Navegando por Autor "Núñes, Isauro Beltran"
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Artigo As políticas de democratização do acesso e as mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia na UFRN(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2018-10-31) Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñes, Isauro Beltran; Santos, Raquel Basílio dosO presente trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar mudanças no perfil socioeconômico dos alunos dos cursos de engenharia após a implantação de políticas de democratização do acesso adotadas pela UFRN. Entre elas, destacam-se o Argumento de Inclusão e a Lei n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Com o objetivo de identificar as possíveis mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia, foram escolhidos 5 cursos de engenharia (Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Engenharia Têxtil), que ofertaram vagas nos Vestibulares (2005 e 2012) e no Sisu (2016), e analisadas 4 variáveis (tipo de escola do Ensino Médio, raça/etnia, renda familiar e exercício de atividade remunerada) representativas das novas políticas de democratização do acesso. Analisando as variáveis, conclui-se que existiram mudanças significativas no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia que ingressaram nos cursos de graduação da UFRN, nos anos de 2005, 2012 e 2016. Após a adoção das políticas de democratização, percebe-se que os cursos de engenharia avaliados apresentam mais estudantes oriundos do Ensino Médio público, de pretos pardos e indígenas, de trabalhadores e pertencentes à família com renda mensal menor que cinco salários mínimos Em contrapartida, diminuiu o percentual de estudantes oriundos de escolas privadas, de brancos, de não trabalhadores e dos que têm renda familiar mensal maior que 5 salários