Navegando por Autor "Mota, Natalia"
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Artigo Physiology and assessment as low-hanging fruit for education overhaul(Springer, 2017-03-27) Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; Mota, Natalia; Fernandes, Valter R.; Deslandes, Andrea Camaz; Brockington, Guilherme; Copelli, MauroPhysiology and assessment constitute major bottlenecks of school learning among students with low socioeconomic status. The limited resources and household overcrowding typical of poverty produce deficits in nutrition, sleep, and exercise that strongly hinder physiology and hence learning. Likewise, overcrowded classrooms hamper the assessment of individual learning with enough temporal resolution to make individual interventions effective. Computational measurements of learning offer hope for low-cost, fast, scalable, and yet personalized academic evaluation. Improvement of school schedules by reducing lecture time in favor of naps, exercise, meals, and frequent automated assessments of individual performance is an easily achievable goal for education.Artigo Rumo ao cultivo ecológico da mente(2016-11) Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; Mota, Natalia; Copelli, MauroEm estudantes de baixo nível socioeconômico, o aprendizado escolar é diretamente prejudicado pelas importantes limitações fisiológicas que tipicamente acompanham a pobreza, bem como pela baixa qualidade de avaliação do aprendizado individual. A escassez de recursos e a superlotação de residências produzem déficits de nutrição, sono e exercício físico que prejudicam a aprendizagem por meio de mecanismos fisiológicos bem conhecidos mas pouco considerados no ambiente escolar. A superlota- ção das salas de aula, por outro lado, prejudica a avaliação fidedigna e suficientemente frequente da aprendizagem individual, capaz de informar intervenções focadas nas dificuldades especí- ficas de cada aluno. Testes automatizados do aprendizado por meio da análise matemática do discurso e de jogos computacionais constituem alternativas de baixo custo, rápidas e escaláveis para personalizar e qualificar a avaliação acadê- mica. As metas essenciais de uma nova educa- ção, capaz de efetivamente minorar a distância entre ricos e pobres, devem incluir a otimiza- ção dos horários escolares através da redução do tempo de aulas em favor de regimes otimizados de sonecas, exercícios físicos e refeições, bem como avaliações automáticas frequentes do desempenho individual, que motivem interven- ções específicas baseadas em déficits avaliados não pelas curvas médias de aprendizagem entre vários alunos, calculadas ocasionalmente, mas por curvas de aprendizagem individuais atualizadas diariamente. Estas estratégias podem ser combinadas para reforçar positivamente, minutos após sua detecção, as mudanças cognitivas observadas em alunos específicos. Assim como a agricultura ecológica promove a rotação inteligente de culturas e insumos, é preciso construir um novo modelo de “educação ecológica” em que os alunos possam ciclar por diferentes estágios de aquisição e consolidação da memória, reduzindo a superlotação das salas de aula sem custos adicionais e contribuindo potencialmente para nivelar gradientes educacionais em todo o planeta.