Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Motta, Mauricio Moraes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A mímica no teatro e construção de um personagem mímico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Barreto, César Andrade; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Motta, Mauricio Moraes; Souza, Mayra Montenegro de
    O presente trabalho tem como objetivo falar sobre a mímica. Busca-se estudar o significado da palavra, as citações de alguns teóricos de teatro, os momentos históricos, bem como os artistas que revolucionaram essa arte, da antiguidade até o século XX. Pretende-se também relacionar as diferentes formas e abordagens da mímica e propõe -se uma reflexão sobre como construir um figurino e uma maquiagem de mímico ou de qualquer outro tipo de personagem através da observação. Por fim, busca-se falar sobre o um processo pessoal de caracterização e construção de personagem na disciplina “Figurino e Maquiagem” – 2013.1, apresentando nas últimas páginas o roteiro de uma apresentação “improvisada” na disciplina.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Coro-cênico na terceira idade: uma alternativa para a iniciação musical no centro de convivência de idosos na cidade de Macaíba - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Carvalho, Bárbara Emannuelly Andrade de; Souza, Mayra Montenegro de; Andrade, Magno Augusto Job de; Motta, Mauricio Moraes
    Esta pesquisa tem como objetivo abordar a temática do canto coral, mais especificamente do coro-cênico e seus desdobramentos enquanto espaço oportunizador de vivências musicais para o público da terceira idade. Discutiremos o envelhecimento populacional como fenômeno gerador da demanda crescente de idosos que procuram essas atividades artístico-musicais, o direito do idoso à educação, as contribuições do canto coral para essa faixa etária e o coro-cênico, como um nova possibilidade para o canto coletivo. Dessa forma, essa investigação tem como objetivo analisar se o coro-cênico pode ser uma prática metodológica útil no processo musicalizador de pessoas idosas, bem como compreender de que forma contribui para uma vivência artística mais abrangente, pretendendo também identificar como coopera pra melhoria da qualidade de vida dos indivíduos envolvidos nesse fazer musical. A metodologia deste trabalho fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como ferramentas de construção de dados a entrevista semiestruturada o questionário e a intervenção no campo de investigação. A pesquisa-ação foi desenvolvida no Centro de Convivência de Idosos Geraldo Pinheiro – CCI, na cidade de Macaíba-RN. Os resultados deste trabalho demonstram que o coro-cênico se mostra como mais uma possibilidade para o processo musicalizador em idosos, além de proporcionar uma vivência artística mais ampla uma vez que está pautado sobretudo em uma proposta artística transdisciplinar que tem como um dos seus principais benefícios o estímulo a descoberta do corpo sonoro e expressivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Mover/se(r) a gênese do corpo entre/corpos e seus trajetos no processo coreográfico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-21) Motta, Mauricio Moraes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/2414668878561578; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Handerchpek, Robson Carlos; ; Grebler, Maria Albertina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4283390893625824
    Esta dissertação propõe uma reflexão a respeito do corpo entre/corpos, em especial na dança contemporânea, neste seu trajeto que tem inicio na construção coreográfica, perpassando o corpo do coreógrafo, o corpo do bailarino e, ao realizar-se como manifestação artística, o corpo do espectador. Inicialmente discute o corpo na dança como corpo/espaço de convergência, conexidade e continuidade, a partir do pensamento do filósofo grego Epicuro de Samos, em diálogo com o pensamento de Maurice Merleau-Ponty, Gilles Deleuze e José Gil. Reflete a criação deste corpo/espaço na relação coreógrafo/bailarino utilizando como fio condutor as experiências do autor em seu trajeto artístico. Por fim relata o processo de criação do experimento cênico (h)áporos, que se configura como prática da cena desta dissertação, tendo como objetivo fundamental a criação de espaços de convergência e interação entre um corpo propositor e um corpo afluente que, neste mover-se, transforma a si e ao espaço que agora coabita/constitui
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM