Navegando por Autor "Morais, Sheila Tatiane Tavares de Souza"
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Produto Educacional Construindo juntos: caminhos para a cultura de colaboração na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Morais, Sheila Tatiane Tavares de Souza; Cenci, AdrianeEste material é o produto educacional da pesquisa “Trabalho e ensino colaborativo para a promoção da educação inclusiva: formação colaborativa na escola”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele representa a síntese das ações de uma formação continuada colaborativa. A proposta de formação neste e-book não tem a pretensão de oferecer nenhuma receita, manual ou diretriz para a colaboração na escola, ela representa uma possibilidade que pode ser discutida e ajustada a cada realidade de ensino. Os conceitos e ações apresentados neste material tem como arcabouço teórico principal a Teoria Histórico-Cultural da atividade, fundamentada nas três gerações de autores Vigotski (2021), Leontiev (2021) e Engestrom (2016).Dissertação Trabalho e ensino colaborativo para a promoção da educação inclusiva: formação colaborativa na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Morais, Sheila Tatiane Tavares de Souza; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; http://lattes.cnpq.br/6205568520185768; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Lopes, Manoela Gomes ReisTendo em vista que a educação especial na perspectiva inclusiva vem sendo um dos grandes desafios da escola atual, este estudo volta-se à cultura de colaboração como ferramenta para inclusão de todos, e tem como objetivo geral analisar uma formação colaborativa em serviço, considerando o trabalho e ensino colaborativo com os profissionais da escola como possibilidade de desenvolvimento para promoção da inclusão escolar. Esta pesquisa tem como arcabouço conceitual a Teoria Histórico-Cultural da Atividade, nas três gerações de autores: Vigotski (2021, 2022); Leontiev (2014, 2021) e Engestrom (2016). Assim, a colaboração neste estudo é discutida no Trabalho Colaborativo entre todos os profissionais na escola e no Ensino Colaborativo que acontece entre professores da educação especial e do ensino comum. Ademais a pesquisa segue uma abordagem qualitativa de metodologia colaborativa baseada nos princípios de Ibiapina (2016). O estudo teve a formação continuada colaborativa como cerne da pesquisa, e foi realizado em uma escola pública estadual localizada na cidade de Natal, a qual recebe alunos do Ensino Fundamental I. Os dados foram produzidos por meio da gravação de voz, fotografia, atividade de levantamento dos problemas da escola, diário de campo, e produções (desenhos, esquemas) e um questionário auto avaliativo. Além do mais, esses dados foram examinados seguindo a análise textual discursiva (Moraes, 2003), organizados em três categorias: educação inclusiva e suas contradições; organização do trabalho colaborativo para a inclusão na escola; organização do ensino colaborativo considerando o trabalho do professor de ensino comum e de educação especial na sala de aula. Então, na primeira categoria, como resultados, observamos que a inclusão escolar requer uma atividade coletiva e colaborativa, na qual as manifestações de contradições emergentes desse sistema são potenciais para a mudança. Já, na segunda categoria, apontamos como principal resultado que o trabalho colaborativo na escola é erguido por todos os profissionais que nela trabalham, sendo ele uma possibilidade profícua para a inclusão. E na terceira categoria, o pensar junto, por meio do planejamento conjunto entre professor de educação especial e do ensino comum, é peça chave para a organização do ensino colaborativo e promoção da inclusão. Além disso, a dissertação também apresenta a avaliação da formação colaborativa desenvolvida na pesquisa e apresenta um produto educacional com conteúdo de uma proposta de intervenção formativa, sistematizando uma experiência de formação colaborativa para o Trabalho Colaborativo na escola, organizado em um Ebook. Como conclusão principal desta pesquisa, inferimos que a realização de uma formação colaborativa, em contexto escolar, é profícua para o desenvolvimento do trabalho e ensino colaborativo na escola, promovendo a mobilização da equipe para superação de problemas que só podem ser resolvidos em contexto coletivo e colaborativo. Neste estudo, evidenciamos a importância da cultura de colaboração para a inclusão na escola.