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    Dissertação
    Contação de história apoiada pela comunicação alternativa: efeitos da autoscopia na formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Morais, Renata Lima de; Nunes, Débora Regina de Paula; Deliberato, Débora; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; http://lattes.cnpq.br/8097072918541335; Gonçalves, Maria de Jesus; Manzini, Eduardo José
    Nos últimos anos, o número de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem crescido substancialmente nas classes regulares. Apesar da crescente presença dessa população na escola, pesquisas sugerem que os profissionais da educação sentem dificuldades para lidar com crianças com TEA, principalmente devido às limitações sociocomunicativas que apresentam. Cerca de um terço dessas crianças não consegue se comunicar pela fala, sendo essencial o uso de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Em contexto pré-escolar, a CAA tem sido adotada em rotinas diversificadas, incluindo dinâmicas de contação de histórias. Estudos sugerem que muitos professores desconhecem ou não se sentem preparados para utilizar a CAA em atividades dessa natureza. Assim, pesquisas denotam a relevância da formação docente para que a inclusão da criançacom TEA ocorra. Uma das crescentes práticas adotadas em programas de formação profissional é a autoscopia, um procedimento de autoconfrontação com vistas à formação do professor reflexivo. Com base nesse panorama, o objetivo geral do presente estudo foi analisar os efeitos do procedimento de autoscopia no uso da CAA na contação de histórias pelo professor de crianças com TEA. Os participantes incluíram uma professora e 14 crianças de uma turma da educação infantil (nível III), dentre elas 3 crianças com TEA. Quatro livros acessíveis em CAA foram confeccionados para a realização da pesquisa, que foi conduzida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Natal. O relato verbal da docente e da pesquisadora, registrados durante as sessões de autoscopia, foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Três categorias de análise foram produzidas para a professora, incluindo organização da tarefa, recursos, estratégias, autoavaliação e participação da professora no processo de autoscopia. Nas falas da pesquisadora, quatro categorias foram consideradas: recursos, estratégias, participação das crianças com TEA e avaliação da prática da professora. Os efeitos da autoscopia na prática docente foram analisados por meio de um delineamento quase-experimental intrasujeito e avaliados usando Porcentagem Não Sobreposta de Dados (PND). Os resultados revelaram que a intervenção impactou a prática docente de distintas formas. Aumento significativo foi observado na frequência de perguntas verbais sobre a história, perguntas e comentários usando símbolos, assim como o uso de perguntas fechadas. Apesar de disponibilizar os símbolos para as crianças com mais frequência, a professora pouco os utilizou para contar as histórias ou tecer comentários verbais sobre a narrativa. Os registros observacionais sugeriram que as mudanças no comportamento da professora favoreceram a participação das crianças com TEA na contação de histórias.
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    Produto Educacional
    Kit de contação de histórias apoiada ela Comunicação Aumentativa e Alternativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Morais, Renata Lima de; Nunes, Débora Regina de Paula
    O kit de contação de histórias apoiado pela Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um produto educacional fruto do mestrado profissional do programa de pós-graduação em educação especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizado por Renata Lima de Morais sob orientação das professoras doutoras Débora Nunes e Débora Deliberato. O kit é um produto concreto composto por quatro livros infantis acessíveis em CAA e frases da história em CAA em dois tamanhos, para serem acompanhadas pelas crianças e professores. As histórias que fazem parte do kit são: A lagarta e a borboleta; Um pequeno grande mundo; Eu amo beijinhos e Eu adoro você. O kit de contação de histórias foi idealizado para uma sala de aula da Educação Infantil que possuía crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). O objetivo da produção do kit foi disponibilizar recursos que ampliassem a participação e, consequentemente, a inclusão das crianças com TEA e NCC junto às outras crianças da turma.
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