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Navegando por Autor "Nóbrega, Terezinha Petrucia da"

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    Dissertação
    Apolo, Narciso e Dionísio: o corpo masculino na Revista Mens Health
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-04) Eufrásio, José Jefferson Gomes; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/6311733238266867; Soares, Carmen Lúcia; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785802E0; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    Esta pesquisa aborda a relação entre o corpo e a estética, compreendida como padrão corporal, com o objetivo de analisar o corpo masculino na Revista Men‟s Health. A Revista em pauta é uma publicação mensal da Editora Abril, estando presente em mais de 43 países. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo como proposta por Bardin (1979), visando identificar sentidos sobre o corpo masculino divulgado nessa mídia, especificamente na seção Fitness. O corpus de análise foi composto por 12 edições da revista, veiculadas de janeiro a dezembro do ano 2011. Elaboramos fichas de identificação para todas as matérias contidas no sumário da Seção Fitness e, em seguida, fizemos os perfis das matérias construindo cinco categorias temáticas: Aparência, Investimentos no corpo, Individualismo, Consumo, Bem-estar. A Men‟s Health, através de suas imagens e discursos, apresenta vários conselhos e recomendações que apontam caminhos e atitudes a serem seguidos, influenciando o homem a ser jovem, belo e saudável. A partir da análise realizada, pode-se afirmar que na Revista Men‟s Health a aparência encontra-se ligada a uma ideia de um corpo magro e musculoso. Para a obtenção do corpo propagado pela revista, são necessários vários investimentos e práticas de consumo. Nota-se ainda que o discurso do bem-estar e da felicidade utiliza a publicidade para incentivar os leitores a comprar as novidades lançadas pela sociedade de consumo
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    Dissertação
    Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
    (2017-03-07) Franco, Marcel Alves; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; ; http://lattes.cnpq.br/6743393310981535; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
    O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os elementos do cuidado de si na filosofia do Aikido, no sentido de identificar contribuições para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem hermenêutica (RICOEUR, 1999) que se debruça sobre as seguintes obras: Morihei Ueshiba (2002; 2006; 2010), Kisshomaru Ueshiba (2005; 2011), Moriteru Ueshiba (2008) e Foucault (2010; 2012; 2013). A partir do estudo hermenêutico das obras relacionadas ao Aikido, no primeiro capítulo, apresentamos um breve contexto histórico de seu fundador, Morihei Ueshiba, descrevendo algumas experiências essenciais para sua criação e, de modo mais aprofundado, evidenciamos alguns dos preceitos filosóficos que regem esta prática e seus significados, tais como ki, kotodama, misogi e budo. Para o segundo capítulo, evidenciamos, a partir das análises das obras de Michel Foucault, os sentidos presentes nos saberes e práticas do cuidado de si. No terceiro capítulo, são tecidas reflexões acerca dos elementos do cuidado de si no Aikido e, a partir desta aproximação, pensar práticas de espiritualidade no âmbito da Educação Física. Por fim, pudemos perceber que o estudo hermenêutico como possibilidade de identificação dos elementos do cuidado de si no Aikido favoreceu refletirmos sobre um caminho espiritual que traz para a Educação Física contribuições no sentido de considerá-la uma arte do bem viver. Uma arte no sentido de um estilo de vida, uma estética da existência, que percebe a energia como uma força vital que permeia o ser humano e toda forma de vida, reafirmando essa relação.
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    Tese
    A arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega como potência educativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Santos, Emanuelle Justino dos; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; https://orcid.org/0000-0002-8061-0217; http://lattes.cnpq.br/3300287843174435; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Silva, Luiz Arthur Nunes da; Zimmermann, Ana Cristina
    A tese se baseia no argumento de que a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se revela como potência educativa através dos sentidos estesiológicos existentes em suas produções de dança, poesia e cinema. Nesse exercício, objetivamos interpretar a maneira como essas produções expressam estesias de uma força de potência educativa capaz de convidarmos a um exercício corporal do ver, movimentar-se, sentir e vivenciar as conexões e ressignificações da tradição brasileira. Adotamos a fenomenologia do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1971; 1999; 2003) para a descrição, interpretação e ampliação dos horizontes de sentido do fenômeno estudado. A tarefa desse estudo delimita-se as seguintes produções: Brincante – o filme, Lunário Perpétuo e Rima, tecida às vivências do curso Na rima: poesia popular brasileira, de modo remoto, e da Sambada Junina, de modo presencial, ambas oferecidas pelo Instituto Brincante, e também a outros eventos presenciais do artista no Estado de São Paulo: o ciclo de encontros Brasisbrasil, na Unicamp/Campinas e o Ciclo de Palestras com Antônio Nóbrega no Centro de Pesquisa e Formação do SESC Bela Vista, essa última na capital paulista. Esses fios de sentidos são entrelaçados a outros através de diálogos e explicações das aulas, das palestras e da entrevista com ele, buscando compreender mais, na tessitura metodológica de uma rede de significados, a respeito da relevância educativa da expressividade dos corpos brincantes, as estesias e os saberes da cultura brasileira. O diálogo foi ampliado com alguns interlocutores principais: Edgar Morin (2003), Patrice Pavis (2011), Paul Zumthor (1997; 2007) e Susanne Langer (1980); com isso, fundamentamos a tese de que a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se revela como uma potência educativa, inspirando muitos educadores, estudiosos da cultura, outros artistas e público, em geral, que se identificam com os exercícios de ressignificação estética dos saberes da tradição, configurando uma educação sensível por meio do olhar, do sentir e do movimentar-se recriando o nosso mundo. O artista, em seu fazer artístico, de cunho armorial, dá maior visibilidade ao mundo da tradição, ressignificando e dialogando com os elementos da arte erudita com a arte popular. O escrito é dividido em três atos. No primeiro, evidenciamos traços biográficos do artista e a linguagem do cinema, salientando a apreciação reflexiva de algumas cenas da película Brincante - o filme, considerando o artista, seu personagem Tonheta e expressões da dança no cinema, tecendo algumas relações com a educação. No segundo, abordamos ideias de performance e da linguagem poética, destacando a experiência perceptiva dos espetáculos Lunário Perpétuo e Rima, tecendo aprendizagens sensíveis com o curso remoto Na rima, com o artista, no movimento de direcionar nosso olhar para pensar a educação. No terceiro, destacamos as noções de estesia e da linguagem da dança, evidenciando as principais aprendizagens da pesquisadora relativas às vivências com danças brasileiras, em diálogo com a poesia, nos cursos e palestras ministradas por ele presencialmente, assim como a experiência festiva da Sambada Junina, em busca de fortalecer o argumento de tese relativo às múltiplas formas de como a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se mostra como potência educativa por sua estética sensível, poética, risível e dançante. Por fim, concluímos que a tese admite o exercício de pensar em uma educação como potência educativa que se dá pelo convite em aprendermos mais a respeito da arte do corpo brincante, convidando-nos a comungarmos mais com a ludicidade, a criatividade, a solidariedade, a comunidade, a expressividade, o sentimento, a historicidade, a criatividade, a autonomia, a dança, a poesia, a festividade, aproximando-se dos saberes ancestrais da cultura tradicional brasileira que preza mais o ser que o ter, a alegria que a tristeza, o social que o individual.
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    Dissertação
    Beleza e poder na Ginástica Rítmica: reflexões para a educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-28) Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/7535092698615697; Lemos, Elaine Melo de Brito Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710
    A beleza na Ginástica Rítmica (GR) se esboçou como condição de sua existência. Para indagá-la tomamos o discurso sobre poder de Foucault (1971, 1979, 1987, 1988, 1997, 2003) e sua relação com a produção de saberes. Com base nessa compreensão refletimos sobre as relações de poder na GR que se mediaram e consolidaram pela regulamentação de sua prática, cujo Código de Pontuação tem papel preponderante. Sendo assim, a GR construiu sua beleza através dos tempos por meio de jogos de forças em que preponderaram a gestualidade de corpos performáticos, através da disciplina. Esta configurou sentidos atrelados à coerção-resistência dos corpos: a produção de discursos. Por isso, pensando a beleza como uma trama de discursos construídos por essas relações de poder-saber dos investimentos do corpo na Ginástica Rítmica questionamos: Como o Código de Pontuação regulamenta a Ginástica Rítmica para a construção da beleza? Qual a relação entre poderes e saberes implicados nessa regulamentação? Para tanto, temos como objetivos: Investigar a beleza na Ginástica Rítmica como saber produzido a partir das relações de poder circunscritas nas regras da modalidade; e, Discutir a beleza a partir da relação poder/saber como reflexão para o âmbito da Educação Física. Como recurso metodológico utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) para analisar o Código de Pontuação de GR na versão 2005-2008. Também fizemos uso de imagens de ginastas como recurso analógico para ampliar o sentido das discussões. A leitura flutuante nos permitiu selecionar unidades significativas e pautar nossas discussões em três eixos temáticos que compõem o primeiro capítulo intitulado A beleza regulamentada . Neste, discutimos as especificidades da GR, as prescrições dos usos do tempo e espaço e a configuração do gesto técnico a partir da análise do Código. No segundo capítulo O corpo belo transcende a regra realizamos algumas reflexões relacionadas à Educação Física, partindo da discussão do capítulo anterior, com enfoque em três tópicos: Poderes e Saberes, Técnica e Estilo e Beleza e Educação. Constatamos assim, que a beleza da Ginástica Rítmica contemporânea é permeada pelas suas regulamentações, mas foi e continua sendo desenhada por mecanismos de poder-saber ao longo de sua trajetória histórica. Mesmo o Código de Pontuação ditando condições para a beleza na GR, esta se dá na possibilidade da criação do estilo próprio pela ginasta, na possibilidade de viver o improviso e o imprevisto, de sensibilizar o público porque o poder cria saberes e o corpo como suplantador, sempre criará novas formas de ser belo. A constatação de que o Código de Pontuação produz a beleza e a ginasta a reconstrói, continuamente, reatualizando as regras é uma reflexão importante para a Educação Física no sentido de reafirmar que o corpo nunca é somente submisso, pois mesmo na submissão é capaz de produzir saber, ser belo e criar novos sentidos para a Cultura de Movimento
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    Dissertação
    Body art, existência e conhecimento :a percepção do corpo na Educação Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-12) Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Souza, Edilson Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/3329563140947244; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4
    Na Renascença, a anatomia projeta um primeiro mapa do corpo. Desde então, o corpo humano tem sido esquadrinhado por inúmeras técnicas, configurando novas paisagens sobre a condição humana e sobre o próprio conhecimento. De acordo com Merleau-Ponty (1975), Toda técnica de corpo amplia a metafísica da carne. Nesse sentido, qualquer intervenção no corpo humano, seja uma tatuagem, uma cirurgia ou uma performance, amplia a percepção e os sentidos da existência do sujeito. Merleau-Ponty (1975) afirma ainda, que toda técnica apresenta intervenções objetivas. No entanto, o corpo, diante dessas intervenções, não deve ser considerado apenas objeto, mas também sujeito que, a partir das intervenções, atribui sentidos e significados por meio dos movimentos, sendo este seu modo de ser e estar no mundo. Buscando ampliar essa reflexão sobre as descontinuidades entre o corpo objeto e o corpo sujeito; bem como, com o objetivo de refletir sobre a relação entre as técnicas corporais e a produção da subjetividade e o conhecimento da educação física, refletimos sobre a body art, como uma técnica de corpo que marca o exterior do corpo, exteriorizando a subjetividade, de buscar novos sentidos ao corpo e que diante disso, acreditamos poder projetar inúmeros sentidos para as transformações corporais na contemporaneidade. Como método para a nossa reflexão nos apoiamos na fenomenologia de Merleau-Ponty. Esta se apresenta como uma nova ontologia, na qual não ocorre distinção entre o papel atuante do sujeito que conhece e a influência do objeto conhecido. A compreensão fenomenológica de corpo poderá contribuir com o conhecimento da Educação Física, uma vez que disponibiliza argumentos importantes sobre a experiência do corpo em relação com à natureza, à cultura, à história. Ser corpo é estar atado a um mundo que não possuímos completamente, mas que não cessamos de buscá-lo
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    Tese
    O Bumba meu boi como fenômeno estético
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Viana, Raimundo Nonato Assunção; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770158U5; Santana, Arão Nogueira Parananguá de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6; Souza, Edilson Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/3329563140947244; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6
    Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos constitutivos que configuram uma linguagem estética e essa linguagem, expressa pelos corpos que a cultivam, também se constitui enquanto expressão educativa nas formas de ser e de viver em sociedade, no espaço e no tempo, criando e recriando estruturas, modos de ser e de fazer dos sujeitos sociais. Através do canto, da dança, das ações organizativas; entre outros aspectos estabelecem-se diferentes estratégias de leitura do mundo; movimentando-se, reorganizando-se, informando-se sobre o ambiente e informando-se sobre si mesmo. A pesquisa tem como configuração metodológica a abordagem qualitativa fenomenológica, cuja trajetória do fenômeno situado foi desenvolvida a partir das descrições da experiência vivida pelo autor no mundo-vida do Bumba-Meu-Boi da Liberdade radicado, em São Luís do Maranhão. É com a compreensão da estética fenomenológica que nos identificamos para realizar este estudo. Esta concepção está relacionada com o domínio da apreensão sensível vinculada à relação de sentidos do homem com o mundo, consigo próprio e com os outros. A tese apresenta a produção de conhecimento como categoria estética e o fenômeno educativo configurado na condição corporal do ser humano. Compreendemos que, na experiência vivida e construída no cenário do Bumba-meu-boi, há uma educação que se configura na plasticidade do corpo, na sua capacidade de atribuir sentidos e construir significados
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    Dissertação
    Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Rocha, Silvaneide Maria Alves da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Melo, José Pereira de; Silva, Ana Márcia; http://lattes.cnpq.br/8796051544530436; Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza
    Pretendemos nesta pesquisa identificar a compreensão de corpo no material didático produzido pelo PAIDEIA. Objetiva-se ainda, refletir sobre a relação entre as compreensões de corpo e as orientações teórico-metodológicas indicadas nos materiais analisados e construir meta-argumentos sobre a relação entre o conhecimento do corpo na área. Como metodologia de pesquisa utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Esta consiste em três momentos: a pré-análise ou organização, a Codificação e a Análise Referencial. No capítulo um discutimos as compreensões de corpo a partir das Categorias temáticas Corpo e História, Corpo e Cultura e Corpo e Experiência; No segundo momento, identificamos as implicações dessas compreensões no fazer pedagógico, partindo das categorias Orientação Crítica e Diversidades de práticas. No capítulo terceiro, trazemos a discussão relativa aos aportes epistemológicos, centralizando a discussão na Cultura de Movimento, seja como Área Acadêmica, seja Componente Curricular. A partir da análise identificamos uma concepção fenomenológica de corpo, o qual é compreendido como corpo sujeito, biocultural, dotado de inteligência, que se comunica com o mundo através de sua linguagem, que é o gesto. As proposições metodológicas caminham em coerência com esta compreensão, orientando aulas abertas a Experiência do aluno, e que este se perceba como condição corpórea de intervenção na história social. Isso nos desperta uma reflexão do nosso fazer pedagógico no sentido de respeitar as vivências motoras de cada aluno, reconhecendo nelas uma construção biocultural e inscrição histórica, levando a reconhecer e respeitar a individualidade de casa aluno.
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    TCC
    Consciência corporal na escola: uma pesquisa fenomenológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-09) Silva, Luan Henrique Gomes da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; https://orcid.org/0000-0002-1996-4286; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; https://orcid.org/0009-0000-4782-1103; http://lattes.cnpq.br/3812179593712831; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Silva, Luiz Arthur Nunes da; http://lattes.cnpq.br/9086076766929704
    A partir da experiência vivida como estudante no estágio supervisionado, observamos uma baixa adesão dos educadores no planejamento de atividades que utilizem a Consciência Corporal enquanto possibilidade de conhecimento na Educação Física Escolar. Consequentemente, a realização de aulas que se propõem em ampliar a percepção dos alunos acerca de seus corpos ocorre com mínima frequência. Torna-se necessário buscar novos caminhos e apontar possibilidades para contornar esta estagnação através de experiências que apontem as contribuições da Consciência Corporal na Educação Física Escolar. É necessário, para além dos conteúdos tradicionalmente abordados na área, ampliar as possibilidades pedagógicas, tornando-se pertinente evidenciar as contribuições e possibilidades da Consciência Corporal para a Educação Física Escolar. Neste prisma, objetiva-se, com este trabalho, identificar como a percepção do corpo, a partir da Consciência Corporal, contribui enquanto possibilidade para a ampliação do repertório da Cultura de Movimento, da criatividade, do autoconhecimento e do esquema corporal, assim como para o aprofundamento da imagem corporal dos educandos. Em direção ao objetivo estabelecido, este trabalho será realizado enquanto intervenção em uma turma de 1º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional de Ensino Médio em Tempo Integral Professor João Faustino Ferreira Neto. Serão abordadas três práticas de conscientização corporal, a saber: Eutonia, Antiginástica e Método Dança-Educação Fìsica. Depois da realização das aulas, serão requisitados relatos de experiência dos alunos, os quais, posteriormente, serão analisados conforme o método fenomenológico de pesquisa. Em decorrência desta investigação, pretende-se compreender os significados que a experiência com práticas de Consciência Corporal proporcionam. Será posta uma reflexão acerca das contribuições e possibilidades no desenvolvimento de aulas que trabalhem a Consciência Corporal, com vistas a colaborar com o estabelecimento de novos olhares para a Educação Física Escolar, ampliando os repertórios da Cultura de Movimento desenvolvidos no ambiente educacional.
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    Dissertação
    O Corpo do grupo corpo: os movimentos das obras Benguelê, Lecuona e Onqotô
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-26) Silva, Thays Anyelle Macedo da; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; ; http://lattes.cnpq.br/1600870654500536; Lemos, Elaine Melo de Brito Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7
    Nesta pesquisa, convidamos à reflexão por um olhar fenomenológico sobre o corpo, através da descrição de algumas obras da Companhia brasileira de dança contemporânea Grupo Corpo. Esta Companhia foi intencionalmente escolhida por nos dar elementos para interrogar em suas criações a compreensão do corpo e do sensível. Desse modo, lançamos como questões nesta dissertação: que corpo dança no Grupo Corpo? E como podemos visualizar, num enfoque fenomenológico, uma compreensão do corpo e do sensível nas obras dessa companhia? Partindo disso, as obras a serem interrogadas são Benguelê (1998/2003), Lecuona (2004) e Onqotô (2005). Pretende-se, através dessas obras, aproximar o discurso coreológico do discurso filosófico e, com isso, dar movimento aos pensamentos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty, em especiais o sensível, a carne do corpo, o investimento na sensorialidade como uma incorporação do mundo, convocando o saber do corpo e seu poder de se arriscar, de incorporar o mundo, a linguagem, a cultura, criar e escolher. Assim, nestas aberturas do pensamento, é onde adentra esta pesquisa. Nesta coerência, recorremos à atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como percurso metodológico, já que em seus estudos o filósofo lança um olhar expressivo sobre o corpo, configurando uma linguagem sensível que é expressa nos movimentos, onde aprofunda as teses da Fenomenologia num novo arranjo para o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo vivido. As reflexões apresentadas aqui pretendem levar-nos ao espanto, ao impensado, aos quais, muitos desafios epistemológicos ainda se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do conhecimento sensível
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    Dissertação
    Corpo e aprendizagem em Boris Cyrulnik e em Merleau-Ponty
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Silva Junior, Valdemar Antônio da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/8190283911780768; Lemos, Elaine Melo de Brito Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    Esta pesquisa busca identificar as compreensões de corpo e aprendizagem nos autores Boris Cyrulnik e em Merleau-Ponty, para assim traçar caminhos reflexivos para o campo educacional em diversas áreas, com ênfase na Educação Física. Nota-se que os autores supracitados apresentam um vasto acervo bibliográfico, necessitando para a elaboração deste constructo teórico uma limitação em suas obras. Portanto, sobre a temática do corpo, foram utilizados principalmente, os livros Do Sexto Sentido, de Boris Cyrulnik e Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty, pois ambos apresentam em seu contexto organizacional um capitulo especifico sobre este assunto. A abordagem fenomenológica está inserida como caminho a ser percorrido para se arquitetar este estudo, pois se baseia, nas reflexões diárias que o ser humano percebe através de suas experiências vividas, com o seu semelhante e a cultura vigente. A redução fenomenológica foi realizada a partir das leituras e interpretações de textos dos autores e de seus comentadores, bem como se aproximando com aspectos da experiência vivda como policial e professor de ética. A interpretação aponta para a compreensão de corpo e aprendizagem que pode ser propagada no âmbito da Educação e da Física como uma maneira de perceber e aprender os constructos vividos através da sensibilidade. A concepção do corpo, de sensações e afetos de Boris Cyrulnik firma os vínculos empáticos entre os seres humanos, aportando confiança para explorar o mundo, aprendendo o novo através da ligação estabelecida com o outro. Essa noção aproxima-se da noção do corpo expressivo de Merleau Ponty, que detém intencionalidades em seus gestos (movimentos), entrelaçando-se no tempo e espaço. Boris Cyrulnik e Merleau-Ponty expressam como o ser humano é enigmático, encontrando-se inserido em um mundo cultural e social, necessitando assim das experiências vividas para traçarem sua tajetória existencial e de aprendizagem de forma a enaltercer a liberdade de expressão como mecanismo que pode ser implantado na apropriação dos conceitos e da criticidade do sujeito frente às teorias difundidas (biológicas, sociais, antropológicas, entre outras). A partir das reflexões da pesquisa, recomneda-se que a Educação Física, como área epistemológica que trabalha as aprendizagens provindas dos movimentos corporais deve possibilitar a reflexão em suas práticas, excluindo o fazer por fazer, mas propiciando a criação dos diferentes sentidos e significados a cada atitude corporal
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    Dissertação
    Corpo e beleza: uma análise das produções da educação física, em nível de mestrado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-22) Silva, Liege Monique Filgueiras da; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/1558335870661327; Martins, Carlos José; ; http://lattes.cnpq.br/5239427739133826; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
    Falar em corpo e beleza parece algo bastante familiar à Educação Física. Compreendemos que a linguagem do corpo na área possibilita sentidos e significados diversos sobre a aparência, a beleza e a estética, exigindo, portanto, a necessidade da crítica e a necessidade de interrogá-la para percebermos o modo como a Educação Física vem sendo ressignificada. Para tanto, partindo da multiplicidade de sentidos que envolvem o corpo e a beleza, buscamos as implicações que essa discussão traz para área da Educação Física, analisando a concepção de corpo e beleza na produção acadêmica dessa área, em nível de mestrado, a partir de alguns questionamentos: Quais concepções de corpo e beleza têm sido discutidas na produção acadêmica da Educação Física em nível de mestrado? Qual a relação entre os significados do corpo e da beleza identificados nas produções analisadas e os modelos de beleza delineados na Educação Física? Compreendemos a relevância desta pesquisa e sua contribuição epistemológica ao analisar os estudos já existentes. E, principalmente, porque há uma ausência de estudos que discutam essas produções. Para edificação deste texto e para nossas reflexões, nos apoiamos em pensamentos como os de David Le Breton, Claude Lévi-Strauss, Michel Foucault, Maurice Merleau-Ponty, Ana Márcia Silva, Carmem Soares, Isabel Mendes, Karenine Porpino e Petrucia Nóbrega. O presente estudo caracterizase como uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977) para tratamento dos dados. O corpus de análise foi composto por 8 dissertações da área de Educação Física, publicadas no Banco de Teses da CAPES no período de 2004 a 2008, selecionados a partir da temática corpo e beleza. A leitura flutuante permitiunos selecionar unidades significativas e pautar nossas discussões em 2 eixos temáticos, os quais compõem os 2 capítulos do trabalho. No primeiro capítulo, intitulado Corpo, Beleza e Cultura, são evidenciadas as compreensões de corpo, natureza e cultura, que estão presentes nos trabalhos dissertativos. No segundo capítulo, Padrão Corporal e Transformações da beleza, apresentam-se as concepções de corpo e de beleza encontradas nas dissertações, com enfoque na mutabilidade das representações dos modelos de beleza, nas singularidades corporais, nas relações de poder-saber e na importância dada ao corpo na sociedade, sobretudo, no que se refere aos profissionais de Educação Física. Constatamos, assim, que, considerando as dissertações analisadas, a compreensão de corpo e de beleza vem sendo ressignificada, ao tratar de outras concepções estéticas, que consideram as singularidades expressas no corpo humano e na cultura da qual o indivíduo faz parte
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    Tese
    Corpo e desejo no cinema: experiências educativas estesiológicas
    (2019-08-19) Chaves, Paula Nunes; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; ; Andrieu, Bernard; ; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; Melo, José Pereira de; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Viana, Raimundo Nonato Assunção; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de;
    Apresentamos a tese de que a experiência de ver o corpo em sua relação com a percepção como um modo de desejo no cinema constitui uma experiência educativa. Consideramos que essa experiência pode provocar deslocamentos do olhar dos espectadores em um movimento de reaprender a ver o mundo a partir do encontro com outrem que se expressa nos personagens cinematográficos e na estética do filme. Enquanto objetivo de pesquisa, buscamos compreender a experiência da visibilidade do corpo e do desejo no cinema como um fenômeno educativo, bem como revelar, a partir do encontro com outrem e da intercorporeidade no cinema, outros sentidos sensíveis, culturais, corporais e existenciais para a educação configurados a partir das diversas possibilidades de ser, de existir, sentir e criar dos personagens no mundo com os desejos, sexualidades e afetos que os atravessam. Almejamos ainda elaborar um material educativo a partir das fichas de análise dos filmes, das sessões do Cinestesia e da experiência com o festival CINEDUC (Corpo, Cinema e Educação) para a pesquisa e a formação de professores. Desejamos que o material elaborado possa ser mobilizado enquanto estratégia pedagógica sobre o corpo, o desejo, a sexualidade e a estesiologia. Para a realização da pesquisa adotamos a atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como referencial teórico-metodológico, atitude essa pautada na experiência vivida e que não se exime da questão do corpo, do outro e do sensível nos processos de conhecimento. Mobilizamos a redução fenomenológica e a variação imaginativa enquanto recursos e técnicas de pesquisa, acionando o cinema enquanto linguagem que nos dá a ver o corpo, o desejo, a sexualidade, a expressão, operando processos de conhecimento, de percepção e de educação. Analisamos um corpus constituído por seis filmes cujos enredos convocam e convidam à exploração da problemática de pesquisa dentro do campo fenomenológico com o desvelamento de um fenômeno educativo que se dá a partir da percepção como modo de desejo que figura no corpo, nos encontros, na intercorporeidade e nas experiências vividas dos sujeitos consigo e com os outros. Trata-se de pensar uma educação que emerge da sensibilidade, que mobilize o corpo, o desejo, a percepção e os afetos, ampliando as maneiras de ser, pensar, sentir, de conhecer a si e ao outro. Uma educação sensível que permita reaprender a ver o mundo continuamente, que perpasse e atravesse as telas do outro, que nos mova a ele e nos transforme como faz o desejo.
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    Dissertação
    Corpo e escrita: linhas e entrelinhas da produção de conhecimento em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-11) Souza, Ana Cleide Silva de; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/8722435270600673; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
    CORPO E ESCRITA: Linhas e entrelinhas da produção de conhecimento em sala de aula trata-se de uma investigação etnográfica, com base em experiência vivenciada enquanto educadora da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, localizada na periferia do município de Natal-RN, a partir da qual são tecidas reflexões acerca dos textos escritos por alunos que apresentam distorção idade/nível de ensino, em processo de alfabetização. Apresentamos como objetivo inicial: discutir a produção escrita dos alunos como um processo corporal, considerando-se o registro das experiências vividas bem como as impressões por eles apresentadas, durante o processo pedagógico. Optamos inicialmente por uma concepção fenomenológica, com base em Merleau-Ponty e por uma compreensão de cognição corporalizada, por compreender o corpo em sua complexidade, como fenômeno que se concretiza a partir da sua relação com o mundo e com o Outro. Os registros analisados foram produzidos entre o ano de 2000 e 2005 envolvendo escritos de 106 alunos, constituindo um universo de 136 textos, a partir do qual, delimitamos um corpus de 27 textos. A relevância com relação à temática e a recorrência em que foram detectados constituíram-se em elementos que possibilitaram uma sistematização metodológica, definindo-se as seguintes unidades de análise: Corpo, escrita e cotidiano; corpo, escrita e sexualidade; corpo, escrita e fruição poética; corpo, escrita e outras histórias. Utilizamos como técnicas de pesquisa, a observação participante, com base nas ações e interações corporais manifestadas durante a experiência; a análise de documentos que consistiram nos textos dos alunos e em fontes secundárias, dentre estas, os registros dos diários de classe, relatórios e projetos desenvolvidos, bem como relatos da minha prática pedagógica, enquanto pesquisadora inserida no processo investigativo. A experiência desenvolvida evidenciou uma escrita escolar capaz de expressar nuances da complexidade humana, demonstrando que a aprendizagem se concretiza na ação corporal, transversalizada pelas diversas formas de linguagem e apontando para a relevância de um trabalho pedagógico capaz de articular o diálogo entre a escrita e as inscrições corporais dos alunos, enquanto sujeitos de aprendizagem
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    Dissertação
    Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
    (2016-07-29) Sebastião, Maria Lúcia; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; ; http://lattes.cnpq.br/1975000630276303; Costa, Elaine Melo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    O cinema exibe o movimento do corpo, altera a nossa percepção, nos leva à vertigem, havendo um envolvimento com a apreciação do movimento da câmera. O cinema nos transporta para outros mundos, outras emoções, realidades, momentos, e é por meio da percepção que nós como espectadores tomamos o cinema como uma possibilidade para refletir diversas situações, reais ou imaginárias. Considerando essa experiência do cinema, o objetivo da pesquisa é estabelecer relações entre corpo e expressividade, a partir de apreciações de obras de Charles Chaplin, visando compreender o conhecimento estético na Educação Física. O método de pesquisa utilizado baseia-se na atitude fenomenológica proposta pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos à experiência vivida, a redução e a intencionalidade do movimento. Nesse sentido, realizamos apreciações de duas obras do cineasta Charles Chaplin: Tempos Modernos (1936) e O Circo (1928), na ficha de conteúdo descrevemos alguns aspectos relacionados à percepção corporal, ao esquema corporal, à motricidade e à expressividade. Nessa perspectiva, possibilitamos outros modos de pensar a Educação Física e valorizar o poder que o corpo tem de criar e recriar, interpretando o movimento nas suas mais diversas formas.
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    Dissertação
    Corpo e poesia: para uma educação dos sentidos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-10) Ferreira, Gilmar Leite; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/9283744640744422; Lucena, Ricardo de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/2677667915869629; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4
    Nessa pesquisa, refletimos sobre Corpo e Poesia: para uma Educação dos sentidos. O trabalho tem como objetivo a busca da compreensão do entrelaçamento corpo e poesia, para uma educação dos sentidos, a partir da experiência do Ser no mundo. Nesse propósito, busca-se entender a criação poética como a transubstanciação corpórea por meio dos sentidos que se realiza na expressão criativa e se manifesta na linguagem do corpo, abrindo caminhos para uma educação vivenciada na experiência estética. Para compreendermos o processo da criação poética, recorremos ao método fenomenológico do mundo vivido da filosofia de Merleau-Ponty, sempre abrindo florestas de questionamentos e germinando novas dúvidas para a busca de outras compreensões sobre Poesia, Corpo e Educação. Esses três fenômenos foram investigados por meio de uma reflexão sobre a minha própria trajetória de vida como poeta e professor de Educação Física; identificação e analise de poetas/declamadores; experiências sensíveis vivenciadas nas Oficinas de Poesias, realizadas em sete escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte e no dialogo permanente com as obras de Merleau-Ponty, Severino Antonio, Paul Zumthor, Petrucia Nóbrega, entre outros autores. A fenomenologia e as fontes investigadas nos permitiram concluir que a criação poética não é produto de uma inspiração divina, de um espírito vindo de alhures, nem hereditária, mas cria-se poesia a partir de um dialogo entre o poeta e o mundo orgânico e cultural, revelando, a cada experiência vivida, um novo mundo de sentidos e significados. Foi possível compreendermos a linguagem poética como uma manifestação sinestésica e performática que ontologicamente se revela e se oculta a cada experiência, trazendo novas claridades expressivas do Ser no mundo. A pesquisa nos revelou que a poesia como uma experiência sensível do estado poético possibilita a construção de um conhecimento sensível, alegre e lúdico para uma educação dos sentidos
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    Dissertação
    Corpo e saúde: reflexões sobre o quadro "Medida Certa"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-13) Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; ; http://lattes.cnpq.br/1033837251559040; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; Lucena, Ricardo de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/2677667915869629
    O cenário atual encontra-se permeado por diversas compreensões a respeito do corpo e da saúde. Estas são frutos de um processo histórico vivenciado pelos homens em diferentes épocas e contextos sociais através dos quais foram sendo construídas. Diante deste cenário, destacamos a mídia como um poderoso meio de informação e formação de ideias no que concerne ao corpo e à saúde. A mídia também, enquanto meio de mediação de informações nos apresenta características do cenário social em que está inserida. Em nossa pesquisa trazemos como objetivo refletir sobre as compreensões, saberes e práticas propagadas a propósito do corpo e da saúde no quadro Medida Certa do programa Fantástico da emissora Rede Globo de Telecomunicações, no sentido de identificar como a Educação Física, tem contribuído com a construção dos conhecimentos divulgados. Para tanto, direcionamos nossas análises ao quadro Medida Certa exibido pelo Fantástico nos meses de abril, maio e junho de 2011. Os dados para análise foram coletados através dos vídeos exibidos ao vivo no Fantástico e das informações disponibilizadas no blog do referido quadro. Assim, tivemos 14 vídeos exibidos ao vivo, 16 vídeos postados no blog e 97 postagens no blog. Como técnica de análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Sobre o corpo obtivemos como categorias de análise: corpo como sistema operacional; corpo biológico; corpo fragmentado e exterior ao sujeito; corpo quantificado e atrelado a padrões; e, corpo sujeito. Quanto à saúde analisamos as categorias de: saúde baseada em índices de normalidade biológica; saúde associada ao emagrecimento e à padrões estéticos; saúde associada à atividade física e ao controle alimentar; e, por fim propomos uma compreensão de saúde existencial. Portanto, a partir das análises dos dados evidenciamos uma predominância de compreensões, saberes e práticas sobre o corpo e a saúde pautadas nos constituintes biológicos do corpo, na quantificação e classificação em médias e padrões de normalidade, na generalização de formas de cuidado, na associação linear entre atividade física e controle alimentar com a saúde, e evidenciamos que a Educação Física tem contribuído com essas construções, por meio de alguns de seus discursos com ênfase nos aspectos biológicos. Dessa forma, defendemos em nosso estudo uma compreensão de corpo não somente objeto, mas também, enquanto sujeito recortado pelos elementos orgânicos, culturais, históricos e sociais, um corpo vivo, que sente, deseja e antes de tudo se expressa, e a saúde perspectivada como algo do corpo, entrelaçada através dos aspectos biológicos, culturais, históricos e emocionais deste corpo que coexiste em sociedade
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    Dissertação
    O Corpo na experiência do ator: diálogos entre teatro e Educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Moura, Marinalva Nicácio de; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/6846189130927183; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Fonte, Sandra Soares Della; ; http://lattes.cnpq.br/9396743098041438; Rocha, Vera Lourdes Pestana da; ; http://lattes.cnpq.br/9099824354079522
    Nessa pesquisa reflito sobre a experiência vivida como atriz/professora/narradora de histórias no teatro e na sala de aula, para tanto considero a experiência do corpo no acontecimento teatral. Meu interesse é saber como posso falar da experiência como atriz/professora/narradora de história a partir da atitude fenomenológica apontada pelo filosofo francês Maurice Merleau-Ponty, observando como a estesia do corpo propícia uma comunicação sensível e oferece outro modo de pensar o corpo no teatro e na educação. Para tanto, a experiência da criação do personagem Gurdulu no espetáculo Matrióchka: uma história dentro da história , do Grupo Estandarte de Teatro e o trabalho como professora de teatro do IFRN Campus Natal Central possibilitou a compreensão da estesia do corpo. Ao narrar minha jornada de atriz/professora/narradora percebo o corpo é fundo imemorial e ele constitui o suficiente. Mas não só o corpo individual trata-se do corpo atado a certo mundo, no qual a experiência vivida é algo que se pode narrar, é história. A história por sua vez é instituição, um fenômeno de expressão que fecunda uma tradição e abre horizonte de vida, desejo, encantamento, arte, poesia e conhecimento
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    Dissertação
    O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Freitas, Mônica Simone Rodrigues; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; http://lattes.cnpq.br/9089034621880703; Caminha, Iraquitan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; Viana, Raimundo Nonato Assunção; http://lattes.cnpq.br/2070306377562824; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
    Notadamente, as pesquisas sobre o corpo vêm crescendo, desde o século XX, em diferentes abordagens. Com isso, se faz relevante ampliarmos nossos horizontes perceptivos em relação a essa estrutura, que é condição de nossa existência, sendo o corpo esboçado primordialmente no contexto social e cultural. Assim, a pesquisa busca investigar sobre o corpo ontológico e sensível, que é fonte de conhecimento. Para tanto, buscamos na obra de arte, em especial a pintura, essa manifestação expressiva do corpo de que o homem se apropria para se comunicar desde os primórdios, surgindo antes mesmo da própria verbalização humana e que, ao longo do tempo, vem se metamorfoseando e denotando nossa condição de sujeito, que é corpo no mundo. Dessa forma, apoiamo-nos em obras pictóricas do artista plástico Carlos Sérgio Pinheiro Borges que, há mais de quatro décadas, expõe sua arte para o mundo. Com o intuito de revelar saberes corporais, estéticos e culturais percebidos em obras selecionadas do artista, ampliando e suscitando reflexões para o campo da Educação Física, no que tange a alargar os conceitos de corporeidade, estética e cultura, aspirando preencher lacunas ainda existentes na Educação Física. Utilizamos o método fenomenológico, o qual considera o mundo vivido, a redução fenomenológica para a descrição do fenômeno, apreendendo novos sentidos e significados ao corpo que transcende, fundamentados nos estudos do filósofo Francês Maurice Merleau-Ponty, tendo como base a pesquisa qualitativa. Como técnica de pesquisa, recorremos a rede de significados por nos possibilitar uma maior aproximação com o fenômeno por meio de um conjunto de elementos que apresentam sentido e significado ao objeto percebido. Na composição da rede de significados, esquadrinhamos registros fotográficos e apreciação de algumas obras pictóricas do artista, entrevista com ele, panfletos de suas exposições, documentário e matérias de um jornal local. No desenlace da pesquisa, compreendemos que as pinturas nos possibilitam perceber o corpo enquanto uma estrutura sensível que é fonte de conhecimento, sendo este complexo inacabado, e esta sempre em construção. Essas percepções contribuem para a Educação Física, uma vez que nos revelam que as experiências vividas são de suma importância na construção do sujeito que é corpo no mundo e esse corpo, por sua vez, é um campo aberto à experiência, onde a cultura é preponderante, sendo a estética testemunha para essa percepção. E assim disseminaremos o entendimento de corpo para além do princípio da utilidade, do mecanicismo, ainda bem evidente na cultura ocidental.
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    Tese
    O corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-27) Aquino, Maria Elizabete Sobral Paiva de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; Assunção, Luiz Carvalho de; ; Viana, Raimundo Nonato Assunção; ; Pinho, Vilma Aparecida de; ; Costa, Elaine Melo de Brito;
    Esta tese defende que a visibilidade do corpo negro na escola pode-se dar a partir de uma educação que desvele o sentir no campo das relações étnico-raciais, considerando a estesiologia e a intercorporeidade como referências para as experiências pedagógicas na escola. Essas referências fenomenológicas se configuram pela possibilidade de considerar um corpo poroso, corpo que ultrapassa a cisão biológica e cultural, que é atravessado pelas sensações, pela motricidade, pela experiência vivida, pelos afetos. O trabalho tem como objetivo descrever e refletir a respeito de experiências pedagógicas no contexto educativo considerando as relações étnico-raciais sob um olhar estesiológico, bem como refletir sobre os sentidos do corpo negro a partir de experiências compartilhadas com estudantes e discutir as relações étnico-raciais no contexto escolar tendo como foco as noções de estesiologia e intercorporeidade. A investigação ancora-se na atitude fenomenológica de Merleau-Ponty como referencial teórico-metodológico, pauta-se na experiência vivida que situa o corpo, o outro e o sensível no processo do conhecimento. Ressignificar o corpo negro na educação pela experiência estética do sentir com o outro, tendo como foco a fenomenologia, implica em reaprender a ver o corpo negro, pois é esse corpo que sente, percebe e compreende a presença do outro. Associado a Merleau-Ponty, a fórmula de pathos proposta por Aby Warburg, é tomada também como referência metodológica para a criação de pranchas com imagens que pretendem incitar a montagem dos tempos e dos sentidos, como a memória e a empatia. Para a construção textual recorre-se à metáfora de uma trilha para desvelar as experiências educativas com estudantes do ensino médio do IFRN, campus Ceará-Mirim, em três situações: atividades do Grupo Cachos (formado por estudantes negras), encontros com Comunidades Quilombolas e apreciações fílmicas. Tendo a redução fenomenológica como empreendimento da pesquisa, são desvelados os sentidos das visibilidades do corpo negro, da ancestralidade e da escuta do outro. Trata-se de pensar uma educação enovelada com a sensibilidade, que permita pensar e sentir o corpo negro no mundo de toda gente, que produza uma troca de saberes inscritos na experiência a partir da intercorporeidade e da estesiologia. Tais saberes se estabelecem na relação com o outro e reverberam em acolhimento, cumplicidade e respeito a serem cultivados no contexto das relações étnico-raciais na escola.
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    Dissertação
    Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-24) Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; ; http://lattes.cnpq.br/2326424090613060; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    Como professores de Educação Física escolar, encontramo-nos sempre envoltos às questões relacionadas à nossa atuação, seja nas questões de cunho metodológico ou epistemológico. Nesta pesquisa, objetivamos identificar as compreensões de corpo, movimento e aprendizagem na teoria Psicocinética proposta por Jean Le Boulch e sua aproximação com a Educação Física. Buscamos apontar elementos epistemológicos sobre a teoria, a Educação Física e sua atualidade nesta área, acreditando que essa aproximação e diálogo venham contribuir com o este campo do conhecimento. Professor francês, formado em Educação Física, Medicina e Psicologia, Le Boulch teve grande influência na área da Educação Física no Brasil nos anos 70 e 80, principalmente com sua vinda para ministrar cursos e com os conhecimentos trazidos da psicomotricidade. Seus estudos caminharam na construção do conhecimento sobre o movimento humano, considerando sua importância no desenvolvimento da pessoa e na crítica à visão mecanicista do corpo e do movimento. Nossas reflexões serão baseadas nos conceitos trazidos pela Psicocinética apresentados nas referências bibliográficas de Le Boulch no Brasil, além de outros trabalhos desenvolvidos por ele neste país, conferências, palestras e entrevista desse estudioso, assim como dos debatedores do seu trabalho. Optamos por uma abordagem teórica e adotaremos a Fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) como referência metodológica, considerando também a influência do seu pensamento nos estudos de Le Boulch. A Educação Física é área do conhecimento na qual a aprendizagem do movimento configura sua intervenção, pensamos então, que o corpo sendo unidade que existe em si próprio em relação ao mundo e esse contato com o mundo dá-se a partir do movimento humano, novos sentidos para o ensino da Educação Física podem configurar-se a partir da reflexão dos conceitos fenomenológicos trazidos por Le Boulch em sua teoria.
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