Navegando por Autor "Moura, Talita Helena Monteiro de"
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Dissertação O acompanhamento das pessoas com hipertensão e/ou diabetes pelas equipes da Estratégia Saúde da Família no contexto da pandemia de Covid-19: limites e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-29) Cavalcante, Tallita Mayara Fernandes de Brito; Silva, José Adailton da; Clemente, Heleni Aires; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; https://orcid.org/0000-0002-6037-7649; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; https://orcid.org/0000-0003-2033-6073; http://lattes.cnpq.br/1485042325626613; Tavora, Rafaela Carolini de Oliveira; Moura, Talita Helena Monteiro deA Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARSCoV-2, com potencial de gravidade, de alta transmissibilidade e de distribuição global. Dados sobre a doença indicam que idosos e pessoas com condições clínicas pré-existentes, como diabetes mellitus e hipertensão arterial apresentam risco elevado de evoluir para a forma grave da doença. Diante dessa emergência sanitária, recomendações para a prevenção do contágio por COVID-19 foram adotadas, dentre elas o distanciamento social e o reforço das medidas de higiene. A Atenção Primária à Saúde tem papel fundamental no cuidado às pessoas com doenças crônicas enquanto coordenadora do cuidado e ordenadora das Redes de Atenção à Saúde, especialmente, no contexto da pandemia. Com algumas restrições impostas pela pandemia, o número de pessoas com hipertensão arterial e diabete smellitus que frequentaram os serviços da Atenção Primária à Saúde no município de Natal/RN, em 2020 teve uma redução de 34% quando comparado ao anode2019.Com o objetivo de analisar como ocorreu o acompanhamento das pessoas com hipertensão e diabetes pelas equipes de Estratégia Saúde da Família no município de Natal no contexto da pandemia de COVID-19 e identificar os desafios e as experiências das equipes para o adequado acompanhamento das pessoas com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus no contexto de uma pandemia, realizou-se um estudo exploratório descritivo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. Este estudo se utilizou da técnica de grupo focal com profissionais de saúde e gestores vinculados à duas Unidades de Saúde da Família do município de Natal, capital do Rio Grande do Norte/Brasil. Sob a análise de conteúdo produziram-se duas categorias temáticas: o processo de trabalho das equipes no acompanhamento às pessoas com hipertensão e diabetes no contexto da pandemia e os desafios e experiências das equipes para o adequado acompanhamento das pessoas com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus em situações de crise sanitária. Os resultados da pesquisa mostram que ocorreu prejuízo no acompanhamento e no acesso das pessoas com hipertensão e diabetes nas Unidades Básicas de Saúde, ocasionando a quebra da continuidade do cuidado e a consequente descompensação das pessoas com tais condições clínicas. O contexto da pandemia requereu das equipes uma readequação do processo de trabalho em busca da garantia da continuidade do cuidado e maior empoderamento dos usuários e familiares no cuidado às condições crônicas.Capítulo de livro Associação dos métodos quantitativo e qualitativo para análise de Cursos Abertos Massivos Online (mooCS) aplicados na saúde(Editora da UFPE, 2024) Moura, Talita Helena Monteiro de; Cavalcante, Patrícia Smith; Silva, José Adailton daContexto da Investigação A educação online tem ocupado cada vez mais espaço nas áreas da saúde com ênfase na qualificação profissional. O cenário mundial da pandemia de COVID-19 explicitou a necessidade de continuar investindo em cursos online, abertos, massivos, como uma das estratégias de educação permanente em saúde. Por outro lado, as possibilidades de qualificação para os profissionais de saúde são de extrema importância no fortalecimento das políticas que subsidiam a gestão de recursos humanos. A propagação de um diversificado acervo de recursos educacionais abertos no campo da saúde, vem se destacando nas plataformas digitais e, portanto, merece atenção dos pesquisadores. Um dos formatos utilizados para desenvolver cursos cujo objetivo é a EPS tem sido o Massive Online Open Courses (MOOC). A sigla MOOC foi utilizada pela primeira vez, em 2008, por Dave Cormier quando se referiu ao curso Connectivism and Connective Knowledge, publicado no formato online com acesso aberto, elaborado por George Siemens e Stephen Downes (YUAN; POWELL, 2013). De modo geral, os MOOCS são cursos ofertados gratuitamente para qualquer pessoa com acesso à internet. No contexto da formação, os MOOCs são aplicáveis como ferramenta de apoio na educação superior, na especialização ou em propostas de qualificação profissional e aperfeiçoamento. Eles vêm ganhando notoriedade, sobretudo por apresentarem características da web 2.0, sendo considerados inovadores no cenário educacional mundial (FINI, 2009). Na área da saúde, o Ambiente Virtual do SUS (AVASUS) é uma das plataformas digitais do Ministério da Saúde, cuja missão é promover conhecimento integrado e acessível. Os cursos nesta plataforma (https://avasus.ufrn.br/) são elaborados por diversas instituições de ensino superior e disponibilizados gratuitamente para profissionais, estudantes e gestores da área da saúde e público em geral. Os módulos educacionais são compostos por diversas mídias (textos, áudios, vídeos) que abordam temas clínicos e de organização do processo de trabalho em saúde (VALENTIM et al., 2019). O AVASUS conta com mais de 80 MOOCs, com temáticas da Atenção Primária em Saúde (APS). Dentre esses, estão os módulos autoinstrucionais do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), que foram estruturados com base na metodologia da problematização, compondo módulos de extensão e cursos de aperfeiçoamento que valorizam a autonomia do profissional na construção do seu itinerário formativo, de modo que corresponda às necessidades de formação para o trabalho. Embora os MOOCs constituam ferramentas com potencial para alcançar os objetivos da EPS, também são passíveis de fragilidades. As lacunas que permeiam os MOOCs suscitam reflexões sobre quais são as diretrizes para aplicabilidade no cotidiano de trabalho na APS. Certamente há aspectos que ultrapassam os requisitos da estrutura técnica de um MOOC, para que o conhecimento teórico seja aplicado no contexto real de trabalho. Diante disso, foi desenvolvida uma tese de doutorado que buscou analisar os MOOCs do PEPSUS, a partir da estrutura destes cursos e opinião dos profissionais/estudantes, com ênfase no cotidiano de trabalho da APS. Apresentamos aqui o delineamento metodológico deste estudo, na intenção de compartilhar nossa experiência e contribuir para pesquisas sobre e com tecnologias digitais da informação e comunicação. Assim, o objetivo deste capítulo é descrever a aplicação dos métodos quantitativo e qualitativo na análise dos MOOCs com temáticas da saúde.Livro Controle das doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde: descobertas e experiências(SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Valença, Cecília Nogueira; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Eva Emanuela Lopes Cavalcante, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; Medeiros, Marília Rute de Souto; Moura, Talita Helena Monteiro deEste livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distânciaDissertação Elaboração de um Massive Open Online Course (MOOC) sobre imunobiológicos especiais na Atenção Primária à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-17) Moreira, Daniele Graziele Amalfi; Silva, José Adailton da; https://orcid.org/0000-0002-6037-7649; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; https://orcid.org/0000-0002-1649-2287; http://lattes.cnpq.br/2040887173035808; Clemente, Heleni Aires; Coutinho, Karla Mônica Dantas; Moura, Talita Helena Monteiro deO Programa Nacional de Imunização (PNI) é conhecido nacional e internacionalmente, devido a sua capilaridade e as conquistas alcançadas ao longo dos seus 50 anos. Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) compõem o PNI, disponibilizando imunobiológicos de alta tecnologia e alto custo a um público que apresenta maior propensão a doenças ou riscos de complicações. Entretanto, muitos profissionais desconhecem ou não possuem conhecimento adequado sobre esses centros, deixando de orientar a população e de encaminhar o público-alvo. O objetivo deste estudo é construir um Massive Open Online Course (MOOC) sobre imunobiológicos especiais para os profissionais da Atenção Primária à Saúde para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Trata-se de uma pesquisa-ação, com etapas de estudo metodológico, com consulta às necessidades de aprendizagem aos profissionais, revisão de literatura e elaboração de conteúdo educacional para posterior validação e avaliação. O conteúdo é autoinstrucional composto por cinco unidades no formato de recursos educacionais abertos. Espera-se que o MOOC amplie o acesso dos profissionais de saúde ao conhecimento sobre os imunobiológicos especiais provocando efeitos positivos na qualificação profissional e no acesso da população, de forma equânime, aos imunobiológicos especiais.Artigo Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família(International Journal of Development Research, 2022) Silva, José Adailton da; Moura, Talita Helena Monteiro de; Navarrete, Vitor Emanuel de Lyra Santos; Cavalcante, Patrícia SmithIntrodução: O Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) é uma das estratégias de formação em saúde que dispõe de cursos nas modalidades de curta duração, aperfeiçoamento e especialização em Saúde da Família. Objetivo: Apresentar as percepções dos médicos do Programa Mais Médicos sobre os Massive Online Open Courses (MOOCs) do PEPSUS em relação à aplicabilidade e possibilidade de uso na Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram processados nos softwares R e ATLAS. ti. Resultados e discussões: Os MOOCs do PEPSUS estruturam-se em propostas pedagógicas que se complementam, por meio da construção autônoma do itinerário formativo escolhido pelo cursista. Conta com textos, vídeos, questionários autocorrigidos e recursos educacionais abertos. Além de agregar outras ferramentas como o Portal Saúde Baseado em Evidências e Comunidade de Práticas. Participaram desta pesquisa 98 profissionais médicos, lotados em serviços da APS nos estados do Brasil: Amapá (AP), Roraima (RR), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE). Conclusão: Por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação, o PEPSUS disponibiliza conteúdos aplicáveis ao contexto de trabalho na APS, envolvendo as práticas clínicas e de cuidado, e impactando na qualidade da atenção à saúde.