Navegando por Autor "Naschold, Angela Chuvas"
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Apresentado em Evento 1ª Jornada Internacional de Alfabetização, 3ª Jornada Nacional de Alfabetização, 3ª Jornada de Educação, Leitura e Neurociências, 11ª Jornada de Alfabetização : Livro de resumos, 02 a 04 de setembro de 2015(2017-03-09) Naschold, Angela ChuvasO Livro de Resumos da Jornada de Alfabetização, que tem como tema em 2015 o destaque da interação entre a decodificação, a compreensão leitora, a produção escrita e a ciência, porta a programação e o resumo dos trabalhos apresentados em evento que reuniu em Natal um conjunto significativo de profissionais para tratar de um assunto nobre e muito importante para a educação brasileira, considerando o quadro que apresentamos no cenário nacional e internacional em relação à leitura e à escrita. Um pouco da história dessa jornada explica a sua configuração.Livro Aprendizado da leitura e da escrita: a ciência em interfaces(2017-03-09) Naschold, Angela Chuvas; Pereira, Antonio; Guaresi, Ronei; Pereira, Vera WannmacherEsta obra é resultado, portanto, de um conjunto de pesquisas que investem numa reanálise das práticas de ensino da leitura e da escrita à luz das descobertas de estudos sobre o cérebro humano. Ao que nos parece, um ensino que prestigie ensino explícito e fonêmico da correspondência grafema-fonema e, ainda, que busque a ampliação dos índices de consciência linguística tem maior chance de sucesso tanto no aprendizado típico quanto atípico da leitura e da escrita.Artigo Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil(2015) Naschold, Angela Chuvas; Balen, Sheila; Campos, André; Santos, Selan Rodrigues dos; Soltoski, Michele; Brazorotto, Joseli; Pereira, AntonioO objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros.Livro O enigma por que as crianças não aprendiam a ler?(Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, 2017-10-01) Naschold, Angela ChuvasMuitas das crianças brasileiras que frequentam a escola há três anos ou mais ainda não aprenderam a ler. Tanto essas crianças quanto os seus professores se sentem descontentes e frustrados. Ninguém gosta de fracassar! As crianças desta história viviam em um lugar situado no belo planeta azul, muito parecido com o Brasil. Elas não se conformaram com essa situação e, com a ajuda de uma fadinha de nome comprido, descobriram o enigma de as crianças não aprenderem a ler. Com isso, ajudaram não só a sua professora e colegas, mas um país inteiro!Livro A fada Felícia e o enigma da leitura(Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, 2018-10-01) Naschold, Angela ChuvasConsiderando que a leitura compartilhada de livros infantis é uma das melhores maneiras de introduzir a criança no mundo da alfabetização, é com alegria que o/a convidamos a realizar, por meio do diálogo com criança, a leitura, o recorte e a colagem das atividades lúdicas contidas neste livro.Livro L.I.Neu e o enigma das letras(2017-03-09) Naschold, Angela Chuvas; Pereira Júnior, AntonioMaterial desenvolvido no Projeto Leitura + Neurociências com o apoio do Programa Mais Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.Livro Livro de resumos: jornada internacional de alfabetização 2017: 3ª jornada internacional de alfabetização, 5ª jornada nacional de alfabetização, 13ª jornada de alfabetização, 4ª jornada de educação, leitura e neurociências(EDUFRN, 2017-08-08) Naschold, Angela ChuvasA presente publicação porta os resumos apresentados em evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), a 3ª Jornada Internacional de Alfabetização/Edição Brasil, ocorrida de 7 a 8 de agosto de 2017. Trata-se de um evento que, ao longo de seus 13 anos de desenvolvimento, tem se firmado como um espaço qualificado de discussão da temática da leituraLivro Manual de orientação: kit 2: atividades grafofonológicas, morfossintáticas, semânticas e pragmáticas integradas(2017-03-09) Naschold, Angela ChuvasEste manual é composto por diversos materiais e atividades que foram desenvolvidos para serem utilizados na alfabetização de crianças, tendo, portanto, características de ludicidade próprias a essa faixa etária. A ideia que une as atividades é simples e clara: alfabetizar envolve a linguagem falada, escrita e lida, de tal maneira que, de início, as formas que compõem as letras que formam as sílabas, palavras, frases, parágrafos e textos que podem ser lidos e escritos sejam manuseadas em atividades de montagem e remontagem desses elementos, num movimento incessante entre as partes e o todo.Livro Projeto Pedagógico: curso superior de licenciatura em pedagogia(EDUFRN, 2018) Naschold, Angela Chuvas; et al.O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia - CERES/Campus Caicó da UFRN foi organizado com o intuito de atender às prerrogativas legais estabelecidas; às normatizações internas da UFRN, especialmente no que se refere ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Regulamento dos Cursos de Graduação; e, ainda, à constante necessidade de aprimoramento do curso em face das demandas societárias postas. Nesse sentido, o referido curso apresenta, nesta proposta, um esforço coletivo, ensejado pela participação dos professores do seu quadro permanente, que busca coadunar essas exigências com as demandas legais e sociais. o principal objetivo do curso é promover formação para a atuação docente na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, jovens e adultos, bem como para o exercício da gestão e coordenação pedagógica em diferentes etapas, modalidades e contextos educativos, sob uma perspectiva crítica, criativa e inclusiva. Também é objetivo do curso proporcionar uma base sólida na formação cidadã do egresso, incluindo ações que envolvam os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente.