Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Naschold, Angela Chuvas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Apresentado em Evento
    1ª Jornada Internacional de Alfabetização, 3ª Jornada Nacional de Alfabetização, 3ª Jornada de Educação, Leitura e Neurociências, 11ª Jornada de Alfabetização : Livro de resumos, 02 a 04 de setembro de 2015
    (2017-03-09) Naschold, Angela Chuvas
    O Livro de Resumos da Jornada de Alfabetização, que tem como tema em 2015 o destaque da interação entre a decodificação, a compreensão leitora, a produção escrita e a ciência, porta a programação e o resumo dos trabalhos apresentados em evento que reuniu em Natal um conjunto significativo de profissionais para tratar de um assunto nobre e muito importante para a educação brasileira, considerando o quadro que apresentamos no cenário nacional e internacional em relação à leitura e à escrita. Um pouco da história dessa jornada explica a sua configuração.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Aprendizado da leitura e da escrita: a ciência em interfaces
    (2017-03-09) Naschold, Angela Chuvas; Pereira, Antonio; Guaresi, Ronei; Pereira, Vera Wannmacher
    Esta obra é resultado, portanto, de um conjunto de pesquisas que investem numa reanálise das práticas de ensino da leitura e da escrita à luz das descobertas de estudos sobre o cérebro humano. Ao que nos parece, um ensino que prestigie ensino explícito e fonêmico da correspondência grafema-fonema e, ainda, que busque a ampliação dos índices de consciência linguística tem maior chance de sucesso tanto no aprendizado típico quanto atípico da leitura e da escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
    (2015) Naschold, Angela Chuvas; Balen, Sheila; Campos, André; Santos, Selan Rodrigues dos; Soltoski, Michele; Brazorotto, Joseli; Pereira, Antonio
    O objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    O enigma por que as crianças não aprendiam a ler?
    (Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, 2017-10-01) Naschold, Angela Chuvas
    Muitas das crianças brasileiras que frequentam a escola há três anos ou mais ainda não aprenderam a ler. Tanto essas crianças quanto os seus professores se sentem descontentes e frustrados. Ninguém gosta de fracassar! As crianças desta história viviam em um lugar situado no belo planeta azul, muito parecido com o Brasil. Elas não se conformaram com essa situação e, com a ajuda de uma fadinha de nome comprido, descobriram o enigma de as crianças não aprenderem a ler. Com isso, ajudaram não só a sua professora e colegas, mas um país inteiro!
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    A fada Felícia e o enigma da leitura
    (Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, 2018-10-01) Naschold, Angela Chuvas
    Considerando que a leitura compartilhada de livros infantis é uma das melhores maneiras de introduzir a criança no mundo da alfabetização, é com alegria que o/a convidamos a realizar, por meio do diálogo com criança, a leitura, o recorte e a colagem das atividades lúdicas contidas neste livro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    L.I.Neu e o enigma das letras
    (2017-03-09) Naschold, Angela Chuvas; Pereira Júnior, Antonio
    Material desenvolvido no Projeto Leitura + Neurociências com o apoio do Programa Mais Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Livro de resumos: jornada internacional de alfabetização 2017: 3ª jornada internacional de alfabetização, 5ª jornada nacional de alfabetização, 13ª jornada de alfabetização, 4ª jornada de educação, leitura e neurociências
    (EDUFRN, 2017-08-08) Naschold, Angela Chuvas
    A presente publicação porta os resumos apresentados em evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), a 3ª Jornada Internacional de Alfabetização/Edição Brasil, ocorrida de 7 a 8 de agosto de 2017. Trata-se de um evento que, ao longo de seus 13 anos de desenvolvimento, tem se firmado como um espaço qualificado de discussão da temática da leitura
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Manual de orientação: kit 2: atividades grafofonológicas, morfossintáticas, semânticas e pragmáticas integradas
    (2017-03-09) Naschold, Angela Chuvas
    Este manual é composto por diversos materiais e atividades que foram desenvolvidos para serem utilizados na alfabetização de crianças, tendo, portanto, características de ludicidade próprias a essa faixa etária. A ideia que une as atividades é simples e clara: alfabetizar envolve a linguagem falada, escrita e lida, de tal maneira que, de início, as formas que compõem as letras que formam as sílabas, palavras, frases, parágrafos e textos que podem ser lidos e escritos sejam manuseadas em atividades de montagem e remontagem desses elementos, num movimento incessante entre as partes e o todo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Projeto Pedagógico: curso superior de licenciatura em pedagogia
    (EDUFRN, 2018) Naschold, Angela Chuvas; et al.
    O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia - CERES/Campus Caicó da UFRN foi organizado com o intuito de atender às prerrogativas legais estabelecidas; às normatizações internas da UFRN, especialmente no que se refere ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Regulamento dos Cursos de Graduação; e, ainda, à constante necessidade de aprimoramento do curso em face das demandas societárias postas. Nesse sentido, o referido curso apresenta, nesta proposta, um esforço coletivo, ensejado pela participação dos professores do seu quadro permanente, que busca coadunar essas exigências com as demandas legais e sociais. o principal objetivo do curso é promover formação para a atuação docente na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, jovens e adultos, bem como para o exercício da gestão e coordenação pedagógica em diferentes etapas, modalidades e contextos educativos, sob uma perspectiva crítica, criativa e inclusiva. Também é objetivo do curso proporcionar uma base sólida na formação cidadã do egresso, incluindo ações que envolvam os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM