Navegando por Autor "Nóbrega, Romerito Morais da"
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Dissertação Mediação da informação e fluxos informacionais no processo de autoarquivamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de graduação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Nóbrega, Romerito Morais da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Vechiato, Fernando Luiz; https://orcid.org/0000-0002-4157-740X; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; http://lattes.cnpq.br/5411241361223234; Santos Neto, João Arlindo dos; Tarrago, Nancy SanchezAs discussões de uma comunicação científica mais social, ou seja, mais democrática e de livre acesso, surgiram em um panorama de crise das revistas científicas, em que já não era mais sustentável a ideia de que, apenas poucas pessoas poderiam acessar o conhecimento científico que era produzido, na maior parte com recursos públicos. Nesse contexto, em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), implementou seu Repositório Institucional (RI) como objetivo de disponibilizar a sua produção científica para toda a sociedade, em atendimento ao Movimento de Acesso Aberto e Ciência Aberta. O povoamento desse repositório, no que diz respeito aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos (TCC) de graduação é atualmente realizado por meio do autoarquivamento. Sendo assim, a partir de experiências na etapa de validação da biblioteca, foi possível perceber um alto número de trabalhos rejeitados, tornando o processo pouco eficiente e atrasando a disponibilização desses trabalhos. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolver esta pesquisa, com o objetivo geral de investigar como ocorre a mediação da informação e os fluxos informacionais no processo de depósito de TCC de graduação no Repositório Institucional da UFRN (RI-UFRN). Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de um estudo de caso, cuja coleta de dados envolveu análise documental, questionário aplicado aos concluintesde2024.1 e entrevista com a gestora do Repositório Institucional da UFRN. A análise dos resultados utilizou estatística descritiva e Análise Categorial de Bardin. Em relação aos resultados finais, foi possível caracterizar o processo de autoarquivamento a partir dos documentos institucionais, sendo identificadas incompatibilidades de informações iguais dadas em documentos diferentes, assim como ausência de aspectos que deveriam ter sido contemplados ao longo dos documentos analisados. Ainda na análise dos resultados, na aplicação do questionário foi possível identificar as principais dificuldades e lacunas dos discentes durante o processo, cujas principais problemáticas estiveram voltadas a falta de conhecimento dos elementos obrigatórios e a falta de aprofundamento do tutorial de depósito sobre questões importantes para dar suporte aos discentes. A entrevista com a gestora elucidou que os problemas no processo de autoarquivamento atravessam também questões institucionais e, dessa forma, as melhorias precisam partir de uma ação colaborativa entre os mais diversos setores. Sendo assim, a partir de uma triangulação dos resultados alcançados, foi possível definir as ações de mediações já implementadas, propor novas ações a partir das dificuldades dos alunos, aprofundar as discussões a partir da entrevista sobre a necessidade de institucionalizar o repositório e, portanto, propor uma intervenção de melhoria do processo que resultou em um novo modelo de tutorial de depósito que contemplasse todas as especificidades e as necessidades informacionais.Produto Educacional Tutoriais de depósito dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de graduação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Nóbrega, Romerito Morais da; Tanus, Gabrielle Francine de Souza Carvalho; https://orcid.org/0009-0007-6542-0830Os tutoriais aqui apresentados são resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, cujo objetivo geral esteve direcionado a analisar as ações de mediação da informação e os fluxos informacionais no processo de autoarquivamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação no Repositório Institucional da UFRN (RI-UFRN), propondo intervenções para a melhoria desse processo