Navegando por Autor "Moura, Valeska de Lima"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise da cor no filme Alice no país das maravilhas (2010)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Moura, Valeska de Lima; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Sousa, José Veríssimo de; Júnior, Fernando de Paiva FerreiraEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre a cor, com o foco na análise desse elemento no filme Alice no País das Maravilhas (Tim Burton, 2010). Tem o objetivo de analisar a influência, a intensidade e a transmissão de emoções e mensagens da cor que é significativa para a construção do texto fílmico, pois a cor compõe o contexto narrativo com informação sobre personagens, objetos em cena, e a miseen-scène. Para isto, o trabalho apresenta os estudos sobre cor com intensão de contextualizá-la, de modo a entender, como a cor é usada nos filmes como recurso pela direção de arte. Através desses aspectos e apoio na metodologia de Vanoye e Goliot-Létè (2012) sobre análise fílmica. A análise da cor em Alice busca afirmar a importância desse elemento no contexto narrativo. O trabalho também apresenta uma ação pedagógica a respeito desse elemento visual, argumentando a importância desse estudo no contexto do ensino-aprendizagem em artes visuais.Dissertação Stop motion em sala de aula: repercussões da produção no ensino de artes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-11) Moura, Valeska de Lima; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/5333013812131220; Azevedo, Gerluzia De Oliveira; Thomé, Renata Viana de BarrosA presente pesquisa tem por objetivo principal apresentar os efeitos da animação cinematográfica em stop motion ao ensino das artes visuais. A ação pedagógica foi realizada em uma escola da rede pública do município deSão Gonçalo doAmarante/RN, em duasturmas do ensino fundamental anos finais (7º ano A e 7º B). Foi analisado o processo de ensinoaprendizagem em arte no aspecto de teoria e prática do stop motion e seu efeito na educação. Buscou-se enfoque em compreender resultados, desafios, conexões e contribuições da técnica de stop motion (categoria e gênero de animação), levada para a aula de artes visuais e para o ensino da arte, apresentando resultados satisfatórios quando aplicada na prática. A pesquisa é sustentada na prática pedagógica seguida de análise dessa ação, tendo em vista os objetivos alcançadossobre efeito dessa animação para o ensino. O primeiro percurso da investigação foi rever bibliografias de autores como Purves (2011) e Shaw (2012), que abordam teoricamente o stop motion, logo, nos aprofundamos nas análises de artigos produzidosnos últimos cinco anos sobre o assunto stop motion na perspectiva de ensino. Para a análise, foi utilizado o método de comparação de John Stuart Mill (Perissinotto, 2013). Também foram revisitados trabalhos científicos que utilizaram o stop motion no processo de ensino e aprendizagem, especificamente a disciplina de arte, por meio dePereira (2020), Guimarães (2012) e Ribeiro (2009). Por fim, a metodologia foi pautada em Falkembach (1987) pelo diário de bordo, que relata as aulas com detalhes e captação de falas ímpares dos alunos, que se somam ao aprimoramento desta pesquisa.