Navegando por Autor "Moura, Ana Maria do Nascimento"
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Tese Arte, existências e resistências: produções de Estado, Nação e subjetividades no contexto de espetáculos cênicos no IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Moura, Ana Maria do Nascimento; Neves, Rita de Cassia Maria; http://lattes.cnpq.br/9446999089598991; https://orcid.org/0000-0003-3674-6448; http://lattes.cnpq.br/1014849367515617; Navia, Ângela Mercedes Facundo; https://orcid.org/0000-0001-9552-5763; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; Schwade, Elisete; Jesus, Fátima Weiss de; Quadros, Marion Teodosio; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283Esta pesquisa busca compreender como se dá a produção de Estado, Nação e subjetividades por meio de espetáculos cênicos no espaço escolar do IFRN e quais os agenciamentos discentes nesses processos de produção. A investigação partiu da observação de espetáculos produzidos por estudantes do IFRN – Campus Mossoró, que abordavam principalmente temáticas relativas a expressões de gênero e diversidade sexual, mas também à saúde mental, a padrões de beleza, à desigualdade social e ao racismo, inserindo-se em disputas que se tornaram centrais no cenário nacional sobre o papel da escola na sociedade. Tratamos a escola como uma instituição de Estado elementar no projeto de formação de sujeitos do Estado-Nação, sendo este uma abstração, um efeito, que se constrói a partir de práticas burocráticas cotidianas e de performances culturais. Os sujeitos em questão são compreendidos como constituídos nas suas relações, práticas e experiências, que podem ser significadas, transformadas e interpretadas a partir de performances artísticas. Os(as) estudantes são agentes que desenvolvem suas práticas e elaboram subjetividades em meio a disputas de narrativas e projetos de Nação, trazendo ecos de confrontos que se sobressaem na contemporaneidade, articulando suas experiências a partir de vivências familiares, movimentos sociais e outros grupos da comunidade local. Assim, debruçamo-nos sobre o processo de produção e apresentação de espetáculos cênicos no âmbito do IFRN, por meio de observação etnográfica de eventos culturais intercampi, entrevistas semiestruturadas e análise documental, aprofundadas a partir da interação com estudantes do Núcleo de Artes do campus Mossoró. Durante a pesquisa, observamos que, no IFRN, essas produções estão envolvidas nas disputas em torno da concepção de Educação Profissional, que opõem um modelo tecnicista voltado para o mercado de trabalho a uma educação integrada que visa à formação de um cidadão autônomo. Esse conflito aparece na experiência cotidiana, por meio de práticas burocráticas e documentos institucionais, os quais materializam o Estado e constroem centros e margens no processo educativo. As narrativas discentes, contudo, caracterizam as atividades artísticas como espaços significativos de formação, integração, autoconhecimento e alteridade, a partir da qual formatam existências e resistências juvenis.Dissertação Narrativas poéticas e trajetórias dos poetas em Mossoró/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-09) Moura, Ana Maria do Nascimento; Neves, Rita de Cássia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/9446999089598991; ; http://lattes.cnpq.br/1014849367515617; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Vieira, José Glebson; ; http://lattes.cnpq.br/0513632032515079A cidade de Mossoró/RN tem se destacado no Estado do Rio Grande do Norte como uma capital cultural a partir de uma política de eventos que trabalha a imagem de fatos históricos ocorridos na região, suscitando pesquisas sobre a construção de uma identidade mossoroense e atraindo muitos turistas que movimentam a economia local. Considerando isso, esse trabalho busca compreender a inserção de poetas nesse contexto cultural, analisando suas narrativas e suas trajetórias. Para tanto, utilizou-se entrevistas semi-estruturadas e a observação participante, nas ocasiões formais de entrevistas e em eventos culturais nos quais os poetas se apresentavam, privilegiando-se a observação de poetas populares, cujas apresentações são mais frequentes. Esse recorte levou à aproximação com duas associações de artistas, a partir das quais foram selecionados os poetas a serem entrevistados: a POEMA - Associação de Poetas e Prosadores de Mossoró e a Casa do Cantador. As relações observadas entre os artistas dessas instituições - escritores, repentistas, cordelistas, músicos e emboladores de coco - levantaram questões sobre a complexidade da cultura popular e das discussões sobre identidade, trabalhadas nesse estudo.