo e voz: um estudo sobre aspectos psicológicos presentes no processo de ensino aprendizagem do canto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Bento, José Adriano; Cunha, Claudia Roberta de Oliveira; Oliveira, Hélder Alves de; Nascimento, Ângela Maria Bezerra doA partir de questionamentos levantados sobe questões referentes à aspectos emocionais como ansiedade, agitação e medo, relacionadas à prática do canto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de encontrar explicações e identificar possíveis caminhos para lidar com estas situações, para as quais a formação acadêmica de um professor de música não o prepara. Além da revisão bibliográfica, foi feita uma pesquisa com alunos de canto de diferentes níveis da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na qual identificamos ser geral a percepção dos alunos sobre tais aspectos.TCC O canto coral como ferramenta na educação musical: formação de coral infantil na Escola Estadual Cônego Monte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Janaina Leite da; Riedel, Elke Beatriz; Nascimento, Ângela Maria Bezerra do; Gonzaga, Maria Clara de AlmeidaEste trabalho monográfico apresenta a experiência da autora no tocante a prática de formação de Canto Coral na Escola Estadual Cônego Monte, em Natal/RN, compreendendo, antes de tudo, que se trata de uma ferramenta importante na educação musical das crianças envolvidas no projeto “Canto na Escola”. O projeto Canto na escola foi realizado no período de setembro a dezembro de 2008, com crianças do 1º ao 5º ano, na referida instituição. Este projeto foi idealizado pelo professor Isak Lucena, contando com o apoio do Governo do Estado e com o objetivo de formar novos regentes e novos corais. A prática do canto coral configura-se como uma atividade musical exercida e difundida nas mais diferentes etnias e culturas. Pelo fato de apresentar-se como um grupo de aprendizagem musical, desenvolvimento vocal, integração e inclusão social, é no coro que se constitui um espaço de diferentes relações interpessoais e de ensino-aprendizagem. O resultado deste trabalho visa contribuir para que outros pesquisadores norteiem seu campo de atuação para a área de canto coral, oferecendo, acatando ou somando novas ideias àquelas propostas nas considerações finais.TCC Projeto de musicalização Ondas Musicais: possibilidades e futuro profissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11) Oliveira Júnior, Temóteo Ramos de; Luna, Camila Larissa Firmino de; Nascimento, Ângela Maria Bezerra do; Carvalho, Valéria Lázaro deA educação não formal tem sido objeto de estudo em diversos trabalhos acadêmicos, pelo fato de apresentar-se, cada vez mais, como um contexto relevante para a sociedade, tendo em vista que, nesses espaços, a ideia é capacitar os indivíduos a tornarem-se cidadãos, criando oportunidades de conhecimento sobre o mundo e as relações sociais. Os projetos sociais fazem parte desse contexto, sendo a música uma forte aliada para o desenvolvimento desse tipo de trabalho, pois tem um papel importante para a socialização dos indivíduos e a formação humana. Como consequência do processo, pode-se considerar o fazer musical como possibilidade de uma futura escolha profissional por parte dos jovens e adultos que usufruem da educação musical nesses projetos. A partir desta reflexão, houve a motivação de investigar o tema a partir do Projeto de Musicalização Ondas Musicais, desenvolvido pela Marinha e subordinado ao 3º DN (Terceiro Distrito Naval). O objetivo dessa pesquisa é compreender a influência do Projeto sobre as concepções dos alunos com idade entre 16 e 23 anos acerca das futuras escolhas profissionais. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso, no qual a coleta de dados se deu incialmente através da aplicação de questionários, e a partir dele, foi possível selecionar três alunos para contribuírem com o aprofundamento da investigação por meio de respostas às entrevistas semiestruturadas. Como resultado da coleta de dados, concluiu-se que o Projeto tem apresentado novas possibilidades aos seus alunos, influenciando, de fato, suas concepções em relação ao futuro profissional.TCC Projeto Ondas Musicais: escola de vida e de música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-05) Silva, Livio Patrício da; Bezerra, Edibergon Varela; Gaulke, Tamar Genz; Nascimento, Ângela Maria Bezerra doO presente trabalho tem como foco estudar o Projeto Ondas Musicais e analisar os resultados obtidos através de observações e entrevistas, a fim de comprovar a eficácia da metodologia utilizada e quais os benefícios ela traz para os participantes. Para isso, busco expor a necessidade de socialização e quais seus efeitos na formação humana, como projetos sociais podem influenciar positivamente seus participantes oferecendo-lhes uma melhor qualidade de vida e como as bandas de música podem servir de escola técnica e preparação para o convívio em sociedade. Desse modo, trazemos à tona a importância que o mestre de banda possui nesse processo, que é um papel bastante relevante no tocante a essa prática. A pesquisa possui caráter qualitativo, assim optou-se pelo estudo de caso para um melhor aprofundamento acerca desse fenômeno. As informações presentes nesse trabalho foram obtidas através de entrevistas e observações, além das vivências adquiridas durante a participação do autor no referido projeto. Para o desenvolvimento desse trabalho, foi de fundamental importância a análise dos trabalhos de Lima (2006), Silva (2010), Kater (2004), Corusse e Joly (2014) e Severo (2015), para que pudéssemos fazer uma análise mais aprofundada do tema em concordância com outros autores da área.Dissertação Quatro sonetos em Língua Portuguesa: uma preparação para a interpretação da obra para canto e piano de Danilo Guanais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-20) Nascimento, Ângela Maria Bezerra do; Holanda, Joana Cunha de; Riedel, Elke Beatriz; 58133038987; http://lattes.cnpq.br/2352219410120084; http://lattes.cnpq.br/0283849472198089; http://lattes.cnpq.br/5884169947952625; Oliveira, André Luiz Muniz; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; Santos, Lenine Alves dosEste trabalho apresenta uma preparação para a interpretação dos Quatro Sonetos em Língua Portuguesa (2018) para Canto e Piano de Danilo Guanais (1965). Para tal, situa a obra no contexto da produção do compositor e de sua afinidade com o Movimento Armorial (Nóbrega, 2000). A etapa do estudo literário dos poemas apoia-se nos estudos de Berardinelli (2020), Cabral; Guaranha (2015), Lima (2007), Flores (2014) e Deífilo (1983). As relações entre texto e música alicerçam a construção da interpretação com o aporte de Stein e Spillman (1996) e La Rue (1989) à luz da estética dos Quatro Sonetos em Língua Portuguesa (2018).