Navegando por Autor "Nóbrega Neto, Itamar Bezerra da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Radiação ultravioleta no ensino de física: uma abordagem didática investigativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Nóbrega Neto, Itamar Bezerra da; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; http://lattes.cnpq.br/3526579092898559; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; Souza, Gustavo Fontoura deA Radiação Ultravioleta (UV) está presente em uma ampla variedade de aplicações tecnológicas, desde a esterilização de alimentos até na investigação de imagens ocultas em obras de artes plásticas ou em documentos históricos. Contudo, a radiação UV também pode oferecer riscos à saúde humana, elevando índices de câncer de pele, envelhecimento precoce e problemas na visão, como catarata, degeneração muscular, pterígio e queimadura da córnea. Desse modo, nota-se ser um tema com rico potencial didático, interdisciplinar e multidisciplinar, podendo ser trabalhado no Ensino de Física sob uma perspectiva investigativa. Portanto, enquanto produto educacional, foi desenvolvido um protótipo que permite ao professor e ao estudante investigarem pontualmente os índices de UV, efetuando medidas em diferentes locais e situações. Os materiais empregados para a construção do protótipo foram de relativo fácil acesso, mais especificamente, a placa de desenvolvimento ESP32 e o sensor LM8511 como componente central de captação da radiação, ambos comuns no campo da eletroeletrônica e da robótica educacional. Após desenvolvido, o protótipo foi aplicado em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Myriam Coeli, localizada na cidade de Natal/RN. Sob uma perspectiva do Ensino por Investigação, a aplicação teve por base cinco momentos, a saber: problematização e levantamento de hipóteses; sistematização de conhecimentos; elaboração do plano de trabalho; montagem do arranjo experimental e coleta de dados; análise de dados e conclusão. O dispositivo utilizado na proposta de ensino foi desenvolvido a partir de testes comparativos entre diferentes sensores, visando selecionar o mais adequado. Após esse processo, ele foi confrontado com os índices UV disponibilizados pelo INPE e apresentou resultados semelhantes. Os principais resultados apontam que o protótipo é viável para aplicações didáticas em atividades investigativas, principalmente no Ensino de Física na Educação Básica, possibilitando promover discussões e práticas crítico-reflexivas e com enfoque nas relações entre Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).